(calqueo ministrado em 12 de outubro de 2002)
O tema hoje é “Os Efeitos das Palavras”.
Vamos buscar em Romanos, capítulo 16, no verso 17 e 18. Diz: “Mas rogo-vos, irmãos, que noteis os que causam divisões e tropeços contra a doutrina que vós tendes aprendido, e vos aparteis deles”. Se você confia que em 34 anos que eu venho lendo este livro, ele está falando aí dos apóstolos, dos da circuncisão. Ou seja, os apóstolos de Jesus tiveram um evangelho que quando Cristo morreu terminou esse evangelho porque era um evangelho de lei, depois da cruz começou outro evangelho, que é o que Deus revelou a Paulo para nós os gentios. Mas, o que acontece? Que os apóstolos seguiram pregando, mas não o de Paulo, seguiram pregando o de antes da cruz. Simples. Verdade que você entende isso? Isso está claro entre nós.
Então, o que acontece? Como esse evangelho era um evangelho de obras, que é o que todos os nossos abençoados cristãos estão praticando, o evangelho de obras. Por isso, eles não nos entendem e têm dificuldade conosco, como tinham dificuldade com Paulo. Por isso, Paulo disse: Olhe, ponham o olho nestes que ainda têm os olhos antes da cruz porque causam tropeço, não entendem. Então, ele lhes diz: Eu rogo a vocês que notem esses que causam divisões. Ah, e depois diz: E que vos aparteis deles. Não te aparte do que está em pecado, a esse, ajude-o; ao débil, não, não, ao débil, ajude-o. Não, você não vai criticar e se apartar de um irmão porque está cometendo coisas feias, desse, você se aproxima. Agora, se esse não está cometendo coisas feias, mas causa divisão com o que fala, aparta-te deles porque vão te trazer dificuldade. Esses são os religiosos. Esses religiosos que pegam mal.
Estava me dizendo Vicente que quando foi separar este lugar, um local, é um restaurante, lá em San Juan, Porto Rico lhe dizem: Veja aqui vem gente cristã alugar isto e eu sempre lhes digo que não, mas eu não sei o que você tem que me deu por dizer sim a você. Porque eu não vejo em você essa coisa que eu vejo nos demais. Pois, seguro, é que a lei produz ira. Quando você está em falsidade te dá ira, quando te beliscam um pouquinho, você começa dizendo: Jesus te ama. Jesus te ama, mas daí a um momentinho, Jesus te ama, e vou te meter no inferno. Porque a lei produz ira, e em nós não. Nós te dizemos: Jesus Cristo te ama, e te sustentamos aí tranqüilinho, ainda que digas o que digas, continuamos dizendo porque andamos em domínio próprio. Ainda que nem todos, em Creciendo en Gracia há zangadinhos também. Há pessoas que não morreram, que estão deitados nos caixões, nas têm os pés para fora. Querem sair. Ou estão deitados assim, mas têm uma das mãos por fora assim com um revólver desses assim: Se você me aborrecer...
Verso 18. Estamos? “Porque tais pessoas não servem a nosso Senhor Jesus Cristo”. Ou seja, têm doutrina, estão dentro da igreja, mas não servem a Jesus Cristo. Como explicar isso? Onde é que você nota os que causam perseguições em diferentes doutrinas? Na igreja! Então, causam divisões, estão contra a doutrina, então Paulo diz: O que se mete contra a doutrina que eu prego não ama a Jesus Cristo, nem serve a Jesus Cristo, ainda que pregue a Jesus Cristo. Há muita gente que eu os escuto pregando a Jesus Cristo, e com o zelo com que o fazem... Às vezes mostram mais zelo do que eu, mas não amam a Jesus Cristo, porque eu entendo que se eu lhes digo a verdade, e eles se opõem é porque buscam o seu e amam, diz aqui que amam o quê? “Senão, a seus próprios ventres”.
Como você pode servir ao ventre? Imagine que eu diga: Jesus Cristo com uma só oferta te fez perfeito para sempre. E então, você diz, você entende, você diz: Olhe, Jesus Cristo com uma só oferta me fez perfeito por um tempinho? E o que é para sempre? Que meu espírito está perfeito para sempre? Mas então, vem um pensamento e te diz: Hum! Se eu digo isso à igreja depois pegam de leve e podem ir a pecar. Então, o que acontece? Que você está olhando uma verdade e que deve dizê-la, mas, por temores teus e por medos de que as pessoas se vão da igreja, então você diz: Espere aí porque ele serve a seu ventre e não à verdade. Eu não, eu digo a você o que diz aí. Por quê? Porque eu não estou servindo a meu ventre, eu estou servindo a Deus.
Então, quando eu leio algo, por exemplo, se a Bíblia me diz a mim: Porquanto os filhos, nós, participamos de carne, nosso espírito participou de carne; ele também fez o mesmo, no ventre de Maria, participou de carne, se formou um corpo para estar entre nós, para destruir ao diabo. Então, eu digo: Para destruir ao diabo, então o diabo está destruído, então o diabo não existe. Quando foi que morreu e o destruiu? Faz 2000 anos. Quer dizer que o diabo existiu, mas faz 2000 anos que não existe, mas então, eu digo: Se eu digo à igreja que o diabo não existe, rapaz, você não vê que há pessoas que estão na igreja porque têm medo ao diabo. Então, a mim não me convém dizer isso à igreja, e o digo, o digo: Irmãos, para destruir ao diabo, sigamos com o serviço. Vê? Mas não o explico.
Porque nele vós estais completos e não vos falta nada. O quê? Não me falta nada? Pois, eu já não tenho que estar dizendo: Senhor, vem, completa a obra em mim, renova-me. Mas, se é que não te falta nada. Se eu leio para você na Bíblia que te diz: O que se une ao Senhor um espírito é com ele. Que eu sou um espírito, e o Senhor está perfeito? Sim! E eu sou um espírito com ele? Sim! Olhe, então eu estou bem abençoado, mas eu não entendo: O que se une ao Senhor, um espírito é com ele, irmão, porte-se bem. Que bom é o Senhor e para sempre é sua misericórdia, porque o Senhor é bom e para sempre é sua misericórdia. Mas não fique nisso, explique-me porquê ele é bom.
Então, veja o que há aqui. Diz: “Porque tais pessoas não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, senão, a seus próprios ventres, e com suaves palavras...”. Diga: SUAVES PALAVRAS. “E lisonjas enganam os corações dos ingênuos”. Você sabe como está o ingênuo? Enganado por suaves palavras? Você sabe que o sistema religioso: protestante, evangélico, católico, por 2000 anos enganam com suaves palavras, suaves, porque há diferentes palavras.
Olhe, eu escrevi aqui: há palavra dura. Às vezes diz: Dura é esta palavra, quem a pode receber? Há palavra fiel: Palavra fiel é esta, há palavra fiel. Há palavra cortante, diz que a palavra de Deus é mais cortante do que toda espada de dois gumes e penetra, e é viva e eficaz, e discerne as intenções do coração. Essa é a palavra de Deus quando começa a falar e você diz: Olhe, é verdade. Eu estou mal. Eu estou mal e eu estou mal. Senhor, olhe, isto não combina comigo, e eu tenho que consertar esta situação. Porque te cortou. Vê? Agora, há também palavra firme; diz que a palavra é firme âncora da alma. Em outras palavras, é uma palavra que te dá ancoragem, te sustém. Em meio a luta, a tormenta vem e você está como um barco aí bem, bem firme.
Há palavra vã. Diz que são palavras vãs, que te falam porém, não trazem efeitos a tua vida. Você diz: Eu estou na igreja a 10 anos, e não aprendi nada. E, como é que isto é vão? Isso é muito fácil, olhe, por exemplo: Eu tenho visto igrejas que este Domingo te dizem: Irmãos, Deus é bom. Olhe, Deus morreu por nós e nada pode nos mover. Amém! E todo o povo: Olhe, que tremendo. No outro Domingo de repente o pastor, eu não sei o que aconteceu, diz: Irmãos, a igreja está em pecado, o diabo está ficando com a igreja.
Então, já no Domingo passado te disse: Deus é poderoso, estamos firmes; então, agora de repente: O diabo está ficando com a igreja. Vê? E então: Irmãos, a igreja está nas coisas do mundo. Deus não pode vir por um povo, passem os que estão mal. Então, já três domingos atrás te disseram que você estava firme e que nada podia te apartar do Senhor, agora neste Domingo estão te dizendo: Cuidado. Então, são vãos, em outras palavras, te exortam, te falam e um dia te dizem uma coisa, mas no outro Domingo te põem assim, e passam 10 anos nessa igreja, e você vive inseguro, e começa a vir uma insegurança: Olhe, estarei salvo? E estás metido na igreja noite e dia: Estarei eu salvo? Hum! A mim está que se Cristo vier eu fico.
Então, palavra suave é uma palavra, número 1, que não te renova a mente, você fica igualzinho. Olhe, toda essa gente que se opõe a mim, essa gente leva 20, 30 anos na igreja, e a pessoa diz: Irmão, a predestinação é um ato de amor. Tenha cuidado com isso, irmão. E está escrito, em suas Bíblias eles lêem isso, mas como é vão... Têm as mentes já habituadas a palavras suaves que não lhe dão formação. O apóstolo Paulo quando falava dizia: Filhinhos meus, quando eu lhes falo é que eu quero formar a Cristo em vós. O evangelho que Paulo pregava formava a Cristo no crente, mas o evangelho que os apóstolos pregavam não te formava, ou melhor, te deformava.
Então, o apóstolo Paulo te diz que há palavra, ah, há outra palavra que se chama sã, palavras sãs. Vamos ver isso em Segunda a Timóteo 1:13, vamos ver biblicamente. Segunda carta do apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 1, verso 13, diz: “Retém a forma das suaves palavras, como? Sãs palavras…” Quê? De quem? “Que de mim ouviste... As sãs palavras que de mim ouviste na fé e amor que é em Cristo Jesus”. Então, Paulo dizia a Timóteo: Timóteo, as palavras que eu falo são sãs. Imagine que Timóteo tivesse perguntado: E quê? Que há algumas que não são sãs? Paulo teria dito a você: Bem, há palavra suave, há palavra vã, palavra que não forma, que não forma a Cristo em ti.
Há outra palavra, diz: Palavras que causam invejas e divisões na igreja. Há muito tipo de palavras. Nem todo o que sobe em um púlpito e o que fala tem bons efeitos. De fato, os lugares onde falam de Deus são os piores lugares, os mais daninhos são os púlpitos, se a palavra não é sã.
E por quê diz: Retém as sãs palavras? Porque Paulo sabia que algumas não eram sãs. Por exemplo: Você sabe que uma das orações mais famosas e conhecidas no meio ambiente cristão é o Pai Nosso, porém, o Pai Nosso não são palavras sãs. Porque antes da cruz Jesus lhes diz: Olhem, por agora orem assim: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja teu nome, venha teu reino. Livra-nos do mal. Antes da cruz. Mas depois que morreu não diz que vai te livrar do mal; que te livrou da potestade do diabo.
Então, se te livrou e agora você começa: Livra-nos de todo mal. Aí a palavra já não é sã, porque ele orou assim antes de morrer, então, depois que morre, agora já te livrou da potestade do diabo, te livrou do próprio diabo. Então, agora você dizer: Senhor, livra-me do mal; parece uma oração bonita. Verdade? Livra-nos do mal, mas então, estás invalidando algo, que ele vai te responder: Já te livrei. Então, quer dizer que essa palavra não é somente suave, não é somente vã, mas não é sã, porque está pondo você antes da cruz, quando ele já morreu por ti.
Olhe, nas parábolas, há parábolas que dizem que havia 10 virgens, e que 5 tinham suas lâmpadas cheias de óleo, e 5 foram insensatas e não levavam óleo e disseram às outras 5: Olhe, o Senhor vem, empresta-me óleo de tua lâmpada. E então, elas lhe disseram: Não, vão comprar óleo, e veio o Senhor e ficaram. Agora, diga-me uma coisa: Se você em Cristo Jesus já está completo, e com uma só oferta te fez perfeito, e aquele que se une ao Senhor, um espírito é com ele, tem você tua lâmpada vazia, quando a ti não te falta nada? Se você confessou a Jesus, te livrou da potestade do diabo? E o que acontece com um pregador que te diz: Irmãos, aqui tem gente que tem as lâmpadas vazias, busque óleo! Então, de repente você diz: Olhe, no Domingo passado me disse que nada podia me separar do Senhor, que Cristo é meu Salvador, como poderoso gigante e guerreiro está comigo. Agora me diz que falta óleo e que vou ficar?
O que aconteceu? Que esse pregador estava te falando antes da cruz, porque Jesus disse isso. E o que importa que Jesus o tenha dito? Jesus disse muitas palavras que não são sãs palavras neste pacto. Apóstolo, o quê? Jesus falou palavras que não são sãs? Eram sãs para o tempo dele, mas depois que ele morreu e ressuscitou, se você as repete, cai na trampa.
Veja a parábola de o quê compararei a esta geração? Diz que o compararei, diz que quando o espírito imundo sai do homem, então, Jesus Cristo vem, conforme à interpretação, então, vem e esse homem fica limpo. Mas o homem se descuida e varre sua casa, e então, os espíritos imundos vêm e moram outra vez ali e o estado desse homem vem a ser pior porque entram nele sete espíritos piores. Mas, diga-me uma coisa: Quando Jesus Cristo veio a tua vida, e ele diz que ele está contigo para sempre. Poderá vir sete demônios a tua casa espiritual a morar, e a brincar contigo?
Então, quer dizer que se você ler essa parábola, tenha cuidado, igreja. Tenha cuidado com as inspirações de Mateus, de Marcos, Lucas, João e até o livro dos Atos, porque essas são palavras que estão aí, mas já estão cumpridas. Então, você está comprando um jornal velho, uma receita vencida. Por quê você fica olhando quando compra leite, a data? Eu que viajo muito que compro leite, e então, me vou 4 dias, 5 dias e volto, e vejo o leite aí e digo: Mmm! Espere aí. A data? Está vencida. Sniff. Sniff. Cheiro-a. Jogo fora. Você tem que olhar a data, porque se não olhar a data, imagine você. Olhe, que eu saí de viagem com Josefina e ela viu uma revista e a comprou, uma revista: Olhe, veja, que bons artigos, e quando chegamos aqui tinha a data do ano 2001. E eu disse: Olhe, nos venderam uma revista velha. E assim está a igreja, olhe, usando receitas canceladas já, conselhos velhos. (Aplausos).
Olhe, você sabe o que diz a igreja? As chamadas igrejas? Porque elas não são igrejas, mas, vamos dar-lhes o benefício da dúvida. Dizem: Irmãos, o Senhor logo vem. Logo o Senhor vem, e vêm as bodas do Cordeiro. A amada, a igreja se casa com o cordeiro nas bodas do Cordeiro. Olhe. Igreja, limpa tuas vestiduras para que quando ele vier te diga: Venha, bom servo para as bodas do Cordeiro. Eles estão esperando as bodas agora. Você sabe quando foi essa boda? Faz 2000 anos. Diz que Cristo se entregou pela igreja para apresentá-la a si mesmo ataviada, limpa, pura, sem mancha, sem ruga e sem mancha. Assim está a igreja do Senhor. (Aplausos).
E eles estão esperando as bodas. Olhe, imagine você, eu sei. Vão chegar a umas bodas. Olhe, e etcétera, etcétera, etcétera, e etcétera. Você sabe toda a má informação que eles têm vendido a você? Essa foi a que manteve longe de mim toda essa má informação: E se ele está mal?
Olhe, Carlos Cestero se encontrou com uma senhora no México, agora quando foi ao México a cobrir lá no México, e então, você sabe como é a checagem agora que começam a rebuscar a pessoa, e lhe tiraram os sapatos a Carlos, e de repente uma senhora disse: Não posso crer. Você é Carlos Cestero? E não vem ao Ministério. E então, Carlos começou a saudar-lhe e lhe disse: Não, eu o vejo pela televisão. E olhe, eu pelejava com vocês com isso da predestinação, mas já me dei conta. Não posso lutar mais, isso está aí. E então, Cestero lhe perguntou: E a que Ministério você vai? Não posso lhe dizer, mas estou quase aí. Aqui em Miami.
Vocês sabem quantos aqui em Miami estão assim? Estão por dar o pulo. (Aplausos). O que acontece é que não vêm assim de repente, porque é que há pessoas que têm medo. Você não está vendo que eles estão infectados com palavras vãs, com medos, com suaves, com lisonjas, com sutilezas? Os têm enganados, e assustados, com contos de velhas, palavras já vencidas e lhes mentem para que não venham aqui a se rejuvenescer.
Olhe, eu estava em Bogotá nesta semana e às 5 da manhã o Senhor me despertou e me disse, o Senhor me disse assim: Estou afinando o ouvido do meu povo. Tenho surpresas para ti em Miami. (Aplausos). Estou afinando.
Você sabe o que isso quer dizer, abençoado? Que há pessoas que estão sendo destapadas a cera religiosa que têm nos ouvidos, estão tapados de cera. Isso é todas as semanas sacando sujeira daí, do ouvido. Você não está vendo que a chamada igreja tem o ouvido enfermo? O ouvido está cheio. Olhe, tão claro que eu falo. E você já notou quanto tempo você tardou para perder o medo que tinha de mim? Você sabe quanto tempo você demorou? É porque te dá medo: E se está mal, e se isto é falso? Essas perguntas são feitas por muitas pessoas. Mas, olhe, quando o teu ouvido é afinado. As pessoas já estão cansadas de tanta condenação. Ah, e vou te dizer uma coisa, há milhares e milhares, e milhares que não estão conosco, mas tampouco estão com eles, estão nas casas. Já não sentem desejos de ir à igreja, eu os chamo de os santos cansados.
Quantos estavam assim? Levantem a mão os que estavam já cansados, que não agüentavam uma maldição mais. Ouça-me. “Santos cansados”, que já não agüentam, já não agüuentam uma cantilena mais destes pastores. E com os mesmos continhos: Irmãos, busquemos ao livro de Malaquias, e aí lhes chamam de ladrões. Olhe, busquemos ao profeta tal. Ou às vezes você os vê que falam de Paulo, e você diz: Vão falar de Paulo, e de repente: Vamos a Deuteronômio. E, ai Pai! Imagine. Ou seja, que te convidam a jantar: Olhe, venha que tenho para você uma comida fresquinha, e quando você chega ali é uma comida dessas de restaurante rápido. E você diz: Ah, eu pensava que havia um arrozinho, com um feijãozinho, um bife acebolado, com uns “tostoncitos, (banana frita, logo que esfria, se comprime e volta a fritar, só que é uma comida salgada – se chama assim em Porto Rico) pataconcitos” (é o mesmo que “tostoncitos” só que se chama “pataconcitos” na Colômbia). Mas, olhe e me serviu um hamburguer para mim com batatas fritas, cheias de óleo.
Olhe, você sabe que um senhor foi a uma igreja em Los Ángeles, e então, estava buscando a Deus: Necessito de uma igreja, necessito de uma igreja, tenho problemas. E então, lhe disseram: Olhe, ali na esquina há uma bem bonita, branquinha, bem, você vai vê-la ali, e ele foi. E disse: Ai, por fim cheguei até ao Senhor, e foi e se sentou, e era uma Quarta-feira. Não foi Domingo, porque nos Domingo às vezes te desenham melhor, era Quarta-feira que é casa fechada onde está a família, e então, o grupo era menor. Então, havia culto de oração, e então, o pastor disse: Irmãos, vamos apresentar as petições. Assim que, há alguma petição? E se parou uma senhora e disse: Ai pastor, olhe, ore por meus filhos que essas brigas constantes, já não agüento mais em minha casa. Eu os criei, lutei com eles e se passam brigando. Por favor, ora por eles. E ele disse: Sim irmã.
Quem mais tem um pedido? Então: Irmãos, olhem, meu casamento está que é... Bem, porque são as petições. Ali é o momento de como se diz: A “caução quitado”, aí, vamos abrir aqui, para ver o que há. E a petição do outro: Irmão, olhe, ore pela igreja porque há umas divisões. Quando você prega no Domingo, se vão ao banheiro e isso começa, você os ouve... Pastor, temos que orar por nosso pastor. E então, depois se levanta o irmão diácono e diz: Olhe, a mim me parece que eu estou que não o suporto mais, no trabalho vão me colocar para fora, as coisas me vão mal, o carro me tiraram.
Olhe, e esse homem que foi para lá, rapaz, e então, o pastor parece que o viu assim e lhe disse: Olhe, temos um visitante aqui. Por favor, diga seu nome. Não, olhe, (Aplausos). O homem disse: Eu pensava que eu estava mal, mas eu estou melhor do que todos vocês. (Aplausos).
Olhe, ouça, para terminar, fé é a certeza de quê? Do que se espera? A convicção, ou seja, fé é a certeza do que você está o quê? Esperando, a convicção de que vai chegar, não se vê, o está esperando, e há convicção de que vai chegar. Ah? Essa é fé. (Aplausos).
Agora, veja o que acontece ao sistema. Você lhes diz: Irmão, como está? Em fé digo que estou bem. Te dizem assim: Eu vivo por fé. E então, eles começam a praticar sua fé, mas então, vem um pensamento: E se um demônio me impede a situação? Porque se colocam antes da cruz, se metem ao calendário velho. Têm um calendário, estão olhando a Quinta-feira, Quinta, e não vêem que esse calendário tem 2000 anos. Então, o que acontece? Diz que Daniel orava e vinha um espírito e impedia a situação. E então, como eles não dividem pactologia, pois então dizem: O que você está esperando, irmão? Não, eu estou confessando de que tudo está bem comigo. Eu digo que tudo está bem. Sim, mas e se um espírito, um demônio entra na oração e lhe impede para que Papai Deus não te escute?
Diga-me uma coisa, você está orando suficiente? Então, de repente a fé que é a certeza começa a receber impedimento. Diz: Ai Pai, eu que não li a Bíblia ontem, Efraim. Olhe, você está orando suficiente? Bem. Quanto tempo você ora? Bem, eu trabalho 8 horas, você sabe. Mas, você está orando? Você aparta um momentinho para orar com Deus? Ah não, irmão, você não vai para lado nenhum.
Então, fé é a certeza, mas já não é convicção, porque você não pode exercer fé com um diabo tão grande como pintam os evangélicos. Você não pode ter certeza perdendo a salvação toda semana. E então, o que acontece? Que este tipo de palavra causa uns efeitos que têm ao povo, não o têm em fé, porque fé é a convicção.
Quando você diz: Eu estou abençoado. Eu estou completo. Pois, você diz: Pois veja, se eu estou abençoado e estou completo, e Cristo está em mim, e eu estou assentado juntamente com ele em lugares celestiais, digo que tudo está bem. Então, quando te vem um pensamento desses a dizer: Não, que não vai te dar certo. Rechaço-te, porque eu tenho a convicção de que isso vai chegar aí. E então, pois, você encontra um povo que quando você lhe diz: Abençoado, como está? Umas provinhas por aí passageiras, mas tudo está bem. Olhe, porque os efeitos das sãs palavras. (Aplausos).
Abençoado, entre neste estilo, aí está o segredo. Olhe, eu tenho praticado esse segredo aqui em Miami, ao ladinho teu eu tenho praticado. E tem vindo uns bombaços, rapaz, e provas, e tribulações. E o Senhor me disse: O que você vai dizer agora? Papai, perdoa-me, eu sei que tudo está bem. Assim é que eu gosto José Luis, assim é que eu gosto que me digas. Senhor, mas olhe, que isto, que aquilo. José Luis, fique tranqüilo. Diga: TUDO ESTÁ BEM. Tudo está bem. E eu tenho tido probleminhas bem sérios.
Olhe, uma vez Jesus Cristo estava com os discípulos, e estavam em um barco, e então, Jesus lhes disse: Passemos ao outro lado, passemos para onde? Então, se pôs a dormir no barco, Jesus, e eles se esqueceram de que Jesus lhes havia dito: Para onde vamos? Para o outro lado. E começou a descansar um momentinho, e em seguida começaram a falar-lhe: Olhe, rapaz, como é que você vai estar dormindo, veja esta tormenta que há aqui. Nós seremos liquidados aqui, vamos nos afogar, e você aí dormindo. Olhe, imagine que Jesus lhes tivesse dito: Um momentinho Pedro, o que foi que eu te disse quando subimos no barco? Bem, você disse: Passemos ao outro lado, mas, e isto? E ele disse: É que eu não funciono assim, Pedro. Se eu te digo: Passemos ao outro lado, vamos chegar ao outro lado, mas não me tire do repouso, deixe-me descansar, rapaz. O que é o que acontece?
Pois, então, abençoado, quando você retém as sãs palavras que o apóstolo Paulo dá a vocês, o fundamento que está posto, vosso sim seja para sempre: Sim, sim e nele, amém. Não tenha medo. Por quê você não se propõe a dizer: Bem, desde agora em diante estou em certeza e minha vida vai mudar. Ah? E se você foi abandonada e seu esposo se foi: A mim não importa. Tudo está bem e vem algo melhor. Ah? (Aplausos). E se o demitiram do trabalho: Vem algo melhor. (Aplausos).
O apóstolo Paulo disse: Ele sempre nos conduz em triunfo. Quando? Sempre. Mas é para os que estão em fé, para os que estão em certeza. Abençoado, aqui eu não falo palavras suaves, nem palavra vã, aqui eu falo palavras sãs, depois da cruz. Os resultados são gozo, tranqüilidade, saúde, perdão, não tens problemas com ninguém, já perdoou teu papai, a tua mamãe, olhe, a todo o mundo, fácil facílimo. Porque é que a graça te dá uma paz tremenda, e te faz uma pessoa tranqüila. Você sabe que tudo está bem? Sempre, tudo está bem. Você é que complica a coisa. É você que se encerra entre essas quatro paredes e começa a chorar, e a chorar, e o que vai acontecer..? E que meu Deus, e começa a ver as notícias, que as bombas explodiram... Olhe, tudo está bem.
Você sabe onde está Jesus Cristo? Fazendo uma sesta, no repouso, tranqüilinho. Não, que vai morrer. Pois, que morra quem tiver que morrer. O quê? O Senhor é Senhor de vivos e de mortos, se você não pode agüentar esse familiar que morreu, deixe-o morrer tranqüilo, que o Senhor resolve isso.
Não foi Paulo quem disse: Para mim o morrer é lucro? Há dois tipos de morte, a morte que temos falado nestes dias, que é lucro; e a morte quando teu corpinho deixa de respirar, ambas são lucro. Mas, quando você diz: Já não vivo eu, vive Cristo em mim, e o que me resta na carne é na fé. Na fé de quem? Do Filho de Deus. E qual é a fé do Filho de Deus? Que te diz que tudo está bem, que tudo está sob controle, que tudo coopera para teu bem. Pare com a queixa e comece a dar graças para que você veja que tudo sempre esteve bem. (Aplausos).
Já não vivo eu. ALÔ! Já não vivo eu. O morrer é lucro, assim que é melhor que, já não vivo eu, vive Cristo em mim. Olhe, eu quero que você cresça nestas atitudes, e eu te digo, a mim me tem ajudado, como me tem ajudado. E estou tranqüilo.Você sabe o que é isso? Estou tranqüilo. Olhe, e com 22 nações aqui em cima é para estar ocupado, e com umas continhas que me chegam, que quando me chegam às vezes me dá vontade de dizer a vocês, e então o Senhor me diz: Adeus, e não já me disseste a mim? E qual é a idéia de dizer a eles? Para que te dêem? Não, José Luis. Eu não te chamei a um proceder assim. Tranqüilo, que tudo está bem.
Ah, tudo está bem nas finanças? Papai, tudo está bem em todas as áreas. Repousa. E tudo está bem. E essas atitudes você as tem que levar para a tua casa, levá-las para tua vida privada. Leve-as. Em todas as áreas aí, e repouse, que quem te chamou é fiel. Quem te chamou é fiel. Não o faças a ele mentiroso.
Veja, o Bispo Martín dizia que Jesus Cristo disse: Não há nenhum que tenha deixado algo por mim que eu não o devolva cem vezes mais. Como? Nenhum. Nenhum. Você sabe como ele prova isso? Diz, quando morrem se queixando, depois averiguam lá no céu que eu lhes dei cem vezes mais. Pois, não espere morrer para crer nisso. Receba-o desde agora. Olhe, cem vezes mais é bom. A mim não tinha que mudarem essa medida, se me derem cem vezes mais, perfeito, mas a mudaram. Agora é muito mais abundantemente.
Olhe, eu quero que você caminhe no terreno da fé. Você sabe como é que você sabe quando você está em fé, vivendo em fé? Quando você diz: Se isto não funcionar, ai pai, estou liquidado, estou em quebra. Mas, como estou na fé do Filho de Deus, me sustenho. Eu estou em um terreno onde eu não posso raciocinar, porque se eu raciocino me cai todo o edifício assim. Se eu raciocino, rapaz, chega o primeiro o fator medo, mmmmm, e então, vem a velhice, fator velhice, eeeeeee, as ruguinhas. Depois vem, depressão, mmmmmmmm, depois vem a confissão: Rapaz, isto está pior. Rapaz, a rua está muito dura, rapaz. E depois vem o fator: Você tem que buscar... Engana, mente, faz o que for para sobreviver, e então, começa a maltratar, e a maltratar, e vives do conto, e abusando, e fazendo e mentindo.
Abençoado, você não nasceu para isso, você nasceu para viver tranqüilo, aprenda a colocar o Senhor no seu lugar: Senhor, se tu me trouxeste a este mundo, revela-te. Anjos, vamos, aqui estou. Vou cumprir com o meu, com o que eu posso, e vocês cumpram com o seu. Ah?
A seu nome glória, olhe. (Aplausos).
Olhe, eu declaro que estas palavras chegam aí. Isto não é palavra vã, sei o que estou te dizendo. Isto tem peso, especialmente aqueles que praticam, e são humildes, e dizem: Senhor, aqui estou, tua palavra diz. E que palavra? A que está depois da cruz. Não se meta antes da cruz, ali sim é que as coisas estão duras. Antes da cruz? Ui! Veja como está o sistema, chega semana santa e começam as pessoas a chorar, então, vêm a Cristo jogado na cruz ali. Pobrezinho, que tu o mataste. Fui eu? Sim, tu mesmo.
Rapaz, uma vez eu comprei uma casa em Massachussets, e quando fui ao sótão, quando entrei ali, parece que eram italianos e havia uma porta cravadinha, sabe?Bem fechadinha. E eu disse: Olhe, o que terá essa porta? E peguei, e peguei um pé de cabra e comecei, aí há algo, aí há algo, oxalá seja dinheiro, disse eu. Rapaz, quando abri aquilo, havia como 20 Cristos “arremillados” (com o rosto enrugado por causa da expressão de quem está sentido dores) encravados assim. Eram uns religiosos que esconderam essas cruzes ali, rapaz, assim todos jogados.
E quem disse que Cristo está assim? Não diz você que ele ressuscitou? Não, mas é que eu gosto de vê-lo assim cheio de espinhos e de lágrimas. Não, Paulo diz: Não o conhecemos segundo a carne já. Não o olhe assim, porque isso foi temporariamente, enquanto tirava o diabo, o pecado, a maldição, a pobreza, já ressuscitou, está vivo, está completo, assim é que você tem que olhá-lo. (Aplausos).
Essa religiosidade das pessoas, que sempre gostam de se castigar, são pessoas bem estritas e são loucos com a semana santa, e são loucos, você sabe, com a tristeza, e você os vê sempre: Shh, cale-se. E têm medo do barulho, e tudo, nem vivem, e pegam aos filhos... Saberá Deus se você é vítima de pais assim, que eram muito religiosos, e muito estritos, e sempre tudo era pecado, e tudo era mal. Então, vão fabricando em você uma mentalidade, e ver a Papai Deus em uma cruz assim, isso promove temor. Na vida de uma criança o destrói. Essas Escolas Dominicais onde começam a apresentar-lhes retratinhos de lá, costumes judaicos, e a Cristo vestido com túnica, e olhe, esse é Papai Deus que morreu por ti. Olhe, quando eu conheci esta palavra o primeiro que fiz foi que rompi a escola Dominical: Aqui não há mais Escola Dominical, eu sou a Escola Dominical, escutem a mim, crianças e pais, e todos. Enquanto eu dava vida aos professores.
Você não vê que esses professores me pegavam essas crianças e começavam: Olhe, Papai Deus vai te castigar se você se comportar mal. Então, o rapazinho desde pequeno começa a ver a Papai Deus com um chicote. Assim você mesmo o via antes, e Deus não está nesses assuntos, Deus está nos assuntos de abençoar. Não, que a ira de Deus vem. Que ira? Se ele já se desquitou na cruz faz 2000 anos. Como? Mas, os juízos? Esses são rudimentos. Não há nenhum juízo que vem, o que vem é bênção para ti, bênção para a igreja. Juízos, que juízos que nada. (Aplausos).
Estes pastores que dizem: Olhe que Jeová vem com juízos sobre a terra. Seguro, vem com juízos, faz 2000 anos na cruz se desquitou de uma vez e por todas. Ali pegou e destruiu ao diabo, tirou os juízos, e Paulo diz: Irmãos, nós não estamos para herdar maldição, senão, bênção. E que juízo, que Papai Deus está atribulado com o pecado. Atribulado com o pecado? Se ele o tirou na cruz, em um só dia o tirou da terra. O que há são pessoas travessas, por não conhecerem a graça. Quando conhecerem a graça vão embora todos esses maus costumes e estupidezes, e começam a reinar em vida. ALÔ!
Diga a teus filhos que tudo está bem. A teus filhos em tua casa: Olhe, paizinho, tudo está bem. Tranqüilo. Que a escola está bem, porque se não, te buscam as bobagens que existem nas escolas de hoje.
Olhe, vamos estar em pé. Olhe, vamos pedir a Josefina que cante. (Aplausos). Vocês querem ouvir a Josefina cantar? Ah? Mas, olhe, é um “vallenato” Colombiano. Ah? Você se atreve a cantar? Venha, Josefina. “Graça Fresca”. Ela diz: Não, que você nunca me deu parte aqui. Pois, aí a tens. (Aplausos).
Ela se passa cantando em casa, que cante aqui. Ah? Mas, escutem-na, só façam coro no coro. Mas, escutem a letra. É direto ao assunto.
Ai, Pai. Abençoados. Eu sei que estão tão alegres, tão felizes com esta maravilhosa palavra da graça, este consolo tão belo, tão eficaz, tão maravilhoso. Verdade? Aqui sim é que está Deus. Abençoados. Todas as Quartas-feiras, o temos aqui em uma aula a cada semana, cada Quarta-feira, e às vezes, quando falamos a essa classezinha, temos um exame e “puquiti”, (uma expressão latina que equivale a quando alguém diz “então...” e não termina de falar porque se entende esta palavra junto com a expressão corporal “dando de ombros”) nos perguntam isso. Assim que, quisera dizer a vocês que tudo está tão friamente calculado que o Senhor me teve 4 anos e meio conhecendo primeiro a meu Apóstolo José Luis De Jesús, e esta palavra fazendo vida em minha vida, deixando-me atrás e desejando algum dia ter a meu Apóstolo perto para dizer-lhe: Graças. Quatro anos e meio, primeiro para respeitar a meu Apóstolo, e depois aprender a dividir. É por isso que eu sei que quem está aqui é meu Deus, igual a você, e é por isso que eu sou exatamente igual a você, abençoada com todas as bênçãos, um deus igual a como és tu, graças a esta palavra da graça.
Pois, esta palavra me levou a fazer esta canção de Carlos Vives que agora é tua, e do mundo inteiro e diz assim:
“Esta graça de tua boca
que me faz criatura nova
que tira toda mentira
e se meteu em minha cabeça.
Que me faz Ter domínio quando
As penas me assolam
Que me leva ao mesmo céu
E na terra me prospera.
Ai, que digam, que digam, digam
E ainda que já não tenha dúvida
Que o Apóstolo José Luis
Me gerou nesta loucura.
Sim, sim, sim,
Que esta graça é tão profunda
Que tu és o escolhido e
Que ninguém me confunda.
Que tu és meu único Apóstolo,
O que me iluminou os olhos
O Paizinho desta graça
O que acalma minha raiva
O que toca a trombeta
E que me ensinou esta graça
Esse que sempre em minha igreja
Com os anjos me manda
Sim, sim, sim,
Que esta graça é tão profunda
Que tu és o escolhido e
Que ninguém me confunda.
E que digam na rádio
Que eu sou salvo de “araque”
Que o digam nos diários
E depois da novela
E em um letreiro que diga:
Como esta graça nenhuma
Que o digam na China
Que o digam na lua.
Sim, sim, sim,
Que esta graça é tão profunda
Que tu és o escolhido e
Que ninguém me confunda.
Graça é, graça é
Graça é, graça é
Graça é
Graça é, graça é
Graça é, graça é
E esta graça eu nunca a esquecerei.
Em tua confissão, abençoados, em tua boca, em tua mente, em tua vida. Os amo muito.
O tema hoje é “Os Efeitos das Palavras”.
Vamos buscar em Romanos, capítulo 16, no verso 17 e 18. Diz: “Mas rogo-vos, irmãos, que noteis os que causam divisões e tropeços contra a doutrina que vós tendes aprendido, e vos aparteis deles”. Se você confia que em 34 anos que eu venho lendo este livro, ele está falando aí dos apóstolos, dos da circuncisão. Ou seja, os apóstolos de Jesus tiveram um evangelho que quando Cristo morreu terminou esse evangelho porque era um evangelho de lei, depois da cruz começou outro evangelho, que é o que Deus revelou a Paulo para nós os gentios. Mas, o que acontece? Que os apóstolos seguiram pregando, mas não o de Paulo, seguiram pregando o de antes da cruz. Simples. Verdade que você entende isso? Isso está claro entre nós.
Então, o que acontece? Como esse evangelho era um evangelho de obras, que é o que todos os nossos abençoados cristãos estão praticando, o evangelho de obras. Por isso, eles não nos entendem e têm dificuldade conosco, como tinham dificuldade com Paulo. Por isso, Paulo disse: Olhe, ponham o olho nestes que ainda têm os olhos antes da cruz porque causam tropeço, não entendem. Então, ele lhes diz: Eu rogo a vocês que notem esses que causam divisões. Ah, e depois diz: E que vos aparteis deles. Não te aparte do que está em pecado, a esse, ajude-o; ao débil, não, não, ao débil, ajude-o. Não, você não vai criticar e se apartar de um irmão porque está cometendo coisas feias, desse, você se aproxima. Agora, se esse não está cometendo coisas feias, mas causa divisão com o que fala, aparta-te deles porque vão te trazer dificuldade. Esses são os religiosos. Esses religiosos que pegam mal.
Estava me dizendo Vicente que quando foi separar este lugar, um local, é um restaurante, lá em San Juan, Porto Rico lhe dizem: Veja aqui vem gente cristã alugar isto e eu sempre lhes digo que não, mas eu não sei o que você tem que me deu por dizer sim a você. Porque eu não vejo em você essa coisa que eu vejo nos demais. Pois, seguro, é que a lei produz ira. Quando você está em falsidade te dá ira, quando te beliscam um pouquinho, você começa dizendo: Jesus te ama. Jesus te ama, mas daí a um momentinho, Jesus te ama, e vou te meter no inferno. Porque a lei produz ira, e em nós não. Nós te dizemos: Jesus Cristo te ama, e te sustentamos aí tranqüilinho, ainda que digas o que digas, continuamos dizendo porque andamos em domínio próprio. Ainda que nem todos, em Creciendo en Gracia há zangadinhos também. Há pessoas que não morreram, que estão deitados nos caixões, nas têm os pés para fora. Querem sair. Ou estão deitados assim, mas têm uma das mãos por fora assim com um revólver desses assim: Se você me aborrecer...
Verso 18. Estamos? “Porque tais pessoas não servem a nosso Senhor Jesus Cristo”. Ou seja, têm doutrina, estão dentro da igreja, mas não servem a Jesus Cristo. Como explicar isso? Onde é que você nota os que causam perseguições em diferentes doutrinas? Na igreja! Então, causam divisões, estão contra a doutrina, então Paulo diz: O que se mete contra a doutrina que eu prego não ama a Jesus Cristo, nem serve a Jesus Cristo, ainda que pregue a Jesus Cristo. Há muita gente que eu os escuto pregando a Jesus Cristo, e com o zelo com que o fazem... Às vezes mostram mais zelo do que eu, mas não amam a Jesus Cristo, porque eu entendo que se eu lhes digo a verdade, e eles se opõem é porque buscam o seu e amam, diz aqui que amam o quê? “Senão, a seus próprios ventres”.
Como você pode servir ao ventre? Imagine que eu diga: Jesus Cristo com uma só oferta te fez perfeito para sempre. E então, você diz, você entende, você diz: Olhe, Jesus Cristo com uma só oferta me fez perfeito por um tempinho? E o que é para sempre? Que meu espírito está perfeito para sempre? Mas então, vem um pensamento e te diz: Hum! Se eu digo isso à igreja depois pegam de leve e podem ir a pecar. Então, o que acontece? Que você está olhando uma verdade e que deve dizê-la, mas, por temores teus e por medos de que as pessoas se vão da igreja, então você diz: Espere aí porque ele serve a seu ventre e não à verdade. Eu não, eu digo a você o que diz aí. Por quê? Porque eu não estou servindo a meu ventre, eu estou servindo a Deus.
Então, quando eu leio algo, por exemplo, se a Bíblia me diz a mim: Porquanto os filhos, nós, participamos de carne, nosso espírito participou de carne; ele também fez o mesmo, no ventre de Maria, participou de carne, se formou um corpo para estar entre nós, para destruir ao diabo. Então, eu digo: Para destruir ao diabo, então o diabo está destruído, então o diabo não existe. Quando foi que morreu e o destruiu? Faz 2000 anos. Quer dizer que o diabo existiu, mas faz 2000 anos que não existe, mas então, eu digo: Se eu digo à igreja que o diabo não existe, rapaz, você não vê que há pessoas que estão na igreja porque têm medo ao diabo. Então, a mim não me convém dizer isso à igreja, e o digo, o digo: Irmãos, para destruir ao diabo, sigamos com o serviço. Vê? Mas não o explico.
Porque nele vós estais completos e não vos falta nada. O quê? Não me falta nada? Pois, eu já não tenho que estar dizendo: Senhor, vem, completa a obra em mim, renova-me. Mas, se é que não te falta nada. Se eu leio para você na Bíblia que te diz: O que se une ao Senhor um espírito é com ele. Que eu sou um espírito, e o Senhor está perfeito? Sim! E eu sou um espírito com ele? Sim! Olhe, então eu estou bem abençoado, mas eu não entendo: O que se une ao Senhor, um espírito é com ele, irmão, porte-se bem. Que bom é o Senhor e para sempre é sua misericórdia, porque o Senhor é bom e para sempre é sua misericórdia. Mas não fique nisso, explique-me porquê ele é bom.
Então, veja o que há aqui. Diz: “Porque tais pessoas não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, senão, a seus próprios ventres, e com suaves palavras...”. Diga: SUAVES PALAVRAS. “E lisonjas enganam os corações dos ingênuos”. Você sabe como está o ingênuo? Enganado por suaves palavras? Você sabe que o sistema religioso: protestante, evangélico, católico, por 2000 anos enganam com suaves palavras, suaves, porque há diferentes palavras.
Olhe, eu escrevi aqui: há palavra dura. Às vezes diz: Dura é esta palavra, quem a pode receber? Há palavra fiel: Palavra fiel é esta, há palavra fiel. Há palavra cortante, diz que a palavra de Deus é mais cortante do que toda espada de dois gumes e penetra, e é viva e eficaz, e discerne as intenções do coração. Essa é a palavra de Deus quando começa a falar e você diz: Olhe, é verdade. Eu estou mal. Eu estou mal e eu estou mal. Senhor, olhe, isto não combina comigo, e eu tenho que consertar esta situação. Porque te cortou. Vê? Agora, há também palavra firme; diz que a palavra é firme âncora da alma. Em outras palavras, é uma palavra que te dá ancoragem, te sustém. Em meio a luta, a tormenta vem e você está como um barco aí bem, bem firme.
Há palavra vã. Diz que são palavras vãs, que te falam porém, não trazem efeitos a tua vida. Você diz: Eu estou na igreja a 10 anos, e não aprendi nada. E, como é que isto é vão? Isso é muito fácil, olhe, por exemplo: Eu tenho visto igrejas que este Domingo te dizem: Irmãos, Deus é bom. Olhe, Deus morreu por nós e nada pode nos mover. Amém! E todo o povo: Olhe, que tremendo. No outro Domingo de repente o pastor, eu não sei o que aconteceu, diz: Irmãos, a igreja está em pecado, o diabo está ficando com a igreja.
Então, já no Domingo passado te disse: Deus é poderoso, estamos firmes; então, agora de repente: O diabo está ficando com a igreja. Vê? E então: Irmãos, a igreja está nas coisas do mundo. Deus não pode vir por um povo, passem os que estão mal. Então, já três domingos atrás te disseram que você estava firme e que nada podia te apartar do Senhor, agora neste Domingo estão te dizendo: Cuidado. Então, são vãos, em outras palavras, te exortam, te falam e um dia te dizem uma coisa, mas no outro Domingo te põem assim, e passam 10 anos nessa igreja, e você vive inseguro, e começa a vir uma insegurança: Olhe, estarei salvo? E estás metido na igreja noite e dia: Estarei eu salvo? Hum! A mim está que se Cristo vier eu fico.
Então, palavra suave é uma palavra, número 1, que não te renova a mente, você fica igualzinho. Olhe, toda essa gente que se opõe a mim, essa gente leva 20, 30 anos na igreja, e a pessoa diz: Irmão, a predestinação é um ato de amor. Tenha cuidado com isso, irmão. E está escrito, em suas Bíblias eles lêem isso, mas como é vão... Têm as mentes já habituadas a palavras suaves que não lhe dão formação. O apóstolo Paulo quando falava dizia: Filhinhos meus, quando eu lhes falo é que eu quero formar a Cristo em vós. O evangelho que Paulo pregava formava a Cristo no crente, mas o evangelho que os apóstolos pregavam não te formava, ou melhor, te deformava.
Então, o apóstolo Paulo te diz que há palavra, ah, há outra palavra que se chama sã, palavras sãs. Vamos ver isso em Segunda a Timóteo 1:13, vamos ver biblicamente. Segunda carta do apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 1, verso 13, diz: “Retém a forma das suaves palavras, como? Sãs palavras…” Quê? De quem? “Que de mim ouviste... As sãs palavras que de mim ouviste na fé e amor que é em Cristo Jesus”. Então, Paulo dizia a Timóteo: Timóteo, as palavras que eu falo são sãs. Imagine que Timóteo tivesse perguntado: E quê? Que há algumas que não são sãs? Paulo teria dito a você: Bem, há palavra suave, há palavra vã, palavra que não forma, que não forma a Cristo em ti.
Há outra palavra, diz: Palavras que causam invejas e divisões na igreja. Há muito tipo de palavras. Nem todo o que sobe em um púlpito e o que fala tem bons efeitos. De fato, os lugares onde falam de Deus são os piores lugares, os mais daninhos são os púlpitos, se a palavra não é sã.
E por quê diz: Retém as sãs palavras? Porque Paulo sabia que algumas não eram sãs. Por exemplo: Você sabe que uma das orações mais famosas e conhecidas no meio ambiente cristão é o Pai Nosso, porém, o Pai Nosso não são palavras sãs. Porque antes da cruz Jesus lhes diz: Olhem, por agora orem assim: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja teu nome, venha teu reino. Livra-nos do mal. Antes da cruz. Mas depois que morreu não diz que vai te livrar do mal; que te livrou da potestade do diabo.
Então, se te livrou e agora você começa: Livra-nos de todo mal. Aí a palavra já não é sã, porque ele orou assim antes de morrer, então, depois que morre, agora já te livrou da potestade do diabo, te livrou do próprio diabo. Então, agora você dizer: Senhor, livra-me do mal; parece uma oração bonita. Verdade? Livra-nos do mal, mas então, estás invalidando algo, que ele vai te responder: Já te livrei. Então, quer dizer que essa palavra não é somente suave, não é somente vã, mas não é sã, porque está pondo você antes da cruz, quando ele já morreu por ti.
Olhe, nas parábolas, há parábolas que dizem que havia 10 virgens, e que 5 tinham suas lâmpadas cheias de óleo, e 5 foram insensatas e não levavam óleo e disseram às outras 5: Olhe, o Senhor vem, empresta-me óleo de tua lâmpada. E então, elas lhe disseram: Não, vão comprar óleo, e veio o Senhor e ficaram. Agora, diga-me uma coisa: Se você em Cristo Jesus já está completo, e com uma só oferta te fez perfeito, e aquele que se une ao Senhor, um espírito é com ele, tem você tua lâmpada vazia, quando a ti não te falta nada? Se você confessou a Jesus, te livrou da potestade do diabo? E o que acontece com um pregador que te diz: Irmãos, aqui tem gente que tem as lâmpadas vazias, busque óleo! Então, de repente você diz: Olhe, no Domingo passado me disse que nada podia me separar do Senhor, que Cristo é meu Salvador, como poderoso gigante e guerreiro está comigo. Agora me diz que falta óleo e que vou ficar?
O que aconteceu? Que esse pregador estava te falando antes da cruz, porque Jesus disse isso. E o que importa que Jesus o tenha dito? Jesus disse muitas palavras que não são sãs palavras neste pacto. Apóstolo, o quê? Jesus falou palavras que não são sãs? Eram sãs para o tempo dele, mas depois que ele morreu e ressuscitou, se você as repete, cai na trampa.
Veja a parábola de o quê compararei a esta geração? Diz que o compararei, diz que quando o espírito imundo sai do homem, então, Jesus Cristo vem, conforme à interpretação, então, vem e esse homem fica limpo. Mas o homem se descuida e varre sua casa, e então, os espíritos imundos vêm e moram outra vez ali e o estado desse homem vem a ser pior porque entram nele sete espíritos piores. Mas, diga-me uma coisa: Quando Jesus Cristo veio a tua vida, e ele diz que ele está contigo para sempre. Poderá vir sete demônios a tua casa espiritual a morar, e a brincar contigo?
Então, quer dizer que se você ler essa parábola, tenha cuidado, igreja. Tenha cuidado com as inspirações de Mateus, de Marcos, Lucas, João e até o livro dos Atos, porque essas são palavras que estão aí, mas já estão cumpridas. Então, você está comprando um jornal velho, uma receita vencida. Por quê você fica olhando quando compra leite, a data? Eu que viajo muito que compro leite, e então, me vou 4 dias, 5 dias e volto, e vejo o leite aí e digo: Mmm! Espere aí. A data? Está vencida. Sniff. Sniff. Cheiro-a. Jogo fora. Você tem que olhar a data, porque se não olhar a data, imagine você. Olhe, que eu saí de viagem com Josefina e ela viu uma revista e a comprou, uma revista: Olhe, veja, que bons artigos, e quando chegamos aqui tinha a data do ano 2001. E eu disse: Olhe, nos venderam uma revista velha. E assim está a igreja, olhe, usando receitas canceladas já, conselhos velhos. (Aplausos).
Olhe, você sabe o que diz a igreja? As chamadas igrejas? Porque elas não são igrejas, mas, vamos dar-lhes o benefício da dúvida. Dizem: Irmãos, o Senhor logo vem. Logo o Senhor vem, e vêm as bodas do Cordeiro. A amada, a igreja se casa com o cordeiro nas bodas do Cordeiro. Olhe. Igreja, limpa tuas vestiduras para que quando ele vier te diga: Venha, bom servo para as bodas do Cordeiro. Eles estão esperando as bodas agora. Você sabe quando foi essa boda? Faz 2000 anos. Diz que Cristo se entregou pela igreja para apresentá-la a si mesmo ataviada, limpa, pura, sem mancha, sem ruga e sem mancha. Assim está a igreja do Senhor. (Aplausos).
E eles estão esperando as bodas. Olhe, imagine você, eu sei. Vão chegar a umas bodas. Olhe, e etcétera, etcétera, etcétera, e etcétera. Você sabe toda a má informação que eles têm vendido a você? Essa foi a que manteve longe de mim toda essa má informação: E se ele está mal?
Olhe, Carlos Cestero se encontrou com uma senhora no México, agora quando foi ao México a cobrir lá no México, e então, você sabe como é a checagem agora que começam a rebuscar a pessoa, e lhe tiraram os sapatos a Carlos, e de repente uma senhora disse: Não posso crer. Você é Carlos Cestero? E não vem ao Ministério. E então, Carlos começou a saudar-lhe e lhe disse: Não, eu o vejo pela televisão. E olhe, eu pelejava com vocês com isso da predestinação, mas já me dei conta. Não posso lutar mais, isso está aí. E então, Cestero lhe perguntou: E a que Ministério você vai? Não posso lhe dizer, mas estou quase aí. Aqui em Miami.
Vocês sabem quantos aqui em Miami estão assim? Estão por dar o pulo. (Aplausos). O que acontece é que não vêm assim de repente, porque é que há pessoas que têm medo. Você não está vendo que eles estão infectados com palavras vãs, com medos, com suaves, com lisonjas, com sutilezas? Os têm enganados, e assustados, com contos de velhas, palavras já vencidas e lhes mentem para que não venham aqui a se rejuvenescer.
Olhe, eu estava em Bogotá nesta semana e às 5 da manhã o Senhor me despertou e me disse, o Senhor me disse assim: Estou afinando o ouvido do meu povo. Tenho surpresas para ti em Miami. (Aplausos). Estou afinando.
Você sabe o que isso quer dizer, abençoado? Que há pessoas que estão sendo destapadas a cera religiosa que têm nos ouvidos, estão tapados de cera. Isso é todas as semanas sacando sujeira daí, do ouvido. Você não está vendo que a chamada igreja tem o ouvido enfermo? O ouvido está cheio. Olhe, tão claro que eu falo. E você já notou quanto tempo você tardou para perder o medo que tinha de mim? Você sabe quanto tempo você demorou? É porque te dá medo: E se está mal, e se isto é falso? Essas perguntas são feitas por muitas pessoas. Mas, olhe, quando o teu ouvido é afinado. As pessoas já estão cansadas de tanta condenação. Ah, e vou te dizer uma coisa, há milhares e milhares, e milhares que não estão conosco, mas tampouco estão com eles, estão nas casas. Já não sentem desejos de ir à igreja, eu os chamo de os santos cansados.
Quantos estavam assim? Levantem a mão os que estavam já cansados, que não agüentavam uma maldição mais. Ouça-me. “Santos cansados”, que já não agüentam, já não agüuentam uma cantilena mais destes pastores. E com os mesmos continhos: Irmãos, busquemos ao livro de Malaquias, e aí lhes chamam de ladrões. Olhe, busquemos ao profeta tal. Ou às vezes você os vê que falam de Paulo, e você diz: Vão falar de Paulo, e de repente: Vamos a Deuteronômio. E, ai Pai! Imagine. Ou seja, que te convidam a jantar: Olhe, venha que tenho para você uma comida fresquinha, e quando você chega ali é uma comida dessas de restaurante rápido. E você diz: Ah, eu pensava que havia um arrozinho, com um feijãozinho, um bife acebolado, com uns “tostoncitos, (banana frita, logo que esfria, se comprime e volta a fritar, só que é uma comida salgada – se chama assim em Porto Rico) pataconcitos” (é o mesmo que “tostoncitos” só que se chama “pataconcitos” na Colômbia). Mas, olhe e me serviu um hamburguer para mim com batatas fritas, cheias de óleo.
Olhe, você sabe que um senhor foi a uma igreja em Los Ángeles, e então, estava buscando a Deus: Necessito de uma igreja, necessito de uma igreja, tenho problemas. E então, lhe disseram: Olhe, ali na esquina há uma bem bonita, branquinha, bem, você vai vê-la ali, e ele foi. E disse: Ai, por fim cheguei até ao Senhor, e foi e se sentou, e era uma Quarta-feira. Não foi Domingo, porque nos Domingo às vezes te desenham melhor, era Quarta-feira que é casa fechada onde está a família, e então, o grupo era menor. Então, havia culto de oração, e então, o pastor disse: Irmãos, vamos apresentar as petições. Assim que, há alguma petição? E se parou uma senhora e disse: Ai pastor, olhe, ore por meus filhos que essas brigas constantes, já não agüento mais em minha casa. Eu os criei, lutei com eles e se passam brigando. Por favor, ora por eles. E ele disse: Sim irmã.
Quem mais tem um pedido? Então: Irmãos, olhem, meu casamento está que é... Bem, porque são as petições. Ali é o momento de como se diz: A “caução quitado”, aí, vamos abrir aqui, para ver o que há. E a petição do outro: Irmão, olhe, ore pela igreja porque há umas divisões. Quando você prega no Domingo, se vão ao banheiro e isso começa, você os ouve... Pastor, temos que orar por nosso pastor. E então, depois se levanta o irmão diácono e diz: Olhe, a mim me parece que eu estou que não o suporto mais, no trabalho vão me colocar para fora, as coisas me vão mal, o carro me tiraram.
Olhe, e esse homem que foi para lá, rapaz, e então, o pastor parece que o viu assim e lhe disse: Olhe, temos um visitante aqui. Por favor, diga seu nome. Não, olhe, (Aplausos). O homem disse: Eu pensava que eu estava mal, mas eu estou melhor do que todos vocês. (Aplausos).
Olhe, ouça, para terminar, fé é a certeza de quê? Do que se espera? A convicção, ou seja, fé é a certeza do que você está o quê? Esperando, a convicção de que vai chegar, não se vê, o está esperando, e há convicção de que vai chegar. Ah? Essa é fé. (Aplausos).
Agora, veja o que acontece ao sistema. Você lhes diz: Irmão, como está? Em fé digo que estou bem. Te dizem assim: Eu vivo por fé. E então, eles começam a praticar sua fé, mas então, vem um pensamento: E se um demônio me impede a situação? Porque se colocam antes da cruz, se metem ao calendário velho. Têm um calendário, estão olhando a Quinta-feira, Quinta, e não vêem que esse calendário tem 2000 anos. Então, o que acontece? Diz que Daniel orava e vinha um espírito e impedia a situação. E então, como eles não dividem pactologia, pois então dizem: O que você está esperando, irmão? Não, eu estou confessando de que tudo está bem comigo. Eu digo que tudo está bem. Sim, mas e se um espírito, um demônio entra na oração e lhe impede para que Papai Deus não te escute?
Diga-me uma coisa, você está orando suficiente? Então, de repente a fé que é a certeza começa a receber impedimento. Diz: Ai Pai, eu que não li a Bíblia ontem, Efraim. Olhe, você está orando suficiente? Bem. Quanto tempo você ora? Bem, eu trabalho 8 horas, você sabe. Mas, você está orando? Você aparta um momentinho para orar com Deus? Ah não, irmão, você não vai para lado nenhum.
Então, fé é a certeza, mas já não é convicção, porque você não pode exercer fé com um diabo tão grande como pintam os evangélicos. Você não pode ter certeza perdendo a salvação toda semana. E então, o que acontece? Que este tipo de palavra causa uns efeitos que têm ao povo, não o têm em fé, porque fé é a convicção.
Quando você diz: Eu estou abençoado. Eu estou completo. Pois, você diz: Pois veja, se eu estou abençoado e estou completo, e Cristo está em mim, e eu estou assentado juntamente com ele em lugares celestiais, digo que tudo está bem. Então, quando te vem um pensamento desses a dizer: Não, que não vai te dar certo. Rechaço-te, porque eu tenho a convicção de que isso vai chegar aí. E então, pois, você encontra um povo que quando você lhe diz: Abençoado, como está? Umas provinhas por aí passageiras, mas tudo está bem. Olhe, porque os efeitos das sãs palavras. (Aplausos).
Abençoado, entre neste estilo, aí está o segredo. Olhe, eu tenho praticado esse segredo aqui em Miami, ao ladinho teu eu tenho praticado. E tem vindo uns bombaços, rapaz, e provas, e tribulações. E o Senhor me disse: O que você vai dizer agora? Papai, perdoa-me, eu sei que tudo está bem. Assim é que eu gosto José Luis, assim é que eu gosto que me digas. Senhor, mas olhe, que isto, que aquilo. José Luis, fique tranqüilo. Diga: TUDO ESTÁ BEM. Tudo está bem. E eu tenho tido probleminhas bem sérios.
Olhe, uma vez Jesus Cristo estava com os discípulos, e estavam em um barco, e então, Jesus lhes disse: Passemos ao outro lado, passemos para onde? Então, se pôs a dormir no barco, Jesus, e eles se esqueceram de que Jesus lhes havia dito: Para onde vamos? Para o outro lado. E começou a descansar um momentinho, e em seguida começaram a falar-lhe: Olhe, rapaz, como é que você vai estar dormindo, veja esta tormenta que há aqui. Nós seremos liquidados aqui, vamos nos afogar, e você aí dormindo. Olhe, imagine que Jesus lhes tivesse dito: Um momentinho Pedro, o que foi que eu te disse quando subimos no barco? Bem, você disse: Passemos ao outro lado, mas, e isto? E ele disse: É que eu não funciono assim, Pedro. Se eu te digo: Passemos ao outro lado, vamos chegar ao outro lado, mas não me tire do repouso, deixe-me descansar, rapaz. O que é o que acontece?
Pois, então, abençoado, quando você retém as sãs palavras que o apóstolo Paulo dá a vocês, o fundamento que está posto, vosso sim seja para sempre: Sim, sim e nele, amém. Não tenha medo. Por quê você não se propõe a dizer: Bem, desde agora em diante estou em certeza e minha vida vai mudar. Ah? E se você foi abandonada e seu esposo se foi: A mim não importa. Tudo está bem e vem algo melhor. Ah? (Aplausos). E se o demitiram do trabalho: Vem algo melhor. (Aplausos).
O apóstolo Paulo disse: Ele sempre nos conduz em triunfo. Quando? Sempre. Mas é para os que estão em fé, para os que estão em certeza. Abençoado, aqui eu não falo palavras suaves, nem palavra vã, aqui eu falo palavras sãs, depois da cruz. Os resultados são gozo, tranqüilidade, saúde, perdão, não tens problemas com ninguém, já perdoou teu papai, a tua mamãe, olhe, a todo o mundo, fácil facílimo. Porque é que a graça te dá uma paz tremenda, e te faz uma pessoa tranqüila. Você sabe que tudo está bem? Sempre, tudo está bem. Você é que complica a coisa. É você que se encerra entre essas quatro paredes e começa a chorar, e a chorar, e o que vai acontecer..? E que meu Deus, e começa a ver as notícias, que as bombas explodiram... Olhe, tudo está bem.
Você sabe onde está Jesus Cristo? Fazendo uma sesta, no repouso, tranqüilinho. Não, que vai morrer. Pois, que morra quem tiver que morrer. O quê? O Senhor é Senhor de vivos e de mortos, se você não pode agüentar esse familiar que morreu, deixe-o morrer tranqüilo, que o Senhor resolve isso.
Não foi Paulo quem disse: Para mim o morrer é lucro? Há dois tipos de morte, a morte que temos falado nestes dias, que é lucro; e a morte quando teu corpinho deixa de respirar, ambas são lucro. Mas, quando você diz: Já não vivo eu, vive Cristo em mim, e o que me resta na carne é na fé. Na fé de quem? Do Filho de Deus. E qual é a fé do Filho de Deus? Que te diz que tudo está bem, que tudo está sob controle, que tudo coopera para teu bem. Pare com a queixa e comece a dar graças para que você veja que tudo sempre esteve bem. (Aplausos).
Já não vivo eu. ALÔ! Já não vivo eu. O morrer é lucro, assim que é melhor que, já não vivo eu, vive Cristo em mim. Olhe, eu quero que você cresça nestas atitudes, e eu te digo, a mim me tem ajudado, como me tem ajudado. E estou tranqüilo.Você sabe o que é isso? Estou tranqüilo. Olhe, e com 22 nações aqui em cima é para estar ocupado, e com umas continhas que me chegam, que quando me chegam às vezes me dá vontade de dizer a vocês, e então o Senhor me diz: Adeus, e não já me disseste a mim? E qual é a idéia de dizer a eles? Para que te dêem? Não, José Luis. Eu não te chamei a um proceder assim. Tranqüilo, que tudo está bem.
Ah, tudo está bem nas finanças? Papai, tudo está bem em todas as áreas. Repousa. E tudo está bem. E essas atitudes você as tem que levar para a tua casa, levá-las para tua vida privada. Leve-as. Em todas as áreas aí, e repouse, que quem te chamou é fiel. Quem te chamou é fiel. Não o faças a ele mentiroso.
Veja, o Bispo Martín dizia que Jesus Cristo disse: Não há nenhum que tenha deixado algo por mim que eu não o devolva cem vezes mais. Como? Nenhum. Nenhum. Você sabe como ele prova isso? Diz, quando morrem se queixando, depois averiguam lá no céu que eu lhes dei cem vezes mais. Pois, não espere morrer para crer nisso. Receba-o desde agora. Olhe, cem vezes mais é bom. A mim não tinha que mudarem essa medida, se me derem cem vezes mais, perfeito, mas a mudaram. Agora é muito mais abundantemente.
Olhe, eu quero que você caminhe no terreno da fé. Você sabe como é que você sabe quando você está em fé, vivendo em fé? Quando você diz: Se isto não funcionar, ai pai, estou liquidado, estou em quebra. Mas, como estou na fé do Filho de Deus, me sustenho. Eu estou em um terreno onde eu não posso raciocinar, porque se eu raciocino me cai todo o edifício assim. Se eu raciocino, rapaz, chega o primeiro o fator medo, mmmmm, e então, vem a velhice, fator velhice, eeeeeee, as ruguinhas. Depois vem, depressão, mmmmmmmm, depois vem a confissão: Rapaz, isto está pior. Rapaz, a rua está muito dura, rapaz. E depois vem o fator: Você tem que buscar... Engana, mente, faz o que for para sobreviver, e então, começa a maltratar, e a maltratar, e vives do conto, e abusando, e fazendo e mentindo.
Abençoado, você não nasceu para isso, você nasceu para viver tranqüilo, aprenda a colocar o Senhor no seu lugar: Senhor, se tu me trouxeste a este mundo, revela-te. Anjos, vamos, aqui estou. Vou cumprir com o meu, com o que eu posso, e vocês cumpram com o seu. Ah?
A seu nome glória, olhe. (Aplausos).
Olhe, eu declaro que estas palavras chegam aí. Isto não é palavra vã, sei o que estou te dizendo. Isto tem peso, especialmente aqueles que praticam, e são humildes, e dizem: Senhor, aqui estou, tua palavra diz. E que palavra? A que está depois da cruz. Não se meta antes da cruz, ali sim é que as coisas estão duras. Antes da cruz? Ui! Veja como está o sistema, chega semana santa e começam as pessoas a chorar, então, vêm a Cristo jogado na cruz ali. Pobrezinho, que tu o mataste. Fui eu? Sim, tu mesmo.
Rapaz, uma vez eu comprei uma casa em Massachussets, e quando fui ao sótão, quando entrei ali, parece que eram italianos e havia uma porta cravadinha, sabe?Bem fechadinha. E eu disse: Olhe, o que terá essa porta? E peguei, e peguei um pé de cabra e comecei, aí há algo, aí há algo, oxalá seja dinheiro, disse eu. Rapaz, quando abri aquilo, havia como 20 Cristos “arremillados” (com o rosto enrugado por causa da expressão de quem está sentido dores) encravados assim. Eram uns religiosos que esconderam essas cruzes ali, rapaz, assim todos jogados.
E quem disse que Cristo está assim? Não diz você que ele ressuscitou? Não, mas é que eu gosto de vê-lo assim cheio de espinhos e de lágrimas. Não, Paulo diz: Não o conhecemos segundo a carne já. Não o olhe assim, porque isso foi temporariamente, enquanto tirava o diabo, o pecado, a maldição, a pobreza, já ressuscitou, está vivo, está completo, assim é que você tem que olhá-lo. (Aplausos).
Essa religiosidade das pessoas, que sempre gostam de se castigar, são pessoas bem estritas e são loucos com a semana santa, e são loucos, você sabe, com a tristeza, e você os vê sempre: Shh, cale-se. E têm medo do barulho, e tudo, nem vivem, e pegam aos filhos... Saberá Deus se você é vítima de pais assim, que eram muito religiosos, e muito estritos, e sempre tudo era pecado, e tudo era mal. Então, vão fabricando em você uma mentalidade, e ver a Papai Deus em uma cruz assim, isso promove temor. Na vida de uma criança o destrói. Essas Escolas Dominicais onde começam a apresentar-lhes retratinhos de lá, costumes judaicos, e a Cristo vestido com túnica, e olhe, esse é Papai Deus que morreu por ti. Olhe, quando eu conheci esta palavra o primeiro que fiz foi que rompi a escola Dominical: Aqui não há mais Escola Dominical, eu sou a Escola Dominical, escutem a mim, crianças e pais, e todos. Enquanto eu dava vida aos professores.
Você não vê que esses professores me pegavam essas crianças e começavam: Olhe, Papai Deus vai te castigar se você se comportar mal. Então, o rapazinho desde pequeno começa a ver a Papai Deus com um chicote. Assim você mesmo o via antes, e Deus não está nesses assuntos, Deus está nos assuntos de abençoar. Não, que a ira de Deus vem. Que ira? Se ele já se desquitou na cruz faz 2000 anos. Como? Mas, os juízos? Esses são rudimentos. Não há nenhum juízo que vem, o que vem é bênção para ti, bênção para a igreja. Juízos, que juízos que nada. (Aplausos).
Estes pastores que dizem: Olhe que Jeová vem com juízos sobre a terra. Seguro, vem com juízos, faz 2000 anos na cruz se desquitou de uma vez e por todas. Ali pegou e destruiu ao diabo, tirou os juízos, e Paulo diz: Irmãos, nós não estamos para herdar maldição, senão, bênção. E que juízo, que Papai Deus está atribulado com o pecado. Atribulado com o pecado? Se ele o tirou na cruz, em um só dia o tirou da terra. O que há são pessoas travessas, por não conhecerem a graça. Quando conhecerem a graça vão embora todos esses maus costumes e estupidezes, e começam a reinar em vida. ALÔ!
Diga a teus filhos que tudo está bem. A teus filhos em tua casa: Olhe, paizinho, tudo está bem. Tranqüilo. Que a escola está bem, porque se não, te buscam as bobagens que existem nas escolas de hoje.
Olhe, vamos estar em pé. Olhe, vamos pedir a Josefina que cante. (Aplausos). Vocês querem ouvir a Josefina cantar? Ah? Mas, olhe, é um “vallenato” Colombiano. Ah? Você se atreve a cantar? Venha, Josefina. “Graça Fresca”. Ela diz: Não, que você nunca me deu parte aqui. Pois, aí a tens. (Aplausos).
Ela se passa cantando em casa, que cante aqui. Ah? Mas, escutem-na, só façam coro no coro. Mas, escutem a letra. É direto ao assunto.
Ai, Pai. Abençoados. Eu sei que estão tão alegres, tão felizes com esta maravilhosa palavra da graça, este consolo tão belo, tão eficaz, tão maravilhoso. Verdade? Aqui sim é que está Deus. Abençoados. Todas as Quartas-feiras, o temos aqui em uma aula a cada semana, cada Quarta-feira, e às vezes, quando falamos a essa classezinha, temos um exame e “puquiti”, (uma expressão latina que equivale a quando alguém diz “então...” e não termina de falar porque se entende esta palavra junto com a expressão corporal “dando de ombros”) nos perguntam isso. Assim que, quisera dizer a vocês que tudo está tão friamente calculado que o Senhor me teve 4 anos e meio conhecendo primeiro a meu Apóstolo José Luis De Jesús, e esta palavra fazendo vida em minha vida, deixando-me atrás e desejando algum dia ter a meu Apóstolo perto para dizer-lhe: Graças. Quatro anos e meio, primeiro para respeitar a meu Apóstolo, e depois aprender a dividir. É por isso que eu sei que quem está aqui é meu Deus, igual a você, e é por isso que eu sou exatamente igual a você, abençoada com todas as bênçãos, um deus igual a como és tu, graças a esta palavra da graça.
Pois, esta palavra me levou a fazer esta canção de Carlos Vives que agora é tua, e do mundo inteiro e diz assim:
“Esta graça de tua boca
que me faz criatura nova
que tira toda mentira
e se meteu em minha cabeça.
Que me faz Ter domínio quando
As penas me assolam
Que me leva ao mesmo céu
E na terra me prospera.
Ai, que digam, que digam, digam
E ainda que já não tenha dúvida
Que o Apóstolo José Luis
Me gerou nesta loucura.
Sim, sim, sim,
Que esta graça é tão profunda
Que tu és o escolhido e
Que ninguém me confunda.
Que tu és meu único Apóstolo,
O que me iluminou os olhos
O Paizinho desta graça
O que acalma minha raiva
O que toca a trombeta
E que me ensinou esta graça
Esse que sempre em minha igreja
Com os anjos me manda
Sim, sim, sim,
Que esta graça é tão profunda
Que tu és o escolhido e
Que ninguém me confunda.
E que digam na rádio
Que eu sou salvo de “araque”
Que o digam nos diários
E depois da novela
E em um letreiro que diga:
Como esta graça nenhuma
Que o digam na China
Que o digam na lua.
Sim, sim, sim,
Que esta graça é tão profunda
Que tu és o escolhido e
Que ninguém me confunda.
Graça é, graça é
Graça é, graça é
Graça é
Graça é, graça é
Graça é, graça é
E esta graça eu nunca a esquecerei.
Em tua confissão, abençoados, em tua boca, em tua mente, em tua vida. Os amo muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário