Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

sábado, junho 17, 2006


Bem, pois, vamos para o tema desta noite. Vimos falando de Apocalipse e as inconsistências de João. Você sabe que no livro de Apocalipse há uma advertência que ele faz e uma ameaça.

Busque o último capítulo de Apocalipse, verso 18. Veja o que diz o verso 18 em diande, diz: “Eu testifico a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro: Se alguém acrescentar a estas coisas, Deus trará sobre ele as pragas que estão escritas neste livro. E se alguém tirar das palavras do livro desta profecia, Deus tirará sua parte do livro da vida, e da santa cidade e das coisas que estão escritas neste livro”.

Pois, veja o atrevido que eu sou, eu vou tirar e vou acrescentar. Você se atreve a fazer isso? E que me venham essas pragas se puderem, se puderem. Isto é uma ameaça, numero 1: aí revela sua falta de conhecimento. Deus nunca tira a ninguém do livro da vida. Porque uma vez escrito, o quê? Deus se equivoca? Para isso não escreveria, em primeiro lugar.

O tema de hoje é Inconsistências Doutrinais no livro de Apocalipse. Este é um livro que por 2000 anos tem ameaçado a todas as nações. Há gente que tem medo deste livro, e daqui ameaçam a pessoas. Bem, é um insulto à igreja de Jesus Cristo. Pois, hoje eu lhe tiro e lhe acrescento. Tiro, e acrescento e não recebo essas pragas, tampouco. E se não, que eu morra enquanto for falando dele. Digo, se esse espírito é mais poderoso que o espírito que está em mim, que venha sobre mim.

Você sabe que ninguém se atreveu a falar assim em 2000 anos sobre este livro? Agora, para eu me atrever a falar assim é por um conhecimento, senão, não me atreveria. Bem, há pessoas que têm falado de mim, e têm morrido. Falando de mim em um púlpito morreram. Imagine. Pois, então, que me aconteça o mesmo se é que... Vamos começar a tirar algo deste livro. (Aplausos).

Apocalipse, capítulo 3, verso 11. Se te dá medo ainda, tens tempo de parar e ir embora. Então, sim é que virão pragas a ti, por ir embora.

O autor deste livro teve problemas com Paulo. Paulo teve que repreendê-lo e dizer-lhe: Tu estás de condenar; ao que escreveu este livro. Número 2; João não entendeu a trindade, não entendeu o que aconteceu ao pecado e continuou com os rudimentos da doutrina de Cristo; coisa que Paulo explicou que havia que serem deixadas. Três erros grandíssimos. Numero 3: Foi judeu e membro da circuncisão.

Com isso e nada mais, é para que você se cuide em relação a este homem. E foi um inimigo da graça por muitos anos, enquanto viveu; e o que deixou escrito turbou ao mundo por 2000 anos, por não ter consistência doutrinal em relação ao que ensinou o grande apóstolo Paulo. Portanto, o tema de hoje é “Inconsistências”; como não era consistente, era inconsistente nas doutrinas que pôs neste livro.

Apocalipse, 3:11 diz: “Eis aqui, eu venho; retém o que tens, para que ninguém tome tua coroa”. Graças a Deus que se não houver Corona, há outras marcas, verdade? (Aplausos).

Este tipo de ameaça: Retém o que tens. O que você tem que não te tenha sido dado? O que você tem? O que é que será tirado de ti? Qual é o medo de que: Cuidado que vão tirar de você? Esta fraseologia não é uma fraseologia paulina. Paulo não fala assim. Paulo não ameaça. E mais, Paulo diz: Ainda que fõssemos infiéis, ele permanece fiel. Esse é Paulo. Mas, este aqui diz: -Cuidado, que estão te velando-. Por isso é que há gente que canta assim por aí: ♫Ouço uma voz que me diz: Aguça-te, que estão te velando.♫ Diz assim o cantor. Olhe, um rapaz que eu aprecio muito é esse que canta isso.

Diz, verso 12, “Ao que vencer, eu o farei coluna no templo de meu Deus, e nunca mais sairá dali; e escreverei sobre ele o nome de meu Deus, e o nome da cidade de meu Deus, a nova Jerusalém, a qual desce do céu”.

“Ao que vencer”. Quem pode vencer aqui se não for pelo motivo de que ele venceu por nós? Paulo disse: “Como para pensar algo de nós”, como se houvesse algum bem em nós. Se você vence é porque ele te faz vencedor. Por isso, é que Paulo diz que somos mais que vencedores. Portanto, se diz aqui: Ao que vencer; quantos são mais que vencedores aqui? Pois olhe, já, esqueça-te dessa ameaça. Porque ele põe aí: Ao que vencer, como quem diz: O que tenho que fazer? Obras. Essa é a mentalidade: Obras.

Diz, o verso 13, “Quem tem ouvido, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Hum!

Verso 14. Desta vez é a igreja de Laodicéia, diz: “E escreve ao anjo da igreja em Laodicéia: Eis aqui o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”. Note como ele põe isso aí: “O princípio da criação de Deus”, como quem diz, aquele que fala ele diz que é Jesus Cristo, então, Jesus Cristo é uma criação de Deus. Então, Jesus Cristo não é Deus.

Por isso é que o mundo está confundido e diz: -Pois, Jesus Cristo foi um bom profeta. Jesus Cristo foi um bom homem. –Então, ele não era Deus? Não, não, ele foi enviado por Deus. –Ah, por isso ele disse: Eu sou o filho de Deus? Claro, tudo aquilo que uma mulher dá à luz se conhece como filho, mas, diz Paulo que Deus formou para si um corpo no ventre de Maria. Jesus Cristo, foi um véu, uma carne para Deus se esconder ali. Deus sempre se esconde detrás de carne. Em Melquisedeque ele se escondeu, verdade? “Glória de Deus é encobrir-se”. Verdade que sim? O encoberto? Ha! Ha! Ha!

Diz, verso 15. “Eu conheço tuas obras, que nem és frio e nem quente”. Veja só isso! Ou seja, que há que ter um termômetro aqui agora para esquentar as pessoas. Você sabe as pessoas que falam a ti em todas as igrejas: -Irmão, é que eu me sinto frio. –E por quê você está frio? –Bem, porque o que sucede é que eu faltei no Domingo e faltei na Quarta-feira e então, ia no outro Domingo e surgiu uma situação em minha casa, e então, imagine, esfriei-. Olhe, que vantagem você tem que você às vezes está fora daqui por um mês, e não se sente frio. Você diz: -ALÔ! Por aqui estou. O perfeito, chegou o abençoado. (Aplausos).

Que coisa é essa de nem és friou e nem quente? Deus não lida com termômetros assim. Você está completo. Com uma só oferta te fez quente para sempre. É assim. (Aplausos).

Olhe, estou tirando ao livro. A praga? Onde está a praga?

Diz: “Mas, porquanto és morno”. Agora não és nem frio e nem quente, agora está em “banho Maria”. “E nem frio nem quente, vomitar-te-ei de minha boca”. Olhe, “vomitar de minha boca”. Você sabe quantos irmãos se tornam em vômito nas igrejas? Há profetas que dizem: -Olhe, essa família cheira a vômito. Deus os vomitou. –Por quê? –Porque fez isto, lhe aconteceu aquilo-. Ou seja, que a condição de filho terminou. E mais, nem os pais não se atreveriam fazer algo assim com um filho. Quanto mais Deus que te aperfeiçoou. Diz que o que se une ao Senhor é um espírito... Então, ele vai se negar a si mesmo? Ele não pode se negar a si mesmo. Então, vai se vomitar, ele mesmo?

Este livro tem feito um dano tremendo. Por isso, eu levo tempo semana após semana para desbaratar todas essas falsidades e tirar-lhes isso. E sim, que estou acrescentando, acrescentando a verdade sobre o livro. (Aplausos).

Isto ninguém havia se atrevido a fazer em 2000 anos, ninguém tocava esse livro. E o tocavam, e começavam a dar voltas ao livro e a dizer: -Não, porque o que quis dizer foi isto e aquilo-. E há mais de mil interpretações sobre esse livro. Você vai a uma livraria cristã, de cristinos, e ali você vê os compêndios teológicos. Se o teólogo é batista, pois, põe de uma forma; se o teólogo é pentecostal, escreve de outra forma; se o teólogo é católico, explica de outra forma. E dentro dessas formas há milhares de formas entre eles mesmos.

De fato, é uma vergonha para mim que um dos estudos aonde em me graduei com honra foi em Moody Bible Institute, em Chicago, Illinois; e então, eu tinha um diploma e como eu ensinava esse diploma quando eu não entendia este livro. –Não, eu me graduei naquele instituto lá, muito bem conhecido e bem cotado-. E não sei agora mesmo onde está o diploma. Deveria tê-lo guardado ainda que fosse para brincar com ele, mas, eu o perdi, depois o queria. Quando comecei a aprender graça, eu disse: -isto não serve. Este homem foi um inimigo da igreja de Jesus Cristo.

Este foi um homem mau. João, um dos apóstolos da circuncisão, um dos piores. Aquele que se recostava no ombro do Mestre. Então, as pessoas dizem que João disse que Deus é amor, e sempre diziam: O discípulo do amor. O discípulo do amor? E ele foi quem disse: Envia fogo para queimar esta cidade aqui que não querem crer em ti. Pois, tem que se desmascarar isto nestes últimos dias para que as pessoas percam o medo, quanto ao que se refere a sua salvação e posição.

Então, diz aqui que vomitar-te-ei de minha boca. Então, ouça isto, diz: “Porque tu…”. Já é pessoal. Isto é contra alguém em particular. “Porque tu dizes: Eu sou rico”. Quem dizia que nós somos ricos? Paulo. Paulo disse: -Irmãos, já conheceis a graça de vosso Senhor Jesus Cristo, que ele sendo rico se empobreceu para com essa pobreza, nos enriquecer a nós. Diga: EU SOU RICO. Pois, João está te ameaçando.

“Tu dizes: Eu sou rico”. Eu digo: Eu sou rico. Mas, eu não o digo porque tenha dinheiro no bolso. Eu digo isso porque é uma posição. Você tem que aprender o que é posição, e o que é posição. A pessoa tem uma posição, e logo se torna em posses. Mas, primeiro tem que confessar o que você é.

E mais, ainda que você tivesse dinheiro não quer dizer que você tem posses. Você usa o dinheiro para adquirir e possuir. Então, em fé, você diz: Eu sou rico. Porque o mundo é pobre por estas acusações, porque as pessoas começaram a dizer: Eu sou pobre. E com ameaças assim: Tu dizes: Eu sou rico! Imagine, as pessoas têm medo de dizer: Eu sou rico, por estas acusações que estão há 2000 anos nas livrarias.

Lembrem-se de que tão logo se inventou a imprensa se fizeram milhares e milhares e milhares de copias da Bíblia. A Bíblia é um livro lido por muitas pessoas. Antes que houvesse escritores, este livro já corria, e danificou as mentes durante anos em comunidades completas a milhares de pessoas. Este livro tornou as pessoas infelizes.

De fato, este é um livro perigosíssimo se não se sabe estudar, porque nem tudo o que está escrito aqui é o plano de Deus no novo pacto. Aqui há velho pacto, aqui há história, aqui há poesia, aqui há política. Aqui há muitas coisas, mas, sobretudo está o evangelho da graça que está escrito em 14 livros, e você tem que entender isso. Porque isso é o que você vai aplicar em si mesmo, o que lhe convém. Verdade que sim? O que me convém, porque o que não te convém, para quê aplicar? O velho pacto, te convém? Vai te matar.

Então, diz aqui que ele diz: “Eu sou rico, e enriqueci”. Tu dizes. Eu imagino que está falando com Paulo. Diz: “E enriqueci, e de nenhuma coisa tenho necessidade”. Verdade que nós dizemos que tudo está bem? Pois, esta acusação vem contra ti, se você diz que és rico e que tudo está bem. E diz: “E não tenho necessidade; e, veja como o trata, e não sabes que tu és um desventurado, miserável, pobre, cego e nu. Portanto, eu te aconselho que de mim compres ouro refinado em fogo, para que sejas rico, e vestiduras brancas, santidade por obras, veja só, vestiduras brancas para vestir-te, e que não se descubre a vergonha de tua nudez”.

E, olhe esta última expressão. “E unge teus olhos com colírio, para que vejas”. Tu sabes que Paulo tinha problemas com a vista, verdade? Quando ele caiu no caminho a Damasco, a luz foi tão forte que Ananias teve que orar por ele para que visse, mas, logo desenvolveu com uma... Como se chama isso? Uma cegueira que ele tinha que estar usando café negro para se limpar pela manhã. Bem, ele dizia: -Vocês viram minha humilhação-. E dizia: -Olhem com quão grandes letras-, porque ele não via bem, então, escrevia com grandes letras quando ele escrevia. Por isso é que eram grandes letras.

E então, ainda que não fosse por ele, mas diz: “Unge teus olhos com colirio, para que vejas”. Isto tem sido ameaçador, ameaçador por anos, este livro.

Note bem, que eu não o havia tocado até estes últimos tempos. Porque primeiro você tem que ter umas bases bíblicas, um conhecimento, para que você suporte o que eu vou te dizer. Se eu dissesse isto há cinco anos atrás a vocês, bem, daqui iria embora uma porção de gente, porque são débeis na fé. A fé não é débil, mas, eles são débeis. A fé é igual para todos, é o mesmo dom de fé, mas, há débeis. Uma pessoa débil na fé, qualquer coisa a escandaliza. Dizem-lhe algo e imediatamente, “por aqui há caminho”.(um dito que significa: Vou sair fora).

Vocês são uma igreja firme, porque vocês têm suportado ventos, contos, quanta coisa se diz, e vocês têm dito: Pss! ♫A mim tudo me resvala.♫ Porque você está aqui pela palavra, pelo que Deus diz de você.

Diz o verso 19: “Eu repreendo e castigo a todos os que amo; sê, pois, zeloso, e arrepende-te”. Paulo não usa essas palavras.

Eis aqui, eu estou à porta e bato; se alguém ouve minha voz e abre a porta, entrarei a ele, e cearei com ele, e ele comigo. Ao que vencer, lhe darei que se sente comigo em meu trono, assim como eu venci, e me sentei com meu Pai em seu trono”. Aí dá a entender que Deus tem um trono bem grande e o filho se aproxima: -Papai, como estás? Bom dia. Como se Deus tivesse um filho. Jesus Cristo é Deus! Paulo diz isso bem claro: “Indiscutivelmente grande é o mistério da piedade: Deus foi manifestado em carne”. Quem foi manifestado em carne? O filho? Deus foi manifestado em carne.

Mas, então, isto dá lugar a que pensem que há uma trindade: Deus, o filho e a pomba. Isso foi antes da cruz, depois da cruz, Deus unifica, e isso da santíssima trindade é uma falsa doutrina. Você vê que os evangélicos, e os pentecostais dizem: -No nome do Pai, do Filho e do Espírito-, eles crêem que há muito poder nisso. Dizem: -No nome do Pai, do Filho e do espírito Santo. Paulo nunca orou assim, o perito arquiteto de nossa fé.

Eu falo assim para despertá-los. Estou falando com zelo para que se atrevam, e espere as pragas que vão te chegar esta semana.

Então, note bem, esta igreja a quem ele falou acerca de vomitá-los estava aonde? Em Laodicéia. Ah? Há um detalhe bem importante em Colossenses, capitulo 2, quando se fala de Laodicéia. Veja o que Paulo diz no capítulo 2 do livro aos Colossenses. Isso fica depois de Filipenses. Regresse vários livros. Está Gálatas, Efésios, Filipenses, e logo, Colossenses.

Colossenses, capítulo 2, verso 1. Diz: “Porque quero que saibais quão grande luta sustenho por vós, e pelos que estão...”. Aonde? A quem foi que João estava vomitando e apagando o nome e ameaçando e chamando-os de desventurados?

Imagine que me dissessem que em Orlando estão chamando alguém de desventurado. Pois, eu venho, compro uma passagem e trato de ir lá porque me dá zelo. Imaginem que em Nova York estejam lastimando a alguém. Isso me dá zelo. Imaginem que me digam que em um país aonde eu investi milhares de viagens, de dinheiro, de coisas, e se tem trabalhado ali, e se tem investido, e me digam: -Olhe, você sabe que o pastor que está ali, ou o bispo que está lá, está lastimando a igreja? –E o que disse? –Pois, que Deus ia vomitá-los. Que Deus ia apagar seu nome do livro da vida-. Isso me dá quase ira. Depois que eu viajei tanto.

Eu tenho milhões de milhas com American Airlines. Você sabe quantas passagens significa isso? Olhe, você viaja 6 meses e tens 30.000 milhas. Você sabe quanto voa um piloto em um ano? Um milhão de milhas ou os que pegam “over time”(tempo adicional), viajam 1 milhão 200 mil milhas na vida do piloto. Eu tenho três vidas de pilotos colocadas aqui, 3 milhões de milhas, e que depois que eu tenha viajado tanto, e estragado tantas malas, eu tenho umas 40 malas já em minha casa que não sei nem como jogá-las fora, porque me trazem recordações. E que me digam que estão pegando uma igreja por lá e ameaçando-a, que o diabo a está vigiando...

Então, o que acontece? Quando Paulo ouviu que João estava dizendo-lhes: -Tu dizes que és rico, desventurado, nu, cego, és um cego. Vou te vomitar. Deus vai te vomitar-. Assim fazem nas igrejas por aí. Quando um padre desses te diz: -Eu te excomungo, se tornares a se casar-. Ou quando um pastorzinho desses levanta e começa a dar... Porque há pessoas que pensam que são donos da igreja e começam: -Não, que aqui se faz o que eu digo-.

Olhe, e lastimando famílias, e falando mal deles, e usando os diáconos para colocá-los para fora, dizendo: -Veja, não convem que eu os ponha para fora, porque eu sou o pastor. Mas, vamos dizer-lhes que fizemos uma reunião, e vocês dizem que a votação foi a maioria. Então, eu vou fazer de conta que os defendo para que o pastorado fique limpo, mas então, vocês votam contra porque há que colocar esta gente para fora daqui-.

E então, vão e fazem a reunião, e dizem: -Olhe, irmãozinho, Cristo te ama e eu também. Eu como pastor advoguei por ti, pelejei, mas, parece que estes irmãos têm algo contra ti, mas, eles não te querem aqui como membro. Dá-me o cartão de membresia, e eu apago o teu nome do livro da igreja.

Pois, veja, com Paulo aconteceu o mesmo: A igreja de Laodicéia. Pois, veja como diz o capítulo 2. Este é Paulo falando já. Aqui não estamos sacando de contexto. Aqui, veja, eu vou lhes dizer uma coisa, este livro eu o tenho de memória. Eu não estudo para vir aqui. Eu, simplesmente, ouço um pensamento do céu e os demais pensamentos me chegam na mesma hora. Quinze minutos me toma uma mensagem dessas, que quem sabe, há pessoas que nunca ouviram isso em toda sua vida, mas, por causa de que isso são dons que Deus dá à alguém. Não é porque eu sou inteligente.

Se você soubesse que eu estudei até o oitavo ano, e tenho um doutorado, note bem. Eu sou o doutor, porque os que têm estudado têm visto que eu sei mais do que eles. Dizem: -Tem que se fazer algo a este homem. Para justificar que eu sou o doutor há que fazê-lo doutor, porque então, fico em vergonha, porque ele sabe mais do que eu-. Mas, não vá pensar mais do que você vê em mim. Eu quase não estudei, e o pouquinho que estudei era porque, ao princípio se agüenta. Mas, Deus dá conhecimento a uma pessoa.

Agora, não estou sacando nada do contexto. Veja o que Paulo diz aqui, capítulo 2, livro aos Colossenses. “Porque quero que saibais quão grande luta sustenho por vós, e pelos que estão em Nova York, ah? Ou, pelos que estão em Orlando. Não há mais nenhum lugar que esteja chovendo? Ou, pelos que estão em laodicéia, em Laodicéia”.

Diz: “E por todos os que nunca viram meu rosto”. E isso, porque tinha “remelas”, parece que havia algo bom em vê-lo. Diz: “Para que seus corações sejam consolados, suas mentes, porque ao coraçao não se consola, é a mente, seus corações unidos em amor, até alcançar todas as riquezas do pleno entendimento, a fim de conhecer o mistério de Deus o Pai, e de Cristo, em quem...”. Mas, se está falando de duas pessoas, como vai dizer em quem? Deve dizer, nos quais. Porque se fala no plural... Ah? ALÔ!

O que diz aí? “Em quem estão escondidos…”. Ou seja, se você descobre que Cristo e o Pai são um, você tem a sabedoria para entrar ao céu. Se você diz: Cristo é Deus, você é sábio. Se você diz: -Não. Cristo e o Pai são duas pessoas diferentes, você é um bruto. –Apóstolo, mas, se é que todas as religiões dizem que está o Pai, o Filho, que é a trindade... Pois, são uns brutos. São uns ignorantes, não conhecem o que estão lendo.

Agora, se você sabe ler e entende o que diz aí: Em quem, porque é um. O mistério de que parecem dois. Porque um mistério é algo desconhecido, mas, essa palavrinha é lançada aí para que você tenha entendimento: “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria”.

Então, como João em Apocalipse estava dizendo que Cristo estava sentado ao lado de seu “Papito”, ao lado do Pai, então, eram dois. E João, em sua carta diz: “Três são os que dão testemunho no céu”, então, isso enganou ao mundo com “essa bendita doutrina”... Não é bendita, perdão, com essa doutrina da trindade, enganaram ao mundo. E você fala com um católico e diz: -O mistério da santíssima trindade-. Isso está metido de “ponta à ponta”, dentro das pessoas, e temos que tirar isso das pessoas.

Eu espero que tenha tirado isso de ti. Você não está em nada disso. Diga: CRISTO É DEUS. Diga: PARA MIM, CRISTO É DEUS, E DEUS É UM. (Aplausos).


Verso 3. “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. E isto eu digo para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Porque ainda que esteja ausente em corpo, não obstante em espírito estou convosco, através de Carlos Cestero, através do bispo tal, através de Pedro Kele, e através de Emilio Gramajo, eu estou presente em todas as partes…”.

Martín Guío foi ao Brasil, eu não pude chegar, mas, estava Martín Guío, e eles viram ao Apóstolo nele. E vocês, eu não venho aqui todas as Quartas-feiras, e não tenho que vir, porque quando Rafael está aqui, aqui está o Apóstolo. (Aplausos).

E quando você vir a alguém dizer por aí: -O Apóstolo está? –Não. –Ah, pois, vou embora. Esse é um menino na fé, débil. Está delirando. Está debilitado. Tem os ossinhos assim, que qualquer vento o carrega. Porque se está Rafael, eu falo com Rafael: -Olhe Rafa, o corte é este, olhe. Pegue este verso. –Ahá. Diga-me Apóstolo, ta, ta, ta. –Olhe este outro verso, ta, ta. Se eu estou longe, estou em outro lugar eu o chamo, e então, para economizar o dinheiro do reino eu lhe digo: -Rafa, compre um cartãozinho desses de 10 dólares, e estou em tal numero, e ele me chama e falamos aí o que queiramos; duas horas, o que dê o cartão. Até que o cartão grita e diz: -Resta um minuto. E então, aí falamos.

Por quê ele faz isso? Porque ele é entendido, e para manter a unidade do espírito, temos que falar o mesmo. Então, os bispos que estão de longe, eles não tem ciúmes de Rafael. Aquele que tiver ciúmes de Rafael está delirando, está grave porque eles entendem que o que Rafael está dizendo é porque eu o disse a Rafael, e como eu disse a Rafael, ele fez copias do CD e os reparte. Os CD são os bispos que repartem por todas as partes e dizem o mesmo, e assim mantemos a nível mundial (Aplausos).

Você sabe que Cristo morreu pela igreja, não pelas. Não há muitas igrejas. Nós às vezes dizemos: Olhe, quantas igrejas nós já temos. Mas, em si é: Que igreja temos, que já está se expandindo. É uma. Cristo não morreu pelas igrejas, ele morreu pela, sua igreja. E então, ele diz que ele é o pastor dessa igreja, mas, se a igreja está repartida em tantas partes do mundo quer dizer que para um pastor pastorear uma igreja, imagine, isto que chamamos aqui de igreja. Imagine que aqui houvesse um pastor falando de outra coisa, aqui outro de outra coisa, e aqui outro; então, ninguém vai entender. De repente: -Que disse? Que não disse?

Você pode ouvir dois CDs ao mesmo tempo? É difícil. Às vezes eu trato de fazer por causa de todos os que me enviam, mas, cedo ou tarde tenho que desligar um para escutar outro.

Então, através do calqueo, diga: CALQUEO. Não diga: calcado. Porque calcado é o correto conforme à gramática, mas, calqueo é como nós “dá na telha” de chamar isso. (Aplausos).

Sim, a Coca-Cola inventa um dito, e diz: “El Virazón”. E então, todos dizem: El virazón. Então, nós não podemos inventar para nós “calqueo”? Calqueo soa mais bonito do que “calcado”. Isso é muito fino.O correto é calcado, mas, nós chamamos de calqueo e ficou assim. Não trate de consertar isso porque fica ruim.

Pois, o calqueio é um mistério que somente Deus guardou para a ultima etapa de sua igreja. Porque como é um pastor para uma só igreja, então, se reproduz através dos bispos dizendo o mesmo por todas as partes do mundo e é como se eu estivesse na igreja, ainda que não esteja ali.

Então, quem não se submete a isto, o bispo que começa por aí a fazer piadinhas e a brincar e a dizer, e a acrescentar, e eu digo 8 versos e ele diz 20, esse homem está com febre amarela, está enfermo, odeia a igreja. Não está submetido, não ama ao que Deus ama, porque está inventando coisas. Como, se eu tardo aqui 30 miunutos, você vai tardar hora e meia dando um calqueo? Quando eu levei 30 minutos.

Está bem que leve mais alguns minutos porque nos expressamos de forma diferente em certas coisas, e há anúncios diferentes e coisas, e a pessoa pode variar um pouco quanto à temática, quanto à personalidade que a pessoa tem para explicar as coisas, e em cada país há diferente indiosincrasia e se explica uma coisa. Aqui, você diz um “muchacho”, na Colômbia, diz “pela’o”, e chega em Honduras, diz: “zipote”, e chega no México, diz “chavo”. Então, às vezes isso se modifica um pouco, mas, não tem que variar o conteúdo da doutrina. (Aplausos).

Então, os que amam a verdade são os que se submetem a esta forma de ensino e forma de doutrina. E eu dou graças a Deus porque temos imensa maioria a nível mundial que amam a isto, se submetem por amor à igreja, não por amor à carne de José Luis, é por amor ao sangue que ele derramou na cruz para que a igreja fale uma só coisa por todas as partes do mundo.

Porque aqui vem muitos ventrudos. Aqui vem pessoas que pegam cópias, sabe? Não é que estão comigo, é que nos seguem. Estão aqui, mas, não estão. Tem vindo muitas pessoas. Há um que se foi faz pouco, e escreveu um livro, e então, levaram a um pastor, e um pastor veio e me disse: -Olhe, recebi um livro que fala de ti no capítulo 10. –Que fala de mim? –Sim, é um tal de fulano de tal. E eu lhe disse: -Ah, mas, se esse homem estava como a 8 anos aqui conosco. E me disse: -Pois, agora escreveu sua coisa, seu livro. E então, quando me menciona a mim, é para me criticar, depois que aprendeu de mim.

Mas, ele fez seu livro, e ele espera daí sacar algum reconhecimento. Eu imagino, porque se não lhe dá reconhecimento. Ele não sabia um..., de nada quando chegou aqui. Mas agora sabe muito, agora explica em grego, explica em hebraico, bem, é um teólogo. Eu creio que uma vez veio até a mim e me disse: -Estou disposto a ir aonde você me mande. Mas, eu não mando a ninguém assim.

Como quem diz: -Há pessoas que vêm até a mim e me dizem: -Olhe Apóstolo, aonde você me mandar eu vou. Diga-me. E eu lhe digo: -Mas, você tem habilidade para ir e levantar algo, você? E me dizem: -Não, porque é que eu sou uma estrela muito resplandescente e estou procurando que alguém me descubra. Eu estou buscando aonde alguém trabalhou, e aonde alguém trabalhou duro e levantou uma congregação que já está preparada, então, você envia à estrela para ir aproveitando do que o outro semeou. Ah não, pois isso não funciona assim.

Se você tem chamado como fez Moisés Martinez, eu imagino que eu sei quem é. –Moisés, perdoa-me se estás me ouvindo em Nova York, é que eu fico imaginando que eu sei quem tu és-. Que esteve aqui como 7 ou 8 anos e aprendeu e aprendeu, e penso que um dia me disse: -Apóstolo, um dia eu vou fazer algo com esta palavra. E está em Manhattan, New York e tem uma congregação bem linda.

E o irmão José Colóm de Nova York que é um ancião nosso, bem lindo, que me disse: -Apóstolo, olhe, estou me reunindo com Moisés Martinez. Esse homem lhe ama. Essa é uma congregação linda e fala o mesmo que se fala na sede, se fala o mesmo em Manhattan, e aquilo ali está crescendo. Mas, eu não sei quem é ele. Eu penso que sei, mas, não estou tão certo. Se estiver me ouvindo, pois, estou ansioso por conhecê-lo e de ver quem é porque é uma pessoa que se sentava aqui tranqüilo, não mencionava uma palavra, aí tomando nota 7 ou 8 anos, creio que ele é dominicano, não sei. Penso que sei quem é.

Mas, que lindo, olhe, sentadinho aí aprendendo. Porque se você vem aqui e se sente e é humilde e aprende e toma nota, você está desenvolvendo uma profissão. Mas, não tem que “se matar” e queimar as pestanas 10 ou 14 anos em um colégio. Esta profissão é mais excelente do que a de advogado, que doutor, que o que seja, porque é tratando com vidas. (Aplausos).

E se você tem um chamado e tem um dom, aqui você pode aprender, você observa, aprende e vai e leva a mesma copia para uma cidade, a põe com a atitude correta, a põe e trabalha e você de repente é um pastor, uma pastora, mulheres, homens, os jovens. E para os que têm idade como você, também. He! He! He! Para todos. Nós podemos contribuir a nos multiplicar.

Você não está aqui só para se beneficiar com o conhecimento. Você está qui para descobrir quem você é também. Porque você pode ter talentos, dons que esta palavra o faz sábio, e então, depois, você quer se multiplicar. Diz: –Eu vou fazer a alguém feliz com esta palavra. Eu recebo. Eu creio que eu posso-. Diz que se o grão de trigo cair na terra e morrer, dá muito fruto. Mas, enquanto o grão do trigo está em pé é somente um grãozinho, mas, se ele morrer, e aqui necessitamos cadáveres, mortos.

Não é que vão sobressair assim: Eu sou. Não, não, aprender a dizer o mesmo, com humildade, e você se multiplica e dá fruto neste reino, e saca proveito à vida para qie quando morra, ponha na lápide: Olhe, este abençoado, olhe, levantou uma nação, uma cidade. Mas, que você vá morrer e digam: -Este homem comeu, bebeu, dormiu, respirou, defecou e morreu-. Que pena! Que isso seja toda tua vida aqui na terra. Você sabe o que é isso? –Teve 3 filhos, ou teve 2, ou teve 5, ou teve 1, ou não teve filhos-, e aí, essa é toda sua historia. Viveu para comer e para respirar e dormir e dar problemas. Dê problemas, mas, também dê frutos.



Nenhum comentário: