Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

quarta-feira, junho 28, 2006

Vamos começar pelo livro de Segunda carta aos Coríntios, no capítulo 3. Há um conselho muito bom. Nós estamos fazendo um doutorado nestas práticas que nós temos e temos que afincar mais nossas notas para saber com bastante clareza o que estamos ensinando. Assim que, vou convidar a vocês para irem lá a Segunda carta aos Coríntios, no capítulo 3, no verso 14 em diante. O tema de hoje é: “Mentes Embotadas”. Diz o verso 14, “Porém, o entendimento deles...” Quando diz eles, se refere a esta igreja que está em Corinto, que Paulo continuamente fazia viagens para falar com eles. Eles se chamavam cristãos, mas eram cristãos com mentes embotadas, com o entendimento embotado. E vejam a razão, diz: “Porém, o entendimento deles se embotou; porque até o dia de hoje, quando lêem o antigo pacto, continuam com, um véu diferente...” É o mesmo? “... o mesmo véu não descoberto, o qual por Cristo é tirado. E até o dia de hoje, quando se lê a Moisés, o véu está posto sobre o coração deles”.
Olhem, vocês sabem que quando eu lia isto, eu não me dava conta, mas o mesmo Espírito de Deus que vai ensinando a uma pessoa trazia luz para minha pessoa e me dizia, pois, porque eu pensava que por exemplo, a Igreja Batista da esquina, os Pentecostais, os Católicos, nossos companheiros que não nos entendem por agora, mas que são crentes e lêem a Bíblia como você e eu... Então, eu pensava que eles tinham um pequeno véu, ou seja, que estavam quase aí, mas que era um véu pequeno, mas aqui me diz, que é o mesmo véu. Ou seja, uma pessoa que não entende a graça como você e eu a entendemos, tem um véu, mas não é um véu diferente. É como se essa pessoa estivesse no Monte Sinai escutando a Moisés, “Não matarás”, e com todos os mandamentos, porque é o mesmo véu.
Por isso, quando você fala com o Reverendo, com o Pastor, com o líder, com o diácono, com a igreja em que você ia e você lhes diz: - Abençoados -, de repente eles se aborrecem. – Por quê me chama de Abençoado? -. – Pois, porque pacto diz que você está “abençoado”. E então, você diz: - Olhe, e por quê será que ele se aborreceu? -. Ou quando você lhes diz: - Anjos contigo -. – Que anjos? Jesus Cristo comigo --. E você lhes diz: - Não, olhe, é que há anjos que Jesus Cristo, o teu chefe, tem para teu serviço -. E te dizem: - Tenha cuidado com isso de anjos, porque a Nova Era... -. Então, você se pergunta e diz: - Ai Pai! O que está acontecendo? -. E é porque eles têm a Moisés metido, olhem, olhem, assim, entre a pálpebra e o olho. Eu me pergunto: Por quê em Miami não somos aceitos por nenhum grupo cristão e nos classificam de seita? E de seita falsa, seita não verdadeira. Se nós não estamos fazendo nada de mal, o que nós estamos fazendo é lendo isto e crendo.
Se o apóstolo Paulo me diz: - Olhe José Luis, os filhos de Deus participaram de carne e sangue. Pois, José Luis, olhe, eu também participei para destruir ao que tinha o império da morte, isto é, ao diabo -. Então, eu pergunto ao Senhor, - Senhor, e o que foi que tu fizeste ao diabo? -. – José Luis, é que eu o destruí --. E eu lhe digo: - Senhor, e o que quer dizer destruição? -. – Pois, destruição significa aniquilação total, que desapareceu --. E então, eu venho e creio nisso, e aí, vou até um evangélico e lhe digo: - Olhe, você quer escutar boas notícias? -. E ele te diz: -Claro -, e você lhe diz: - O diabo foi destruído -. – Ah não, isso não pode ser --. E o que é que acontece com esse abençoado? É que ele tem um véu, que isso não o deixa ver. Digo, algo tem que estar mal, e eu penso que não é conosco, a mim, parece que é com eles. Conosco é que não pode ser, porque nós, estamos lendo e crendo. Pois então, é que eles têm um véu, mas eu pensava que era um véu leve. Eu pensava que eles eram cristãos convertidos que até agora não entendem, porque têm um véuzinho por aí. Não. É, diga: O MESMO VÉU.
Estão com Moisés, ou seja, para eles Cristo não fez nada, Cristo não morreu e muito menos ressuscitou. E então, a coisa fica séria. Vocês sabem quando foi que eu entendi isto? Eu estava sonhando outro dia que estava pregando a uma porção de pessoas acerca disto, e eu me levantei e disse: - Olhem, que bom calqueo para a igreja -. Porque se era bom para ser dado em um sonho. Eu disse: - Que bom seria dar-lhe ao vivo e a cores! -. E então, eu explicava isso a muitas pessoas, - Olhem, por favor, vocês estão antes da cruz, vão para depois da cruz que Cristo já ressuscitou -, e eles não me entendiam, não me entendiam. E então, me levantei e continuei lendo, porque agora isto não é em sonho, isto foi, eu li tal e qual está aí.
Olhem, como diz, verso 16, “Porém, quando se converterem ao Senhor, o véu será tirado”. E então, eu disse: - Senhor, então quer dizer que os batistas e os protestantes não estão convertidos? -. E ele me dizia: - Como é que eles vão estar convertidos se estão com o véu posto? Quando se converterem ao Senhor, o véu lhes será tirado. – Ah pastor, mas se eu dizia que eu era convertido --. Você se lembra de quando você dizia que tinha se convertido? Você havia se convertido a Moisés, não a Jesus Cristo. E mais, vocês sabem qual foi o primeiro convertido depois de Paulo? Eu. Tiraram o véu que eu tinha e eu me converti. (Aplausos). Sim, porque às vezes, nos escritórios dizem: - Olhem, o que é que aconteceu à família tal? -. – Rapaz, se converteram --. Mas, a quê se converteram? Porque você pode converter uma voltagem de 110 para 220, isso é conversão. Mas, se converter ao Senhor é outra coisa.
– Pastor, então todos os grupos evangélicos não estão convertidos? -. Bem, depende. Estamos lendo e você tem que ir ao que está escrito. Então, o problema é mais sério do que parece, porque estamos tratando com evangélicos não convertidos, católicos não convertidos. Porque diz que quando se tira o véu é quando eles se convertem ao Senhor, então, enganaram você, abençoado. Você pensava que você era convertido antes de chegar aqui. Não. Aqui é que as pessoas se convertem ao Senhor. Na igreja cristã as pessoas se convertem a quem? Ao Senhor. – Oh, eu sou um convertido batista. Eu sou um convertido pentecostal. Eu sou um convertido testemunha de Jeová. Eu sou um convertido mórmon. Eu sou um convertido católico carismático --. Pois, isso é o que você é, mas não, convertido ao Senhor. Porque para você estar convertido ao Senhor tem que ser tirado o véu de você. Olhe, isto não se sabia, isto não se sabia. Assim que, não diga: - Eu tenho um familiar cristão -, porque ele é “cristino”, e não, cristão. Ah, e ele lê a Bíblia e vai à igreja aos domingos, mas não está convertido porque ele tem a Moisés, ele tem o mesmo véu ainda.
Olhem, um cristão convertido, vai a Hebreus 6:1 e obedece. Vamos a Hebreus 6:1, que quem sabe, você nunca leu isso. E voltamos novamente a Segunda carta aos Coríntios, porque há outra informação aí. Hebreus 6:1, o verso que lemos tato. O que diz? Estamos todos aí? Aba? ABA PAI! Olhem, isso é outra coisa, que um convertido não te diz: Aleluia! Ele diz: ABA PAI! Porque ele se converteu. Al se converter, o que aconteceu? Ficou completo em Cristo e agora não diz: Aleluia! Ainda que, Aleluia, seja uma palavra tão bonita. Você não acha que isso é bonito? Aleluia! Viram? Mas, se você se converteu, dizer Aleluia, é que não combina com um convertido. Porque, Aleluia, é “socorra-me Senhor”, você sabe, “tenha misericórdia”. Davi dizia: Aleluia, pois era certo, se ele... Sua alma tinha sede de Deus, Deus não havia chegado a sua vida e se ele dissesse: Aleluia, era correto. Mas, um convertido se dá conta de que não é Aleluia. É ABA PAI! Não volte a dizer: Aleluia! Olhe, abençoado, não diga: Aleluia! Porque você está convertido ao Senhor. Diga: - Minha fé tem fundamento -, você é um fundamentalista.
Por exemplo, olhe, nessa luta que há ali na Ásia, onde está o Afeganistão, pois ao lado está o Paquistão, Arábia Saudita, e um sem número de países que têm a mesma religião. Mas, o que acontece é que o Afeganistão é legalista, fundamentalista naquilo que crê, os demais são liberais, tradicionais, conservadores que dizem: - Não, essa é nossa religião, mas o Afeganistão é muito legalista e muito fundamentalista e muito extremista -. Pois nós, Creciendo en Gracia, somos como o Afeganistão no conceito da graça, nós somos fundamentalistas, extremistas naquilo que diz a palavra do Senhor. Por exemplo, você me convida a uma Convenção de pastores por aí e eu não vou. Por quê? Porque eu tenho um fundamento, e essas pessoas não estão convertidas. O que eu vou fazer metido ali? Eu não combino com os cristãos de hoje, eles não falam como eu, não pensam como eu. E a palavra diz: - Caminharão dois se não estiverem de acordo? -. E eu não estou de acordo com nada disso. Vou ali escutar: - Aleluia! E te repreendo, diabo, e saia daqui... Te amarro, te amarro -. E eu digo: - Mas, o quê eles estão amarrando e atando e soltando, se isso já está destruído? Para quê vão amarrá-lo? -. Pois ali eu não tenho comunhão.
Então, nós temos um fundamento. Por exemplo, isto é um dos fundamentos deste ministério que não se pode violar, porque se você viola está dizendo que não é convertido. Por exemplo, Hebreus 6:1, veja o que diz: “Portanto, deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo...” O que acontece a uma pessoa que se converte? Que os deixa. E uma pessoa que não esteja convertido? Pois, ainda crê no batismo em água, porque não está convertido. Ainda crê na chamada santa ceia, porque como não está convertido... Ainda crê em arrependimento de obras mortas, porque não está convertido. Ou seja, um convertido tem que ter evidências de convertido. Uma igreja que está convertida ao Senhor, ao que ressuscitou, tem que ter evidências. – Olhe, por quê eu sou convertido? Porque olhe, o batismo para mim é um rudimento da doutrina de Cristo. E eu, como Paulo diz aí que tem que deixá-lo... -. Porque Paulo era um convertido, então, Paulo depois que se converteu disse: - Olhe, eu, tanta água e tanta coisa, mas se isso é um rudimento... -.
Vamos a Romanos 7:4, a ponte de Romanos 7:4. Eu chamo de ponte, a ponte de Romanos 7:4. Isto é um repasse, um repasse do que você já conhece, mas que tem que aplicar à conversão. E se você lhe pergunta, como me disse em Guayaquil, a jovem que limpava o apartamento, que me escutou ouvindo a Iván López e então me disse: - Vocês são convertidos? -. E eu lhe disse: - Sim. E você? -. E ela me disse: - Sim, eu sou convertida -. – A que igreja você é convertida, abençoada? --. E ela me disse: - Eu sou convertida à Igreja Santidade a Jeová -. E um convertido não diz: Jeová, porque o termo Jeová... Porque o termo “Jeová”, terminou na cruz. Porque o que morreu na cruz era Jeová, e ao morrer e ressuscitar se chama Jesus Cristo. Porque Paulo nunca mencionou o termo Jeová. Quer dizer que eu estava falando com uma falsa convertida, naturalmente, era uma jovenzinha e eu não poderia faltar com o respeito e eu não tinha tempo para lhe explicar e simplesmente eu lhe disse: - Sim, eu sou convertido -. E me disse: - Mas, você é convertido de verdade? -. E eu lhe disse: - Em Espírito Santo e fogo -. – Ahhhh --, como quem diz, ela disse: - Este é dos meus -. Mas eu não podia lhe falar mais nada e me disse: - Eu posso is a essas reuniões? -. – Totalmente grátis --. Mas não foi, porque o nosso aroma é aroma grato ao Senhor. A nossa revelação, quando alguém não convertido nos cheira,Sniffff! Mmm! Espere. Eu não entendo isto, isto cheira diferente -.
Pois eu chamo a isto de ponte de Romanos 7:4. o convertido, tão logo cruza a ponte está convertido, mas, se está no meio da ponte não está convertido. E a ponte é essa, olhe aí, Romanos 7:4, “Assim também vós, irmãos meus, estais mortos à lei mediante o corpo de Cristo...” Por exemplo, se está morto à lei, ele não guarda o sábado. Se ele guarda o sábado quer dizer que ficou na ponte. “... mediante o corpo de Cristo...” Que se chamou Jesus de Nazaré. Para quê? Diz: “... para que sejais de outro...” Ele não fica com Jesus de Nazaré, ele agora é do outro, “... do que ressuscitou dos mortos, a fim de darmos frutos para Deus”. Assim que, um convertido não pode estar com Jesus de Nazaré, Jesus de Nazaré para ele foi uma história que terminou na cruz do Calvário. Jesus de Nazaré morre e se converte no Cristo Ressuscitado, e ele sai da ponte e cruza a ponte e cai depois da cruz, mas não fica antes da cruz.
Por exemplo, ele vê uma procissão católica e ele diz: - olhem, estão antes da cruz -. Ele vê batizando em água e diz: - Olhem, igual a João o Batista, antes da cruz -. Ele vê repreendendo um demônio: - Expulso você, Satanás, te ordeno, te amarro no nome de Jesus -, e diz: - Olhem, isso era o que Jesus de Nazaré fazia em seus tempos, expulsando demônios, está antes da cruz -. Mas, quando se converte, Satanás foi destruído e já não tem que ser expulso e nem repreender, porque o crente já está livre, está completo em Cristo, e ele não se atreve impor, impor as mãos. Porque a imposição de mãos é um rudimento de antes da cruz. Estamos repassando, verdade? O fundamento. O convertido não pode estar aí.
Bem, e voltar então de onde começamos a Segunda carta aos Coríntios, e vamos terminar com isto. Imaginem, os do Ministério Creciendo en Gracia são os primeiros convertidos depois de Paulo, somos os primeiros convertidos, história, é algo histórico. Depois de Paulo não houve mais convertidos. Se houvesse mais convertidos não teriam mantido os rudimentos da doutrina de Cristo. Vejam como diz o verso 16, repetimos, 3:16 de Segunda carta aos Coríntios. “Porém, quando se converterem ao Senhor, o véu lhes será tirado”. Se o véu é tirado, a quem se tira também? A Moisés. Em outras palavras, Moisés já não tem atrativo para você, porque o véu foi tirado. E anteriormente diz “que quando lêem a Moisés, continuam com o mesmo véu”. Moisés é quem te põe o véu. Olhem, e tirar o véu das pessoas às vezes é bem difícil. Você já pôs um curativo desses, uma bandagem? (Um esparadrapo). Que se agarra e pega os teus pelos e quando você vai tirá-lo, ssss! E tem que fazer assim, olhe, Chun! Bem rápido para que a dor passe rápido, porque se for pouco a pouco, dura mais. Pois, esse véu, algumas pessoas o têm posto em uma forma que parece que quando você começa a tirar assim, as sobrancelhas saltam. Ah? Rapaz, para tirar isso, dói.
Pois diz aqui que o véu será tirado. Então, vejam como diz o verso 17, “Porque o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há...” Quê? “... liberdade. Portanto, nós todos, olhando com o rosto descoberto como em um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. Vamos de quê? De glória... E o que não está convertido, como vai? De temor em temor, de ira em ira, de juízo em juízo, de rechaço em rechaço, de se perder em se perder. Porque ele não pode crescer em mais nada, em medo. Você não pode ir de glória em glória à imagem e semelhança do Senhor Jesus Cristo com demônios ao redor. De que glória você vai? “E a imagem e semelhança”, como quem diz: - Eu sou igual ao Senhor, tenho tudo que ele tem -. Cada semente dá fruto por seu gênero, se Cristo é santo, eu sou santo; se Cristo é perfeito, eu sou perfeito; se Cristo está no céu, eu estou no céu. Ah? Se Cristo está completo, eu estou completo. Isso é ir à imagem e semelhança, como canta Iván López, “Tu, Senhor, é igual a mim e eu sou igual a ti”, isso é “Réplica”.
Pois, os convertidos vamos de glória em glória e nos vemos iguaizinhos ao Senhor, nos vemos santos, perfeitos. Mas, aquele que não está convertido, e você conhece muitas pessoas não convertidas que estão nas igrejas sendo chamadas de convertidos. Que trabalhinho nos deu o Senhor, ah? O nosso ministério é um ministério que tira véu, tira véu. Diga: TIRA VÉU. EU SOU UM TIRA VÉU. Assim olhe, Fshhh! Ainda que se arranque as sobrancelhas completamente, tem que tirá-lo. Olhe, mas vocês sabiam que este é um tema fácil que todos nós compreendemos e a mim, me chama tanto a atenção... Porque eu pensava que os meus familiares, estavam quase, quase. Mas não é quase, quase, é que é o mesmo véu. Ou seja, que a coisa é mais séria do que você imagina. – Não, eu já quase o tenho -. Quase o tenho? Enquanto não arrancas esse véu daí, de repente você pensa que o tem. E de repente, Hum! Ao contrário, ele se faz mais firme com o véu, aperta mais, o costuram, colam com “Crazy Glue” (uma cola muito forte) assim, eu não sei o quê fazem.
Porém, este é um trabalhinho... Bem, uma vez o Senhor disse: - Olhe, o discípulo não é melhor do que seu Mestre -. E esse Paulo sofreu, ele sim, que sofreu porque o problema dele é que ele escrevia a revelação, a escrevia, a recebia direto do céu, a escrevia e então, quando ele fazia uma viagem dessas deixava sessenta pessoas confirmadas e quando voltava só restavam vinte. – E o que aconteceu? Onde está Demas? -. E lhe diziam: - Bem, é que Pedro e João passaram por aqui, e se foram a tomar café com ele e então, não sabemos de mais nada -. Imaginem, o pobre Paulo, eu o chamo assim, ele sim, que sofreu, tendo a verdade. Porque Moisés ainda permeava tanto... E os efeitos ainda duram até hoje, imaginem. Naqueles tempos Paulo estava, estava lutando contra um espírito mosaico que corria por toda a região.
Bem, que Barnabé, que era um discípulo dele, imaginem, diz que barnabé, que Paulo era... Olhem, Paulo o recebeu do céu e no outro dia lhe disse: - Venha Barnabé, ponha o gravador -, naqueles tempos. E o gravador de Barnabé era ouvir, - Escute-me bem, assim, assim, assim -. – Recebido, Paulo. Pois Barnabé, abençoado, se mantenha firme porque os da circuncisão estão por aí -. E lhe disse: - Não, não, não, tranqüilo que eu, é daqui para o céu -. Rapaz. E em Gálatas, capítulo 2 diz que quando Paulo passou por Antioquia encontrou que Barnabé havia sido arrastado pela hipocrisia de Pedro e dos demais apóstolos. Assim o diz, bem claro, em preto e branco. Diz: “que até Barnabé foi arrastado pela hipo, pela hipocrisia dos apóstolos”.
Ouça isto, aquele que não está convertido é hipócrita. Ah, não é hipócrita quando está no mundo, conforme ao que ele diz: - Não, eu estava no mundo e me converti -. Quando se converte é que a hipocrisia... Porque como é o mesmo véu de Moisés, a lei produz ira e se converte em perfeito hipócrita dentro da chamada igreja do Senhor. Porque você não vê que a lei produz todas essas coisas em uma pessoa. Assim que, nós vamos de glória em glória. Você vai de glória em glória? Você se vê cada dia mais perfeito? Você se vê mais realizado na graça do Senhor?
Pois não se tem que orar pelos não convertidos, me refiro a todos os grupos protestantes que há neste mundo, não estão convertidos. O governo de Deus na terra diz que NÃO ESTÃO CONVERTIDOS. Enquanto haja batismo em água, santa ceia, repreensão de demônios, obras jejuns, símbolos de que tenham o mesmo véu e não tenham se convertido ao Senhor. Quantos se atrevem a dizer: ASSIM É. Olhem, vocês crêem nisso? Estão convencidos disso? Estou certo de que ninguém vai arrastar a vocês? Terei que dar-lhes uma carta de membresia a vocês para amarrá-los? Não? Aqui não há Barnabés. (Aplausos). Aqui não há Barnabés, assim que, espírito de Barnabé, fora.
Tremendo. Pois, eu os quero muito, os amo. Este é o conselho da cabeça aos membros. Ah? Assim que, eu vos declaro abençoados, reinando em vida, continuem crescendo em graça, nunca se cansem desta palavra, escutem-na, afirmem-se nela porque esta palavra promete te dar fortaleza, bom ânimo no momento de necessidade, no momento de prova, porque nos vêm provas, vêm momentos difíceis. Esta palavra te faz entender que tua carne, teu corpo físico não se sujeita à lei de Deus, portanto, você está dormindo com o teu pior inimigo. Não se sabe como ela vai se levantar amanhã, e você tem que estar atento, - Não, não, não te recebo. Submeta-se aqui ai pacto e vamos adiante -. Porque você se deita com ele, que o problema, ele vê. Oh, e uma coisa que tem que se admirar do teu corpo físico, é que ele é fiel a sua condição carnal. Se você fosse tão fiel ao espírito como a tua carne é tão fiel a teu deteriorado que ela tem, você a venceria.
Assim que, isto é uma capacitação que todos temos que fazer e nos manter firmes e temos de nos lembrar destas palavras. Porque estas palavras eu digo a você e as circunstâncias da vida, e por aí há uma porção de Pedros correndo, por aí há programas de rádio pedrinos, programas de televisão pedrinos, que estão procurando a quem arrastar para mantê-los debaixo do mesmo véu. Porém, se o véu foi tirado de você, você não volta a colocá-lo. Mantenha-se longe disso, porque onde está o Senhor, há liberdade, e onde há liberdade não há medo e não há temor. Verdade que sim? Assim que, vamos estar em pé e demos um aplauso ao Senhor por sua palavra. (Aplausos).
Despeço-me de todos os colaboradores a nível mundial na Internet, um abraço a todos vocês e continuem fiéis pregando esta palavra. E como dissemos aqui nesta noite, aqui não há Barnabé, pois eu recebo que em teu país não há Barnabés. Que os Barnabés já se converteram ao Senhor, que estão bem convertidos.

Nenhum comentário: