Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

sexta-feira, junho 30, 2006

Bem, então, vamos ao tema desta noite. O tema está em linha com o tema de quarta passada. Vocês estão me escutando bem? Sim, parece que têm um eco. E se pode dar um pouquinho de, como se chama isso, “treble”, de brillo à voz, está um pouquinho obscuro.

Pois, começamos de novo no livro de Hebreus, capítulo 6. Ainda está aí Maurício? Uma saudação aos colaboradores. Eu quando terminei quarta-feira aqui, na quinta-feira começei a receber chamadas desde a Austrália até a Carolina do Norte, Guatebella. Nova York dizendo-me: Olhe, que claro estava esta noite. Quer dizer que eles vêem pela Internet, isso não é um trabalho vão. Agora mesmo estamos ao vivo pelas nações, por toda parte do mundo. Assim que, agradecemos ao Senhor que nos dá esse privilégio de poder ter um irmão como Alváro Albarracín que todos os meses tem que semear forte para manter essas páginas vivas aí, para que nos vejam.

Bem em (Hebreus) capítulo 6, vamos ler o verso 19 para pegar o corte que queremos falar, no verso 19. Diz: “A qual temos como segura e firme âncora da alma, e que penetra até dentro do véu”. Estivemos lendo na semana passada, “para que por duas coisas”, o verso 18. Recorda-se? “Para que por duas coisas imutáveis, nas quais, é impossível que Deus minta, tenhamos um fortíssimo consolo os que temos confiado na esperança posta diante de nós. A qual temos como segura e firme âncora da alma”. Esse termo de “alma”, o apóstolo usa várias vezes no novo testamento, porém é incorreto. Ele mesmo nos ensina, não estou criticando o apóstolo Paulo, ele mesmo nos ensina que é incorreto. Porém às vezes, por exemplo, o pecado foi tirado e às vezes Paulo usa termos. “Se alguém tem pecado não tem feito contra mim”. Porque primeiro se estabelece que Cristo morre e tira o pecado da terra em um dia.

O termo “alma”, quando você lê deve ter cuidado porque o apóstolo às vezes usa termos assim “alma”, e a razão que ele usa esse termo é porque quando um espírito encarna em um corpo, ele tem experiências almáticas, porque alma se refere à vida de um ser humano aqui na terra. Então, por exemplo, antes da cruz o termo “alma” a Bíblia está cheia da palavra alma. Por exemplo, Jesus em sua experiência terrenal disse: minha alma está triste até a morte. Agora, depois que ele morre e ressuscita, o termo alma desaparece.

Porque então, entra o novo termo, primeira carta aos Coríntios, capítulo 15. Quero que veja bem claro Primeira carta aos Coríntios, capítulo 15, verso 45. Todos acharam? Sim? Diz: ”Assim também está escrito: Foi feito o primeiro homem Adão...” O que foi feito? “... alma vivente”. Agora, o último Adão, o que é? Espírito vivificante. Então, nós já não somos alma vivente, nós somos espíritos vivificantes. Porque como a semente, assim o que se semeia é como a semente. A semente dá fruto por seu gênero, e ele veio para que sejamos a imagem e semelhança dele mesmo. Portanto, eu não posso tratar você como uma alma. Por exemplo, os animais têm alma. Tudo o que vive, tudo o que respira, todos os que têm vida são almas. O filho da perdição tem alma. Agora, só os escolhidos, o filho de salvação, os vasos de honra, esses são espíritos vivificantes. Agora, as pessoas que vão se perder por serem vasos de ira, o filho de perdição, o lobo, Jesus Cristo usou muitos termos, o ímpio.

Por exemplo, um ímpio, nós vivemos como ímpios, nós éramos ímpios. Éramos justos com comportamento de impíos, ou seja, éramos ovelhas com comportamento de lobo, porém não éramos lobos. Porque quando escutamos a voz do Senhor aí começamos a comportar-nos como ovelhas. Ainda que às vezes nos aconteça certos arranhões que, ainda damos, porque a carne está presente e às vezes, nos portamos um pouquinho como lobos.

Porém, eu queria te explicar isso, porque nos círculos cristãos de hoje, eles pensam que você é um tripartita, ou seja, espírito, alma e corpo. Alma não é uma identidade, é um resultado. Nós somos seres dualistas, tesouros em vasos de barro. O que acontece é que um tesouro que vive em um vaso de barro tem experiências almáticas, e é necessário entender isso. E aí em coríntios explica, quando diz: O primeiro Adão alma vivente, o último Adão, que é Jesus Cristo, espírito vivificante.

E aí mesmo tem outros versos que dizem, verso 46. “Mas o espíritual não é primeiro, senão o animal; logo o espíritual”. Uma alma vivente é animal. Paulo disse: “O homem animal não entende as coisas que são do espírito”. O que acontece é que as versões modernas dizem: “O homem natural”, para não insultar ao homem, dizem: “O homem natural”. Mas, na versão antiga diz: “O homem animal”. Porque um homem que não chega a sua posição espiritual está como se fosse um animal. Ele come, bebe, dorme, se levanta, come, como fazem os mesmos animais, ao não entender sua posição como um ser espiritual. Nós somos seres espirituais. Por isso, os seres espirituais nós não podemos identificar por pedaços de terra. “Eu sou porto–riquenho” não te enganes”. Grande coisa! Estás se identificando como um pedaço de terra, uma montanha. “Eu sou colombiano”. Estás te identificando com terra. Nem assim, tua carne é daí, nação aí, porém não é assim, você é mais que isso. Sua cidadania está aonde? Nos céus. Você é um ser espiritual e se você é um ser espiritual não pode ter mais orgulho do terrenal do que o espiritual. Por isso é que não conhecemos segundo a carne. Porque não é assim, não somos carne, nós somos espíritos.

Então, o primeiro é o animal diz. Verso 48, “Qual o terrenal, tais também os terrenais; e qual o celestial, tais também os celestiais. E assim como trazemos a imagem do terrenal...”. Que foi o quê? Alma quê? Vivente. “... trazemos também a imagem do celestial”. Então, nós somos seres celestiais, somos seres espirituais.

Então, o apóstolo quando fala e menciona a palavra alma, faz como que duas vezes creio que faz, ou três vezes ou mais, em todo o evangelho o utilizava pela condição daquelas pessoas. Se o apóstolo chega e está falando comigo, ele perde tempo em me falar de alma. Ele me diria: José Luis, a palavra que eu prego penetra no teu homem interior e teu homem interior vai dominar o exterior. Não me diria alma. Porém como Paulo falava com pessoas carnais, bem, que todos o abandonaram, pessoas muito religiosas.

Então, cada vez que ele falava mal o entendiam, e o entendiam mal, e o entendiam mal, e o entendiam mal. Porque seu conhecimento não era normal para aqueles dias. Igual á nós, o conhecimento que nós damos não é normal, é sobrenatural. Se eu digo: Se você peca, segue em pé. Isso é sobrenatural. Se sou infiel, ele permanece fiel, isso é sobrenatural. Porque o normal é que se voce é infiel, ele te seja infiel, porém ele não funciona assim. Então, nós não podemos tratar como almas, porém Paulo utiliza pela condição daquelas congregações.

Por exemplo, esta comunidade dos hebreus, que temos falado tanto. Vamos a Hebreus, capítulo 4, verso 12. Quando todos acharem, digam ao Papai Deus: ABA PAI! Todos acharam? Diz: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante que toda espada de dois gumes; e penetra até partir a alma e o espírito, as conjunturas e as medulas, e discerne os pensamentos e as intenções do coração”. Preste atenção, aqui diz: “até partir a alma e o espírito”, porém assim já temos estabelecido que alma era antes da cruz e depois da cruz somos espíritos vivificantes juntamente com ele. Por isso é que “aquele que se une ao Senhor um espírito é com ele”. Se ele é espírito vivificante, o que eu sou? Porque se me identifico como alma, estou me identificando como a um terrenal, como o primeiro homem Adão. Porém nós nos identificamos com o segundo homem, que é o último Adão, que é Jesus Cristo e qual o espiritual, tal também os espirituais.

O que trata de Dizer aqui é que a palavra de Deus vai mostrar as intenções que tua carne coloca em teu espírito. As intenções, as maquinações que você com tua mente natural faz, a palavra vai te cortar, e vai te sacar, e vai dizer: Não, isto é o que você estava pensanso. E você mesmo, se você é honesto, você diz: Na verdade eu estava pensando mal. Na verdade eu estava planificando mal. Na verdade eu estava fazendo isso com maus propósitos. E me dei conta, e levo cativo esse pensamento. Não vou fazer isso, estou equivocado. Porque a palavra penetra a parte do almático do espírito, e você percebe a intenção do coração. Porque a palavra é viva e eficaz. Não é uma palavra morta, não é uma letra, não são os mandamentos, como os madamentos anteriores antes da cruz. Que aquela letra matava, não tinha vida. Por isso ninguém pôde cumprir a lei, porque a letra dava morte. Porém esta não, esta é viva e eficaz, ou seja, que consegue, o que consegue, o que ela consegue colocar no ouvido.

Entenderam bem? É bem necessário isso. Sabe por quê? Porque quando alguém é iluminado, e quem ilumina é Deus mesmo. Nós somos instrumentos para iluminar, damos a palavra para iluminar, porém, quem ilumina é Deus mesmo e Deus se faz encargo dessa pessoa. E então, essa pessoa eventualmente, por haver recebido este conhecimento, o que dá fruto nele não é ele, é o mesmo que lhe deu o conhecimento. Por isso Paulo disse: O fruto do Espírito é amor, porém não é o teu fruto que dá amor. Disse o fruto do Espírito é amor, é paciência, é benignidade. Porém é o fruto do Espírito por ter sido iluminado com essa palavra. Por isso, nosso dever é pregar e iluminar e logo deixamos as pessoas nas mãos daquele que as iluminou.

E aí ele começa a cavalgar, e começa e passa um ano e de repente se desanima e de repente pega ânimo, e de repente vai por aqui e de repente diz: Não vou, mais a igreja. Porém de repente diz: Não, por quê não vou mais? E as intenções começam a sair. E a palavra pega: mas vá, rapaz. Não sejas mal agradecido. Então, de repente um dia aparece: Apóstolo, desta vez sim não há quem me faça parar. Por isso, nós não maltratamos ao que se vai ou deixa de vir. Você não vê que nós somos pessoas que por ter diferentes “backgrounds” tradições familiares, educacionais, reagimos à verdade em diferentes tempos? Então, este avançou mais e este menos, porém ambos estão no assunto, ambos estão no bote. O que acontece é que um está remando e o outro está aproveitano-se do que rema. Porém estão no assunto.Está no barquinho, ainda que seja.

Então, a palavra é firme âncora de tuas emoções, do que é emocional em você. Porque você ainda é um vaso de barro, as experiências da vida vão te açoitar e vão ministrar, te ministram em tuas experiências, em tuas finanças, e de repente, é daí que vem a maturidade. A maturidade atua naquilo que você conhece bem. Por exemplo, Paulo disse: Conhecedor de si mesmo. Dono de si mesmo. Porque quando você cresce em graça, que leva anos, conhecê-la pode levar várias semanas, porque você é inteligente e lê e diz: Veja, isto é assim, assim, assim, assim. E te dão um exame em um papelzinho e você se farta e tira 100.

O problema é quando vai para o campo da prática, aí é onde está a coisa. Então, aí você que contigo mesmo, porque tua carne está programada para te atacar. Tua carne é muito fiel está programada para fazer o teu dia ficar mal, trazer mentiras e coisas... É verdade que são coisas temporárias, porém trazem até você, vêem? Não são suas, esse não é você, esse veio na tua mente, através de uma má amizade, através de uma má experiência, através de uma situação. Você estava tranqüilo, com a canção, “Eu não sei nada, eu cheguei agora mesmo”, e agora estou envolvido neste problema, vê? Porém chegou, e aí você tem que tratar com essa situação e se defender, e buscar até que o ancore. Você é uma alma ancorada. Se não você não tem âncora é mau. Você sabe? O que acontece com um barco sem âncora? Que está a deriva. E tem muitas pessoas sem âncora, que se o Governo do céu põe uma lei que ele não tenha âncora o metem preso. Você nota, vê que eles não conhecem a palavra de graça, a misturam e ao misturá-la já não é graça.

Eu coloquei um aviso aí: Uma alma sem âncora é um barco à deriva. E por isso eu falei na semana passada de crentes de posição e não de condição. Porque as condições mudam é o como o tempo, amanhã está ensolarado, e no outro dia está frio, e no outro dia chove, isso é condicional. Assim é que estão os crentes de hoje. Enquanto a coisa vai bem, ouve, Glória a Deus! Porém se muda o tempo e Uhhh! Tem alguma coisa errada aqui. Tem demônios, algo está acontecendo. Porém um crente de posição, que está bem ancorado, o mesmo para ele é o dia ou à noite. Porque ele está ancorado, está em posição e conhece bem que é um tesouro em um vaso de barro, porém porque está unido com a carne, como estamos, todavia na carne, pois as emoções, a alma joga. Ainda desponta: Sou alma! Não, não você não é alma. Você é espírito vivificante. Então, você tem que se defender.

Veja, onde Paulo também usa primeira carta a Tessalônica, capítulo 5, que é o que os psicólogos cristãos utilizam para dizer que você tem que curar a alma. Esta eu quero que você veja detalhadamente, porque esta eles utilizam muito quando falamos de espírito e carne. Eles dizem: Sim, porém o apóstolo, o que eles dizem? O apóstolo Paulo. Então, utilizam isso contra nós para nos contradizer.

Primeira carta aos Tessalonicenses, capítulo 5, verso 23. Porém você vai notar uns detalhes bem importantes, que eles não o mencionam. Diz: “E ele mesmo Deus de paz...” Estamos todos aí? Sim? Primeira carta a Tessalônica 5:23. “E ele mesmo Deus de paz os santifique por completo”. E preste atenção, nós já somos santos em posição, está falando da experiência carnal, coisas que ainda arrastamos, que devemos... É como o amor, o amor já foi derramado em nós, porém temos que ativá-lo. Então, nós somos pessoas santas, que estamos chamados a viver em santidade. Diz: “... vos santifique por completo; e todo vosso ser, espírito, alma e corpo, seja guardado irrepreensível para a vinda do Senhor Jesus Cristo”. Eles o deixam aí. Veja o outro verso. “Fiel é ele que vos chama, ele o qual também...” O quê? É ele quem faz isso, você não pode fazer isso. Quem faz? Ele mesmo faz. Ele faz com quê? Com conhecimento da palavra de que pouco a pouco você vai conduzindo. É como os coríntios, preste atenção como Paulo foi honesto com eles no primeiro capítulo de primeira carta aos coríntios. Vamos lá, rapidinho para que vocês vejam como Paulo fala neste termos.

Capítulo 1, verso 2 (Primeira carta aos Coríntios). Todos acharam? “A igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados a ser...”. O quê? Primeiro descobrem sua posição, logo descrevem uma condição: Aos santificados que estão chamados a praticar. Os que são, aos santificados chamados a ser o quê? Santos. Porque eles não queriam. Eles queriam ter atos sexuais nos serviços da igreja, era uma igreja bem carnal e servia a deuses. E então, tinham uns problemas bem sérios, e então, Paulo, porém veja que inteligente é Paulo. Paulo primeiro lhes apresenta sua posição. E diz: Veja, eu vou falar com vocês porque vocês são uns santificados. Ouça, este apóstolo sabe quem somos nós. Porém depois vem com a varinha e lhes diz: Chamados a pôr em prática o que são. Viram? Porém Paulo primeiro começa pela posição, logo lhes fala de uma condição.

Por isso eu te disse que você tem que ser um cristão de posição e não de condição. Você pega um avião, você é um passageiro, vá de primeira classe ou na classe turística, você é um passageiro. Essa não é a tua posição, você está ali como passageiro. Pois, assim também, a tua posição é de que você é um santo, e tua posição é que você está firme, e que está ancorado. Mas, passageiramente passam situações por tua vida. Como você é passageiro por três horas em um avião, assim vem uma depressão e te pega por três horas, mas, você vai descer desse avião. Ou seja, dessa depressão você vai sair, e vai sair do momento atual que você está passando, você vai sair disso porque você é um santificado. E você é uma pessoa que crê em tua posição, porque há duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta. Deus fez uma obra grande em tua vida. Ele te resgatou, ele te santificou, ele te limpou, te justificou, te lavou, te assentou em lugares celestiais, te livrou da potestade do diabo, te colocou morto ao pecado e à condenação. Você é um fenômeno, você é uma coisa espetacular do outro mundo. Ou como disse Carlos Juliá: Fantástico. Uma fantasia, você é algo grande, mas essa é a tua posição. A condição revela outra coisa e por isso nossos ensinos vão assim explicados.

Você tem visto esses pregadores, igrejas que não te dão um verso bíblico ou te dão um para começar: “E que a água subiu”, e então dizem: Irmãos, quando a água sobe e quando a água desce. E olhe, tenha cuidado porque a água significa provas na vida. E então, há muitas águas e há muitos rios e há tormentas, e por aí te formam uma... E estão duas horas falando. Nós somos espírito e carne. Não espírito, e carne e alma. Alma é um catalítico, é uma manifestação desse composto por você ter sido trazido a experimentar a vida do ser humano.

Veja, o filho de perdição... Me chama a atenção que o apóstolo Paulo disse que o ímpio quando morre não há mais memória dele, não há memória dele. Ele é como uma conta bancária sem fundos, ele aqui nesta terra não tem “account number” (número de conta), não tem carteira de identidade e nem seguro social. Seu nome não está escrito no livro da vida. O escolhido não. O escolhido, o seu nome está escrito no livro da vida antes da fundação do mundo. Ele é uma pessoa especial, é um vaso de honra que Deus estava buscando com esta palavra para ativar nele o conhecimento.

E eu gosto de como diz em Provérbios 10:7, quando fala destas pessoas. Provérbios fica depois dos Salmos. Abra a Bíblia bem na metade, se isso for mais fácil para você e depois dos Salmos, porque há 150 salmos. Assim que, passe por aí correndo e chegue a Provérbios, capítulo 10, os Provérbios de Salomão. Provérbios, capítulo 10, verso 7. Vejam o que diz do ímpio e do justo. Diz: “A memória do justo será bendita; mas o nome dos ímpios apodrecerá”. Até o nome apodrece, não há arquivo, você o procura e diz: Olhe, o que aconteceu com este indivíduo? Não, ele morreu como um cão. A Bíblia registra que quando uma pessoa que não é escolhida morre, as pessoas pensam que eles vão a um fogo eterno lá nas almas, onde tem que se interceder por eles. Isso... Não há Bíblia para isso. Paulo, o apóstolo disse que são vasos de ira preparados para destruição. Estes homens quando morrem, morrem como o cão lá da esquina, que ainda que o dono chore, ele continua sendo um cão, é uma alma vivente que morre e toda a sua vida terminou ali. Dele não há mais memória, até o seu nome se apaga, não há memória do ímpio. E como disse, ímpio é uma posição, não uma condição.

Nós tivemos condição de ímpios, nos comportamos como ímpios em uma ocasião, mas logo quando a luz foi revelada, deixamos de viver impiamente, e agora vivemos piedosamente. Porque não somos ímpios, somos justos, ainda antes de saber que fomos justos, já éramos justos. Esta palavra revela, saca tua identidade à luz. Estamos claros nisso? Isso é muito necessário que seja entendido porque se não, não está entendendo o evangelho. O evangelho revelado por Paulo fala destas verdades.

Vamos agora a Romanos 16:18, que foi o verso que se usou para a semeadura. Eu tenho aqui, para os que anotam: Tema I, Tema II e Tema III. Firme âncora da alma, o primeiro. Utilizei 5 versos bíblicos e 6. Logo a parte II, Depois da cruz somos espíritos vivificantes como ele é, Tesouros em vasos de barro e somos seres dualistas e não tripartitas. E o último ponto, que é o número III. O filho de perdição é ainda alma, quando morre não há mais memória dele. Provérbios 10:7 diz que até seu nome apodrece.

Agora, o segundo verso que estou usando para o ponto número III, é Romanos 16:18, o evangelho. É perigoso, porque estas pessoas se graduam nas igrejas e são reverendos, são líderes. Veja o que diz. Bem, número 1, vamos ler no verso 17 em diante, para que você veja sua conduta dentro da casa do Senhor, no reino, veja como se comportam. “Mas vos rrogo, irmãos, que noteis os que causam divisões e tropeços contra...”. Contra o quê? “... da doutrina que vós haveis aprendido, e que vos aparteis deles”. Veja, se estiverem se comportando mal não se aparte deles, ajude-os. Se eles estão estiverem fazendo algo mal, não se aparte deles, ajude-os. Mas, quando forem contra a doutrina, aparta-te, porque aí há iniquidade, aí há maldade, da pior. Porque a doutrina é o caráter de Jesus Cristo, e quem se aparta da doutrina da graça, está se apartando de Jesus Cristo, por conseguinte.

Então, Paulo disse: “Rogo-vos que vos aparteis deles. Porque tais pessoas não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, senão, a seus próprios ventres, e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos ingênuos”. Olhe, os corações dos ingênuos. Você sabe que cada vez que eu entro na rádio vejo tantas pessoas ingênuas. Você ouve os gritos: ALELUIA! E então, essas pessoas vivem de emoções e estão assim quinze, vinte, vinte e cinco anos perdendo o tempo na igreja, gritando Aleluia! E Glória a Deus! E Cristo Vive! E Vive Cristo! E Glória a Deus! Mas, são ingênuos porque há pessoas que não servem a Jesus Cristo.

Eu te digo uma coisa, depois que alguém me escuta detidamente por várias vezes e ouve, e não compreende esta palavra, esse homem não está servindo a Jesus Cristo. Porque o que eu estou falando é de Jesus Cristo. Essas pessoas, o que elas servem é a seus próprios ventres. Eles ficam encantados com as pessoas os escutando. Têm um ego muito malcriado, ficam encantados em tomar o primeiro posto nas igrejas, imaginem? O primeiro posto, que melhor, o púlpito e então, seduzem às almas inconstantes, aos ingênuos, e não servem a Jesus Cristo. Olhe, e o cimento é o merengue ao lado deles, são duros, como dizem. Merengue é um doce, eu não sei se em teu país chamam de merengue, porque eu noto que tudo muda por todas as partes. É um docinho branco que você o aperta assim e pss! É como um ovinho que se derrete. Você o põe na boca e se derrete. Mas o cimento é merengue ao lado deles. OK. Porque não podem dar, porque você não vê que Paulo diz aqui que eles servem a quem? Diz: “Não servem a Jesus Cristo, senão, a seus próprios ventres”. O que isso significa é que dar o teu dinheiro para a obra é dar sua vida, porque é o único que eles têm. Esse tipo de filho de perdição tem um medo da morte... Hum! Você não está vendo que a morte é o fim de seu ventre? Porque é tudo o que eles têm. E estão dentro das igrejas, Paulo disse. Porque o filho de perdição está em três lugares; está na política, está na religião e está no submundo de tudo o que significa submundo, desde pornografia, droga, máfia, o filho de perdição. Ali também há escolhidos, mas também há filhos de perdição nesses três lugares. Estão na igreja, estão na política, nos governos, são governadores, são governadores de trevas, Paulo lhes chama assim, governadores de trevas. E então também, estão no submundo das coisas más.

E então, sua vida, o que possuem, eles não crêem nisso de dízimos, a menos que se dêem a eles: Ah não, se você me der, sim, mas eu não dou. Por isso, é que aqui, um pastor ventrudo não cabe neste ministério. Um pastor que não possa dar, não pode semear, sem dúvida, quando recolhe a oferta espera que a igreja lhe dê. Porque ele é ventre: Olhe, estão alimentando o meu. Mas, quando pensar em dar é mesquinho, porque ele não serve a Jesus Cristo. Quem serve a Jesus Cristo, se desprende, diz: Para a obra? Para quê? Para a rádio? Olhe, nós semeamos aqui. São mil dólares de televisão, são mil dólares de rádio por semana, aí e nada mais e já há oito mil dólares. E se a pessoa for ventrudo... Eu diria a Martín: Espere aí, são oito mil dólares. Olhe, com isso se conseguem muitas coisas na carne. Digo, e fora os outros programinhas, e os envios, e as coisas. Nós mandamos tudo grátis. São quinhentos dólares semanais, que quando enviamos sai grátis. Ah, e não pedimos. Nós não pedimos dinheiro. Nunca você nos viu vendendo nada pela rádio, ou pela televisão, nem livros, nem as fitas cassetes. Envio de material grátis.

Porque o evangelho tem que ser tratado assim, se merece que se trate assim. Porque as pessoas ingênuas que estão por aí dizem: Ah, essas pessoas o que fazem é que estão buscando dinheiro. Nós, onde pedimos que dêem dinheiro é aqui no redil, porque queremos saber se é ovelha. O que é ovelha diz: Olhe, eu quero ser participante disto. A palavra está correndo, os cassetes estão correndo. Olhe, esse equipamento de Internet, se você chegasse a ver a planta, as máquinas. Álvaro me ensinou, que ele as tem sob chave, até um guarda de segurança há ali velando aquilo. As demais estão soltinhas, mas a nossa, a nossa está bem cuidadinha aí. Uma planta... Quanto é Vicente aquela planta de ar condicionado para manter aquele frio? Vinte mil dólares mensais em equipamento. E fazemos tudo, olhe, por um abençoado que está nos escutando por aí, para chegar até ele, para dar-lhe de presente, para averiguar se é ventrudo, ou sai ovelha. Para ver se aparece com garras, ou se sai uma ovelhinha, olhe, tem lã. Vamos penteá-la e dar-lhe um tratamento ali na lã para ver se pode dizer: Beee! Beee! Que não vá sair com um rugido: Grrr!

Mas Paulo disse: Tudo suporto por amor aos escolhidos. Tudo suporto por amor aos escolhidos. Este é um investimento dos que amamos a Jesus Cristo. Se você ama a Jesus Cristo, pois, lhe encanta quando vem a parte da semeadura. Diz: Aqui vem a parte que eu gosto, porque aí eu não só sirvo a Jesus Cristo, mas sou astuto, recebo muito mais abundande e tenho bom fundamento para o futuro. Nunca vai me faltar nada. Aos que semeiam, nunca lhes falta nada. Você não vê que eles estão semeando? Então, os anjos têm que dar respaldo a isto que estamos falando.

O escolhido, seu nome está escrito no livro da vida e o morrer é lucro. Essa é uma das coisas que Martín estava me dizendo, como Martita tão contente porque sua mamãe partiu, vejam só. Digo, triste por um lado, pela condição, mas quando foi à posição: espere aí, minha mamãe entrou em lucro, e isso se nota em um funeral. Quando você vê a uma pessoa que não tem conhecimento, e se morre um familiar dele, fica louco e tem que estar abanando a ele: Ai, tanto que eu o queria. E não se pode levar ao funeral porque quer se jogar na sepultura com ela, fazem um show ali tremendo. Porque são pessoas de ventre, carne e nada mais, emoção, não há uma formação, não estão ancorados. Qualquer coisa nesta vida, olhe, uma notícia lhe põe o barco a correr a grande velocidade por todo o mar.

Mas uma pessoa que sua alma tem âncora, diga: MINHA ALMA TEM ÂNCORA. ESTOU ANCORADO. Nesses grandes barcos creio que põem até duas, uma na frente e outra atrás para que: Cuidado para onde vai! Para estar bem ancorado. E então, quando vêm as provas, porque virão as provas, Jesus Cristo foi honesto. Ele disse: No mundo tereis aflição. Quando vem a prova, você vê que esta pessoa: Olhe, que tranqüilo você está! Eu soube que te tiraram isto, que perdeu aquilo, que te aconteceu... Que te disseram isto. E ele diz: Bem, isso é parte do forno que me enviaram e estou passando aqui, mas ainda tenho cabelo, não me queimou. Assim que, estou em pé. Olhe, mas o que te aconteceu era para você dar um tiro em você mesmo. Um tiro não, dois, mas eu não me dei um tiro porque eu estou ancorado. Eu estou crendo em Papai Deus. O que Papai Deus me enviou aqui, o estou crendo e funciona para mim. (Aplausos).

E não é que não saiam lagriminhas, às vezes vêm lagriminhas e vêm seus momentos, e seu “jamaqueón” (solavanco). E alguns que não estão bem ancorados: O que acontece? Jogam um correio lá prá cima: O que aconteceu? Olhe, onde você está? E isso é perigoso, porque isso já entra em outras coisas, mas os que estamos ancorados, olhe, baixamos a cabeça e Papai falou e Papai deixou que acontecesse isto, e suportamos o que venha, e as emoções vêm, e isto e aquilo. Mas não, não, não. A emoção pode vir, e é bom que venham para que você pratique esta palavra. A única forma de você aprender paciência é sendo provado. Diz que a prova de vossa fé produz paciência, então, há que te prová-la. Se te vai tudo bem...? Imagine. Vêm momentos, vêm “jamaqueones” (solavancos).

Isso é o bom desta palavra, que eu tenho notado, rapaz, que para mover a uma pessoa daqui... E eu não tenho nenhuma formação boa. Meu papai foi um alcóolatra, minha mamãe foi uma mulher sofrida, eu fui uma pessoa de vícios, viciado em drogas, estive preso, estive em condicional. Até outro dia eu tive a condicional, eu não entendo nem como eu estou aqui nos Estados Unidos, imagine. Convidado aos púlpitos e com uma condicional em cima forte, uma condicional forte. Eu ainda tenho as lembranças ali, que as olho: Furto grande, estelionato em primeiro grau, roubo a mão armada. Oito casos eu tinha, quase nada. O rapazinho se comportou mal. Eu me comportava como ímpio, mas, era ovelha. Porque até preso lá, eu dizia: Senhor, eu sei que eu vou mudar. Algo, algo me diz. Ah, e quando blasfemavam o nome de Deus diante de mim, eu escondidinho aqui dizia: Não estou nisso. Estou aqui nestas travessuras não sei nem porquê.

Eu não tenho nenhuma formação de nenhuma boa família para estar bem ancorado. Eu estou suposto a ser um louco. Bem, o exército não me quis, imaginem. Para o Vietnam, que para o Vietnam pegavam até bonecos que soubessem disparar, e eu fugindo desse sofrimento juvenil, quando eu era jovenzinho, eu disse: Deixe-me entrar no exército, para que ainda que seja aqui, saio fora de minhas amizades, saio do meio ambiente e vou para o Vietnam. E lá fui e passei as provas como pude, mas já ao terceiro dia não. Rapaz, o doutor descobriu tudo e me deram quarta F. você sabe o que é isso? O pior. Quarta F, desqualificado física, emocional, psicopata, imagine. Esse é o teu apóstolo hoje, imagine. Esse é o homem em quem você confia. (Aplausos).

Por isso é que quando eu vejo a alguém que está se comportando mal, eu tenho misericórdia porque eu digo: Caramba! Se eu, quem fui eu? Olhe, eu agüento. Eu tenho uma resistência, perdão, me deram uma resistência para suportar às pessoas, porque eu não gosto de ferir. Senhor, porque quem sou eu? Se eu venho do nada e tu me educaste, me fizestes... Olhe, agora sou doutor, imaginem. Antes eu tinha um doutorado em trevas, agora, me deram um doutorado em teologia. (Aplausos).

E quando eu vejo as pessoas que passam e jogam e pulam e dizem... Eu digo: Senhor, é que é um passageiro, ele desce desse avião e pronto. Uns têm vôos de 8 horas, outros de três horas, de 5, de uma hora, há até avionetas dessas, que em meia hora te descem. Mas, eu penso que todos vocês, TODOS os abençoados, o que é iluminado por esta palavra, eu não me meto com essa pessoa. Porque se Deus o iluminou, Deus mesmo fará. Diz: Fazendo ele em vós. Olhe, e podem passar anos e tarde ou cedo o Senhor o agarra, e Deus me deu a paciência para esperar. “E tua paciência para esperar”. É assim, Martín? Assim é que diz o hino? E temos que ser assim todos porque esse é o amor ao vivo e a cores.

Não diga que ama, porque o amor não se diz, o amor se faz. Aquele que sempre está te dizendo: Ai, como te amo, como te amo! Mas não lhe demonstra. Não tem que dizer nada, é simplesmente, comportamento. Comportamento, respaldo e o melhor que você pode fazer para você poder verdadeiramente amar, você tem que estar ancorado. Tem que ter a tua âncora, para que quando estiver em uma prova dessas temporais, solte a âncora. Isso é o que te pedem: Solte a âncora que ele em algum lado vai encaixar aí, enquanto a maré abaixa e o vento se submete. E logo você levanta a âncora e continua o teu caminho adiante.

Eu espero que Deus te dê entendimento em todas estas coisas que eu estou te dizendo. Porque todos temos experiências diferentes, mas eu dou graças a Deus por esta palavra que me salvou. Jesus Cristo salvou o meu espírito, e o quê? E o quê? Salvou o meu espírito, mas, se não salva meu espírito-alma, se não me salva em minha mente de como viver a vida aqui... De que me valeria? Eu estaria morto, estaria acabado. Não estaria aqui pregando, quem sabe me teria... Senhor, procure a outro bom. E me diria: José Luis, aqui não há nenhum bom. Não há nem um só, diz o evangelho.

E assim, o propósito deste tema... O escrevi bem cedinho de manhã, como às 5 da manhã, o Senhor me disse: Vai para ali e acende aquela luzinha para que não chame muito a atenção e escreva estes passos. E me disse: Olhe, o homem... Olhe, às 5 da manhã eu estava escrevendo isto. Disse-me: Olhe, o homem ímpio não se desprende, ele serve, não a mim, a seu ventre. Ele vive para a terra, ele vive para a sua serpente, isto é tipo de serpente, esta carne. O que ele gosta é de comer terra, como as serpentes, que sempre estão comendo terra, sempre estão arrastadas pela terra. E me disse assim, o Senhor me explicava. Há diferença, e explica isso de alma, espírito e corpo, porque isso pode confundir. Isso o utilizam muito. Bem, eu ouvi um pregador aqui dizer: Olhe, ele disse que o corpo morre e o espírito é salvo. E a alma? A alma vai para o inferno? É que um espírito que sai do corpo já não há alma, porque perde a relação.

Mas eles, para provar que a salvação se perde dizem: Não, não, um momentinho, está bem. Todo espírito tem que ir para o céu. Não. Nem todo o espírito. Seu nome tem que estar registrado no livro da vida. Seu corpo entregue a Satanás, ou seja, a carne. Mas, sua alma vai ao inferno, porque ele ainda está antes da cruz. E ele dessas parábolas: O que não pode matar tua alma, mas pode enviar o teu corpo ao inferno, sem saber do que está falando. Porque são indoutos, não conhecem, são crianças em Cristo e não sabem.

Assim que, eu chamo a teu limpo entendimento, a essa consciência, a esse espírito que Deus te deu para que você viva nesta excelência deste conhecimento, e que se note. Quando você estiver em um lugar, se nota que você chegou, especialmente, quando você falar. Que digam: Olhe, fala diferente. Tem algo. Tem algo diferente. Ele fala diferente. Comporta-se diferente e seu proceder é diferente, em tudo, desde ir a um funeral até ir comprar gasolina, até levar o carro para consertar, até quando de repente haja algo que está mal, você espera um momento para que com decência demanda onde faltou. Então, eu recebo que todos vocês estão bem ancorados. E se a tua âncora está pequena, depois mudamos para você por uma maior. Enquanto você vai crescendo te mudamos a âncora. Há âncoras plásticas, existem ancorazinhas que quase quebram e tudo. Outras apodrecem. Pois, nós temos uma de aço inoxidável, que é a palavra poderosa do evangelho da graça. Amém? (Aplausos).

Assim que, eu vou pedir que se ponham em pé, e cumprimentem a quem está a seu lado. Saude-lhe dizendo: DECLARO VOCÊ ANCORADO, BEM ANCORADO. Saúda a teu irmão.

Nenhum comentário: