Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

sexta-feira, junho 16, 2006

Bem, hoje, por instruções de nosso Apóstolo há um tema bem maravilhoso. Nestes dias o Apóstolo está em uma série sobre o último livro da Bíblia, chamado Apocalipse, e este livro se prestou para muitas mal interpretações. A teologia, ao não compreender as palavras inefáveis que foram reveladas ao apostolo Paulo tratou de interpretar com sua lógica, com seu raciocínio algo que não se pode interpretar dessa maneira. E por isso é que há tanta diversidade de opiniões com relação a este último livro da Bíblia.

Agora, veja bem, o Apóstolo nos dizia: O problema não é a visão profética que João está recebendo, o problema é a condição emocional, mental e doutrinal de João. O problema não é a visão profética, o problema é a condição de João. Que, João, ao não possuir as palavras inefáveis, ele não pôde entender o que significou isso para a igreja.

E em base a esse pensamento vamos novamente a Apocalipse, que é a série aonde o Apóstolo tem estado nestes dias, capítulo 19 o verso 9 e 10. Todos encontraram? “E o anjo me disse: Escreve: Bem-aventurados os que são chamados às bodas do Cordeiro”.

Esse é o tema desta noite: “As Bodas do Cordeiro”.

“E me disse: Estas são palavras verdadeiras de Deus. Eu me prostrei a seus pés para adorá-lo. E ele me disse: Olhe, não faças isto; eu sou conservo teu, e de teus irmãos que retém o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”.

Agora, veja bem, uma pergunta que o Apóstolo fazia; básica, fundamental para poder discernir o que significou este evento na história. E, onde nós conhecemos a manifestação do Cordeiro? Para poder entender este princípio, então, temos que buscar a raiz de onde é manifestado essa expressão “o cordeiro”.

Vamos, por exemplo, ao livro histórico de João. Vamos à história. Lemos em Apocalipse, e quero te dar um dado histórico para que você vá criando um marco mental do que está ocorrendo. Olhe, Apocalipse foi escrito ao redor do ano 92, João já ancião. Mas agora, veja o que vamos observar no livro histórico do próprio João, mas, antes de Cristo morrer na cruz do Calvário, aproximadamente no ano 31 ou 32 dc; aproximadamente um ou um ano e meio antes da morte de Jesus na cruz do Calvário.

Note o que ele escreve aqui, 60 anos já depois da morte de Jesus Cristo na cruz do Calvário. Ele narra um evento, as bodas do Cordeiro, mas, note o que agora ele expressou 60 anos antes.

Livro histórico de João, capítulo 1 verso 29 e 30. Todos encontraram? “No dia seguinte João viu a Jesus que vinha a ele, e disse: Eis aqui...”. Quem? É a primeira vez que se registra na histórica, porque profeticamente já, Isaías havia falado sobre o Cordeiro. Mas, esta é a materialização dessa profecia.

“Eis aqui o Cordeiro de Deus, que, deixa? Quê? Que tira o pecado do mundo. Este é aquele de quem eu disse: Depois de mim, vem um varão, o qual é antes de mim; porque era primeiro que eu”.

Então, aqui João está fazendo referência a João o Batista e João, o Batista está fazendo referência a uma expressão do profeta: Eis aqui o Cordeiro de Deus que tira o pecado de onde? Então, note a expressão no verbo; tira; presente. Agora, Jesus Cristo não havia morrido na cruz do Calvário ainda. Quer dizer que a manifestação de Cordeiro a vemos pela primeira vez materializada nos dias da carne de Jesus, antes da cruz do Calvário. Está claro isso?

Agora, note a característica do verbo: a função do Cordeiro iria fazer o quê? Tirar o pecado do meio, ou tirar o pecado do mundo; não deixá-lo. Isso é bem importante.

Agora, note este detalhezinho, o que diz Hebreus, capitulo 9, verso 26. Agora Paulo escreve 30 anos depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo, e 30 anos antes que o que João escreve em Apocalipse. Trinta anos depois da morte e ressurreição de Cristo, e trinta anos antes de Apocalipse.

Hebreus, capítulo 9, verso 26. Todos encontraram? “De outra maneira lhe teria sido necessário padecer muitas vezes desde o princípio do mundo; mas, agora…”. Quando foi esse agora? “Na consumação dos séculos, se apresentou uma vez para sempre pelo sacrifício de si mesmo para deixar o pecado no meio, para quê? para tirar o pecado do meio”.

Então, note que João, aproximadamente uns 20 ou 15 anos antes se encontra na manifestação com Jesus nos dias de sua carne, e o aponta e diz: -Eis aqui o Cordeiro que vai tirar o pecado do mundo.Então, Cristo morre e ressuscita, e 20 anos depois aparece Paulo na história escrevendo um fundamento. E quando Paulo escreve o fundamento, ele não faz alusão ao mesmo verbo em termos presente, senão, em termos passado. Agora, Paulo quando escreve o fundamento, diz: -Olhe, este do qual falou João, ele tirou o pecado do meio-. ALÔ! Está claro isso?

-Pastor, e qual é o problema? O problema é o que João está escrevendo em Apocalipse. Que quando João escreve em Apocalipse faz um convite a umas bodas do Cordeiro. O detalhe é como o Apóstolo nos ensinou a nós, que quando ele morre na cruz do Calvário e ressuscita, o que morreu não é o mesmo que ressuscitou. Ele foi o Cordeiro levado ao matadouro, mas, quando ele ressuscitou, ele não continuou sendo o Cordeiro. Se o propósito, razão de ser do Cordeiro era derramar sangue para tirar o pecado do meio. Uma vez que tenha cumprido esse propósito, ele não é o Cordeiro. Ele foi o Cordeiro que tirou o pecado. Agora, é Rei de reis e Senhor de senhores. Olhe, está claro isso?

E, por quanto tempo foi esse exercício? Bem, para sempre, porque o testador se apresentou uma vez e para sempre. Isto vai em linha com o que diz em Hebreus, capítulo 10 verso 9 e 10. “E dizendo logo: Eis aqui venho, oh Deus, para fazer tua vontade; tira o primeiro”. O que era o primeiro? Pecado? Cordeiro? “Tira o primeiro, para estabelecer...”. Quê? “Este último”. E, o que é o último? Que quando ele se apresentou tirou o pecado, e o último é que não há pecado. Porque a razão dele era tirar o pecado do mundo.

Bem, o próximo verso te diz, veja. “Dizendo logo: Eis aqui que venho, oh Deus, para fazer tua vontade; tira o primeiro, para estabelecer este último. Nessa vontade somos santificados mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo feita uma vez e para sempre”.

-Pastor, então, se o Cordeiro foi uma vez e para sempre, por quê João diz que as bodas do Cordeiro vão chegar? Porque João não sabia o que estava vendo. Por causa de sua condição emocional, e doutrinal.

O Apóstolo dizia: O que significa tirar o pecado? Vamos a Romanos, no evangelho, Romanos, capitulo 5, verso 12. O que significa tirar do meio? Erradicar. Eliminar. Extirpar. Anular. Apagar. Bem, veja o que João dizia profeticamente, que era o último dos profetas: Eis aqui o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ou seja, desapareceu do mundo. Paulo disse do meio, mas, João, profeticamente dizia: Do mundo. Aonde está o mundo? Aqui? Pois, foi tirado do mundo.

Quer dizer que qualquer pessoa que falar de pecado hoje em dia, está delirando, não sabe o que está falando. Porque foi tirado do mundo.

Veja Romanos, capítulo 5, verso 12. “Portanto, como o pecado entrou no mundo por um homem”. Por quanto tempo entrou no mundo? Por 4000 anos. O Apóstolo dizia: Entrou no mundo por 4000 anos. Desde Adão o pecado entrou no mundo por 4000 anos, até que chegou o Cordeiro. Por 4000 anos, o pecado reinou no mundo, até que chegou o Cordeiro que viria a quê? A tirá-lo.

“E pelo pecado a morte, assim, a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Pois, antes da lei...”.

Vamos ao verso 18. “Assim que, como pela transgressão de um veio a condenação a todos os homens, da mesma maneira pela justiça de um veio a todos os homens a justificação de vida”.

E, por quanto tempo foi a justificaçao de vida? Para sempre. Ou seja, um trouxe o pecado; e outro, tirou o pecado. Um o trouxe por 4000 anos, e o outro o tirou para sempre. Tira o primeiro para estabelecer o último. O que foi o primeiro? Adão trouxe o pecado. O que foi o último? Jesus Cristo o tirou. Tira o primeiro para deixar o quê? O segundo? O que significa o último? Que já não vem mais nada depois disso. Tira o primeiro para estabelecer o último.

Quer dizer que quando você vê um sistema religioso, chamado cristão, que lhe fale de pecado, que te fale das Bodas do Cordeiro; você tem que fugir dessa congregação, porque está mentindo a você. Está te convidando a umas bodas que faz 2000 anos que foram consumadas.

Você sabe o que é você receber um convite para umas bodas com data de há 2000 anos atrás? ALÔ! Isso foi o que ocorreu na cruz do Calvário.

O Apóstolo nos dizia: O que significa “as bodas?”. Pois, veja, em uma boda sempre há mudanças. Quando um homem e uma mulher se unem e se estabelece essa relação, seguem sendo os mesmos? Não, há mudanças.

Então, vamos ver biblicamente, o que aconteceu nessa boda. Vamos a Efésios, capítulo 5, verso 25 ao 27. Todos encontraram?

Olhe, estão claras as instruções do Apóstolo? Verdade que você as vê bem agora? Que general você é, como você pode entender isto agora. Como você vê claro isso. É claro, depois que acenderam a luz para você, rapaz, qualquer um vê. Mas, se você era um que estava esperando as bodas do Cordeiro, deixe de coisas. –Quando chegarem as bodas, quando chegarem as bodas. He! He! He!

Efésios, capítulo 5, verso 25. “Maridos, amai a vossas mulheres, assim como Cristo amou a igreja, e se entregou a si mesmo por ela...”. Para quê? “Para santificá-la, havendo-a purificado na lavagem da água pela palavra, a fim de apresentá-la a si mesmo, uma igreja gloriosa, que não tivesse mancha nem ruga nem coisa semelhante, senão, que fosse santa e sem mancha”.

Então, veja, o que é o matrimônio. O matrimônio é um mistério. Qual é a realidade do matrimônio? A igreja com Jesus Cristo. Que Jesus Cristo ao se casar com teu espírito, você já não é um ente separado dele, senão, que agora é um só corpo.

E então, o que acontece? Que o fim dessa relação ia manifestar uns efeitos na vida da igreja, na vida da noiva. O mesmo que ocorre quando dois se unem e há mudanças em sua relação, da mesma forma houve umas mudanças que afetaram positivamente a igreja.

Quais foram essas mudanças? Pois, que ele a apresentou a si mesmo uma igreja gloriosa, sem mancha e sem ruga. Que a que se uniu ao Senhor, não é a mesma que a que esteve antes, estava debaixo de um governo de pecado, bem feia, bem manchadinha. Mas, uma vez que tenha se casado na cruz do Calvário, ele a apresentou a si mesmo uma igreja pura, gloriosa, sem mancha e sem ruga. (Aplausos).

E isso não é um ato que você tem que esperar, porque é um ato que já ocorreu faz 2000 anos na cruz do Calvário. E aí é onde a religião está falhando, ao princípio do evangelho. Você sabe por quê? Por estar submetido a um homem que em sua doutrina mental estava danificado, porque a ele não foram dadas as palavras inefáveis.

Paulo vem anunciando isto 30 anos antes, porque a Paulo foram conferidas as palavras inefáveis, mas a João, João não. João era um legalista com mente de circuncisão, de lei, de Moisés, de pecado, de diabo, de maldade. ALÔ!

-Pastor, mas é que todo o sistema religioso está fundado sob João e os apóstolos de Jesus de Nazaré-. Por isso mesmo se vêem da mesma forma que João projetava a igreja. Por isso se vêem em pecado, por isso, se vêem em insuficiência: -Se o Senhor vier eu fico. –Por quê? –Porque estou sujo. Quando a igreja já... Ele se apresentou a si mesmo.

Quem não entende isto, você sabe o que está fazendo? Está privado dos benefícios do esposo da igreja. Com um chamado a receber todos os benefícios do esposo, com seu sobrenome e tudo o que isso implica; ele anda como se fosse um agregado. –Não, não, eu um dia, rapaz, sim, quando chegarem as bodas. Quando chegarem as bodas. Assim é que está toda a igreja por todas as partes do mundo, todo o sistema religioso, esperando um ato que já ocorreu. Ai, Pai!

Agora, veja bem, o Apóstolo dizia: Como ficou essa relação do esposo e a esposa? Vamos ver este princípio, Romanos, capítulo 8, verso 29. Vamos ver agora desde o ponto de vista das palavras de nosso Apóstolo, da edificação, as palavras inefáveis.

Romanos, capítulo 8, verso 29. Vamos ver como ficou essa relação. “Porque aos que antes convidou, convidou... Porque aos que antes convidou...”. Essas são as palavras inefáveis. “Aos que antes convidou, aos que antes conheceu”. ALÔ! “Porque aos que antes conheceu, aos que antes convidou, também os predestinou para que fossem feitos conforme à imagem de seu filho, para que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.

O que implica primogênito? Então, ALÔ! Aos que ele convidou a essa boda, aos que ele chamou, aos que ele conheceu antes da fundação do mundo, aos que ele convidou a essa boda, a razão era torná-los iguaizinhos a ele. (Aplausos).

-Pastor, quer dizer que eu sou igualzinho a Jesus Cristo? Aí é onde está o mistério da igreja e de Cristo. Que já não são dois separados, não são duas entidades separadas. Não, porque quem se une, um espírito é.

Ou seja, abençoado, veja, ALÔ! O mesmo que Jesus Cristo é em toda sua plenitude e capacidade você é como igreja. (Aplausos).

-Pastor, eu sou igual a Jesus Cristo? Igualzinho. Não vê que ele não pode se relacionar com algo menor do que ele? Diz: Para que ele seja o primeiro entre muitos irmãos. –Pastor, da mesma classe? Abençoado, da mesma classe. –Mas, com o mesmo sobrenome e tudo? Com sobrenome. –Mas, mas, adotado? Não, não, mais do que adotado. Sangue real. Não, não, não é adotado. Isso é com sangue real, com o que você vem desde antes da fundação do mundo. O único que ele adotou foi tua carne, mas, teu espírito, de sua mesma classe. E você sabe por quanto tempo? Para sempre. (Aplausos).

Agora, o Apóstolo me dizia: -Olhe, aos que ele convidou, ele os lavou, os perdoou, os santificou, os justificou, porque é sua esposa. Ele não pode se negar a si mesmo. ALÔ!

Olhe, você acha que Jesus Cristo está salvo? Abençoado, você crê que Jesus Cristo está curado? Você crê que Jesus Cristo tem falta de algo? Você crê que Jesus Cristo possui tudo? Pois, você também. (Aplausos). Esposa em propriedade. ALÔ!

Olhe, veja se isto é para sempre ou não, que veja o que diz Hebreus, 10:14, que você não conhece. Você o conhece, mas, por causa de nossa audiência, vamos ver isso biblicamente. Hebreus, capítulo 10, verso 14. “Porque…, com muitas ofertas, com uma só oferta fez perfeito, por algum tempo…”. Por quanto tempo? O que é para sempre? Sem fim? “Para sempre aos santificados”.

-Pastor, para sempre? Você sabe o que significa para sempre? Que não há nada que você faça em tua peregrinação aqui nesta terra, em teus dias aqui na terra que pode violar essa perfeição que ele alcançou para ti. Não há nada que você faça que possa violar essa perfeição que ele fez. Que classe de garantia!

O Apóstolo dizia: O primeiro esposo, Jesus de Nazaré com Moisés não puderam lograr o que o segundo esposo, Jesus Cristo, o Ressuscitado, com Paulo lograram para a igreja. Por isso é que você não pode ficar no primeiro, tens que ficar com o último. (Aplausos). ALÔ!

Olhe, o problema é, o Apóstolo dizia: Que há uns efeitos de fornicação, quando uma entidade chamada igreja pretende ficar com ambos. Aí é onde entra a fornicação. Porque em posição, já estás devidamente casado com Jesus Cristo, mas, queres seguir com Jesus de Nazaré. E aí é onde entra a fornicação da igreja em todas as partes do mundo, que querem ao Ressuscitado, e também ao Nazareno. Quando há um chamado a deixar o primeiro e ficar com o último. Ai, Pai!

Segundo ponto, o Apóstolo dizia: -A igreja segue casada com o primeiro marido e espera as bodas com Jesus de Nazaré. Por todas as partes do mundo, a pregação é “As Bodas do Cordeiro”, quando isso já é um ato que foi consumado faz 2000 anos na cruz do Calvário.

O Apóstolo dizia: O que sucede é que o esposo chegou, se casou com a igreja e há pessoas que ainda não haviam se inteirado. Há pessoas que não se inteiraram. ABA PAI!

Vou concluir com isto. O Apóstolo dizia: Os entendidos se darão conta de que a boda já se consumou, e vão tomar posse dessa herança. E por último, os efeitos desse matrimônio é o que Romanos 8:29 dizia, que nós fomos criados para ser feitos a sua imagem e conforme a sua semelhança. E você sabe o que significa isso, semelhança? Semelhança significa “tal como”. ALÔ!

Olhe, o cumprimento da cruz do Calvário, os efeitos do que isso significou para a igreja foi o que em Gênesis se expressou, que Deus se propôs fazer ao homem a sua imagem conforme a sua semelhança. Ali não foi o cumprimento disso, o cumprimento dessa expressão foi na cruz do Calvário, para que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Ali na cruz do Calvário se cumpriu o que Deus sempre propôs para sua igreja: fazer uma raça tal como ele.

Isso foi o que ele perseguiu com as bodas do Cordeiro. A única coisa é que o fez há 2000 anos atrás, na cruz do Calvário e ele já não é Cordeiro, ele é o Senhor dos senhores, Deus de deuses, Rei de reis. O detalhe é, igreja, que se ele é Deus de deuses, Rei de reis, Senhor de senhores, e ele é o esposo da igreja, e você hoje chega à conclusão de que é a igreja, então, você é com ele um Deus, você é com ele um Rei, você é com ele um Senhor, você é tal e qual a ele. (Aplausos).

Porque ele te fez “tal como”, ele te fez igualzinho, de sua mesma classe. Isso foi o que ele pretendeu. Ou, você acha que ele nos enviou aqui à terra somente para enviar vários pedaços de carne para estar por aí? Não, abençoado. Ele colocou 6000 anos de experiência à raça humana, mas, era para manifestar uma raça em um ponto da historia, olhe, como quando o fruto está no ponto, perfeito, nem muito verde, nem muito maduro, em seu ponto perfeito; e ele esperou 6000 anos até que chegou seu fruto, perfeito no tempo perfeito para manifestar sua glória em meio de sua igreja. (Aplausos).

Este é o tempo. Este é o momento. E hoje em dia, você e eu desfrutamos desse deusado, dessas bodas. Olhe, você se atreve a receber a palavra? Diga: EU ESTOU DEVIDAMENTE CASADO COM JESUS CRISTO. SOU IGUALZINHO A ELE. SOU UM DEUS, UM REI, UM SENHOR; PORTANTO, ESTOU IGUAL A ELE: CURADO, RICO, PROSPERO, TUDO ME OBRA PARA BEM, NÃO HÁ QUEM ME PREJUDIQUE, NÃO HÁ QUEM ME TOQUE.

Pois, te declaro: Abençoados com todas as bênçãos. (Aplausos). Músicos.

ALÔ! Olhe, você já está casado. Diga a quem está a seu lado: FELICIDADES. AINDA QUE TENHAS CHEGADO TARDE, FAZ 2000 ANOS ESTÁS CASADO.


Nenhum comentário: