Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, junho 20, 2006

Bom, vamos começar hoje com Filipenses capítulo 1, verso 6, por favor.

Uma saudação a toda igreja que me vê por Telegracia. Recebemos uma cartinha de Armenia, em Colômbia, que não está passando Telegracia; parece que os católicos intimidados. Estão tristes os irmãos ali, porque retiraram o sinal.

Tu sabes que não nos assusta que eles estejam. Mas porque eles se assustam de que nós estejamos? Se assustam. Pelo contrario, a nós convém que eles estejam ao nosso lado, para que as pessoas comparem. Se você tem um bom produto, a ti não molesta que venham outros produtos. Pelo contrario, as pessoas comparam e dizem: -Este é o melhor.

Olhe, que bom é ter essa telinha aí.

“Estando persuadido disto, que o que começou em vós a boa obra, a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo.” Isso significa que se te chamaram, e te iluminaram os olhos do entendimento, até que Jesus Cristo transforme teu corpo, isso está em pé.

Mas isso é muita segurança. Isso é um espírito de segurança. Por exemplo, Pedro te diria que o diabo está como leão rugente buscando a quem devorar. Então, devorar significa, quer dizer que talvez não chegues até o fim, porque me devoraram. Ou João diria: Porquanto não estás frio nem quente, vou te vomitar de minha boca. Mas então, Paulo diz: Estou persuadido que passe o que passe a você, eu termino o que comecei. Ou seja, são duas atitudes.

É como alguém que quer te ajudar. Tu tens uma casa, e vão quita-la e de momento o banco porque lhe interessa muito tua casa, e você esta falhando em certos pagamentos, te diz: -Olha, você não pode perder de um momento a outro. Mas, há outro banco que aprecia o que tu és porque o gerente te conhece ou o chefe te conhece e diz: -Esqueça, que eu vou lutar para que você mantenha este empréstimo, e para que mantenhas tua casa. Então, são duas atitudes. Diga: ATITUDE ,Atitude e espírito é o mesmo. Há espírito de tristeza, e há espírito de gozo.

Agora, a atitude que tem o apóstolo Paulo é pelo conhecimento que tem o apóstolo, e pelo evangelho que ele prega. Como é um evangelho diferente ao que pregam os apóstolos, pois ele te diz: -Olha, eu estou persuadido disto, que o que começou em ti a boa obra, ele vai terminar. Passe o que passe, vai terminar. Ainda que estejas 12 meses sem pagar a mortgage, a hipoteca, eu te asseguro que eu invento algo aí e te estico a hipoteca ou algo, mas você sustem tua casa.

Então, o próximo verso, o 12. Si fores tão amável e passe ao 12 para eu não ter que usar meus humilhantes. O verso 12, olha o que diz. Isto é uma carta, e esta em seqüência. Diz: “Quero que saibais, irmãos, que as coisas que me sucederam, está falando agora pessoalmente, que me sucederam redundaram ainda mais para o progresso do evangelho.”

Esse é o mesmo espírito. Ou seja, ele começa a falar: -Olha, você sabe porque eu estou persuadido que o que começou em ti vai terminar? Porque o que me sucedeu, me foi dito que me obra para o bem, para o bem do evangelho. Isso é um espírito. Isso é um espírito de consolo.

E o que passou a ele não foi fácil, ele obrigava a blasfemar, matava gente, mandou apedrejar Estevão, um companheiro de classe dele na lei, competência dele. E como Estevão se converteu a Jesus de Nazaré, pois o mandou matar. E conseguiu, o mataram. E quando o mataram, trouxeram suas roupas aos seus pés: -Aqui está Paulo, fizemos o que nos pediste. E como bom fariseu que és, que tens uma família, dizem por aí que desde que conheceste a graça te separaste de tua família e de tua esposa. Começou a violar, criminal, separado de sua esposa. Não voltou a casar-se, mas rompeu a união familiar, e um sem-numero de coisas mais que fez.

E agora, ele diz: -Agora entendo, olha, que o que começa isto em ti, passe o que te passe, podes sofrer a experiência mais séria de tua vida, a seu tempo, tu vais ver que tudo redundou para bem do evangelho. Isso é um espírito. isso é um espírito de segurança, não para fazer o que te dá na gana, para matar gente nem para deixar tua família. Porque se você a ama, não a deixa, mas a sustenta.

Mas é para dizer-te que quanto à tua salvação, este emblema que nós usamos, Salvo Sempre Salvo, isto não há quem mude. Nossa vida está segura, nosso futuro, nosso espírito não vai terminar em nenhum lago de fogo, como dizem os grupos religiosos e todas as denominações. Eles pensam que depois de tua morte, podes terminar em condenação. Pois, não. Mesmo estando em um corpo tão seguro, fora do corpo é mais seguro. Teu espírito vai ao lugar de onde saiu. Passe o que passe.

Agora, para isso, tu tens que estar persuadido. Agora, como você se persuade, com o escrito. Não com o que te dizem, é com o que está escrito.

O problema é que os que possuímos este espírito deste conhecimento, a carta segue escrevendo, e olha o que diz o verso 28. “E em nada intimidados pelos que se opõem, que para eles certamente, este ministério, é indicio de perdição, mas para vós de salvação; e isto de Deus.”

Tu sabes que das igrejas falam muito bem em Miami. De todas as igrejas aqui falam bem, menos desta. Você não vê o espírito de segurança que te damos, e as pessoas dizem -Muchacho, nesse ministério você faz o que quer, e segues sempre salvo. E isso é verdade. O único que aqui você não faz o quer, você pensa que está fazendo o que quer. São situações que vêm a tua vida.

Por isso é que o Senhor uma vez disse, lá em Lucas diz. Olhe, vamos à tela, pois é melhor do que eu. Lucas 6:26. Podes chegar lá rápido? ¡Ai de vos, quando, toda Miami, quando toda América Central, ou toda Roma, falem bem de vós! porque assim faziam seus pais com os falsos profetas.”

Isso nos tempos de Jesus na carne: Ai de vos! Porque ele sabia que vinha. Tu sabes que das igrejas aqui falam muito bem. Das igrejas aqui falam perfeitamente bem. Dizem: -Oh, sim. O pastor, olha, muá! Marido de uma só mulher. Os filhos nem dançam, nem fumam, nem põem saia curta, nem vão a bailes. E esses são perfeitos, e têm uma reputação boníssima. Não, de todas as igrejas falam bem, menos de Creciendo en Gracia.

O Doutor Chardón me disse a semana passada em Guate, me disse: -Olhe, eu estive 6 anos falando tão mal de ti, que aqui minha família-, porque ele tem toda a família no ministério. E então dizia:-Aqui, minha família, bom, eu os insultava. Me diziam: Abençoado. –Não me diga assim. Vocês não tem nem mente para pensar. Vocês são …-, os insultava. Agora ele me dizendo: -perdoa-me, é que eu não sabia. Eu não sabia quem tu eras. E eu estava dizendo quarta passada que até me fez uma paelha, e cozinhou pra mim, e veio o pai de Juanpi e lhe disse -Olhe, tão mal que falavas dele, e agora cozinha pra ele. Há um verso que diz: Até que Deus ponha a todos seus inimigos debaixo de seus pés. (Aplausos)

Então, você sabe que há pessoas que não têm resistência. São de uma mente muito débil. E neste ministério quando ouvem que a fulano passou isto, aquilo, imediatamente, por aqui há caminho -não vou mais ai. Esse ministério é muito lícito, muito tolerante. O Apóstolo não repreende. O Apóstolo não chama a atenção de ninguém. É que Paulo nunca chamou a atenção de ninguém, e quando o fazia, o fazia pessoalmente e positivamente. Eu fui chamado a ensinar o evangelho, não a repreender famílias.

Então, veja o que diz Romanos 3:8, como acusavam a Paulo. Para que tenhas evidencia, se pensas em ficar aqui um tempinho comigo. Bom, se tens calças e saias, pois isto é para valentes. O reino dos céus se faz forte, e só os valentes o alcançam. Aqui os covardes não têm parte, ah, e nem fazem falta. (Aplausos) E, o que tem medo, que compre um cachorro, um desses pitbuls, desses perigosos.

Como diz Romanos 3:8? “E por que não dizer (como se nos caluniam, e como alguns, cuja condenação é justa, afirmam que nós dizemos): Façamos males para que venham bens?”

Tu sabes que de Paulo falavam assim. Agora, de ninguém falam assim mundialmente, só de nós. E por que você fala disso, Apóstolo? Pois, porque o Senhor me traz isso à mente. Você não vê que eu escuto situações mundiais por outros lugares, me chegam correios, me chegam, e tudo é uma crítica, o vê. Criticam ou estão atentos que de mil ovelhas, uma caiu no barranco, e dizem: No Ministério Creciendo en Gracia caiu uma ovelha pelo barranco. Mas não vêm as 999 dizendo: Sou feliz. Minha vida se compôs. Estou tratando bem a meus filhos. Estou tratando bem aos demais. (Aplausos)

Uma das coisas que ajudam nossos erros é que você saca a medida dos que dizem que são teus amigos, e depois te tratam friamente quando sabem algo de ti, que eles pensam que é mau, que para eles, porque te conhecem em carne, para eles é mau, mas Papai Deus está fazendo sua estranha obra em ti. E momentaneamente, por isso é que o Senhor disse: Não julgueis nada antes do tempo. Não só doutrinalmente, não julgueis a essa família antes do tempo, porque você não sabes o que o Senhor está fazendo nesta experiência, naquela experiência.

Mas, o legalista, ainda que esteja em graça, te maltrata com gestos. Ou te saúda friamente: Abençoado. Abençoado, mas saia daí que tu não qualificas para mim. Eu sou muito bom. Às vezes Deus permite de tudo, até nas melhores famílias. Neste reino há de tudo para sacar tua medida.

Mas, se tua igreja tem bom nome, tenha cuidado de que não estejas apartado já da fé, porque ai de vós quando todos os homens falem muito bem de vocês.

Olhe, não julgueis nada antes do tempo nas experiências de outros. Por isso quando me dizem, eu o adverti como a um mês, te disse: -Olha, eu aprendi neste ministério que quando me dizem algo de alguém, me mantenho igual, e não julgo em seguida. Eu espero um mês, dois meses, três meses, quatro meses, ou como Deus esperou com Abraão, 25 anos no que nasceu o bebê. E Abraão duvidou e fez mil coisas, Sara riu, se burlou, mas Deus tinha um propósito.

Mas, quando um companheiro teu, estou falando das experiências de outro, agorinha vou falar das tuas, as de outros, quando tu escutas: -Olhe, você escutou o que passou entre fulano, cicrano e beltrano. Não julgueis nada antes de tempo. Fique calado. Não participes com outro. Não digas: -Olha, isso, eu te disse, que aquilo. Não! Pssst! Silencio. Porque o Senhor está fazendo sua estranha obra. Não julgueis nada.

Mas é que o Senhor é o que faz em vós. Ele é o que faz em vós. Às vezes faz coisas más, que para Deus são boas. Para ti são más, mas Deus as vê bem para o futuro.

A mim obrou muito bem ter me separado de minha esposa, me obrou para bem. Mas no princípio. Ufff! Que, que? Não podiam ver ao Apóstolo sem aquela família. Mas, onde está aquela família agora? E, olha, os amo, falo com eles já e compartilho, mas não convinha porque “caminharão dois se não estão de acordo?” São inimigos desta mensagem.

Então, naquele momento aplicava: Não julgueis nada antes do tempo. Mas, todo mundo começou a julgar e falar, e disseram, e eu caladinho. Mas, então agora dizem: -Não, era necessário que isso sucedesse. Então, era Deus operando, mas era mau. Era mau para alguns. Agora, dizem: Não, que bom. Ah? Agora? E, por que julgaste antes do tempo?

Tenho visto coisas, graças a Deus, que em minha experiência humana, Deus me permite aprender com os seres humanos coisas belas, desde as menores ate as maiores, de tudo. Mas gradue-se nisso, não conheças na carne as pessoas, guarda silencio, seja obediente. Não maltrates a teu próximo. Da maneira que Cristo te perdoou, comece a perdoar aos demais.

Assim fracassam muitos. Oh, conhecendo Bíblia é fácil: -Pacto. Isto. Aquilo. Pin. Abençoado. Isto. Tudo obra para bem, em obras de antemão. Recebo. Não recebo. Sou digno-. Quando te põem uma provinha, pshhhh! Afundam como Pedro.

Então, na experiência dos demais trata de tirar boas notas, porque vão te dar um exame. E oxalá tires trinta. Se tirar 60, bem aventurado. Esta de 30 a 100 por 1. Oxalá. Oxalá tenhas boa medida. Porque tu sabes que o Senhor trabalha com pedras preciosas, ouro, prata. Ou, há outros que são salvos, mas olha, feno, palha, madeira. Em sua experiência terrena aqui, se cai um fosforozinho a seus pés e lhes queima tudo.

isso com as experiências de fora. Agora, com as tuas, para que te ames um pouquinho: Não julgues nada antes do tempo. Olha, Salomão disse que quando a serpente vai por lugares arenosos, deixa marcas, e você pode seguir a serpente, vendo a marca. Mas, de momento há um lugar rochoso, com muitas rochas e a serpente sobe, e aí já não podes ver a marca porque vai sobre a rocha.

E se tua vida está em Cristo, a rocha eterna, não deixes que a serpente te faça tanto dano. Ela passa e te deixa marcas, mas também diz: -Eu recebo que passa pela rocha e não me deixa marca. Seja paciente, espera um pouquinho porque o que começou a boa obra em ti, vai terminar, mas tenha paciência. Deixa que a termine, que isto é um processo de anos, um processo longo. Leva tempo. Levou muitos anos para danificar-te, espera um tempo para arrumar-te, porque o dano que te fizeram foi muito.

Tu eras um religioso. Tu eras uma ovelha abusada. “Lamb abuse”. Tu estás no departamento de ovelhas lastimadas, do muito que te mentiram todos esses anos, lastimado. Te maltrataram desde o berço. Seus pais, tomando o café da manhã te maltrataram também. Olhe, “te ferraram”... (Aplausos) e precisas de tempo.

Ultimamente, meu vocabulário está enriquecendo. Você foi muito abusado, lastimado. Tu tens de tudo. Teus pais tinham revelação? Tu estavas num lugar que conheciam esta palavra? Pois, tu eras um abusado. E as pessoas abusadas reagem. As pessoas abusadas têm complexos de inferioridade, não andam realizados. E se eras pobre, porque há ovelhas que estavam em lugares, mas se eras pobrezinho, mais todavia. Porque a pobreza embrutece.

Olha, a pobreza levanta em ti inveja, levanta em ti lutas, competições de que tu és o melhor, de que teu isso, e aparecem uma serie de complexos que para trabalhar contigo se precisam anos e anos de paciência, no que tu descubras toda essa avareza, e toda essa pobreza que caminha contigo.

Mas quando tu experimentas o que eu experimentei em todos esses anos, eu digo: EU ESTOU CONVENCIDO DE QUE O QUE COMEÇOU A BOA OBRA EM VÓS, ELE VAI TERMINAR. (Aplausos)














Nenhum comentário: