Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

sábado, setembro 30, 2006

 Posted by Picasa
(calqueo ministrado em 12 de outubro de 2002)
O tema hoje é “Os Efeitos das Palavras”.
Vamos buscar em Romanos, capítulo 16, no verso 17 e 18. Diz: “Mas rogo-vos, irmãos, que noteis os que causam divisões e tropeços contra a doutrina que vós tendes aprendido, e vos aparteis deles”. Se você confia que em 34 anos que eu venho lendo este livro, ele está falando aí dos apóstolos, dos da circuncisão. Ou seja, os apóstolos de Jesus tiveram um evangelho que quando Cristo morreu terminou esse evangelho porque era um evangelho de lei, depois da cruz começou outro evangelho, que é o que Deus revelou a Paulo para nós os gentios. Mas, o que acontece? Que os apóstolos seguiram pregando, mas não o de Paulo, seguiram pregando o de antes da cruz. Simples. Verdade que você entende isso? Isso está claro entre nós.
Então, o que acontece? Como esse evangelho era um evangelho de obras, que é o que todos os nossos abençoados cristãos estão praticando, o evangelho de obras. Por isso, eles não nos entendem e têm dificuldade conosco, como tinham dificuldade com Paulo. Por isso, Paulo disse: Olhe, ponham o olho nestes que ainda têm os olhos antes da cruz porque causam tropeço, não entendem. Então, ele lhes diz: Eu rogo a vocês que notem esses que causam divisões. Ah, e depois diz: E que vos aparteis deles. Não te aparte do que está em pecado, a esse, ajude-o; ao débil, não, não, ao débil, ajude-o. Não, você não vai criticar e se apartar de um irmão porque está cometendo coisas feias, desse, você se aproxima. Agora, se esse não está cometendo coisas feias, mas causa divisão com o que fala, aparta-te deles porque vão te trazer dificuldade. Esses são os religiosos. Esses religiosos que pegam mal.
Estava me dizendo Vicente que quando foi separar este lugar, um local, é um restaurante, lá em San Juan, Porto Rico lhe dizem: Veja aqui vem gente cristã alugar isto e eu sempre lhes digo que não, mas eu não sei o que você tem que me deu por dizer sim a você. Porque eu não vejo em você essa coisa que eu vejo nos demais. Pois, seguro, é que a lei produz ira. Quando você está em falsidade te dá ira, quando te beliscam um pouquinho, você começa dizendo: Jesus te ama. Jesus te ama, mas daí a um momentinho, Jesus te ama, e vou te meter no inferno. Porque a lei produz ira, e em nós não. Nós te dizemos: Jesus Cristo te ama, e te sustentamos aí tranqüilinho, ainda que digas o que digas, continuamos dizendo porque andamos em domínio próprio. Ainda que nem todos, em Creciendo en Gracia há zangadinhos também. Há pessoas que não morreram, que estão deitados nos caixões, nas têm os pés para fora. Querem sair. Ou estão deitados assim, mas têm uma das mãos por fora assim com um revólver desses assim: Se você me aborrecer...
Verso 18. Estamos? “Porque tais pessoas não servem a nosso Senhor Jesus Cristo”. Ou seja, têm doutrina, estão dentro da igreja, mas não servem a Jesus Cristo. Como explicar isso? Onde é que você nota os que causam perseguições em diferentes doutrinas? Na igreja! Então, causam divisões, estão contra a doutrina, então Paulo diz: O que se mete contra a doutrina que eu prego não ama a Jesus Cristo, nem serve a Jesus Cristo, ainda que pregue a Jesus Cristo. Há muita gente que eu os escuto pregando a Jesus Cristo, e com o zelo com que o fazem... Às vezes mostram mais zelo do que eu, mas não amam a Jesus Cristo, porque eu entendo que se eu lhes digo a verdade, e eles se opõem é porque buscam o seu e amam, diz aqui que amam o quê? “Senão, a seus próprios ventres”.
Como você pode servir ao ventre? Imagine que eu diga: Jesus Cristo com uma só oferta te fez perfeito para sempre. E então, você diz, você entende, você diz: Olhe, Jesus Cristo com uma só oferta me fez perfeito por um tempinho? E o que é para sempre? Que meu espírito está perfeito para sempre? Mas então, vem um pensamento e te diz: Hum! Se eu digo isso à igreja depois pegam de leve e podem ir a pecar. Então, o que acontece? Que você está olhando uma verdade e que deve dizê-la, mas, por temores teus e por medos de que as pessoas se vão da igreja, então você diz: Espere aí porque ele serve a seu ventre e não à verdade. Eu não, eu digo a você o que diz aí. Por quê? Porque eu não estou servindo a meu ventre, eu estou servindo a Deus.
Então, quando eu leio algo, por exemplo, se a Bíblia me diz a mim: Porquanto os filhos, nós, participamos de carne, nosso espírito participou de carne; ele também fez o mesmo, no ventre de Maria, participou de carne, se formou um corpo para estar entre nós, para destruir ao diabo. Então, eu digo: Para destruir ao diabo, então o diabo está destruído, então o diabo não existe. Quando foi que morreu e o destruiu? Faz 2000 anos. Quer dizer que o diabo existiu, mas faz 2000 anos que não existe, mas então, eu digo: Se eu digo à igreja que o diabo não existe, rapaz, você não vê que há pessoas que estão na igreja porque têm medo ao diabo. Então, a mim não me convém dizer isso à igreja, e o digo, o digo: Irmãos, para destruir ao diabo, sigamos com o serviço. Vê? Mas não o explico.
Porque nele vós estais completos e não vos falta nada. O quê? Não me falta nada? Pois, eu já não tenho que estar dizendo: Senhor, vem, completa a obra em mim, renova-me. Mas, se é que não te falta nada. Se eu leio para você na Bíblia que te diz: O que se une ao Senhor um espírito é com ele. Que eu sou um espírito, e o Senhor está perfeito? Sim! E eu sou um espírito com ele? Sim! Olhe, então eu estou bem abençoado, mas eu não entendo: O que se une ao Senhor, um espírito é com ele, irmão, porte-se bem. Que bom é o Senhor e para sempre é sua misericórdia, porque o Senhor é bom e para sempre é sua misericórdia. Mas não fique nisso, explique-me porquê ele é bom.
Então, veja o que há aqui. Diz: “Porque tais pessoas não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, senão, a seus próprios ventres, e com suaves palavras...”. Diga: SUAVES PALAVRAS. “E lisonjas enganam os corações dos ingênuos”. Você sabe como está o ingênuo? Enganado por suaves palavras? Você sabe que o sistema religioso: protestante, evangélico, católico, por 2000 anos enganam com suaves palavras, suaves, porque há diferentes palavras.
Olhe, eu escrevi aqui: há palavra dura. Às vezes diz: Dura é esta palavra, quem a pode receber? Há palavra fiel: Palavra fiel é esta, há palavra fiel. Há palavra cortante, diz que a palavra de Deus é mais cortante do que toda espada de dois gumes e penetra, e é viva e eficaz, e discerne as intenções do coração. Essa é a palavra de Deus quando começa a falar e você diz: Olhe, é verdade. Eu estou mal. Eu estou mal e eu estou mal. Senhor, olhe, isto não combina comigo, e eu tenho que consertar esta situação. Porque te cortou. Vê? Agora, há também palavra firme; diz que a palavra é firme âncora da alma. Em outras palavras, é uma palavra que te dá ancoragem, te sustém. Em meio a luta, a tormenta vem e você está como um barco aí bem, bem firme.
Há palavra vã. Diz que são palavras vãs, que te falam porém, não trazem efeitos a tua vida. Você diz: Eu estou na igreja a 10 anos, e não aprendi nada. E, como é que isto é vão? Isso é muito fácil, olhe, por exemplo: Eu tenho visto igrejas que este Domingo te dizem: Irmãos, Deus é bom. Olhe, Deus morreu por nós e nada pode nos mover. Amém! E todo o povo: Olhe, que tremendo. No outro Domingo de repente o pastor, eu não sei o que aconteceu, diz: Irmãos, a igreja está em pecado, o diabo está ficando com a igreja.
Então, já no Domingo passado te disse: Deus é poderoso, estamos firmes; então, agora de repente: O diabo está ficando com a igreja. Vê? E então: Irmãos, a igreja está nas coisas do mundo. Deus não pode vir por um povo, passem os que estão mal. Então, já três domingos atrás te disseram que você estava firme e que nada podia te apartar do Senhor, agora neste Domingo estão te dizendo: Cuidado. Então, são vãos, em outras palavras, te exortam, te falam e um dia te dizem uma coisa, mas no outro Domingo te põem assim, e passam 10 anos nessa igreja, e você vive inseguro, e começa a vir uma insegurança: Olhe, estarei salvo? E estás metido na igreja noite e dia: Estarei eu salvo? Hum! A mim está que se Cristo vier eu fico.
Então, palavra suave é uma palavra, número 1, que não te renova a mente, você fica igualzinho. Olhe, toda essa gente que se opõe a mim, essa gente leva 20, 30 anos na igreja, e a pessoa diz: Irmão, a predestinação é um ato de amor. Tenha cuidado com isso, irmão. E está escrito, em suas Bíblias eles lêem isso, mas como é vão... Têm as mentes já habituadas a palavras suaves que não lhe dão formação. O apóstolo Paulo quando falava dizia: Filhinhos meus, quando eu lhes falo é que eu quero formar a Cristo em vós. O evangelho que Paulo pregava formava a Cristo no crente, mas o evangelho que os apóstolos pregavam não te formava, ou melhor, te deformava.
Então, o apóstolo Paulo te diz que há palavra, ah, há outra palavra que se chama sã, palavras sãs. Vamos ver isso em Segunda a Timóteo 1:13, vamos ver biblicamente. Segunda carta do apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 1, verso 13, diz: “Retém a forma das suaves palavras, como? Sãs palavras…” Quê? De quem? “Que de mim ouviste... As sãs palavras que de mim ouviste na fé e amor que é em Cristo Jesus”. Então, Paulo dizia a Timóteo: Timóteo, as palavras que eu falo são sãs. Imagine que Timóteo tivesse perguntado: E quê? Que há algumas que não são sãs? Paulo teria dito a você: Bem, há palavra suave, há palavra vã, palavra que não forma, que não forma a Cristo em ti.
Há outra palavra, diz: Palavras que causam invejas e divisões na igreja. Há muito tipo de palavras. Nem todo o que sobe em um púlpito e o que fala tem bons efeitos. De fato, os lugares onde falam de Deus são os piores lugares, os mais daninhos são os púlpitos, se a palavra não é sã.
E por quê diz: Retém as sãs palavras? Porque Paulo sabia que algumas não eram sãs. Por exemplo: Você sabe que uma das orações mais famosas e conhecidas no meio ambiente cristão é o Pai Nosso, porém, o Pai Nosso não são palavras sãs. Porque antes da cruz Jesus lhes diz: Olhem, por agora orem assim: Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja teu nome, venha teu reino. Livra-nos do mal. Antes da cruz. Mas depois que morreu não diz que vai te livrar do mal; que te livrou da potestade do diabo.
Então, se te livrou e agora você começa: Livra-nos de todo mal. Aí a palavra já não é sã, porque ele orou assim antes de morrer, então, depois que morre, agora já te livrou da potestade do diabo, te livrou do próprio diabo. Então, agora você dizer: Senhor, livra-me do mal; parece uma oração bonita. Verdade? Livra-nos do mal, mas então, estás invalidando algo, que ele vai te responder: Já te livrei. Então, quer dizer que essa palavra não é somente suave, não é somente vã, mas não é sã, porque está pondo você antes da cruz, quando ele já morreu por ti.
Olhe, nas parábolas, há parábolas que dizem que havia 10 virgens, e que 5 tinham suas lâmpadas cheias de óleo, e 5 foram insensatas e não levavam óleo e disseram às outras 5: Olhe, o Senhor vem, empresta-me óleo de tua lâmpada. E então, elas lhe disseram: Não, vão comprar óleo, e veio o Senhor e ficaram. Agora, diga-me uma coisa: Se você em Cristo Jesus já está completo, e com uma só oferta te fez perfeito, e aquele que se une ao Senhor, um espírito é com ele, tem você tua lâmpada vazia, quando a ti não te falta nada? Se você confessou a Jesus, te livrou da potestade do diabo? E o que acontece com um pregador que te diz: Irmãos, aqui tem gente que tem as lâmpadas vazias, busque óleo! Então, de repente você diz: Olhe, no Domingo passado me disse que nada podia me separar do Senhor, que Cristo é meu Salvador, como poderoso gigante e guerreiro está comigo. Agora me diz que falta óleo e que vou ficar?
O que aconteceu? Que esse pregador estava te falando antes da cruz, porque Jesus disse isso. E o que importa que Jesus o tenha dito? Jesus disse muitas palavras que não são sãs palavras neste pacto. Apóstolo, o quê? Jesus falou palavras que não são sãs? Eram sãs para o tempo dele, mas depois que ele morreu e ressuscitou, se você as repete, cai na trampa.
Veja a parábola de o quê compararei a esta geração? Diz que o compararei, diz que quando o espírito imundo sai do homem, então, Jesus Cristo vem, conforme à interpretação, então, vem e esse homem fica limpo. Mas o homem se descuida e varre sua casa, e então, os espíritos imundos vêm e moram outra vez ali e o estado desse homem vem a ser pior porque entram nele sete espíritos piores. Mas, diga-me uma coisa: Quando Jesus Cristo veio a tua vida, e ele diz que ele está contigo para sempre. Poderá vir sete demônios a tua casa espiritual a morar, e a brincar contigo?
Então, quer dizer que se você ler essa parábola, tenha cuidado, igreja. Tenha cuidado com as inspirações de Mateus, de Marcos, Lucas, João e até o livro dos Atos, porque essas são palavras que estão aí, mas já estão cumpridas. Então, você está comprando um jornal velho, uma receita vencida. Por quê você fica olhando quando compra leite, a data? Eu que viajo muito que compro leite, e então, me vou 4 dias, 5 dias e volto, e vejo o leite aí e digo: Mmm! Espere aí. A data? Está vencida. Sniff. Sniff. Cheiro-a. Jogo fora. Você tem que olhar a data, porque se não olhar a data, imagine você. Olhe, que eu saí de viagem com Josefina e ela viu uma revista e a comprou, uma revista: Olhe, veja, que bons artigos, e quando chegamos aqui tinha a data do ano 2001. E eu disse: Olhe, nos venderam uma revista velha. E assim está a igreja, olhe, usando receitas canceladas já, conselhos velhos. (Aplausos).
Olhe, você sabe o que diz a igreja? As chamadas igrejas? Porque elas não são igrejas, mas, vamos dar-lhes o benefício da dúvida. Dizem: Irmãos, o Senhor logo vem. Logo o Senhor vem, e vêm as bodas do Cordeiro. A amada, a igreja se casa com o cordeiro nas bodas do Cordeiro. Olhe. Igreja, limpa tuas vestiduras para que quando ele vier te diga: Venha, bom servo para as bodas do Cordeiro. Eles estão esperando as bodas agora. Você sabe quando foi essa boda? Faz 2000 anos. Diz que Cristo se entregou pela igreja para apresentá-la a si mesmo ataviada, limpa, pura, sem mancha, sem ruga e sem mancha. Assim está a igreja do Senhor. (Aplausos).
E eles estão esperando as bodas. Olhe, imagine você, eu sei. Vão chegar a umas bodas. Olhe, e etcétera, etcétera, etcétera, e etcétera. Você sabe toda a má informação que eles têm vendido a você? Essa foi a que manteve longe de mim toda essa má informação: E se ele está mal?
Olhe, Carlos Cestero se encontrou com uma senhora no México, agora quando foi ao México a cobrir lá no México, e então, você sabe como é a checagem agora que começam a rebuscar a pessoa, e lhe tiraram os sapatos a Carlos, e de repente uma senhora disse: Não posso crer. Você é Carlos Cestero? E não vem ao Ministério. E então, Carlos começou a saudar-lhe e lhe disse: Não, eu o vejo pela televisão. E olhe, eu pelejava com vocês com isso da predestinação, mas já me dei conta. Não posso lutar mais, isso está aí. E então, Cestero lhe perguntou: E a que Ministério você vai? Não posso lhe dizer, mas estou quase aí. Aqui em Miami.
Vocês sabem quantos aqui em Miami estão assim? Estão por dar o pulo. (Aplausos). O que acontece é que não vêm assim de repente, porque é que há pessoas que têm medo. Você não está vendo que eles estão infectados com palavras vãs, com medos, com suaves, com lisonjas, com sutilezas? Os têm enganados, e assustados, com contos de velhas, palavras já vencidas e lhes mentem para que não venham aqui a se rejuvenescer.
Olhe, eu estava em Bogotá nesta semana e às 5 da manhã o Senhor me despertou e me disse, o Senhor me disse assim: Estou afinando o ouvido do meu povo. Tenho surpresas para ti em Miami. (Aplausos). Estou afinando.
Você sabe o que isso quer dizer, abençoado? Que há pessoas que estão sendo destapadas a cera religiosa que têm nos ouvidos, estão tapados de cera. Isso é todas as semanas sacando sujeira daí, do ouvido. Você não está vendo que a chamada igreja tem o ouvido enfermo? O ouvido está cheio. Olhe, tão claro que eu falo. E você já notou quanto tempo você tardou para perder o medo que tinha de mim? Você sabe quanto tempo você demorou? É porque te dá medo: E se está mal, e se isto é falso? Essas perguntas são feitas por muitas pessoas. Mas, olhe, quando o teu ouvido é afinado. As pessoas já estão cansadas de tanta condenação. Ah, e vou te dizer uma coisa, há milhares e milhares, e milhares que não estão conosco, mas tampouco estão com eles, estão nas casas. Já não sentem desejos de ir à igreja, eu os chamo de os santos cansados.
Quantos estavam assim? Levantem a mão os que estavam já cansados, que não agüentavam uma maldição mais. Ouça-me. “Santos cansados”, que já não agüentam, já não agüuentam uma cantilena mais destes pastores. E com os mesmos continhos: Irmãos, busquemos ao livro de Malaquias, e aí lhes chamam de ladrões. Olhe, busquemos ao profeta tal. Ou às vezes você os vê que falam de Paulo, e você diz: Vão falar de Paulo, e de repente: Vamos a Deuteronômio. E, ai Pai! Imagine. Ou seja, que te convidam a jantar: Olhe, venha que tenho para você uma comida fresquinha, e quando você chega ali é uma comida dessas de restaurante rápido. E você diz: Ah, eu pensava que havia um arrozinho, com um feijãozinho, um bife acebolado, com uns “tostoncitos, (banana frita, logo que esfria, se comprime e volta a fritar, só que é uma comida salgada – se chama assim em Porto Rico) pataconcitos” (é o mesmo que “tostoncitos” só que se chama “pataconcitos” na Colômbia). Mas, olhe e me serviu um hamburguer para mim com batatas fritas, cheias de óleo.
Olhe, você sabe que um senhor foi a uma igreja em Los Ángeles, e então, estava buscando a Deus: Necessito de uma igreja, necessito de uma igreja, tenho problemas. E então, lhe disseram: Olhe, ali na esquina há uma bem bonita, branquinha, bem, você vai vê-la ali, e ele foi. E disse: Ai, por fim cheguei até ao Senhor, e foi e se sentou, e era uma Quarta-feira. Não foi Domingo, porque nos Domingo às vezes te desenham melhor, era Quarta-feira que é casa fechada onde está a família, e então, o grupo era menor. Então, havia culto de oração, e então, o pastor disse: Irmãos, vamos apresentar as petições. Assim que, há alguma petição? E se parou uma senhora e disse: Ai pastor, olhe, ore por meus filhos que essas brigas constantes, já não agüento mais em minha casa. Eu os criei, lutei com eles e se passam brigando. Por favor, ora por eles. E ele disse: Sim irmã.
Quem mais tem um pedido? Então: Irmãos, olhem, meu casamento está que é... Bem, porque são as petições. Ali é o momento de como se diz: A “caução quitado”, aí, vamos abrir aqui, para ver o que há. E a petição do outro: Irmão, olhe, ore pela igreja porque há umas divisões. Quando você prega no Domingo, se vão ao banheiro e isso começa, você os ouve... Pastor, temos que orar por nosso pastor. E então, depois se levanta o irmão diácono e diz: Olhe, a mim me parece que eu estou que não o suporto mais, no trabalho vão me colocar para fora, as coisas me vão mal, o carro me tiraram.
Olhe, e esse homem que foi para lá, rapaz, e então, o pastor parece que o viu assim e lhe disse: Olhe, temos um visitante aqui. Por favor, diga seu nome. Não, olhe, (Aplausos). O homem disse: Eu pensava que eu estava mal, mas eu estou melhor do que todos vocês. (Aplausos).
Olhe, ouça, para terminar, fé é a certeza de quê? Do que se espera? A convicção, ou seja, fé é a certeza do que você está o quê? Esperando, a convicção de que vai chegar, não se vê, o está esperando, e há convicção de que vai chegar. Ah? Essa é fé. (Aplausos).
Agora, veja o que acontece ao sistema. Você lhes diz: Irmão, como está? Em fé digo que estou bem. Te dizem assim: Eu vivo por fé. E então, eles começam a praticar sua fé, mas então, vem um pensamento: E se um demônio me impede a situação? Porque se colocam antes da cruz, se metem ao calendário velho. Têm um calendário, estão olhando a Quinta-feira, Quinta, e não vêem que esse calendário tem 2000 anos. Então, o que acontece? Diz que Daniel orava e vinha um espírito e impedia a situação. E então, como eles não dividem pactologia, pois então dizem: O que você está esperando, irmão? Não, eu estou confessando de que tudo está bem comigo. Eu digo que tudo está bem. Sim, mas e se um espírito, um demônio entra na oração e lhe impede para que Papai Deus não te escute?
Diga-me uma coisa, você está orando suficiente? Então, de repente a fé que é a certeza começa a receber impedimento. Diz: Ai Pai, eu que não li a Bíblia ontem, Efraim. Olhe, você está orando suficiente? Bem. Quanto tempo você ora? Bem, eu trabalho 8 horas, você sabe. Mas, você está orando? Você aparta um momentinho para orar com Deus? Ah não, irmão, você não vai para lado nenhum.
Então, fé é a certeza, mas já não é convicção, porque você não pode exercer fé com um diabo tão grande como pintam os evangélicos. Você não pode ter certeza perdendo a salvação toda semana. E então, o que acontece? Que este tipo de palavra causa uns efeitos que têm ao povo, não o têm em fé, porque fé é a convicção.
Quando você diz: Eu estou abençoado. Eu estou completo. Pois, você diz: Pois veja, se eu estou abençoado e estou completo, e Cristo está em mim, e eu estou assentado juntamente com ele em lugares celestiais, digo que tudo está bem. Então, quando te vem um pensamento desses a dizer: Não, que não vai te dar certo. Rechaço-te, porque eu tenho a convicção de que isso vai chegar aí. E então, pois, você encontra um povo que quando você lhe diz: Abençoado, como está? Umas provinhas por aí passageiras, mas tudo está bem. Olhe, porque os efeitos das sãs palavras. (Aplausos).
Abençoado, entre neste estilo, aí está o segredo. Olhe, eu tenho praticado esse segredo aqui em Miami, ao ladinho teu eu tenho praticado. E tem vindo uns bombaços, rapaz, e provas, e tribulações. E o Senhor me disse: O que você vai dizer agora? Papai, perdoa-me, eu sei que tudo está bem. Assim é que eu gosto José Luis, assim é que eu gosto que me digas. Senhor, mas olhe, que isto, que aquilo. José Luis, fique tranqüilo. Diga: TUDO ESTÁ BEM. Tudo está bem. E eu tenho tido probleminhas bem sérios.
Olhe, uma vez Jesus Cristo estava com os discípulos, e estavam em um barco, e então, Jesus lhes disse: Passemos ao outro lado, passemos para onde? Então, se pôs a dormir no barco, Jesus, e eles se esqueceram de que Jesus lhes havia dito: Para onde vamos? Para o outro lado. E começou a descansar um momentinho, e em seguida começaram a falar-lhe: Olhe, rapaz, como é que você vai estar dormindo, veja esta tormenta que há aqui. Nós seremos liquidados aqui, vamos nos afogar, e você aí dormindo. Olhe, imagine que Jesus lhes tivesse dito: Um momentinho Pedro, o que foi que eu te disse quando subimos no barco? Bem, você disse: Passemos ao outro lado, mas, e isto? E ele disse: É que eu não funciono assim, Pedro. Se eu te digo: Passemos ao outro lado, vamos chegar ao outro lado, mas não me tire do repouso, deixe-me descansar, rapaz. O que é o que acontece?
Pois, então, abençoado, quando você retém as sãs palavras que o apóstolo Paulo dá a vocês, o fundamento que está posto, vosso sim seja para sempre: Sim, sim e nele, amém. Não tenha medo. Por quê você não se propõe a dizer: Bem, desde agora em diante estou em certeza e minha vida vai mudar. Ah? E se você foi abandonada e seu esposo se foi: A mim não importa. Tudo está bem e vem algo melhor. Ah? (Aplausos). E se o demitiram do trabalho: Vem algo melhor. (Aplausos).
O apóstolo Paulo disse: Ele sempre nos conduz em triunfo. Quando? Sempre. Mas é para os que estão em fé, para os que estão em certeza. Abençoado, aqui eu não falo palavras suaves, nem palavra vã, aqui eu falo palavras sãs, depois da cruz. Os resultados são gozo, tranqüilidade, saúde, perdão, não tens problemas com ninguém, já perdoou teu papai, a tua mamãe, olhe, a todo o mundo, fácil facílimo. Porque é que a graça te dá uma paz tremenda, e te faz uma pessoa tranqüila. Você sabe que tudo está bem? Sempre, tudo está bem. Você é que complica a coisa. É você que se encerra entre essas quatro paredes e começa a chorar, e a chorar, e o que vai acontecer..? E que meu Deus, e começa a ver as notícias, que as bombas explodiram... Olhe, tudo está bem.
Você sabe onde está Jesus Cristo? Fazendo uma sesta, no repouso, tranqüilinho. Não, que vai morrer. Pois, que morra quem tiver que morrer. O quê? O Senhor é Senhor de vivos e de mortos, se você não pode agüentar esse familiar que morreu, deixe-o morrer tranqüilo, que o Senhor resolve isso.
Não foi Paulo quem disse: Para mim o morrer é lucro? Há dois tipos de morte, a morte que temos falado nestes dias, que é lucro; e a morte quando teu corpinho deixa de respirar, ambas são lucro. Mas, quando você diz: Já não vivo eu, vive Cristo em mim, e o que me resta na carne é na fé. Na fé de quem? Do Filho de Deus. E qual é a fé do Filho de Deus? Que te diz que tudo está bem, que tudo está sob controle, que tudo coopera para teu bem. Pare com a queixa e comece a dar graças para que você veja que tudo sempre esteve bem. (Aplausos).
Já não vivo eu. ALÔ! Já não vivo eu. O morrer é lucro, assim que é melhor que, já não vivo eu, vive Cristo em mim. Olhe, eu quero que você cresça nestas atitudes, e eu te digo, a mim me tem ajudado, como me tem ajudado. E estou tranqüilo.Você sabe o que é isso? Estou tranqüilo. Olhe, e com 22 nações aqui em cima é para estar ocupado, e com umas continhas que me chegam, que quando me chegam às vezes me dá vontade de dizer a vocês, e então o Senhor me diz: Adeus, e não já me disseste a mim? E qual é a idéia de dizer a eles? Para que te dêem? Não, José Luis. Eu não te chamei a um proceder assim. Tranqüilo, que tudo está bem.
Ah, tudo está bem nas finanças? Papai, tudo está bem em todas as áreas. Repousa. E tudo está bem. E essas atitudes você as tem que levar para a tua casa, levá-las para tua vida privada. Leve-as. Em todas as áreas aí, e repouse, que quem te chamou é fiel. Quem te chamou é fiel. Não o faças a ele mentiroso.
Veja, o Bispo Martín dizia que Jesus Cristo disse: Não há nenhum que tenha deixado algo por mim que eu não o devolva cem vezes mais. Como? Nenhum. Nenhum. Você sabe como ele prova isso? Diz, quando morrem se queixando, depois averiguam lá no céu que eu lhes dei cem vezes mais. Pois, não espere morrer para crer nisso. Receba-o desde agora. Olhe, cem vezes mais é bom. A mim não tinha que mudarem essa medida, se me derem cem vezes mais, perfeito, mas a mudaram. Agora é muito mais abundantemente.
Olhe, eu quero que você caminhe no terreno da fé. Você sabe como é que você sabe quando você está em fé, vivendo em fé? Quando você diz: Se isto não funcionar, ai pai, estou liquidado, estou em quebra. Mas, como estou na fé do Filho de Deus, me sustenho. Eu estou em um terreno onde eu não posso raciocinar, porque se eu raciocino me cai todo o edifício assim. Se eu raciocino, rapaz, chega o primeiro o fator medo, mmmmm, e então, vem a velhice, fator velhice, eeeeeee, as ruguinhas. Depois vem, depressão, mmmmmmmm, depois vem a confissão: Rapaz, isto está pior. Rapaz, a rua está muito dura, rapaz. E depois vem o fator: Você tem que buscar... Engana, mente, faz o que for para sobreviver, e então, começa a maltratar, e a maltratar, e vives do conto, e abusando, e fazendo e mentindo.
Abençoado, você não nasceu para isso, você nasceu para viver tranqüilo, aprenda a colocar o Senhor no seu lugar: Senhor, se tu me trouxeste a este mundo, revela-te. Anjos, vamos, aqui estou. Vou cumprir com o meu, com o que eu posso, e vocês cumpram com o seu. Ah?
A seu nome glória, olhe. (Aplausos).
Olhe, eu declaro que estas palavras chegam aí. Isto não é palavra vã, sei o que estou te dizendo. Isto tem peso, especialmente aqueles que praticam, e são humildes, e dizem: Senhor, aqui estou, tua palavra diz. E que palavra? A que está depois da cruz. Não se meta antes da cruz, ali sim é que as coisas estão duras. Antes da cruz? Ui! Veja como está o sistema, chega semana santa e começam as pessoas a chorar, então, vêm a Cristo jogado na cruz ali. Pobrezinho, que tu o mataste. Fui eu? Sim, tu mesmo.
Rapaz, uma vez eu comprei uma casa em Massachussets, e quando fui ao sótão, quando entrei ali, parece que eram italianos e havia uma porta cravadinha, sabe?Bem fechadinha. E eu disse: Olhe, o que terá essa porta? E peguei, e peguei um pé de cabra e comecei, aí há algo, aí há algo, oxalá seja dinheiro, disse eu. Rapaz, quando abri aquilo, havia como 20 Cristos “arremillados” (com o rosto enrugado por causa da expressão de quem está sentido dores) encravados assim. Eram uns religiosos que esconderam essas cruzes ali, rapaz, assim todos jogados.
E quem disse que Cristo está assim? Não diz você que ele ressuscitou? Não, mas é que eu gosto de vê-lo assim cheio de espinhos e de lágrimas. Não, Paulo diz: Não o conhecemos segundo a carne já. Não o olhe assim, porque isso foi temporariamente, enquanto tirava o diabo, o pecado, a maldição, a pobreza, já ressuscitou, está vivo, está completo, assim é que você tem que olhá-lo. (Aplausos).
Essa religiosidade das pessoas, que sempre gostam de se castigar, são pessoas bem estritas e são loucos com a semana santa, e são loucos, você sabe, com a tristeza, e você os vê sempre: Shh, cale-se. E têm medo do barulho, e tudo, nem vivem, e pegam aos filhos... Saberá Deus se você é vítima de pais assim, que eram muito religiosos, e muito estritos, e sempre tudo era pecado, e tudo era mal. Então, vão fabricando em você uma mentalidade, e ver a Papai Deus em uma cruz assim, isso promove temor. Na vida de uma criança o destrói. Essas Escolas Dominicais onde começam a apresentar-lhes retratinhos de lá, costumes judaicos, e a Cristo vestido com túnica, e olhe, esse é Papai Deus que morreu por ti. Olhe, quando eu conheci esta palavra o primeiro que fiz foi que rompi a escola Dominical: Aqui não há mais Escola Dominical, eu sou a Escola Dominical, escutem a mim, crianças e pais, e todos. Enquanto eu dava vida aos professores.
Você não vê que esses professores me pegavam essas crianças e começavam: Olhe, Papai Deus vai te castigar se você se comportar mal. Então, o rapazinho desde pequeno começa a ver a Papai Deus com um chicote. Assim você mesmo o via antes, e Deus não está nesses assuntos, Deus está nos assuntos de abençoar. Não, que a ira de Deus vem. Que ira? Se ele já se desquitou na cruz faz 2000 anos. Como? Mas, os juízos? Esses são rudimentos. Não há nenhum juízo que vem, o que vem é bênção para ti, bênção para a igreja. Juízos, que juízos que nada. (Aplausos).
Estes pastores que dizem: Olhe que Jeová vem com juízos sobre a terra. Seguro, vem com juízos, faz 2000 anos na cruz se desquitou de uma vez e por todas. Ali pegou e destruiu ao diabo, tirou os juízos, e Paulo diz: Irmãos, nós não estamos para herdar maldição, senão, bênção. E que juízo, que Papai Deus está atribulado com o pecado. Atribulado com o pecado? Se ele o tirou na cruz, em um só dia o tirou da terra. O que há são pessoas travessas, por não conhecerem a graça. Quando conhecerem a graça vão embora todos esses maus costumes e estupidezes, e começam a reinar em vida. ALÔ!
Diga a teus filhos que tudo está bem. A teus filhos em tua casa: Olhe, paizinho, tudo está bem. Tranqüilo. Que a escola está bem, porque se não, te buscam as bobagens que existem nas escolas de hoje.
Olhe, vamos estar em pé. Olhe, vamos pedir a Josefina que cante. (Aplausos). Vocês querem ouvir a Josefina cantar? Ah? Mas, olhe, é um “vallenato” Colombiano. Ah? Você se atreve a cantar? Venha, Josefina. “Graça Fresca”. Ela diz: Não, que você nunca me deu parte aqui. Pois, aí a tens. (Aplausos).
Ela se passa cantando em casa, que cante aqui. Ah? Mas, escutem-na, só façam coro no coro. Mas, escutem a letra. É direto ao assunto.
Ai, Pai. Abençoados. Eu sei que estão tão alegres, tão felizes com esta maravilhosa palavra da graça, este consolo tão belo, tão eficaz, tão maravilhoso. Verdade? Aqui sim é que está Deus. Abençoados. Todas as Quartas-feiras, o temos aqui em uma aula a cada semana, cada Quarta-feira, e às vezes, quando falamos a essa classezinha, temos um exame e “puquiti”, (uma expressão latina que equivale a quando alguém diz “então...” e não termina de falar porque se entende esta palavra junto com a expressão corporal “dando de ombros”) nos perguntam isso. Assim que, quisera dizer a vocês que tudo está tão friamente calculado que o Senhor me teve 4 anos e meio conhecendo primeiro a meu Apóstolo José Luis De Jesús, e esta palavra fazendo vida em minha vida, deixando-me atrás e desejando algum dia ter a meu Apóstolo perto para dizer-lhe: Graças. Quatro anos e meio, primeiro para respeitar a meu Apóstolo, e depois aprender a dividir. É por isso que eu sei que quem está aqui é meu Deus, igual a você, e é por isso que eu sou exatamente igual a você, abençoada com todas as bênçãos, um deus igual a como és tu, graças a esta palavra da graça.
Pois, esta palavra me levou a fazer esta canção de Carlos Vives que agora é tua, e do mundo inteiro e diz assim:
“Esta graça de tua boca
que me faz criatura nova
que tira toda mentira
e se meteu em minha cabeça.
Que me faz Ter domínio quando
As penas me assolam
Que me leva ao mesmo céu
E na terra me prospera.
Ai, que digam, que digam, digam
E ainda que já não tenha dúvida
Que o Apóstolo José Luis
Me gerou nesta loucura.

Sim, sim, sim,
Que esta graça é tão profunda
Que tu és o escolhido e
Que ninguém me confunda.

Que tu és meu único Apóstolo,
O que me iluminou os olhos
O Paizinho desta graça
O que acalma minha raiva
O que toca a trombeta
E que me ensinou esta graça
Esse que sempre em minha igreja
Com os anjos me manda

Sim, sim, sim,
Que esta graça é tão profunda
Que tu és o escolhido e
Que ninguém me confunda.

E que digam na rádio
Que eu sou salvo de “araque”
Que o digam nos diários
E depois da novela
E em um letreiro que diga:
Como esta graça nenhuma
Que o digam na China
Que o digam na lua.

Sim, sim, sim,
Que esta graça é tão profunda
Que tu és o escolhido e
Que ninguém me confunda.


Graça é, graça é
Graça é, graça é
Graça é
Graça é, graça é
Graça é, graça é
E esta graça eu nunca a esquecerei.

Em tua confissão, abençoados, em tua boca, em tua mente, em tua vida. Os amo muito.



sexta-feira, setembro 29, 2006



(calqueo ministrado em 31/10/2001)
Bem, vamos então ao conselho do Senhor neste dia. Que tal? Sim? Vamos ao conselho de Deus? Olhem, este conselhinho me chegou quando estava tomando sol em Bogotá. Estava um pouquinho frio e então abri a cortina procurando o sol e ouvi a voz de Deus que me disse: - José Luis, você tem que cuidar de minha igreja -. Imediatamente me sentei e peguei... Comecei a procurar versos bíblicos e daí é que vamos basear a palestra, "Cuidando do que Deus amou", a cabeça cuidando dos seus membros. Amém? A cabeça cuidando dos seus membros. Se você vê uma mina que vai explodir, ou se disserem que há uma bomba, uma granada enterrada na frente, você sabia que o seu pé não pode fazer nada por isso? A cabeça é aonde chega a informação. Então, a cabeça diz ao pé: - Se você caminhar nós vamos morrer aqui -. Agora, notem que os membros não podem fazer nada pela cabeça. Você sabe que em tua cabeça é que está tudo o que teus membros fazem. Os teus membros simplesmente... Olhe, agora mesmo a cabeça me faz mover minha mão assim, mas vem daqui, não é de minha mão. Minha mão está disponível para fazer o que minha cabeça diz a minha mão.
Então, assim na área espiritual Deus põe uma cabeça na terra e põe membros. E então, pois, Deus diz a mim: - José Luis, cuide de minha igreja -, e eu nunca havia entendido isso. Eu espero que os membros se cuidem e me disse: - Não. Os membros não podem. Eu te pus para cuidar de minha igreja e se você não cuidar a igreja pode... -. E o verso que ele me deu para começar está em Segunda carta aos Coríntios, capítulo 11. Imediatamente quando ouvi essa voz que me disse: - Cuida da minha igreja -, pois então, me lembrei deste verso que eu tenho há anos, mas, que nunca havia falado dele. Porém, me veio este verso à mente e o procurei.
Segunda carta aos Coríntios, capítulo 11; quando encontrarem, todos os que tenham encontrado podem dizer: ABA PAI! Veja o que diz o pai, aquele que gerava naqueles tempos. Capítulo 11, verso 28 (Segunda aos Coríntios), veja como ele terminou falando aqui: "E além de outras coisas..." Aí estamos? Depois que falou uma porção e um sem número de coisas antes desta, disse: "E além de outras coisas, o que sobre mim se acumula a cada dia, a preocupação pela..." Quantas igrejas? Vejam bem, ele não disse: - O que está sobre nós -. Ele não disse: O que está sobre mim e os demais apóstolos -. Não, porque os demais apóstolos não sabiam cuidar da igreja do Senhor porque os demais apóstolos eram apóstolos de um falso evangelho, o evangelho da circuncisão, falso para nós os gentios. Portanto, quando Deus escolhe a Paulo e o põe por cabeça, o põe como pai, o põe como Apóstolo, o põe como guia dos gentios, então, o único que tinha discernimento para cuidar da igreja era Paulo. E então, ele disse: - Olhe, o que sobre mim, sobre mim, é sobre mim. Não é sobre Timóteo, nem mais ninguém, é "o que sobre mim se acumula a cada dia, a preocupação por todas as igrejas".
Sabe por quê? Porque ele sabia que ele iria perdê-las todas e as perdeu. Bem, todos o abandonaram, todos o abandonaram e finalmente os da circuncisão possuíram a igreja e apresentaram um falso evangelho ao mundo, que é o evangelho que sai de Roma, através do papado e através do catolicismo. Isso não é evangelho, isso é uma combinação de símbolos do velho testamento misturado com o novo testamento e misturado com Jesus de Nazaré. Digo, não estou criticando, qualquer um que estude um pouquinho de Bíblia diz: - Sim, é assim -. Porque quando você vai a uma missa e você vê um padre que pega as campainhas e o incenso, e você vê que é como um símbolo do velho pacto, como se fazia no deserto, como se fazia nas sinagogas. Portanto, Paulo é o único, o único apóstolo que disse: "Eu tenho ocupação por todas as igrejas. Tenho que velar por elas, tenho que cuidar delas, tenho que cuidar dos falsos apóstolos, apóstolos fraudulentos".
Vejam como diz no verso 13, daí, do capítulo 11. "Porque estes são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, que se disfarçam como apóstolos de Cristo". E então, Paulo tinha essa encomenda e essa encomenda não se podia dar a ninguém, ninguém poderia lhe ajudar nisso. Timóteo não poderia lhe ajudar, Epafrodito não podia lhe ajudar, os apóstolos não podiam lhe ajudar porque ele era a cabeça. Deus escolhe cabeças para dirigir. No velho pacto, na sombra, por exemplo, uma vez a arca ia cair e havia os filhos de um sacerdote que ao virem que a arca iria cair, como aquilo era algo tão sagrado, eles quiseram por a mão para ajudar e foram mortos. Porque Deus tem pessoas escolhidas para isso, eles não podiam se meter. O que eles tinham que fazer era tirar as mãos e que, se caísse, era porque Deus permitiu que caísse. É a mesma coisa que, às vezes há pessoas que vêm até a mim e querem me aconselhar. Dizem a mim: - Olhe, eu te recomendo isto, isto... -. Mas é que Deus me disse: - Eu não pus a outro para isto, eu escolhi a você -. Olhe, até o meu pai mesmo, que como pai e filho, vocês sabem, o pai já ancião, meu pai é um homem que já tem quase 80 anos, um homem que já viveu muito, ama muitíssimo ao Senhor. E ele às vezes trata de me aconselhar, e o Senhor me diz: - Não o escute -, tenho que me livrar até de meu pai. Ou seja, nisto aqui eu não posso pôr nem família e nem amiguinhos.
Olhem, o mesmo, perguntem a Carlos Cestero se ele crê no apostolado, esse tem zelo com o apostolado. E você pensa que ele se atreve a me dar um conselho? Às vezes eu lhe digo: - Olhe, Carlos, o que você pensa disto? -. E ele me diz: - Mmm, aí eu não me meto, Apóstolo. Aí, é o que Deus te diga... -. – Sim, mas, o que você pensa? --. – Não, não, aí eu não me meto -. Olhem, como ele tem isso definido. Mas eu não entendi a sua atitude até esta semana em que Deus me disse: - Eu te pus por cabeça -. Carlos é um membro do corpo. Imaginem, eu estaria dizendo a minha mão: - Olhe mão, o que você pensa acerca disto? -. – Não, se eu dependo de você... --. Estaria dizendo a meu pé: - Olhe pé, o que você pensa? -. Não. Imaginem. Você não espera que o teu estômago te fale pela noite e te diga: - Olhe, o que você vai comer? -. Não, não, não, a cabeça decide: - Não, coma isto -. Pois, vocês me entendem o que eu estou dizendo? Verdade que sim? Estamos tratando com a igreja, estamos tratando com leis espirituais que aplicam ao Ministério, mas eu não me dava conta.
Eu, em falsa humildade, sempre me passo pedindo opiniões, porque eu as peço e estou preparado para pegar opiniões. Mas agora, a falsa humildade se converteu a mim em outro zelo. Não, não, espere aí, não é que seja humildade, é que não me atrevo agora, porque se Deus me escolheu para este trabalho, algo ele viu que ele pensa que eu, com a mente de Cristo, vou fazer bem feito. Porque assim aconteceu com Paulo, Deus escolheu a Paulo, Paulo foi um criminoso, foi um homem que obrigou uma porção de pessoas a blasfemar e de repente, Deus o escolhe. E agora, Paulo diz: - O que sobre mim, isto é meu trabalho, irmãos. Não se metam nisto, porque isto é um trabalho que eu tenho que cumprir -. E então, pois, ele foi zeloso, foi zeloso com isso.
E mais, no verso 29, vejam como diz: "Quem enferma, e eu não enfermo? A quem se lhe faz tropeçar, e eu não me indigno? Se é necessário gloriar-me, me gloriarei naquilo que é minha debilidade". Mas Paulo, Paulo tinha muito claro que ele era a mente de Cristo aqui na terra, ele não era Cristo, mas era a mente de Cristo aqui na terra. Em outras palavras, Deus escolheu a mente de Paulo para comunicar o evangelho. E então, logo que ele morreu, a mente de Cristo desapareceu da terra, então, entrou a religião, entrou a obscuridade. E então, até este Ministério começar, e então ele me chamou e me ativou a mente de Cristo. E a ativou em mim, porque teve que me levar ao paraíso para me revelar esta mensagem. Isto eu não poderia inventar. Eu não, eu estaria no mesmo sistema que hoje trato de consertar. Ali eu estive, se Deus não me falasse e me apresentasse a forma de como ele pensa... Então, me revelaram a mente de Cristo. Então, eu ativo a mente de Cristo em você e então, eu te faço pensar como Cristo pensaria acerca do evangelho. Por isso é que você experimenta essa satisfação. Quando você diz: "Vamos de glória em glória", vocês sabem por quê é de glória em glória? Porque você não pode voltar à quarta feira passada. Você não está vendo que isso você já sabe e isso é parte integral, o conhecimento que eu dei na quarta feira passada, isso já está integrado em tua vida, porque isso você conheceu antes da fundação do mundo.
No sistema não. No sistema você vai de lei em lei, de problema em problema, de tribulação em tribulação, de dúvida em dúvida. E mais, no sistema você vai se debilitando mais, as pessoas se sentem... Dizem que perderam o seu primeiro amor. Eles dizem: - Ai! Oxalá eu fosse como era quando comecei há quinze anos atrás. Mas eu já vi tanto na igreja que já não posso ser como antes -. Aqui não. Aqui você vai de glória em glória. E chegou hoje, e hoje você pensa melhor do que na semana passada e do que no ano passado, e do que o outro passado, você tem mais forças, tem um melhor estado de ânimo. Porque essa é a glória da igreja. A glória da igreja, vocês sabem qual é? Que você vai de glória em glória, de experiência em experiência, de conhecimento em conhecimento. E vai melhorando, vai crescendo, se sente com fortaleza, sente que está mais cimentado nas verdades que você conheceu. Você sente que está amadurecendo porque você vê a tua carne e também vê o teu homem interior. E então, começa a comparar e já... Tua carne, você começa a conhecê-la e já, quando ela se manifesta você lhe diz: - Você não vai me enganar, eu já sei, eu já passei por estas etapas. Agora, eu já estou mais crescidinho, assim que vou te dominar nisto e te digo que não -.
Olhem, as debilidades do ano passado, já não estão mais, vêm umas novas, mas ainda que seja, aquelas já não estão mais. Sim, porque você vai conhecendo a tua carne. Aquelas coisas que antes te dominavam, que você as fazia com tanto afinco, de repente você diz: - Ah, isso já não me incomoda, isso já passou, eu já cresci -. Por isso é que nós não nos conhecemos segundo a carne. Você sabe por quê? Porque a carne é passageira. O quê? Que eu te vi fazendo algo? Ou vêm e me dizem: - Olhe, você sabia que fulano, aquele que se senta ali... -. E eu lhe digo: - Não te metas nisso. Porque olhe, isso que você viu aquele irmão em um ano, isso já é uma bobagem para ele, é um "pellizco de ñoco" (expressão que significa um pedacinho de nada) -. Você já viu alguém sem dedos beliscando? Isso é o bom deste evangelho, que você não tem que estar atento às debilidades de ninguém porque a pessoa vai mudando, vai de glória em glória. Assim é que eu cuido da igreja, dizendo a você: "Não te metas com teu irmão", porque todos mudamos.
Eu me conheço a mim mesmo, as coisas que antes me incomodavam já não me incomodam. Sim, mudam. O corpo vai de um lado para outro e você o vai conhecendo, e o espírito. Diz que a carne se opõe e o espírito também se opõe, mas o espírito é cada vez mais forte. A carne traz novas coisas, novas debilidades, novas maquinações, mas como teu espírito já está tão forte, você diz: - Deixa disso, porque isso é uma bobagem. Eu vou me meter com essas bobagens? Eu já cresci. -. E cresceu para amar a teu irmão, para dar uma palmadinha nele; - ande para frente, esqueça isso -. – Não, você sabe, que no ano passado, você se lembra? --. – Esqueça aquilo, eu não me lembro daquilo, do ano passado já não me lembro -. – Sim, mas você se lembra que quando eu vim aqui há três anos atrás, que eu te fiz isto --. – Isso foi há três anos, estamos agora em outra glória -. (Aplausos).
E então, vejam bem, a glória da igreja, o tema de hoje é "A Cabeça cuida dos membros da igreja". Vejam, a glória da igreja é muito importante, porque, o que é uma igreja? Olhem, há igrejas que crescem e há igrejas que não crescem. Correto? Sim? Há igrejas que você vê que elas não saem do mesmo número e ficam ali, suportando, e o pastor sofre, ele gostaria de ver crescimento. Porém, há um cuidado que se tem que ter com isso. Por exemplo, vejam, quando eu cheguei aqui a Miami, eu fui bem cuidadoso em desenvolver a igreja, muito cuidadoso. E então, a igreja ia se manifestando e eu ia aprendendo. Por exemplo, vejam, uma igreja começa com os louvores, esse é o primeiro aspecto da igreja. E então, às vezes eu notava que os louvores duravam 45 minutos, e cantava e cantava e todo mundo muito alegre. Mas então, o que acontece? Há pessoas que chegam novas que você quer que elas fiquem, mas 45 minutos cantando, depois de 8 horas de trabalho, é como... Vocês sabem. E vocês sabem o que acontecem com essa pessoa da próxima vez? Na próxima vez vai chegar meia hora mais tarde para pegar 15 minutos de louvor. Digo, quando é um dia na semana como hoje, é diferente, mas como estamos na Internet, não podemos esticar tampouco.
Mas, quando as igrejas que escutam, os pastores que querem que a igreja cresça devem ter cuidado. Nos serviços de semana já é entre família, mas no domingo, devem ser uns louvores, 4 ou 5 louvores bem feitinhos. Ah, e aquele que dirige não pode trazer os problemas pessoas para cá. Ele tem que dividir: - Tive problemas com minha esposa, discuti com meu marido -, isso você deixa lá porque aqui tem que formar um ambiente... Porque esse pequeno momento de 15 minutos louvando ao Senhor, você logo passa para aquele que vem com a semeadura. E se deixa um mau saber nesses 15 minutos, aquele que vem com a semeadura tem que vir levantar esse ânimo. Então, Deus me dizia: - José Luis, cuida da minha igreja, cuida da minha igreja -. E às vezes eu estava ali e vinham pessoas que me diziam: - Apóstolo, olhe, eu não posso estar tanto tempo de pé, 45 minutos cantando -. E dá-lhe, e o corinho é repetido 10 vezes, e dá-lhe que é tarde, e dá-lhe que é tarde, e já a pessoa... Vocês sabem. Basta repetir duas vezes bem cantado, duas vezes. E então, eu dizia: - Mas, venha e sente -. E me diziam: - Apóstolo, é que meu proceder... Eu não me atrevo a ir, os demais de pé e eu sentada ou sentado, me canso. Prefiro chegar mais tarde -.
Mas então, isso debilita outra coisa, porque por chegar tarde, o outro que vê também chega tarde, e todos começam a chegar tarde. E o Senhor me dizia: - José Luis, cuida da minha igreja -. E então, tem que ter cuidado aquele que dirige o louvor, tem que ser específico. Ah, e que não demore meia hora para introduzir um corinho, tem que ir direto ao corinho e levar a igreja ao louvor. Não é tocar um louvor, é levar a igreja a louvar. Porque às vezes, há pessoas que por tocar bem e para ficar bem, então, formam um "show" (espetáculo). Não, não é um "show", é o louvor. São cuidadinhos que a pessoa deve ter.
Ah, outra coisa. Eu tenho visto isto e é um conselho, lembrem-se que estão me vendo pela Internet, muitos pastores. Eu tenho visto isto, eu tenho visto chegar um visitante e um pastor nosso, eu tenho visto isto, não aqui em Miami. Mas eu vi um pastor dizer: - Quem está visitando? -. E então, vocês sabem que os visitantes, especialmente aqui no nosso lugar, vêm meio assustados. Eu tenho visto pessoas que entram pela porta, olhem, e fazem até o sinal da cruz, se por acaso... Porque vocês sabem que de nós, se dizem muitas coisas, então, olhem, às vezes, esses visitantes não gostam que se dê a eles muita atenção. E então, você, com um procedimento muito específico, quando chega esse visitante, pegue o seu nome e diga: - É uma alegria ter a família Rodríguez, Hernández, Torres, quem seja. Muito prazer -. Ou, - Quem lhe convidou? Sim? Muito obrigado, pode se sentar -. Mais nada. Mas, eu tenho visto pastores, - Essa irmã, olhem, eu lhe digo que Deus te conhece desde antes da fundação do mundo. Você vai sair daqui... Olhe, e mais -. Então, a pessoa se sente... Você já viu quando em um teatro põem a câmara no artista? "The spot is on that person", (a atenção está sobre essa pessoa). Vocês sabem, lhe põem o "spot light" (a luz principal), aí, então, a pessoa diz: - Eu não volto mais aqui porque prestaram muita atenção em mim -. Então, todo mundo começa a olhar.
Olhem, eu como Apóstolo trato de ter cuidado com isso. Eu trato de ter cuidado, porque você quer que a pessoa fique. Então, vamos fazer uns louvores, vamos recolher a sementeira, não uma semeadura dessas. "Carlos, perdoe-me". Às vezes, quinze minutos aí pregando Carlos Cestero uma sementeira de 15 minutos. Não. Um domingo, cinco minutinhos, quatro minutinhos, mas não pode passar disso. Porque, se há visitantes especialmente, e de repente começa e dá-lhe que é tarde, porque olhem, que isto... Então, a pessoa, - Olhe -. Eles não entendem isso. Se você quer que a tua igreja cresça, vá direto ao essencial, eduque no dia de semana, mas no domingo, tranqüilinho... Digo, estou falando de cuidando da amada do Senhor, o que mais ele amou.
Sabem por quê? Porque, tão logo chega o pastor que vai pregar, já tem um bom ambiente, o terreno está precioso para pôr a semente. E como vamos pôr a semente, como eu fazia antes? "Carlos, eu também levo minhas pauladas, perdoe-me". Antes eu pregava uma hora e quarenta e cinco minutos, uma hora e quarenta e cinco minutos um domingo. Imaginem, que a pessoa diz, ou seja, um visitante, hora e quarenta e cinco minutos. Até que o Senhor me disse: - José Luis, olhe -. E mais, até os calqueos eu os reduzi, a idéia não é o muito que se fala. É ir ao essencial. Aos versos bíblicos, um, dois, três. Eu às vezes, preguei aqui trinta minutos, quarenta e cinco minutos cuidando da igreja do Senhor. Isto é o que Deus mais amou. Olhem, às vezes, nas Escrituras diz que os filhos das trevas são mais astutos que os filhos da luz. Você já viu uma pessoa que tem um negócio de roupa? E põe um manequim com certa roupa, vê que não vende ma primeira semana e diz: - Vamos pôr outra ou vamos pôr o manequim no outro lado. Vamos mudar a mercadoria -. Digo, isto não é um negócio de roupa, mas, estes são os negócios do Senhor. Amém?
Então, quer dizer que a igreja do Senhor é do que nós temos que cuidar. Digo, a parte de doutrinas que não estejam em linha. Imaginem, uma pessoa que não calque. Isso já é o cúmulo porque a glória do calqueo é para manter a unidade do Espírito. Imaginem, um pastor que esteja me escutando, a idéia é repetir o que eu repito para guardar a unidade. Não para me agradar, é para guardar a unidade do Espírito. Porque se eu uso cinco versos, como é que ele vai usar vinte? Você sabe... Submeta-se, tranqüilinho, que a igreja vai, olhe, de glória em glória, com uma comidinha. Você já viu que os melhores restaurantes não servem muita comida? um restaurante caro, pouca comida; em um restaurante barato, servem uma panela assim de arroz que quando você sai por aí, não pode nem caminhar.
E você sabe por quê temos que falar assim? Temos que falar assim, sabe por quê? Porque a glória da igreja do Senhor quem a dirige são os membros humanos, como aquele que recolhe as ofertas, o diácono, como o que dirige os louvores, como aquele que serve a fitinha cassete. Olhe, se você se coloca aqui, seja para recolher as ofertas, seja posto você a fazer o que seja, já estão olhando a você, porque você está de pé, está fazendo parte. Enquanto você estiver sentado não há problema, você pode ter uma cara assim, uma cara larga assim, bem, está sentado, veio visitar. Mas uma pessoa que participa, deve ser cordial, deve ter um proceder. Imaginem que você veja uma criança correndo e você vá e bata nele, então, o papai não vem mais e diz: - Espere aí. Eu vou à igreja para quê? -. Tem que ser amável.
Olhem, anos, muitos anos atrás, eu tinha aqui uma abençoada que vinha às quartas feiras e nada mais, as quartas e punha $3,000.00; $2,000.00; $4,000.00 dólares todas as quartas feitas no pratinho. Um dia ela chegou tarde e estacionou em um lugar onde não tinha que estacionar e um líder daqui foi e disse a ela: - Olhe, o Apóstolo disse que aí não se pode estacionar (gritando) -. Não vi mais a doutora, não vi aos quatro mil, nem os três mil, nem os dois mil, mas, como eu sou o responsável, quem é que mandou eu ter essa pessoa aí, ajudando? Irmãos, é cuidando da igreja do Senhor. As pessoas têm que ser amáveis, tem que ter um bom proceder, bom trato, porque a igreja do Senhor está feita de seres humanos. Quando uma pessoa vai à igreja, a pessoa espera o melhor ali. A pessoa não espera repugnância, nem ninguém que venha lhe dizer: - Olhe, não se sente aí (gritando) -. – Olhem, eu me sento onde quero, você sabe --. São membros, são membros e já os membros tem que ser cuidados, tem que cuidar muito; porque compõem a igreja do Senhor.
Olhem, eu tive um problema em que eu mordia o lábio. Mordi tanto que tenho até uma bolinha aqui. Desfigurei meu lábio. Com quê? Com um membro do corpo, com os dentes era que eu mordia o lábio. Mas, não era porque eu mordia meus lábios que eu iria tirar meus dentes, porque eu não me mordia todos os dias. Digo, e as mordidas que eu me dava eram umas mordidas, olhe, que quando eu me mordia, se você estivesse comendo comigo, eu ficava em silêncio e me rolavam umas lágrimas assim. Porque me dava umas mordidinhas, bem, quando desfigurei meu lábio, imaginem... E graças a Deus a irmã de Martín Guío, que é uma dentista das melhores, e que ela descobriu que eu tinha este dente muito grande e o diminuiu um pouquinho, olhem, e eu não me mordi mais. Porém, vim descobrir isso tão tarde, se tivesse conhecido a Martín a quinze anos atrás, então, não teria me acontecido isso. Mas, não era por isso que eu podia tirar meus dentes porque meus dentes servem para mastigar a comida.
Então, não estamos aqui criticando para, - Tem que tirar aquele. Aquele, tire-o dali e ponha a outro -. Não, porque nós, os membros, somos necessários, com erros, como meus dentes que já tinham cortado esse meu lábio, mas, são meus dentes. Porque a igreja do Senhor se compõe de membros, de membros e tem que se ter muito cuidado com a igreja do Senhor. Ah?
Vamos ler Romanos, capítulo 12, para que você veja parte de como os membros do corpo funcionam. Romanos, capítulo 12, vamos ler do verso 4 em diante, veja bem as instruções que dá. Eu já chamo a isto de: "criando um bom ambiente na igreja do Senhor para que os visitantes venham e fiquem". Digo, quem dá o crescimento é Deus, porque nós não podemos fazer a igreja do Senhor crescer. Mas, dependendo de onde nos colocarmos e da forma que funcionarmos poderemos melhoras o ambiente da igreja do Senhor. No verso 4 diz: "Porque da maneira que em um corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm..." Quê? "... a mesma função, assim nós, sendo muitos, somos um corpo em Cristo, e todos, membros uns dos outros. De maneira que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se o de profecia, use conforme à medida da fé..." Esta não é a aquela profecia que você ouviu no sistema, na bruxaria: - Olhe fulano, assim te diz o Senhor, você está mal. Arrependa-se -. Não. É a profecia conforme a medida da fé, ou sejam o que já está estabelecido dentro do evangelho. Eu tenho visto pessoas aqui profetizar corretamente, que se põem em pé e dizem: - Apóstolo, o Senhor me mostra que assim, assim, assim -. Teve uma irmã que disse a Martín Guío um dia: - O Senhor me mostra que o Pastor Martín Guío deve ir a Colômbia -. E Martín Guío foi a Colômbia, e foi um êxito na Colômbia, e agora está aqui. Mas, há momentos de inspiração ou de exortação. A profecia tem que ser conforme a medida que já está estabelecida pela fé. Não pode me falar: - Olhe, que os cavalos brancos do Apocalipse -, porque isso não combina com o evangelho.
Diz o verso 7, "Ou se o de serviço, em servir, ou o que ensina, no ensino; o que exorta, na exortação; o que reparte, com liberalidade..." Vejam, essa irmã às vezes vinha,a que eu disse que não vi mais, essa irmã vinha e punha $3,000.00 dólares e se recolhiam $1,500,00 dólares em uma noite. Um só membro dando mais do que toda a igreja. Por quê? Porque reparte com liberalidade. Há pessoas que Deus pôs para dar mais do que todos os demais. Aqui há vários, neste ministério assim, que dão mais do que toda a congregação junta. Em um momento vêm e fazem assim, porque isso é um dom, é um dom neles e o fazem com gozo. Então, Deus os levanta e lhes dá finanças porque Deus sabe que essas finanças não lhes fazem mal. Pelo contrário, sentem um tipo de gozo que quando não têm para dar assim até ficam doentes, dizem: - Eu gostaria de dar mais -. São dons.
Diz: "... o que preside, na metade do verso 8, o que preside, com solicitude..." Olhem, "com solicitude", um bom estado de ânimo, que se põe aqui e: - Irmãos, como estão? Estão reinando em vida? Glória a Deus! -. Porque imaginem uma pessoa aqui que diga: - Como você se sente? -. Não, você vem em um bom estado de ânimo, porque está tratando com a amada do Senhor. Imagine uma pessoa que venha aqui para repreender você, a te dar golpes: - Como? Por quê chegaram tarde? Ah? Vocês não chegam tarde ao trabalho, por quê tem que chegar...? -. Imagine, há pessoas assim, que aplicam isso que porque ao trabalho não se pode chegar tarde porque te demitem, aqui você pode chegar porque aqui você não pode ser demitido. Naturalmente, se espera que você chegue cedo, mas, se você chega tarde, Graças a Deus que você chegou! Há pessoas que usam uns exemplos para ofender.
Diz: "... o que faz misericórdia, olhe, com alegria". E que faz misericórdia, com alegria. "O amor seja sem fingimento. Aborrecei o mal, segui o bem. Amai-vos uns aos outros, com amor fraternal; quanto à honra, preferindo-vos uns aos outros. No que se requer diligência, não preguiçosos; fervorosos em espírito, servindo ao Senhor". Olhe, "fervorosos em espíritos", quando fazem algo para o Senhor o fazem com gozo, e o fazem com este estado de ânimo. Olhe, eu, quando viajo, minha mala, desde o outro dia já... Eu ponho ali o que necessito já. Eu não vou aí, - Ah, uma viagem mais, tire a mala -. Não, não, minha camisinha, minha gravatinha, eu já ponho tudinho. Sabe por quê? Porque quando eu chego lá eu dou uma impressão. Imagine que eu vá com o colarinho assim todo virado. E os meus sapatos, eu trato de dar um brilho neles, e olhe, desodorante, e tudo. Ah, e olhe isto. Quando eu prego, eu sempre tenho uma pastilhinha no bolso da roupa, porque depois de falar uma hora, a pessoa tem mau hálito. E então, eu, por amor à amada, imaginem, que eu termine aqui, desça e comecem a falar comigo. Então, como há barulho, as pessoas se aproximam mais, imaginem. E mais, com os de confiança, eu não só uso uma balinha, senão, que eu lhes pergunto: - Como está meu hálito? Jaaaap! -. Digo, fervoroso, com solicitude.
Você não pensa que isso é bom? Eu tenho ido a lugares em que o pastor está com os sapatos todos virados, todos sujos ali e todo suado porque está trabalhando para o Senhor, vê? Você sabe, e então, de repente, pois, chega todo assim na igreja. Eu sou uma pessoa que chego a um lugar e vejo a um homem assim todo jogado eu digo: - Olhe, que está se passando? Uma camisinha, lavar isso não custa nada. Uma gravatinha -. Verdade que sim? Estamos falando da igreja do Senhor, o que Deus mais amou, a igreja. É com cuidado, com detalhe. Assim eu sempre fui para a igreja, sempre, desde que cheguei aqui, catorze, quinze anos, fui cuidadoso. Digo, a pessoa falha como ser humano e demais, mas, ainda que seja, persisto nisso, persisto. E não fazer ninguém se sentir mal. E mais, eu tenho visto lésbicas, digo, lesbianismo é uma mentira porque ninguém é lésbica, se Deus faz uma mulher, é mulher. O que acontece é que às vezes há mulheres que praticam com mulheres e o mundo, o sistema lhes chama de lésbicas. Não. Ela não é lésbica, ela é uma mulher. Ou uma pessoa que tem tendências afeminadas, ele é um homem com tendências afeminadas, mas ele não é nenhum homossexual. Não. Ele é o que Deus disse que ele é, o que acontece é que ele está crendo em umas mentiras temporariamente, mas, no que ouve este evangelho, é iluminado e se define. Mas você crê que se eu vejo pessoas com tendências assim, vou me colocar a desfazer delas?
Lembrem-se que esses são espíritos justos feitos perfeitos que andam em carnezinhas que às vezes estão revoltadas, mas a carne, nem todas as vezes está revoltada. Você tem que ter cuidado, amando o que Deus amou. Você tem que amar como Deus ama. Não é amar como fulano, não, amar como Deus ama. Se Deus traz uma pessoa aqui é porque Deus o trouxe e você tem que respeitar o que Deus trouxe, aconteça o que acontecer, que ele se sinta amado. Isso é o que Deus me ensinou, a amar. Nisso é que eu me aperfeiçoei, em amar como Deus ama, cobrir. Porque esse é o amor que Deus aceita, esse é o único amor que Deus aceita, do outro, não se vista dele, porque não funciona. O outro, isso de que enquanto você fizer as coisas como eu gosto que eu vou te amar? Não, isso não, é amando como Deus ama.
Diz: "... fervorosos em espírito, servindo ao Senhor; gozosos na esperança; sofridos na tribulação; constantes na confissão, na oração; compartilhando para as necessidades dos santos; praticando a hospitalidade. Bendizei aos que vos perseguem; bendizei e não maldigais". Você não pode maldizer, tem que suportar. "Gozai-vos com os que se gozam; chorai com os que choram. Unânimes entre vós; não altivos, senão, associando-vos com os humildes. Não sejais sábios em vossa própria opinião. Não pagueis a ninguém mal por mal; procurai o bem diante de todos os homens. Se for possível, enquanto dependa de vós, estai em paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados meus, senão, dai lugar à ira de Deus; porque escrito está: Minha é a vingança, eu pagarei, diz o Senhor. Assim que, se teu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber, pois fazendo isto, brasas de fogo amontoarás sobre sua cabeça. Não sejas vencido pelo mal, senão, vence com o bem, o mal".
Olhe, há um armamento que você tem que aprender. Você sabe, o apóstolo disse que nossas armas são poderosas em quê? Nossas armas são poderosas em quê? Em Deus, para destruição de fortalezas. Você sabe que o que pode doer mais em você é que estejam falando mal de você. Você sabe, quando te caluniam, quando você tem pessoas que estão falando mal de você. – O que estarão dizendo? -. E te dá uma tentação de pegar o telefone: - Olhe fulano, olhe, se você vir a fulano que te disse isto, olhe, não é assim, porque eu sei que é assim, assim, assim -. E depois te dá vontade de chamar a outro: - Olhe, se fulano te disse, não lhe diga... -. Mas você sabe que nossas armas são poderosas em Deus. Você sabe por quê são poderosas? Porque você diz: - Eu não me defendo, que Deus me defenda -. São poderosas se você as sabe usar. Você sabe o que é isso, que estejam falando mal de você e que Deus te diga: - Não se defenda, guarde silêncio -. – Silêncio? --. – Sim, use as minhas armas, José Luis. As minhas armas são poderosas e minha é a vingança, eu pagarei, diz o Senhor -.
Quando você usa esses armamentos, olhe, quem sabe você tem tribulações com tua família, com teus pais, com a tia, com o tio, quem sabe pelo que eles pensam de você, irmãos contra irmãos e tudo isso. Que você é a inferior, que você é a ovelha negra, você é isto, aquilo. E você louco para um dia reunir a todos assim e dizer a eles: - Esta é a verdade. Você é um hipócrita e você é isto... -. Às vezes na carne nos dá desejo de ofender, verdade que sim? Mas Deus diz: - Essas armas são tuas, as minhas, minha é a vingança. Deixe comigo. Guarde silêncio. Atreva-se a guardar silêncio e creia que eu vou te defender -. Essas são as armas poderosas da igreja.
Igreja, eu estou cuidando de você, estou cuidando de você. No trabalho, podem estar falando mal de você: - Olhe, este chegou outro dia, este chegou... -, e começam a formar uma confusão ali. E então, você comete o erro de se defender e vai até os chefes e lhes diz: - Olhe, na verdade, quem fez isto, foi aquele -, e aí você que o chefe fique contra você. E depois vai até o outro, - Olhe, se o chefe perguntar, diga isto -, vai tirando já vai perdendo dois que estão contra você, por se defender. Você, guarde silêncio e vá até os anjos: - Anjos, eu vou guardar silêncio. "Minha é a vingança", espero que vocês resolvam para mim -. E se resolvem! E você sempre sai ganhando, sempre sai ganhando, digo, se você usa estes armamentos. Sempre vai sair ganhando, não há quem ganhe uma batalha de você, aconteça o que acontecer. Mas você tem que usar as armas que Deus dá. Deus disse que "as armas de nossa milícia são poderosas no Senhor para a destruição de fortalezas", tudo o que se levantar contra você. Você não tem que estar se defendendo e nem estar ligando duas horas a seu país: - Olhe fulano, que isto, que aquilo, que diga a ele -. Deixe isso, esteja quieto, economize esse dinheiro, semeie ele para o Senhor. – Olhe, estes quinze, vinte dólares de chamada, aqui estão, Senhor, semeio eles a você, mas, tu, defenda a minha causa -. (Aplausos).
Você sabe que a igreja se compõe de espírito, espírito, atitudes e dependem do homem que esteja aí na frente. Por exemplo, nestes últimos anos há espíritos de fé, espíritos de prosperidade. Olhe, aí no Canal 45 há um homem que se chama Cresto Dólar, o sobrenome dele é Dólar, a família Dólares. Então, o que ele prega é sobre dinheiro, que você vai sair de dívidas, que você vai ter isto, agora tem um livro que eu estava vendo em Nova York. Tem um livro assim de finanças, por uma modesta oferta de $500.00 dólares. Olhe, e você vê que tudo é prosperidade, prosperidade, prosperidade. Outro é de espíritos sociais, estamos contra o aborto, estamos contra de que matem as crianças e isso se mantém, um espírito de política no púlpito. Outro é, se é colombiano, ou se é de porto-riquenho, promover o “porto-riquenhismo” na igreja, ou promover certo país. Não. Nós somos cidadãos do céu, não podemos promover nenhum país, porque nós não somos desses países, nós viemos do céu. Amém? (Aplausos).
Olhem, quando eu viajo eu trato de aprender como se diz naquele país, como se diz neste país. Porque há pessoas que tem que estar: - O que foi que ele disse? -. – Não, é que em Porto Rico se diz assim --. – Ah, olhe, pois eu não entendi nada -. Pois, eu trato de buscar porque se quer evitar isso, que em Porto Rico ou fora de Porto Rico que nada; se eu não sou de Porto Rico. Quem te disse que eu sou de Porto rico? O que é de Porto Rico é a minha carne, meu espírito, que é minha verdadeira identidade vem do céu. Naturalmente, estou orgulhoso de ser de Porto Rico, como você está orgulhoso de ser venezuelano, equatoriano, porque viemos dali. Mas, o espírito que há na igreja é um espírito do evangelho completo: um dia prosperidade, um dia saúde, um dia revelação, é tudo, é um conselho. Paulo disse: "Eu não me furtei de declarar-vos todo o conselho do Senhor".
E outra coisa que o Senhor me mostrou que eu não sabia, e vim aprender nesta semana é que o Senhor diz aqui, que um dos dons é bispo, bispos. No Brasil se usa muito essa palavra, bispo, bispo. E a mim, me diziam: - Apóstolo, o que é isso de bispo? -. E eu dizia: - Bem, os cinco ministério de que fala a Bíblia é Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, mas isso de bispo eu não o vejo -. E nesta semana o Senhor me disse: - Olhe José Luis, bispo é uma pessoa que supervisiona -. Por exemplo, agora mesmo Iván é o bispo mais jovem que nós temos, porque ele trabalha na Colômbia representando muitas igrejas. Nelson Paredes é bispo de Nova York, Rafael Encarnación é o bispo de Porto Rico. Por quê? Porque ele tem muitos igrejas a seu cargo.

quinta-feira, setembro 28, 2006



(calqueo ministrado em 13/11/2002
Bem, o tema nesta noite dado por instruções de nosso Apóstolo. Essa é minha confiança, que eu não venho aqui com interpretação própria, eu vou comunicar-lhes, estritamente, o que ele me deu; e por isso eu sei que é sã doutrina.

O tema tem o título: “Os Primeiros Cristãos”. Eu quero te colocar a pensar um momentinho: Você sabia que os apóstolos de Jesus Cristo não eram cristãos? Vou começar com uma pergunta. Eu quero que você me suporte um pouco de loucura. Se Deus te trouxe aqui, se está nos escutando pela Internet, pela rádio, pela televisão, não saia de sintonia, dê um tempo em tua vida, escute, julgue, examine, porque o que vamos falar hoje tem evidência bíblica. Os apóstolos de Jesus Cristo não eram cristãos, nem tampouco eram os 5.000 que se converteram no doa de Pentecostes.

Nós vamos trazer evidências bíblicas provando isso. Ou melhor, os apóstolos eram judaizantes a favor de Cristo, eram crentes judaizantes que falavam de Jesus. Porém, falavam de Jesus de Nazaré, falavam de Jesus ao que eles conheceram antes da cruz. Então, era como dizer hoje em dia, eram uns messiânicos. Você já viu os messiânicos que falam de Jesus? Mas, falam mais de Moisés, falam do judaísmo e estão a favor de Jesus. Pois, assim eram os apóstolos. E vamos ver isso biblicamente que Paulo foi o primeiro a ser chamado de cristão, Paulo. Vamos ver biblicamente?

Convido-lhes ao livro histórico de Atos; Atos, capítulo 11, rapidinho, anote para que faça como os de Beréia: A ver se estas coisas são assim. Atos, capítulo 11, versos 25 e 26. Quando o tenham todos, digam ao Senhor: ABA PAI! Diz: “Depois foi Barnabé a Tarso para buscar a Saulo”. Saulo era Paulo. “E falando-lhe, lhe trouxe a Antioquia. E se congregaram ali...”. Quanto tempo? “Todo um ano com a igreja, e ensinaram a muita gente; e aos discípulos...”. Está falando de Paulo e Barnabé, e os que estavam ali. “Foram chamados de cristãos pela primeira vez em Antioquia”. Como foram chamados pela primeira vez?

Agora, prestem atenção. Paulo chegou antes dos apóstolos? Não, não. Paulo chegou como um abortivo. Paulo chegou, eu não sei se foram 20, ou 25, ou 30 anos depois que os apóstolos já tinham seu ministério. Agora, a ti não te chama a atenção que durante esses 20 e 30 anos em que os apóstolos estavam e que Paulo não havia chegado, ainda não haviam sido chamados de cristãos? Diz que quando ouviram a Paulo, que esteve pregando um ano, um ano, muita gente escutou a palavra, diz que por primeira vez, diga: PRIMEIRA VEZ, por primeira vez quando ouviram a Paulo o chamaram “cristãos”.
Agora, por quê chamaram a Paulo de cristão? Porque Paulo falava de Cristo o Ressuscitado. Por quê não chamavam aos apóstolos de cristãos? Porque não falavam do Cristo Ressuscitado, falavam mais dos ritos, da circuncisão, dos mandamentos, das obras, dos jejuns, da lei de Moisés, de Jesus de Nazaré. Pastor, mas falar de Jesus de Nazaré é falar de cristianismo. Não. Porque Jesus de Nazaré não viveu a graça, ele viveu obediente debaixo da lei. Jesus de Nazaré não viveu em graça. Diz que ele veio obediente, sujeito à lei, ele não podia violar a lei. Agora, quando ele morre e ressuscita, o fim da lei é Cristo. Quando ele ressuscita, então, ele arrebata Paulo ao paraíso e lhe mostra o evangelho da incircuncisão, que é depois da cruz.

Então, os apóstolos não falavam depois da cruz, eles falavam de antes da cruz. Porque era aí que estavam os galões deles, aí era que estava o “expertise” deles. A experiência deles era com Jesus antes da cruz, e isso era o que eles pregavam. Mas, por mais que pregassem de Jesus, ninguém os chamou de cristãos. Somente quando ouviram a Paulo falando, diz que pela primeira vez, diga: PRIMEIRA VEZ. Então, podemos chegar à conclusão que o primeiro cristão foi Paulo. Digo, estamos claros? Estou me sujeitando ao que está escrito.

Você sabe que há pessoas que nos ouvem falar da doutrina e dizem: Isso está estranho. Não entendem a doutrina. Mas, você não notou que nestes últimos dias o Apóstolo está usando a história para comprovar a doutrina? Agora, você não pode rebater a história, porque a história está escrita, isso foi um fato que sucedeu. A doutrina, talvez você não a entenda, mas, o que você vai fazer com a história? Está escrito. Diz que pela primeira vez quando ouviram a Paulo o chamaram pela primeira vez de cristão. Porque Paulo tinha uma sabedoria que dividia a lei de Cristo. Paulo no misturava a Cristo com a lei. Paulo dividia a Moisés de Cristo. Se você está em Moisés, você não está em Cristo, você está em judaísmo.

Agora, quando você está em Cristo, você tem que apostatar de Moisés. Isso não é uma opção: Não, não. Eu vou reconciliar a ambos. Não pode, porque isso não é cristianismo. Isso é messiânico, isso é judaísmo, vestido de Jesus de Nazaré. Mas, se você quer ser cristão, você tem que pregar a Cristo e este, Ressuscitado. Você não pode pregar antes porque antes da cruz não havia cristianismo. O cristianismo começou depois da cruz. Porque as bases do cristianismo são a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Se Cristo não ressuscita, não há cristianismo. Estou me fazendo entender? Então, os apóstolos não eram os primeiros cristãos. O primeiro cristão, foi Paulo.

Vamos agora a Primeira carta a Timóteo, veja este ponto aqui. Primeira carta a Timóteo, capítulo 1, verso 16. Encontraram? Diz: “Porém, por isto fui recebido a misericórdia...”. Há páginas passando e não quero me adiantar. Se encontraram, digam ABA PAI! OK. Encontraram? Diz, Primeira a Timóteo 1: 16. “Porém, por isto fui recebido a misericórdia, para que Jesus Cristo mostrasse em mim, o último...”. O quê? Olhe, “Para que Jesus Cristo mostrasse em mim o primeiro toda a sua clemência, para exemplo dos que haveriam de crer nele para a vida eterna”. Pergunto eu: A quem Jesus Cristo revelou toda a sua clemência primeiro? Mas, ele chegou quando? Então, se ele chegou por último e a ele foi o primeiro a quem revelaram toda a clemência, todo o amor de Deus, foi revelado a ele, então, aos que chegaram antes dele, isso não foi revelado.

Então, agora se explica e se entende que os que estavam antes de Paulo, como não se lhes foi revelado toda a clemência de Jesus Cristo, não eram cristãos. Porque se você é um cristão, você vai falar da clemência de Jesus Cristo, você vai falar do amor de Jesus Cristo. Mas Paulo disse que ele foi recebido, e ele foi o primeiro a quem Deus revelou toda sua clemência para exemplo. Ele foi o primeiro para exemplo, não os apóstolos. Está pensando, verdade? Isto é um Centro Educativo. Colocamos você a pensar. Veja que eu não estou torcendo e nem estou gritando contigo para ver se consigo. Ou seja, eu não estou acrescentando, estou, simplesmente, lendo, vou pelo segundo verso, traçando. Isso se chama traçar. Agora, eu não era sábio para entender isso, foi que me disseram. Eu estou te comunicando o que o Apóstolo me disse, porque a ele foi revelado.

Então, voltando atrás. Aos primeiros que se chamou de cristãos, foram a Paulo e a Barnabé, que estavam pregando. Então, Paulo disse a Timóteo: Olhe, eu fui o primeiro a quem Jesus Cristo revelou toda a sua clemência, para exemplo. Diga: PAULO FOI O PRIMEIRO PARA EXEMPLO. Agora, ele chegou primeiro? Ele chegou quando? Quer dizer, que os que chegaram antes dele, não são exemplo.

Busque Primeira aos Coríntios 3, vamos a Primeira aos Coríntios 3, verso 10. Primeira aos Coríntios, capítulo 3, verso 10. Encontraram? Diz: “Conforme a graça de Deus que me foi dada, eu, como perito arquiteto pus...”. O quê? Mas, um momentinho. Já havia uma organização religiosa antes de Paulo? Agora, quem foi que pôs o fundamento? Mas, quando ele o pôs, se ele chegou por último? Quer dizer que se Paulo foi quem pôs o fundamento, o qual é Jesus Cristo, antes de Paulo haviam posto esse fundamento? E o fundamento do cristianismo é este.

Você sabe que nos 10 minutos que eu estou falando, isto não se havia dito nunca sobre a face da terra? Ou seja, todo o sistema diz que a igreja primitiva foram os primeiros cristãos. Toda a igreja diz isso: Não, irmão, essa é a igreja primitiva, tem que imitar. Oh, tem que voltar. Imitemos a igreja primitiva. Os santos apóstolos que tinham comunhão, partiam o pão juntos. Isso não é cristianismo! Isso é judaísmo! Os judeus são os que partem o pão, a Páscoa, e são os que têm ritos e cerimônias, e se circuncidam, e guardam dias. Isso é judaísmo, isso não é cristianismo. O cristianismo é deixar tudo isso e crer no que morreu e ressuscitou, que te imputa a justiça sem as obras, pela fé. Glória! (Aplausos).

Olhe, não se confunda. Cristianismo não é fazer o que Cristo fez. Isso não é cristianismo, isso é judaísmo, porque se você faz o que ele fez... Ele era judeu. Por isso foi que ele guardou, por isso foi que ele foi circuncidado, por isso foi que ele participou da ceia, por isso foi que ele ungiu com óleo, impunha as mãos, guardou todas as festas que havia, chegava tarde, mas as guardava. Você sabe que é assim? Diz: E chegando o último dia, chegava às festas. Porque ele era a consumação de tudo isso, porém, ele tinha que cumprir.

Agora, cristianismo não é fazer o que ele fez. Por isso Paulo disse: Olhe, deixem já os rudimentos da doutrina de Cristo, vamos à perfeição. Cristianismo é crer que sem você fazer isso, por ele Ter feito, ao crer nele, se imputa a você a justiça do que ele alcançou. Isso é cristianismo. Deus atribui justiça sem obras. Ai pastor, mas isso é muito fácil. E você o quer difícil? Você o quer difícil? Mas se ele o disse: Meu jugo é fácil. Claro que é fácil se ninguém podia fazer e ele mesmo desceu do céu, se vestiu de carne e se chamou Jesus de Nazaré, e cumpriu toda a lei, e ao cumpri-la, lhe pôs fim. O fim da lei é Cristo. Agora estamos debaixo da lei da fé, essa é a lei do Espírito de vida, e aí não cabem as obras, aí não cabem jejuns.

Olhe, ouça bem. Se você vai a uma assembléia onde jejuam, onde batizam, onde te apresentam a lei de Moisés, isso não é cristianismo. Isso é igual aos muçulmanos, os maometanos, isso é outra religião mais. A única coisa é que te falam de Jesus, isso é a única coisa, estão vestidos de Jesus. Jesus me salvou. Mentira! Estão antes da cruz. Se Jesus te salvou, o diabo foi destruído. Se Jesus te salvou, o pecado foi aniquilado. Se Jesus te salvou, você é salvo para sempre. (Aplausos).

Olhe, eu necessito que nesta noite você aperte teus cintos, aperte teus sentidos e entre em convicção, irmão. Nós não podemos titubear com isto. E este é o sentir de nosso Apóstolo. Os pastores que estão me escutando pela Internet: Não se acovardem de apresentar isto desta maneira. Porque o Apóstolo tem sentido urgência sobre isto, porque aqui é onde está o detalhe. ALÔ! Aqui é que está a peça que é o que estragou ao sistema. E os pastores pelo mundo inteiro têm que levar este mesmo sentir a suas congregações, criar este zelo. Porque se não, o sistema te come, você fica enfeitiçado. Não, é o mesmo. Paulo e Pedro é a mesma coisa. Eles pregaram o mesmo, é o mesmo evangelho. Mesmo evangelho? São dois evangelhos diferentes; e um é verdadeiro e o outro tem que ser falso.

Então, veja, este é o terceiro verso. Olhe, Paulo diz: Eu pus o fundamento. Quem pôs o fundamento? Você sabe o que dizem os indoutos? Não, não, ele está falando somente da igreja dos coríntios, ele pôs o fundamento somente em Corinto. Come on! (Um dito em inglês que se pode traduzir com relação ao contexto: Por favor) Use sua cabeça. Como, que aos coríntios? Se ele foi quem pôs o fundamento, ninguém mais o pôs. Ele foi o primeiro a quem foi revelado toda a clemência de Deus. Então, se ele disse: Eu pus, então você olha: Bem, havia 12 apóstolos antes dele e havia milhares de cris..., de crentes. Viram? Eu me corrigi aí, por pouco. Havia milhares de crentes em Jerusalém e não eram cristãos, porque quando se encontravam com um dos de Paulo, diziam: Olhe, você se circuncidou? Não. Pois, se não se circuncidar, não és salvo.

Isso não é cristianismo! Fuja disso! Se teus filhos estão metidos nisso, isso vai estragar a vida deles. Melhor comprar para eles um filme de Walt Disney, e colocá-los a ver Walt Disney. É melhor. Levá-los ao parquinho para andar de patins. É melhor que não escutem nada por 20 anos, a que escutem algo errado, que lhes estrague a cabeça.

Olhe, o que eu estou te falando é o que tem estragado as nações. Este falso evangelho foi quem trouxe pobreza, porque a religião é o ópio dos povos. Estragou a educação das crianças, tem permeado a política. Estes homens, estes religiosos judaizantes faziam complôs com os do tribuno. Isso é o que faz o sistema, faz complô com o sistema político e o sistema religioso para fazer complô, para manipular as nações, para mantê-los debaixo de engano. Mas, olhe, chegou a última trombeta e se acabará. Quando vier o Senhor, aclarará o oculto das trevas, e as intenções dos corações. (Aplausos).

Olhe, isto é de morte. O que estamos falando hoje. Isto incomoda. Você está se alegrando, porque você tem os olhos iluminados. Mas, se você está aqui e não entende isto, isto tem que estar te revoltando. Mas, se Deus te trouxe, eu recebo que o teu véu seja tirado. Olhe, por amor a ti. Se você entende isto, sai feliz. Pastor, e como você sabe disso? Porque eu estive do lado de lá 24 anos. Não me contaram, eu sofri em carne viva. Eu sei o que é estar em judaísmo, eu sei o que é comer. Eu não comia carne de porco, eu não comia mariscos, eu não tomava Coca-Cola, eu não tomava café, e isso vem do judaísmo. Isso vem do judaísmo. No Sábado em minha casa não se cozinhava porque era Sábado, e nos banhava-mos no dia anterior. Porque no Sábado ninguém podia se banhar, era Sábado. ALÔ! Relações sexuais, eh, Sexta feira, ou Domingo, mas, Sábado não!

Bem, está bem. Você está rindo, mas os que viveram na lei sabem do que eu estou falando. Por isso é que eu amo esta palavra. Por isso é que eu não me envergonho de meu Apóstolo. Por isso é que se tem que cuidar dele. Tem que cuidar dele, porque ele é o vaso que Deus levantou para a trombeta final, para falar esta palavra. (Aplausos). GLÓRIA! (Aplausos).

Sim, pastor, mas eu não gosto. Eu não gosto que ele tem muito dinheiro, os anéis, comprou um carro moderno. Isso não é nada comparado com o que vem. Isso não é nada com o que vem, porque as riquezas do ímpio, do sistema, da falsidade vão chegar a tuas mãos, estão guardadas para os justos. (Aplausos).

Essas pessoas são umas marionetes. José Luis De Jesús faz com eles o que lhe dá vontade. Pois, que faça comigo o que lhe der vontade. Quero que me fale esta palavra. Quero que me ensine a verdade. Quero que me ensine proceder, porque através do evangelho eu reino em vida, tenho limpa consciência. (Aplausos).

O que aconteceu? What’s your problem? (Qual é o teu problema?) Ah? Não, não. Eu vou aí às vezes. Duas vezes ao mês eu vou aí, mas eu não sou daí. Sim, a mim me convidam, e eu vou só dar uma olhadinha, mas eu estou pensando isto. Eu, você sabe, necessito de tempo para pensar. Pois, todo esse tempo que você vai perder pensado é perder de reinar em vida. Olhe, está bem. Se quer pensar, pense; quando voltar daqui a três, quatro, cinco anos você vai se dar conta de que não há outra verdade. Porque eu não estou te falando de um livro de Maomé, estou te falando da Bíblia, do compêndio. Paulo disse: Eu pus o fundamento, e ninguém mais pode pôr outro fundamento.

Olhe, fazendo uma recopilação. ALÔ! Chamaram a Paulo de quê? Cristão pela primeira, diga: PELA PRIMEIRA VEZ. E depois diz: A mim, Jesus Cristo revelou toda a sua clemência. Eu fui o primeiro. Diga: O PRIMEIRO. Claro, se ele foi o primeiro cristão, pois teve que Ter sido o primeiro a quem foi revelado toda a sua clemência. E se ele foi o primeiro para exemplo, pois, então, se entende que ele disse: Eu pus o fundamento. Porque se ele foi o primeiro, quem iria pôr antes dele?

Agora busque a Filipenses 3. Filipenses 3, verso 17. Agora pode entender este verso, Filipenses 3:17. Encontraram? “Irmãos de Miami, da América Central, da América do Sul, do Caribe, Austrália, Europa...”. Paulo disse, olhe, “Sede imitadores...” Você sabe que eu não entendia isso? Nosso Apóstolo me dizia: Carlos, eu não entendia quando Paulo dizia: Eu pus o fundamento. Por quê Paulo disse isso? Por quê Paulo dizia: Sejam imitadores de mim? Por quê ele não dizia: Olhe, imitem a Cristo. Paulo não dizia isso. Porque assim é que nos acusam: Que Apóstolo, imite a Cristo, irmão! Mas, como é que você vai imitar a Cristo, se Paulo foi o primeiro exemplo? Está me entendendo? Ou seja, Deus não vai se mostrar a você se não for através de um Apóstolo. Para que você entenda a Deus, para que você conheça o amor de Deus, como cantava o Bispo Iván, é através de seu evangelho, e quem explica é um apóstolo.

Por isso Paulo dizia: Olhem, confiem. Eu fui ao paraíso. Eu fui arrebatado. Eu não sei se foi no corpo ou fora do corpo, mas eu estive ali. E eu ouvi a boca do justo. Eu ouvi a sua palavra, e ele me falou, me disse. Por favor, imitem a mim, e imitem também aos que assim se conduzem. Olhe, irmão, para Paulo possuir essa autoridade em dizer: Imitem a mim, isso não se pode dizer assim, e Paulo não era um charlatão. Paulo era um homem temeroso a Deus, um homem que amava a igreja de Jesus Cristo. Por quê ele não disse: Imitem a Pedro. Pedro chegou antes de mim. Ele não disse isso. Por quê não disse isso? Porque ele amava a igreja. Ele não disse: Imitem a João, que João se recostava sobre o peito do Mestre. Imitem a eles que eu não mereço. Olhe, eu matei a Estevão, eu fui perseguidor, eu não mereço que imitem a mim. Não! Ele disse: Imitem a mim. Rogo-vos que imitem a mim. Rogo-vos que falem uma mesma coisa, que sintam uma mesma coisa.

E por quê Paulo disse: Imitem a mim? Porque ele foi o primeiro. Se alguém é o primeiro, pois você não vai imitar o segundo, você vai imitar ao primeiro. Porque o primeiro é o original.

Então, o que é que fez nosso Apóstolo José Luis De Jesús? Porque aí é que está o assunto. Paulo morreu, e ele o deixou escrito: Imitem a mim. OK. Paulo, eu vou te imitar. Como te imito? “Tudo posso em Cristo que me fortalece”. “O justo pela fé viverá”. Tremendo, mas jejuando, repreendendo ao diabo. Então, o que acontece? Deus levanta, porque Paulo disse: Eu ponho o fundamento, mas outro edifica, eu não. O meu é o primeiro, mas se há um primeiro há um segundo. Ele não disse: Eu, último. Ah, e quando ele disse: Eu como último dos apóstolos, estava falando desse grupo que estava ali. Porque se os apóstolos acabaram, pois, se acabaram também os pastores e se acabaram os evangelistas, e os professores, e se acabou a igreja. Esses dons são irrevogáveis, irmãos. Isso se mantém em pé.

Olhe, a maior evidência de que há um apóstolo é que você entende a graça. Essa é a maior evidência. Por isso Paulo disse: Se para outros não sou apóstolo, para vocês eu sou, porque vocês são o selo de meu apostolado. As evidências somos nós. (Aplausos).

Estes ingratos: Não, não, ele não é apóstolo. Depois que aprendem a graça, a pregam como se fosse deles. Usurpadores! Mentirosos! Charlatães!

Sabe por quê não são agradecidos? Porque o seu Deus é seu ventre. Mas aquele que ama a Jesus Cristo é humilde, e diz: Olhe, eu o recebi dele. Olhe, estou bravo, viram? Mas não é ira, é zelo. Eu quero que você vá com este zelo. Ou seja, você não pode ir por aí: Pois, deixa ver o que faço. Ou seja, você tem que sair definido: Ou sim, ou sim. Não há opção.

Então, Paulo disse: Sejam imitadores de mim. Paulo queria livras aos judeus dos apóstolos, irmãos, esse é o assunto. Porque estes homens, olhe, veja o que estes homens fazem. Olhe. No Concílio de Jerusalém, lá em Atos 15, não o busque porque eu te estou narrando a história para ganhar tempo: mas no Concílio de Jerusalém em Atos 15, quando sobem para tratar este assunto, que assunto? O assunto que estavam tratando de judaizar aos gentios, obrigando a eles a se circuncidarem para serem salvos. Olhe, depois que discutem muito, e a discussão não foi pequena, foi grande, se levanta Pedro e diz: Irmãos, olhem, vamos entender. Olhe, estas cargas nem nós mesmos pudemos levá-las, nem nossos pais. Tem que entender, irmãos, que os gentios são salvos por graça igual a nós.

E Tiago se parou e disse: Olhem irmãos, é verdade. Não ponhamos cargas sobre eles que nós mesmos não podemos. Paulo, veja, somente te pedimos que diga a eles que se abstenham dos ídolos e nos mandem seus “chavitos”(dinheiro), seu dinheirinho. Ajuda aos pobres de Jerusalém. Ou seja, se eles se abstiverem de ídolos, de fornicação e nos mandarem uma ajuda, pois então tudo está bem e você fica com os gentios. Não vamos incomodar aos gentios, e nós ficamos com os judeus. Fazemos isso? Pois, vale. Sinal, a destra. Pap! E diz que deram a destra em sinal de companheirismo, mas violaram o acordo.

O acordo foi em Gálatas 2:9, e em Gálatas 2:14, está Paulo repreendendo a Pedro porque o mesmo que disse: Não ponham carga sobre eles, está obrigando aos gentios a judaizar. Está entendendo? Estás aqui? ALÔ! O mesmo que disse: Não lhes ponham cargas se nós mesmos não cumprimos isso, nem nossos pais o cumpriram. Deixem aos gentios quietos. Esse mesmo está 6 versículos depois obrigando aos gentios a judaizar. Esse é o “grande apóstolo Pedro”, o primeiro Papa.

Eu recebo, se você diz que tem ministério: Não, Deus me deu um ministério. Pois, se você tem ministério, você necessita de um apóstolo. Você necessita de uma cabeça apostólica que dirija, que lhe dê perfeição, maturidade a esse ministério. Porque para isso estão postos os dons, para aperfeiçoar aos santos. E misturando a Paulo com Pedro não chegas a nenhum lado.

A conclusão nesta noite é que o primeiro cristão foi Paulo, e quando Paulo morreu se acabou o cristianismo. Passamos 2000 anos sem o cristianismo. ALÔ!

Não, pastor, mas eu não entendo isso. Ah, pois, o que é cristianismo? O que é cristianismo? Cristianismo é ausência de obras, ausência de rudimentos, somente pela fé, isso é cristianismo. Se há obras em teu ministério, isso não é cristianismo. Então, quando Paulo morre, se acaba o cristianismo, mas surge no ano de 1986 com a vinda de nosso Apóstolo. Ah, isso eu não gosto, pastor. Ah, não gostei disso. Também não gostou que Paulo tivesse sido escolhido como primeiro cristão? Se você estivesse no tempo de Paulo, olhe, por favor, quero despertar teu claro entendimento. Se isso te incomoda hoje, teria te incomodado quando Paulo disse naquele tempo. Se você estivesse ali em Antioquia com Paulo, e Paulo dissesse: Irmãos, eu fui o primeiro; isso teria te incomodado também. Mas, olhe, os que fomos ensinados desde antes da fundação do mundo fomos obedientes, e somos obedientes hoje.

Eu recebo zelo em ti. Eu recebo que esta palavra, olhe, você a entesoura em teu coração e não te envergonhas do evangelho, nem do que te ensinou. E tens que abandonar a doutrina dos apóstolos. Pastor, pois, arranquemos isso da Bíblia. Não, deixe aí, porque se não estiver aí como é que eu vou te ensinar? Se não estiver aí como posso te mostrar a diferença?

Olhe, eu quisera antes de terminar que Iván nos cantasse uma canção. (Aplausos). Que vai em linha com isto mesmo. Olhe, para (faz um gesto de amarrar).

Diga: PAULO, O PRIMEIRO. O PRIMEIRO CRISTÃO PARA EXEMPLO, PÔS O FUNDAMENTO. SEDE IMITADORESDE PAULO. Foi o único apóstolo que disse isso. E como você imita a Paulo? Imitando a José Luis. ALÔ! Não há outra maneira.

Bispo Iván. Uma canção mais? Recebem uma canção mais? Isso é. Recebamos a ele com um forte aplauso. (Aplausos).

Diz que tem que deixar os rudimentos da doutrina de Cristo, tem que deixar os ensinos dos apóstolos, dos crentes judaizantes para nos submetermos ao evangelho do cristão, do primeiro cristão.


quarta-feira, setembro 27, 2006

 Posted by Picasa
(calqueo ministrado em 17 de novembro de 2002
O tema de hoje é: “A Lei do Espírito”. E vamos ao livro a Roma, Paulo escreveu aos romanos; e começamos no capítulo 3, verso 28, para ver a lei do espírito de vida aí.
Olhe, amanhã é um bom dia. Amanhã para mim me façam uma sopinha de calabaza (parecida com abóbora). A calabaza é boa. Verdade que sim? E quando está bem cozidinha, bem boa, uns feijões com calabaza, pedacinhos, não muito. Isso é para que você perca o medo das cabaza, da “auyama”(parecida com abóbora que se usa no Halloween). Este povo está assustado com esse bendito dia. E estão dizendo que as crianças não vão à escola. Olhe, me alegrei com uma senhora que telefonou e disse: Pastor. Como foi que disse? Lhe disse: Quanta estupidez você fala. Ainda que seja, pegou bem. Verdade que sim?
O problema é que acabam com as calabazas, digo, com Halloween, e então, depois vem a arvorezinha de natal: Que a arvorezinha, que fulano de tal disse, que o Rei de Tiro que tinha uma árvore, que as bolinhas. Olhe, mas que continua a ignorância. E o problema é que como todos estão falando desse dia, pois, estão dando autoridade a uma bobagem. “O ídolo nada é”. O que vai fazer o Halloween? Se o ídolo nada é, o que pode fazer uma máscara? Paulo disse: O ídolo nada é. O sacrificado aos ídolos, eu se posso como as carnes sacrificadas aos ídolos, mas, pelos débeis na fé não as como naquela hora.
Mas, já está bom de débeis na fé. Já se passaram 2000 anos de educação. Vão seguir com essa mesma malvadeza. Se essas são coisas que Deus permite para que você se entretenha, enquanto você vai e vem aqui neste mundo, te dá natal, te dá o dia dos namorados... Te dá tantas coisas:Os conejitos em abril(uma festa típica). Não se deixe levar de nada disso. E não diga aos seus filhos que isso é mau, porque então, você põe mais maldade ainda ao menino. Então, o menino começa a se assustar. Pobre dos filhos de todas essas famílias que estão dando ênfase a isso. Porque então, esses filhos estão todos em maldade.
Bem, diz aí o verso 28 (Romanos 3). “Concluímos pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”. Agora, o verso 27, “Onde, pois, está a jactância? Fica excluída. Por qual lei? Pela das obras? Não, senão, pela lei de...”. Quê? Veja bem, que essas são duas leis. A lei das obras: antes da cruz, você obrava e era uma lei que te ajudava, antes da cruz. Mas, então, quando muda o pacto, então, a lei das obras não te ajuda, ou melhor, te coloca em apostasia. Então, agora, quando muda o pacto, agora é outra lei: a lei da fé. E fé é a certeza do que se espera.
Veja bem o que diz o capítulo 4, verso 6. Veja como diz: “Como também Davi fala da bem-aventurança do homem a quem Deus atribui justiça sim...”. Quê? Justiça sem o quê? Vamos ver onde isto nos leva. Porque você sabe o repasso da falsa ciência e a verdadeira ciência, que viemos falando desde a semana passada?
Por quê a lei foi uma falsa ciência? Porque não justificou a ninguém. Ninguém pôde cumpri-la ainda que fosse uma ciência, a ciência das obras, mas o que acontece? Que ninguém pôde cumprir as obras para ser justificado pelas obras. Então, se converteu em falso, porque a lei nada o quê? Nada aperfeiçoou. Então, você pelas obras não vai conseguir nada. Por isso é que é uma falsa ciência.
Agora, a fé alcança? Então, é uma verdadeira ciência. A ciência da lei da fé. E diz aqui que Deus atribui justiça sem obras. Não é que você sinta isso, porque você não vai sentir nada. Agora mesmo você não sente nenhuma justiça, é que você tem que estudar bem a Deus para que você entenda que Deus disse: Mas, eu te atribuí justiça. Você é um homem justo, e você é uma mulher justa. Se Deus chama você de justo, então, não se pode te chamar de pecador! Porque ele te atribui sem obras, te atribui justiça. Diz: Tu és a justiça minha por haver crido. Isso é grande.
Então, diz o verso 7. “Dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o varão a quem o Senhor não inculpa de pecado”. Quer dizer que é uma bem-aventurança que nós temos, que Deus não nos vê em pecado.
Agora, vamos ao passo B. Veja o que diz Romanos, capítulo 8, no verso 2; a lei do Espírito de vida. Esse é o tema de hoje, “A Lei do Espírito”. Essa lei do Espírito que é a lei da fé, dá vida. Diz o verso 2, “Porque a lei do espírito de vida em Cristo Jesus me livrou da lei do pecado e da morte. Porque o que era impossível para a lei, porquanto era débil pela carne, Deus, enviando a seu Filho em semelhança de carne de pecado e por causa do pecado, condenou ao pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos conforme à carne, senão, conforme ao espírito”.
Como você sabe que toda a justiça dos 613 mandamentos se atribuiu a você como se você os tivesse cumprido? Olhe, uma vez passou uma mulher com um fluxo de sangue, está nos livros históricos, que havia uma mulher que padecia de fluxo de sangue e estava há muitos anos com esse derrame de sangue, e então, não podia ser curada. Então, o que acontece? Ela viu a Jesus, e você sabe que os judeus carregam umas trancinhas aqui que é símbolo dos mandamentos, Kenneth. Ah? O zig zig, lhe chamam? Sim. Então, essas trancinhas, que você viu por aqui... As trancinhas que eles carregam aqui isso significa que ele está tratando de cumprir a lei, que ele honra esses 613 mandamentos.
Agora, quando a mulher viu a Jesus, diz que ela tocou na borda do vestido, mas não foi na borda do vestido, foi nas trancinhas. O que ela pegou foi que ela disse: Este é verdadeiro, este sim, cumpre a lei. E nessa fé, quando ela se agarrou naquela borda, diz que ficou curada do fluxo de sangue.
Agora, Jesus cumpriu a lei cabalmente, a cumpriu e nunca foi encontrado em pecado. Foi homem, veio em semelhança de carne de pecado, foi tentado em tudo e nunca se encontrou pecador nele, porque se não... O que ele alcançou é o que se atribui a você quando você crê em Cristo Jesus. A seu nome, glória! (Aplausos).
Pastor, então, eu sou igualzinho a Jesus? Se não és, não te vistas porque não adianta. Deus não faz por menos. Veja esta bênção em Efésios 2, para que você veja como você tem que estar. Efésios capítulo 2, porque ele não faz por menos. Ou você está perfeito, santificado, completo, igualzinho a ele, ou não vai para lado nenhum. Porque ele não faz por menos.
Efésios, capítulo 2, verso 4. Diz: “Porém Deus, que é rico em misericórdia, por seu grande amor com que nos amou, ainda estando nós mortos em pecados, nos deu vida juntamente com Cristo (por graça sois salvos), e juntamente com ele nos ressuscitou, e assim também nos fez assentar nos lugares celestiais com Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas de sua graça em sua bondade para conosco em Cristo Jesus”. Agora, por que fè? Que te assentou juntamente com ele? Tu estás assentado? A igreja está assentada juntamente com ele? Agora, como pode estar a igreja para ele sentar-se ao lado?
Toda a justiça dos mandamentos de Deus, quando você diz: Senhor Jesus Cristo, eu confio na ressurreição tua, eu confio no sacrifício, no derramamento de sangue. Quando você confessa isso e o crê de coração, imediatamente do céu desce a teu favor toda a justiça da lei a teu favor, e já tu não és um pecador. E isso ocorre uma só vez, isso não se perde. Isso é, uma vez fica imputado a teu favor toda a justiça de Deus, assim tu caminharás até morrer: Justificado. Limpa consciência.
Você pode se levantar em tua casa em qualquer circunstância, que você sabe que são muitas as circunstâncias más que esta carne nos traz. Que às vezes em tua casa, você está atribulado e com todo o conhecimento que você tem, às vezes você diz: Por quê me sinto assim? Por quê estou nesta atitude? Por quê estou bravo? Por quê estou deprimido? Com todas essas bobagens que tua carne te dá, você pode dizer: Escrito está: Toda a justiça da lei está cumprida em mim. Não confio em minha carne, sigo adiante em fé.
Você tem que confiar no que está escrito a teu favor. Com isso é que você vai vencer. Bem, com isso foi que Paulo disse: Porque somos mais que vencedores. Nisso é que a igreja está amparada. Não é que você foi jejuar no Sábado, e a fazer vigília, e esteve ali amassando toda a tarde: Senhor, não se esqueça de mim. Olhe, Pai, unge-me. Olhe, Senhor, ajuda-me, santifica-me. Senhor, veja, que eu aquilo, que repreende ao diabo. Essas são bobagens. Essas são coisas erradas neste pacto. Aqui é fé. Fé é a certeza, o que você lê e crê, e diz: Isso é assim.
Foi por isso que Abraão pegou ao filho e o entregou. Por quê? Porque Deus lhe havia dito: Olhe, nesse teu filho é que você tem a herança e a descendência vem aí. Mas depois, de repente, às semanas ou aos anos, porque já estava grandinho, de repente vem e o pede que lhe sacrifique. E ele disse: Bem, mas é que nisso está a bênção. Se ele me pede que o sacrifique, pois, veja, tranqüilo. Quando levantou o punhal assim, de repente viu um anjo e lhe segurou a mão e disse: Eu sabia que você sabe. Bem, eu estou confiando no que tu me disseste no passado.
Eu me encontrei em momentos assim, que às vezes Deus te põe entre a espada e a parede. Então, você diz: Wow! Mas, então, eu me vou ao que está escrito, e em base ao que está escrito me jogo por aí cegamente. Como é que eu sei que estou em fé? Quando atuo assim. Eu vivo na fé, porque atuo assim. Há momentos onde tem que tomar decisões.
Olhe, uma vez Abraão estava com Ló, e havia uma decisão que tomar, e então, havia umas terras que tinham que dividir. E então, veio Abraão e havia a planície, e havia o montanhoso, e uma pessoa que entenda de terras, qual vale mais? A planície ou a montanha? O plano porque aí você fabrica mais casas e não há problemas, na altura tem que gastar, subir e as casas ficam erguidas, e tem que pôr “um pé amigo” (termo de construção), bem, um sem número de coisas para levantar coisas ali... E então, veio Abraão, como estás tratando com o pai da fé, Abraão lhe disse: Escolhes tu. Qual tu queres?
Abraão poderia haver dito: Olhe, eu sou a cabeça aqui, assim que, eu escolho a planície e você fica com a montanha. Mas, Abraão estava provando a Ló, e disse: Deixe-me ver onde está o coração deste abençoado. Se ele é bom, ele diz: Caramba, Abraão, você sabe que tu me trouxeste contigo, e em verdade tu aqui és a cabeça, escolhes tu. Escolhe a planície, e eu me conformo com o que tu me dês. Mas não, lhe disse: Olhe, o que tu queres? O montanhoso ou a planície? E disse: Não, eu quero a planície. Ah, pois, fique com a planície. Mas, o que acontece? É que na planície estava Sodoma e Gomorra, que era uma cidade muito pecaminosa e de muitas provas. E parece que a musiquinha chegava até lá onde estava Ló.
E diz que, olhe, diz que Ló movia suas casas de campanha, como se ele fosse fazer compras, sabe? Ia à cidade a fazer compra de vez em quando. E parece que gastava mais gasolina, você sabe? Os cavalos chegavam cansados, ou as mulas, o que fosse, ou o que houvesse de transporte. Mas, diz a palavra que Ló ia movendo suas casas um pouquinho mais para lá, e já quase estava mudado a Sodoma e Gomorra, e ali afligia a sua alma pelos fatos iníqüos que estava vendo. E Abraão estava em sua montanha, ali na presença do Senhor, você sabe? Lá nos campos.
Mas é pela fé. Há momentos em que você tem que dizer: Que fique com a melhor parte. Eu em fé sei que tu me abençoaste. Há negócios que você tem, por exemplo, um homem de negócios que tem que decidir: Há muita pressão. Vou usar a esperteza. Vou usar a maquinação. E de repente, algo te diz: Não, seja normal. Tranqüilinho. Confia em mim. Parece que é a pior parte, pegue-a e então, quando não há malícia, nem maquinação, nem maldade. Tenha cuidado com os teus tratos, que as espertezas aqui se pagam. Não seja muito esperto, seja honesto, porque as espertezas se pagam por aqui. Você não está vendo que o teu anjo, esse é o teu problema, que você tem um anjo que é louquinho contigo, te servindo e te ajudando? Isso é um problema. Oxalá não tivesses nenhum. Isso é bom quando você é honesto, mas quando tu não és honesto esse anjo está aí e diz: Isso é injusto. Isso você o vai pagar. Vou te pegar no caminho. E te pega.
Pois, Paulo era um homem que falava umas coisas, imagine você, ele dizia: Olhe, sem obras. Mas é que naquele... É hoje, hoje, eu digo: Sem obras, e as pessoas dizem: Mm! Ficam de boca aberta. Mm! Hoje. Imagine para os tempos de Paulo. Dizer: Deus atribui toda sua justiça sem obras. E como? Pois, por fé. Ah, então, é por fé? Por eu dizer: Sim, creio? Sim Isso é uma lei. E você tem que respeitar essa lei. Sabe por quê? Porque sem essa lei é impossível agradar a Deus.
Às vezes, você ouve pessoas dizendo: Sem fé é impossível agradar a Deus, mas eles estão falando de milagres, e de coisas. Não. Sem fé, sem essa atitude em tudo o que você faz é impossível que tu agrades a Deus. Paulo era o portador da verdadeira ciência. O único homem que se levantou na história para falar palavras como as que estamos falando hoje. As disse em Roma.
Diga-me uma coisa.Em Roma está o quê? O Vaticano? O Papa fala como diz a carta de Paulo? O Papa diz que você é justificado pela fé? Ou você tem que fazer mil novenários, e rosários, e via crucis? Essa carta foi escrita a Roma. Não foi a Roma? O Papa deveria estar dizendo: Irmãos, a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus te livrou, não é que vai te livrar, te livrou da lei do pecado e da morte. Não! Aí diz: Se você não fizer, veneras a Maria... Bem, agora está o mês do rosário que o Papa lhe vai estar dando força agora. Imagine você, o terço, umas continhas aí inventadas pelo homem. Ah? Acrescentaram-lhe umas continhas mais? Ou seja, que agora o rosário é maior, como se isso tivesse algum valor.
O homem que trouxe esta revelação. Paulo: justiça sem obras, justo. Olhe, abençoado, eu espero que você esteja me entendendo. Mas, você está perfeito. Você está santificado. Você sabe que em ti não há maldição que valha? Contra ti não há feiticeiro, bruxo, você pode se mudar para o lado do inferno, estabelecer teus escritórios na Avenida Inferno, Rua Maldição, e a você não há quem o toque. Você não vê que você anda com toda a justiça da lei a teu favor? A você ninguém pode maldizer, digo, se você crê ao que está escrito. Porque há pessoas que ainda têm medo, e você os vê que fazem suas coisinhas: Cuidado que isso é mal. Olhe, isso tem... A pessoa se enreda e fica enredada. Não, não, não creias.
Olhe, toda a justiça da lei está a teu favor. E mais, contra você ninguém pode se meter. Meter-se contra ti é um problema. Qualquer empregado que trabalhe contigo que te deseje mal, nem te defendas, deixe-o sozinho que quando vier o anjo o pega. Contra ti, ninguém pode se meter. Digo, se a justiça da lei se cumpriu em ti, tu és um bem-aventurado e abençoado. (Aplausos).
Por isso, o espírito de medo se vai de ti, não de todos vocês porque eu sei que a vocês ainda dá medo. A muitos de vocês ainda lhes dá medo, quando ficam a sós, há! Você não vê que eu já passei por todas essas coisas? Eu ouço ruídos e tudo, e faço assim, olhe, tranqüilinho e digo: ALÔ! Anjo, graças. Está por aí? Não faça barulho. Eu te digo, se por esta palavra você chega a lançar fora o espírito de medo de você, caminhas tranqüilo como um bicho preguiça pelas ruas. Assegurado que a você não te acontecer nada. E não te acontece. Assegurado. Caminhas tranqüilo, e as preocupações, imediatamente desaparecem.
Olhe, eu estive tratando com um rapaz que está se aproximando do ministério, que está fazendo uns consertos para meu papai na cozinha. Então, pois, eu fui lá para ajudar-lhe. E eu, pois, não sabia nem quem era ele, eu simplesmente, estava ali falando da cozinha, que os gabinetes, que tem que mudá-los, que se isto, e eu não sei que de repente houve uma interrupção e me pus a falar do pacto e homem ficou... E depois meu papai me disse: Rapaz, esse homem está... Quando tu o disseste: Abençoado. E então, o vi ontem para dar-lhe um dinheiro que tinha que lhe dar para comprar uma situação....
E ele me disse: Olhe, ainda os efeitos dessas palavras: Que eu sou um abençoado. Olhe, Eu passei pelos rosacruzes, eu passei pelos “muslims” (muçulmanos), eu passei por isto, passei por igrejas protestantes. Tive que ir à igreja protestante para ver se entendia a Deus, e agora estou em uma igreja batista, e eu queria ser pastor. Mas, eu sabia que havia algo, é que eu o sabia. Mas, quando eu te escutei dizer que eu era um abençoado, que eu já estava abençoado, meu espírito pulou. E é que o teu espírito, todos os espíritos de vocês estavam buscando isto. Essas são as águas que Cristo prometeu à mulher que lhe disse: Olhe mulher, eu tenho uma água que se eu te der, não te dará sede. Jamais te dará sede. Tira a tua sede. (Aplausos).
Por isso é que Paulo era um problema, você não está vendo que Paulo deixava aos religiosos sem trabalho? Esse é o mesmo problema que eu tenho aqui em Miami. Você não vê que eu tiro todos os seus joguinhos? Halloween. Fora; Diabo. Fora; Isto. Fora; Rudimento. Fora; Batismo. Fora; Santa Ceia. Fora; Batismo em água, tudo isso. Então: Olhe, e com o quê vamos trabalhar? Estamos acostumados a trabalhar com esses materiais. Pois, trabalhe com a lei da fé. A lei da fé é suficiente. (Aplausos).
Não foi Paulo quem disse: Não pondo as coisas no que se vê. E o que é o que se vê? Todos esses rudimentos. O que não se vê, o que é? A lei da fé. Eu estou falando dela e não se vê. E eu me conduzo aproveitando disso: Em minha saúde, em minha forma de viver a vida, em meu repouso, em muitas coisas. Eu desfruto, desfruto demasiadamente. Sim. Estou tranqüilo. Eu desfruto a vida, conto as horas: Wow! Eu quisera que os dias fossem de 48 horas, porque se me fazem pequenos.
Sim, quando você entrega neste espírito, tudo, tudo você domina, está debaixo de teu domínio. Você não vê que está voltando ao espírito que tinha a primeira criação? Na inocência? Na inocência não se sabia o que era pecado, e então, havia um poder tremendo em Adão. E então, imagine você, tinha riquezas porque na inocência há prosperidade. E então, o que acontece? Que a perdeu e veio a pobreza, o trabalho, veio tudo isso. Agora, Cristo te devolveu a inocência, porém, com consciência.. Porque agora, você está igualzinho, estás perfeito, perfeito, és puro, não vês nada mal. A única coisa, é que você conhece o mal e o bem, e se porta melhor.
E você diria: Ah, mas Adão estava melhor porque ele caminhava desnudo e não o sabia. Sim, mas desnudo, da forma em que ele vivia se cometem muitos erros. Agora é melhor, porque agora você tem: Conhecendo o bem e o mal. Então, assim você não causa danos. Deus te devolveu tudo o que se perdeu. Um homem o pôs a perder, o outro o resolveu. A lei da fé.
Eu estou maravilhado. Este rapaz leva como dez dias, aquele que está consertando lá o lugar de meu pai e me disse: “Man, I still in shock” (Homem, continuo em estado de choque). E Carlos Cestero lhe disse: Eu estou a 14 anos, e continuo em “shock”. Como se diz “in shock”? Surpreso. É que assim é que você tem que estar. Olhe, eu vivo todos os dias surpreso. Eu estou maravilhado. Eu mesmo, que me levanto todas as manhãs e me encontro e digo: Ai, Pai. Que tremendo és, Senhor. De que vou falar esta semana? Esqueça-te disso, espere a Quarta feira. Mas, adianta-me para pegar férias e dar o calqueo a Carlos adiantado, e assim não tenho que estar chamando... Não, espera a Quarta- feira, e eu te dou, e pode dar-lhe a Carlos, pode dar-lhe a Rafa, a Martín. Mas você tem que esperar todas as quartas-feiras, porque você tem que chamar a este escritório todas as quartas-feiras para eu te dar o calqueo das nações.
Mas, eu vivo em “shock” com o que eu represento. Isto é uma coisa tremenda. Você não vê que, depois de Paulo, ninguém havia falado como eu? Ninguém. Provado pela história. Ninguém. De fato, Paulo não pôde falar. Ele pôde escrever, mas falar não pôde porque não criam nele. Paulo pôde escrever, mas falar não podia porque permeava por toda Jerusalém, Ásia, o legalismo, Moisés, as obras, as obras, as obras. E Paulo: Não pôde falar. Todos me abandonaram. Ninguém me entende. Ele não pôde falar, ele só pôde escrever. Agora eu posso falar. Mas veja, veja o que acontece. Veja o que aconteceu a Paulo.
Vamos buscar a Atos, para que você veja o que fale assim, prepara-te para isto, olhe, Atos 23. Veja o que diz o verso 12 (Atos 23), complô contra Paulo. Para que você saiba o que se passou a Paulo com os apóstolos e os anciãos de Jerusalém, os cristãos daqueles tempos. Veja o que fizeram a um homem que falava da lei do espírito, para que você entenda porquê é que temos tanta oposição. Veja aí. Leia.
“Vindo o dia, alguns dos judeus tramaram um complô e se juramentaram debaixo de maldição, dizendo que não comeriam e nem beberiam”. Isso tem cheiro de quê? Jejum. Nos jejuns você não come e nem bebe. “Não comeriam e nem beberiam até que tivessem dado morte a…” Quem? E por quê queriam dar morte a Paulo? Ah? O quiosque minguava? Olhe isto. Veja. “Eram mais de quarenta os que haviam feito esta conjuração, olhe, os quais foram aos principais, o quê? Sacerdotes e a…” Quem? E aos anciãos?
Veja bem, pegue esta página e mova-a assim, olhe assim, e veja a página anterior no verso 17 do capítulo 21, para que tu saibas quem são os sacerdotes e os anciãos. Veja 21:17. Veja o que diz, para que saiba com quem foi que estes quarenta se puseram de acordo e falaram. “Quando chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam com gozo. E ao dia seguinte Paulo entrou conosco a ver a Tiago, e se achavam reunidos...”. Quem? Agora, esses anciãos são estes mesmos anciãos, olhe.
Verso 14 (capítulo 23). “Os quais foram aos principais sacerdotes e aos anciãos e disseram: Nós fizemos juramento sob maldição, a não provar nada até que tenhamos dado morte a Paulo”.
Abençoado, diante da Internet, diante de todas as nações, tenho as evidências escritas: Os anciãos, e os sacerdotes não suportaram ao apóstolo Paulo, como não me suportam a mim hoje em dia. Não me suportam.
Você não vê que todas essas religiões, todas, eu não disse algumas. Não, não. Eu disse: Todas; estão na lei das obras, não na lei da fé. Estão fazendo afronta ao Espírito da graça. Estão tendo por imundo ao sangue de Jesus Cristo, tendo em pouco o sacrifício, pisoteando ao Filho de Deus.
Essa é minha acusação deste púlpito da Sede Central ao mundo da Internet, seja que esteja me escutando o Papa, seja que me esteja me escutando o líder religioso: ESTÃO EM MENTIRA TODOS. TODOS ESTÃO EM MENTIRA. (Aplausos).
Veja, e isto muita gente vê e por isso é que eu digo isso, porque eu sei que o vêem. Eu estou dizendo que todos os cristãos que se converteram ao dia de Pentecostes, junto com os sacerdotes e com os onze apóstolos chegaram, aí estava Tiago que era um dos chefes grandes, chegaram e disseram: Tem que matar a Paulo. Está tirando de nós o terço, está nos tirando tudo o que inventamos ali. Está nos tirando os lavamentos. Este homem é um anti-semita, está indo contra o judaísmo. E queriam matá-lo.
Verso 15. “Agora pois, vós, com o concílio”. Veja só isso, o concílio. Olhe, isto é sério. Isto é sério o que estamos falando. “Agora pois, vós, com o concílio, requerei ao tribuno que lhe traga amanhã ante a vós”. Veja bem, a lei, olhe, a política com a religião misturada. Como sempre, os sacerdotes sempre vão até ao prefeito de tua cidade, e o que disser o sacerdote, te danifica. Porque estão misturados. Todos são uns mentirosos. Olhe, estou bravo hoje. Você sabe que eu não estou bravo, o que eu tenho é zelo de Deus, para falar a verdade.
Veja o que diz. Vou repetir o verso 15 do capítulo 23 do livro dos Atos. “Agora pois, vós, com o concílio, requerei ao tribuno, veja onde eles se metem, que lhe traga amanhã ante a vós, como que quereis indagar alguma coisa mais acerca dele; e nós estaremos prontos para matar-lhe antes que chegue”. Um complô. E esses abençoados são os que você durante anos, te enganaram, e você como um bobo aí fazendo o sinal da cruz, e acendendo velas e novenários, te enganando, batizando a teu filho. E ainda seguem enganando por aí, pela rua 8 com a Ermita e para cima e para baixo, fazendo danos aos cubanos com todo o dano que lhes têm feito, seguem todos estes mentirosos fazendo-lhes dano. E ISSO TEM QUE SER PARADO. (Aplausos).
Veja até para onde eu vou agora, para a Colômbia, imagine você, como está o religioso ali, que a cada momento matam a um sacerdote. Que pena que não matam uma dezena, cada vez que matam a um. Que o que fazem é enganando a esse povo. Os mantém cheios de religião. Por isso temos que usar segurança, porque é que eu vou para lá e eu as estou cantando diretamente. Porque é que as cidades não podem sofrer mais.
Você não vê, veja, preste atenção. Eu não estou falando aqui de uma religião, eu estou falando aqui da lei do Espírito de vida, a lei do espírito de vida, o que prospera as nações, o que dá saúde, o que levanta, é uma lei. (Aplausos).
Essa lei venceu a lei das obras, então, a lei das obras ficou nula, e então, isso é o que pregaram aos povos. Até que não se leve a lei do espírito de vida como diz aqui: É sem obras, para que seja por fé; os povos não vão prosperar. E eu te digo, tu te pões firme nisto, olhe, e você dura até o último dia de tua vida, duras em saúde. Quando, olhe, quando esta lei que eu a agarro assim em minha casa, e me vêm todas estas porcarias que este corpo tem: Respeita, que tenho a lei do Espírito. Rapaz, a saúde me chega assim, fum! Me envolve. Me envolve, porque é a lei maior deste mundo, a lei que criou os céus e a terra. (Aplausos). Apodera-te disto.
O zelo de tua casa me consome, disse uma vez Jesus. Verdade que sim? Não, mas eu ainda estou falando suave. Paulo não, Paulo lhes dizia: Cães. Paulo, o apóstolo do amor, lhes chamava: Cães, incircuncisos, criminosos, bestas feras. Lhes dizia: Estes são umas bestas más. Eu não, eu ainda que seja, tenho a decência de lhes chamar, lhes dou até títulos e tudo, imagine.
Vamos estar em pé. Leve essas evidências escritas. E vamos dar graças.
“Pai, graças por esta palavra que nos faz livre. Graças, Senhor pelo zelo de tua palavra, Pai. Dizemos que milhares são iluminados, que esta palavra corre por todo o mundo, que milhares agora mesmo através da Internet se dão conta, que despertem à verdade deste evangelho. Graças, Senhor. Graças. Assim recebemos milhares deles, Pai, no nome que é sobre todo nome. Declaro a esta congregação sã, Pai. A declaro em espírito de prosperidade. Digo que prosperam e que vivem, que vivem esta lei maravilhosa que está nas mãos deles: Perto de ti está a palavra, perto de tua boca e de teu coração.