
(calqueo ministrado em 06-08-2003)
Muito bem, então, o tema dado por nosso Apóstolo é “A Insuficiência das Obras”. Diga: A INSUFICIÊNCIA DAS OBRAS.
Vamos rapidinho à palavra, ao evangelho, a Romanos no capítulo 4, verso 13 e 14. Se o encontraram, podem dizer ao Senhor: ABA PAI! Bem, diz: “Porque não foi pela lei que foi dada a Abraão ou a sua descendência a promessa de que seria herdeiro do mundo, senão, pela justiça da fé. Porque se os que são da lei são os herdeiros, resulta vã a fé, e anulada a promessa”.
Ou seja, que a promessa está em Abraão. Sim? Diga: HÁ UMA PROMESSA QUE É EM ABRAÃO. Mas, 430 anos depois da lei, agora, a lei não invalidou a promessa, porque a promessa é firme. Diga: É FIRME, E É MINHA. Diga: É MINHA. Ou seja, que a promessa é nossa, e a lei não a invalidou, isso continua. Mas, escute bem, essa promessa é pela fé. ALÔ! Portanto, aquele que não entra pela fé, não encontra a promessa.
Então, vamos dividir o tema em dois, e a primeira parte é: Não é por obras. Diga: NÃO É POR OBRAS. Número 1: Não é por obras.
Agora, aí mesmo, no verso 14, vamos repetir isso para que vejamos o que as obras fazem. Diz: “Porque se os que são da lei são os herdeiros, a fé resulta vã, e anulada a promessa”. Diga: A LEI NÃO INVALIDA A PROMESSA. Mas, se entrar pelas obras a anula.
Agora, o que quer dizer: “a anula”? Que não a vive. A anula. Uma pessoa pode estar aí anulada sem fazer nada. Imagine alguém aqui parado ao meu lado, se estiver sentadinho. Mas se está aí está anulado, mas está aí. Ou seja, a lei não invalida a promessa, mas as obras anulam o reinar em vida, o receber a promessa. ALÔ!
Há um exemplo bem lindo, porque você tem que herdar juntamente com o crente Abraão. E quando você vê a Abraão, você vê um homem firme, um homem de bom ânimo, um homem próspero, um homem que as coisas as coisas saem bem a ele. Sim, mas quando você vem, que é a sombra, quando você vem a ver ao Deus deste século, que é Moisés, você não olha a uma pessoa como Abraão. Porque ao nascer, e ser entregue a ele a lei, a promessa se escondeu, se anulou a promessa. Ou seja, a promessa desapareceu e ele ministra a essas pessoas. Você vê a Moisés e é um homem duro, violento, matou a um ali, um homem amargurado, triste, com conflitos. Isso é o que você vê disso.
Ou seja, há uma promessa que não é invalidada pela lei, mas, se anula. Ai, Pai! Por isso é que Moisés quando deram a ele a lei, ele se maltratou, ele quebrou as tábuas. Lembra-se? Ele foi afetado, ele sabia que a causa dos danos ele tinha nas mãos. Era um pacto acrescentado, com defeito, não servia para nada, que estragou a vida dele. Mas, essa promessa não era para você; a promessa é com o crente Abraão, e quando você vê ao crente Abraão, aí há gozo, aí há bom ânimo. ALÔ!
Isso é bom. Esse é o inciso A do Primeiro. E o B, que As Obras o Colocam em Dívida.
Abençoado, a lei anula a promessa de maneira que tu não experimentas os frutos, os benefícios da promessa; e dois, o põe em quê? Em dívida. Porque ao que obra, o salário não é contado como graça, senão, como dívida. E então, quando entras na dívida, a confissão decai. Por isso é que você vê os que representam a Moisés sempre andam esperando uma bênção. –Que Deus lhe abençoe-. Mantém-se tristes, sem esperança, pedindo saúde, porque estão enfermos. Porém, isso é por quê? Porque estão em quê? Em dívida. Porque as obras, ainda que façam todas as obras... Recorde-se que o profeta dizia que as melhores obras de nossa parte pense na melhor, são como trapo de imundícia diante de Deus. A melhor, agora, imagine a pior.
Abençoado. Isto é forte.
Veja bem, outra das coisas, é que os que estão em dívida não se sentem merecedores. –Não sou digno. Irmão, eu não sou digno-. Lembram? –De que entres em minha casa. Não, não, melhor ir-. ALÔ! Não sentem merecedores, porque se vêem em pecado, se vêem em consciência de pecado, se vêem em maldade. Porque constantemente se vêem em dívida.
Então, vejam, há uma promessa, mas essa promessa é juntamente com o crente Abraão, ah, e não a invalida, diga: NADA. Não há nada que invalide a promessa, a promessa é firme. Isso é firme isso está... E isso é para todos os filhos de Abraão. É firme para eles, é firme para os que estão em obras, mas enquanto sigam em obras, essa promessa não é visível. Não vê que a lei o que fez foi esconder a promessa? Uma vez aparecendo a lei, a graça acabou, se escondeu. A graça era a luz preciosa e se escondeu. Agora, Jesus Cristo mudou a posição, mas ficou escondida, com um véu.
E hoje, olhe, abençoado, você tem que amar, aceitar, porque é a única opção, ao Apóstolo José Luis De Jesús. Porque ele é quem veio romper o véu, a tirar o véu, e que a igreja se veja como é perfeita, sem mancha. Não há ninguém mais. Não há ninguém mais. (Aplausos).
Olhe, abençoado, não estamos brincando. Deus te ama muitíssimo. Não estamos brincando. Isto é firme. O Apóstolo veio tirar o véu. Tirar o véu em teu entendimento, porque em posição, Cristo o havia tirado, mas em entendimento, veio o Apóstolo, que é Deus para nós.
E então, -o que foi, pastor? O que aconteceu quando ele tirou o véu? Que agora já não há limites para a tua vida. (Aplausos).
Sabe de uma coisa, abençoado? Já não há limites porque você entra no caminho da fé, e no caminho da fé tudo se vê. Você deixou de obrar, você já não está obrando, isso não tem nenhum valor. Não serve. Estraga a tua vida. Estraga teus filhos, estraga tua família, mas você começa a se ver limpo, merecedor... –Sou digno-. Claro que és digno! –Sou precioso para Deus. Sou um escolhido. Sou predestinado. Estou completo. Não me falta nada-. E então, as promessas juntamente com o crente Abraão estão hoje contigo. Você está reinando. (Aplausos).
E sabes de uma coisa? Por isso é que nosso Apóstolo já não tem limites para governar esta terra, se a ele foi dado... Foi dado a ele. Foi dado os lugares celestiais, abençoado, para governar esta terra. Não há limites, lembre-se. Diga: TEM QUE DEIXAR AS OBRAS PORQUE JÁ NÃO HÁ LIMITES. NO CAMINHO DA FÉ EU HERDO JUNTAMENTE COM O CRENTE ABRAÃO. Porque é com ele.
Que bom. Comece a ter confiança. Comece a ter valor. Comece a ter segurança. Comece a ter gozo. Um bom ânimo. Comece a experimentar todas as riquezas do pleno entendimento. Comece a prosperar, ainda que seja próspero, mas se manifesta em tua vida, que é o que vem agora. Fora, as obras de tua mente! Esqueça-te disso. Tem que ver ao Apóstolo, a forma que ele caminha é a correta e não há outra. (Aplausos).
Você não pode vê-lo em carne. Não está vendo que é a pedra de tropeço? Mas isso, o inteligente diz: -Não, não, não. O Apóstolo é Deus para mim, ponto-. Mas veja que...-. Não me importa. Não me interessa, ele é Deus para mim-. O detalhe é que há um véu. Isso é como um decalque. Senão, qualquer um entraria, senão, qualquer um viria. Não, não, não, é que olhe, é através daí... ABA PAI! (Aplausos).
Não há outra forma de entrar. Se não gostar dessa, não há outra. Não há outra. Vê, ele tem lutado contra isto. Mas, é que não há outra. Para isso ele foi levantado. Esse é o dom, e a igreja está como está, graças ao que ele tem pregado, o evangelho, submeteu sua vida ao evangelho.
Abençoado, as promessas estão. Diga: NÃO HÁ LIMITES. Diga: NÃO HÁ LIMITES. Os limites começaram com a lei, mas a lei já não está, a lei terminou. Uma vez mais a graça de nosso Senhor Jesus Cristo está aqui, e é a graça que tem o Apóstolo. Por isso é que quando você está com ele, olhe, um homem por melhor que se queira fazer não te convence. Mas, quando você o olhe fica impregnado da glória de Deus. (Aplausos).
E as nações o estão ouvindo. Eu digo a todo mundo hoje: Hoje é o dia para você. Hoje é o dia para que você reconheça isto. Porque isto é o que Deus pôs para a sua igreja, e é o mais lindo. Como você não vai respeitar isto quando Deus amou tanto à igreja, que hoje em nossos tempos Deus vive com sua igreja e caminha com ela, amando-a?
Bem, então, número 2, para ir rapidinho. Bem, me disseram: Dez minutos. Não, não, não. Não é certo. Não, o Apóstolo me disse: Dez. Não, não, não é certo. Ha! Ha! Ele me disse: Use duas horas. Não, tampouco isso. Não há limites.
Numero 2, então. Veja bem, não podes ir ao dois e continuar com o um; ou seja, para ir ao dois tens que deixar o um. Ou seja, se quiseres ir ao dois com o um, isso não se mistura, isso não funciona, é como a água e o óleo. Você está aqui comigo no que eu estou dizendo? Diga: EU DEIXO O UM, ENTÃO, E ME LANÇO PELA FÉ. Então, o que vem é para ti. Então, vamos ao número 2, Ele Chama as Coisas que não São Como se Fossem. ABA PAI! ABA PAI! (Aplausos).
Mas, escute, tem que deixar o um. Ou seja: -Vou levar o um para ir ao dois? Não, não, não. Tem que deixá-lo. Deixando atrás. Deixando já, para vir ao dois. Então, aí é onde não há limites, chama as coisas que não são como se fossem. Por isso é que talvez você esteja detido quanto à manifestação, não quanto à posição. Mas uma vez que você obedeça e se renda totalmente, porque é o Apóstolo, não são as outras obras, é o Apóstolo. O Apóstolo é a entrada à fé.
Jesus disse: O que entra por mim, mas não disse: O que fica na porta batendo papo comigo, é o que entra. E o Apóstolo é Jesus Cristo. Entra. Deixa já. Fecha a porta. Já viste a luz. Já viste a pérola preciosa. Já viste a glória de Deus. Este é o evangelho, é este ministério. O que mais? Deixe! Apostate de Moisés! Destrua os rudimentos em tua mente de uma vez! (Aplausos).
Declaramos que esses pastores corruptos, ou entram a esta graça, ou se confundem na mente. Abençoado, não há, este é o tempo. E vou te dizer, o tempo está próximo, mas não para a destruição. O tempo está próximo para a transformação, para os corpos gloriosos. ABA PAI! Submeta-te ao Apóstolo. É Deus para nós. (Aplausos).
Deixe de bobagens, que se encarnou, ou se não encarnou. Isso não é o importante. O IMPORTANTE É QUE DEUS ESTÁ AÍ, E ESTÁ GUIANDO A IGREJA. ABA PAI! (Aplausos). ABA PAI! ABA PAI!
Então, tua confissão começa a subir. Então, começas a crescer. Então, começa uma vida gloriosa, uma vida de reino, uma vida de amor não fingido. Deixas de ver aos demais em carne. Isso é obra.
E o Apóstolo me pediu que eu compartilhasse com vocês como eu comecei. Pois, no nome de meu bisavô Abraão, no nome de meu avô Paulo e no nome de meu Papai, José Luis De Jesús, como eu comecei a viver isto... Ele chama as coisas que não são como se fossem.
Eu estive 10 anos no Sistema. Eu me converti ao Sistema. Eu pensava que havia conhecido a Deus, e o que eu havia conhecido era a um sistema que estava longe de me dar vida, porque ao princípio me enganou, porque isso engana, isso é uma mentira, então, eu deixei vícios e deixei isto... Enganou-me. Mas, me colocou em outros: A soberba, a religiosidade. E eu tinha 10 anos, e segundo eu, era bem santo, humanamente, porque sou santo. Mas na carne... E eu me sentia, mmm, o maior. Sim. Até que em um momento eu dizia, era o melhor tempo de minha carreira, de minha carreira religiosa. ha! ha! Era onde eu estava no apogeu, as mentiras que eu dizia.
Nesse tempo vem um câncer a minha vida, um câncer maligno em meu estômago, que em minha carne causou muitos estragos, mas, o principal estrago era: - E agora, o quê? E Deus, por quê? Se logo agora quando melhor estou comportado. Tenho feito coisas boas. Agora o quê, Senhor?-. E então, eu estava no hospital, de noite, sozinho, meditando e Deus me dizia: “É que você não me conhece. É que o que eu quero é te mostrar o meu amor”. E eu dizia: E assim é que me quer mostrar? Bem, eu não entendia.
Saí do hospital. Perdi 40 libras de peso em uma semana, uma semana. Nota, eu era um cadáver. Bem, sofremos muito, eh, com Francys, as crianças; porque eram de uma idade bem difícil. E, cada dia eu estava pior. Porque você sabe que uma pessoa é operada de câncer, e se é maligno e está invadindo, depois vai piorando e piorando. Pois, eu não podia nem mais ficar de pé. Sentava-me, e era uma fraqueza terrível. E se passaram 6 meses assim, bem duros, de regressar ao hospital. Eu comia uma maçazinha, e bem, foi bem duro. Mas, eu não venho a lhes falar de tristezas, senão, que eu venho a mostrar o poder do evangelho para minha vida. (Aplausos).
E então, um dia um abençoado me disse: Olhe, eu tenho o meu pastor, que eu gostaria que ele te falasse. –Está bem-, eu lhe disse. –Bah-, disse eu, -a extrema unção-. ha! ha! E chegou ele. Mas, aquele homem chegou naquele dia a falar de predestinação. E, abençoado, eu nem sabia, nem jamais pensei encontrar a Deus, ao Apóstolo José Luis De Jesús. Aquele homem chegou, mas essa palavra, esse homem não está aqui conosco, esse homem roubava. Digo eu, roubava, porque o que não se submeter ao Apóstolo está roubando. Isso não lhe funciona. Isso, cedo ou tarde se vira contra ele.
Pois, esse homem apesar de que não era o Apóstolo, sem dúvida, a palavra, abriu uma luz. Olhe, e eu me senti: -Eu sou predestinado. E isto, que me ocupa, então? Eu sou um escolhido de Deus. Tenho um propósito-. Mas isso eu comecei a pensar, e pouco a pouco comecei a falar, e somente ao começar a falar, começou a me dar vigor, começou a me dar vigor. E comecei a me levantar, e já dava meus passinhos, e já caminhava, e já fazia outras coisas, e cada dia melhor. E eu confessava. E o abençoado, deu outro par de temas. Por exemplo: Anjos em Vasos de Barro, e a Pré-existência; Mas já não tinha mais.
Porque ele não entrava na Internet, senão, que ele recebia de uma abençoada que vivia na Espanha. E então, quando eu vi que algo havia se passado... Porque essa palavra salvou meu corpo, sim, e comecei a experimentar gozo e bom ânimo. Mas, então, já que como outra vez estava secando... E eu dizia: E isto? E então, eu o confrontei, e lhe disse: -Olhe, de quem é isto? Diga-me quem dá isto, porque eu necessito. –Olhe, me disse, irei à Espanha, é uma profetiza-. Ela esteve aqui uma vez com vocês, me parece, e começaram a lhe mandar material. –E vamos, e aí a conheces...-.
Então, eu cheguei e hoje entendo que era uma bruxinha do sistema, uma profetiza dessas. Verdade? Mas, duas coisas eu lhe agradeço. Uma, me esclareceu um pouquinho mais; e número 2, me disse: -Olhe, há um Apóstolo para o mundo. Somente um, e seu nome-, porque ela não sabia se era o nome, se era sobrenome ou se ele o havia posto: -De Jesús. Procure-o em Miami. E submeta-se. E submeta a igreja-. Bem, eu voltei, e no avião eu trazia uma explosão. Eu ainda estava no sistema. Isso eu estou lhes falando, 10 anos, depois quando fui ali, seria uns 3 mais, porque para eu chegar aqui, demorei, digamos, deixemos o do sistema, senão, já ouvindo um pouquinho, demorei 5 anos.
Então, entre tudo isso vim a Miami e o abençoado não quis me dar o telefone do Apóstolo. E ele me disse: -Liguemos agora-. E ligamos, e ele me disse: Somente a secretária eletrônica responde. Então, nos fomos. Mas, eu já sabia quem ele era. E então, chegou a mim a Internet, e entrei na Internet, e eu com a igreja do sistema. Ouça, e era o nosso meio de vida. E aí se rouba, há ganhos desonestos, esse era o nosso meio de vida. Agora não, porque estamos completos. Estamos reinando. Agora semeamos e colhemos. Mas aí, tirávamos o dinheiro das pessoas.
E então, agora vinha, eu entrava na Internet, e passava, minha esposa pode lhes dizer isso, passava até as 3 da manhã, e me devorando. E eu dizia: -Isto não pode ser assim-. Sim, porque minha mente estava bem contaminada. E eu dizia: -Isto não pode ser assim-. Mas ocorria algo extraordinário, que quando chegava a Quarta-feira eu ministrava isso. E então, ficava mais aborrecido, porque se eu não quisesse, era algo que estava me conduzindo. Até que em 99, no Seminário que foi aqui em Miami, submeti minha vida, a vida de minha família, à igreja ao Apóstolo José Luis De Jesús. E até hoje não desejei outra coisa, porque isso não se acaba. (Aplausos). ABA!
Olhe, se isso se acabasse já me teria ido daqui. Que vantagem tem em estar no que não te dá vida? Mas, isto não se acaba nunca, nem se acabará. Então, desde esse tempo nossa vida familiar, nossa vida na igreja mudou. Tudo é diferente. Tudo é diferente. Realmente estamos reinando e virão muitas coisas mais. Porque estamos entrando em uma glória preciosa a cada dia. Hoje mesmo, você está em uma glória que nunca havia estado. (Aplausos).
E, bem, você me olha, até guapo eu estou. (Aplausos). ABA PAI! São. Faço até esportes, de tudo. Como. Não, como, é necessário até tirar a comida de minha frente.
Mas, o mais importante é bom ânimo, um sorriso. Isso eu não tinha, você não vai acreditar. Esse não é meu, esse puseram em mim aqui. Que bom, que Deus me pôs bons dentes para... ha! ha! Senão, imagine você. (Aplausos). ABA PAI!
Agora, estamos reinando de uma maneira preciosa, felizes, contentes, prósperos. E principalmente, depois de cinco anos, eu posso lhes dizer que o Apóstolo para mim é tudo. É tudo. Não necessito de outra coisa mais do que o Apóstolo. E não estou tirando o lugar de minha esposa, de meus filhos. Mas é que ele é tudo, e deve ser tudo para ti. (Aplausos). ABA! Abençoado.
Atreva-te. Lembre-se, há uma promessa. Veja bem que aquela mulher que me deu o endereço do Apóstolo, hoje não está. Você entende isso? Não pode acontecer isso conosco. Nós estamos bem entendidos, somos inteligentes. Não estamos tratando de te vender um Deus, estamos te apresentando o que ele é para a igreja neste tempo. (Aplausos).
Olhe, não estamos tratando de te apresentar um homem para ver se você gosta, ou não gosta, se está qualificado ou não está qualificado. Estamos te apresentando ao que te ama, ao que edifica tua vida, ao que está construindo tua vida, ao que está construindo a igreja, (Aplausos). A igreja do Deus vivo, a que tem fundamentos, porque ele os está pondo. Construindo-a. Pondo-a preciosa.
Sem o Apóstolo, sabe como você estaria? Como Paulo deixou, somente as bases. Eu não sei, em nossos paises que são de concreto há umas coisas que são postas primeiro. Verdade? Sim, então há ferros, mas isso é bem feio. Se você for ali a ver a casa, se decepcionou. Sim, isso, assim te deixou Paulo, por planos de Deus.
Agora, faz 17 ou 18 anos veio o que te adorna. Não o que te adornou, te adorna, dia a dia. Assim é que, abençoado, diga: HÁ UMA PROMESSA COM O CRENTE ABRAÃO PELA FÉ. PORTANTO, DEIXO AS OBRAS E CHAMO AS COISAS QUE NÃO SÃO COMO SE FOSSEM. (Aplausos).
Bispo de bispos, Carlos Cestero. ABA PAI! (Ovação). Abençoados.
Carlos Cestero: -ABA PAI! Não terminou isto. Sentem-se, por favor. Quantos foram sobre edificados?
-Emilio, graças por essa palavra-. Emilio é um exemplo para nós de submissão, de amor, de obediência. O que sai por sua boca está em linha sempre com a palavra, seu ânimo. Damos graças a Deus por sua vida, o amor que ele mostra ao Apóstolo. E essa palavra que trouxe hoje, que linda, ah. Eu a recebo. Quantos a recebem? Que tremendo. (Aplausos).
Bem, e como podemos terminar isto sem escutar a nosso Bispo Iván, (Aplausos). Selando esta palavra que nos foi de tanta bênção.
-Emilio, eu recebo que quando regresses a Guate, regressas em outra glória, com a amada. Graças por nos ministrar essa palavra. Fiel na Ministração da palavra, que foi de tanta bênção para nossas vidas: Chamando as coisas que não são como se fossem.
Você pode se declarar curado aí, não vê que não há limites na fé. O médico disse que há uma enfermidade, mas a fé diz que não. Não há limites. Então, você chama o que não é como se fosse. Diga: EU O CHAMO. Você tem que chamar isso com a boca aí. Diga: EU ESTOU CURADO, DA CABEÇA AOS PÉS. MEU CORPO ESTÁ CURADO. VIVO EM ABUNDÂNCIA. EM MINHA FAMÍLIA HÁ SAÚDE, HÁ PROSPERIDADE. É assim. Que lindo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário