E o tema nesta noite para as nações leva por título:
Admoestações em sua VINDA.
E vamos começar com a primeira carta aos Tessalonicenses. Primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses capítulos 5, verso 14 ao 23. – O tem? Vamos esperar um segundinho mais, por causa do telão. Primeira a Tessalonicenses 5: 14. Podemos começar então em Bíblia, veja tua Bíblia aí. - Já? – Ok. Obrigado. Diz:
“Também vos rogamos, irmãos, que admoesteis aos ociosos, atenteis aos de pouco ânimo, que sustenteis aos débeis, que sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém pague a outro mal por mal; antes segui sempre o bem uns para com outros, e para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Dai graças em tudo, porque esta é a vontade de Deus para convosco em Cristo Jesus”.
“No apagueis o Espírito. Não menosprezeis as profecias. Examinai tudo; retende o bom. Abstende-vos de toda espécie de mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique por completo; e todo vosso ser, espírito, alma e corpo, seja guardado irrepreensível para a vinda de nosso SENHOR JESUS CRISTO”.
Há que entender que Paulo está falando com um grupo de pessoas que conhecem a VINDA do Senhor. Conhecem que o SENHOR viria como LADRÃO na NOITE. Estou falando hoje, vou falar hoje com a família da FÉ. HÁ momentos que falamos do sistema, identificamos, mas hoje falamos à FAMILIA da FÉ, aos que entenderam a VINDA do SENHOR.
Os que entenderam que o Senhor chegaria como LADRÃO na NOITE. Porque o capítulo 5 – nos primeiros versos – fala disso (de que o dia do SENHOR será como LADRÃO na NOITE) E depois de falar da vinda do Senhor, então começa a EXORTAR, o que temos lido.
Quer dizer que estamos falando a pessoas que conhecem da VINDA do SENHOR. Lembre-se que a vinda do Senhor tem DUAS manifestações. Primeiro: Como LADRÃO, e logo a TRANSFORMAÇÃO. A vinda do Senhor em transformação. Porém primeiro é: A vinda do Senhor como LADRÃO. Ensinando, julgando, lembram? Dividindo. ELE NÃO vai transformar o corpo se primeiro não transformar a MENTE.
Agora, para aqueles que já creram que o Senhor já chegou, (o Senhor já está) então, Paulo lhes diz: (E vamos dividir o tema, hoje, em três partes), simples, o dividiu o Apóstolo (JOSÉ LUIS DE JESÚS MIRANDA) Três partes. Diz o verso 14 outra vez.
Leiamos o verso 14 (de 1ª. a Tessalonicenses 5), para entender a primeira parte. Diz:
“Também vos rogamos, irmãos, que admoesteis a….” - quem? (os OCIOSOS) –Essa é a primeira parte: Os OCIOSOS. – O que é OCIOSIDADE?
O que é uma pessoa ociosa? Me dizia o Apóstolo: Uma pessoa que toma levianamente seu chamado. Por exemplo: Se nós entendemos, vejam para que entendam o contexto deste verso, não está falando de pessoas que simplesmente ficam em sua casa sem fazer nada, que não trabalham, que vivem de estórias, do que seja. Não só é circunscrito a isso.
Veja o contexto (falando dos que já entenderam a vinda do SENHOR) os que já entendem que o SENHOR chegou como LADRÃO. Que já está na terra. Que já está DIVIDINDO, que já está JULGANDO, que já está sacando as INTENÇÕES do coração. Que já está soando a TROMBETA, que já está aclarando o oculto. Que já está pregando sem relação com o PECADO, está CONFIRMANDO. Os que já temos entendido tudo isso, há uma admoestação para nós de que NÃO sejamos OCIOSOS.
Em quê? –OCIOSOS em não fazer que a palavra corra. (Alguém poderia argumentar) –Não, como já, eu sei que tudo isto está predestinado … e como esses são os anjos que trazem, pois, eu fico em minha casa com esta verdade tão gloriosa. Eu a como e desfruto só em minha casa.
Nãoooo… Veja, quando você recebe esta palavra, há um CHAMADO. Você não pode ficar com algo tão rico, tão saboroso, você sabe o que é saber que DEUS chegou? Que o Senhor CHEGOU! E você ficar tranqüilo em sua casa. Que os demais se ferem, e não faze-lo saber a seus familiares, a seus amigos, a seus entes queridos!
NÃO, por isso Paulo diz: ADMOESTANDO aos OCIOSOS.
Nãooooo. Anuncie, faça com que a palavra corra. Veja o que fez este irmão lá em Vero Beach. Duplicou centenas de CD’s, porque ele já sabe que Jesus Cristo chegou. Digo, as pessoas não estão esperando isso? - Ah? Não estão esperando…?
Veja, saí de um círculo religioso chamado Os Adventistas do Sétimo Dia, e qual é a pregação dos adventistas? Aí mesmo, a palavra diz: Adventista, esperam o advento (esperam a vinda do SENHOR)
Então, para os adventistas a vinda do Senhor é o maior que há. Aí tudo é consumado. Para os Testemunhas de Jeová (os que esperam o reino) é também o maior. Pois quando você lhes explica que JESUS CRISTO chegou, os salvaste de um montão de problemas.
Veja, é que as pessoas esperam como uma vinda assim …nas NUVENS, catastrófica dessas apocalípticas que se abrem os céus e desce um laser assim, huuuuuuu…. Nãooooo, NÃO é uma vinda APOCALIPTICA, é uma vinda em REVELAÇÃO onde ele chegaria e ninguém saberia que estava entre o povo. Caminharia e andaria entre eles.
Então, você já sabe, você já foi iluminado. Você foi SUPER ABENÇOADO, porque te elegeram para entender esta palavra. Então, a admoestação do Apóstolo Paulo e a de meu Pai, a de nosso Pai na FÉ, nosso Apóstolo (José Luís de Jesús) é: -Não sejas OCIOSO com isto… Isto é para levar longe. Isto há que falar, isto há que compartilhar.
Ou seja, por exemplo: Se você considera o congregar como algo leviano e trivial, e não lhe dá a importância devida, você está sendo ocioso nessa área.
O que representa para você vir aqui as quartas-feiras? –Vida, para mim é VIDA. E eu venho de Orlando (Flórida) eu venho de Orlando toda quarta-feira com minha esposa. Mas isto é vida, e eu venho com temor e tremor, porque estar aqui não é “qualquer coisa ”. – Você sabe o que é levar o que Papai diz, ao mundo? E se eu falhar nisso… Liquidado, tenho que… é como o sacerdote que entrava no Lugar SANTÍSSIMO aí… me entendem?
Agora, seja aqui, ou sentado, é vida, ou detrás da câmera pela Internet é VIDA para mim. – E para você? – Por isso é que você tira tempo, mas o congregar é importante, porque a VINDA do SENHOR em sua primeira etapa é SALVANDO tua mente. E necessário lhe dar tempo. Isso não é assim: Abracadabra e já te curei, nos vamos… Não, isso é: Senta-te e escuta.
E para isso tens que organizar teu itinerário, os empresários, os que trabalham têm que … para beneficio de você mesmo e de sua família. Para beneficio de sua empresa, para beneficio de seu trabalho, para beneficio de sua saúde… da saúde de sua FAMILIA. Porque esta palavra é a que nos salva, a LOUCURA da pregação. Digo, se você entendeu que Jesus Cristo chegou.
Porque se NÃO chegou, para que perder tempo? – Ah, com doutrinas de CONFUSÃO? – Não, melhor esperar em minha casa até que chegue. Mas já CHEGOU! Então, não, já CHEGOU, tudo o que eu esperava em minha vida já se manifestou, (o Senhor chegou…Tua atitude deve ser) – Eu vou na quarta-feira...Eu vou no domingo …
Entendem o que é OCIOSO nesta área que estamos falando? DILIGENTES em compartilhar a palavra, em semear. Ou seja, se você tem crido nesta palavra de coração, e que produziu mudanças (até na face se nota isso) Você nota que produziu mudanças que te levam. Enquanto outros sucumbem, você reina em vida.
Então, como não SEMEAR neste MINISTÉRIO… Ou seja: Dá-me, dá-me, dá-me e não… és, recebes a palavra porém não há diligencia, és ocioso na semeadura.
Me faço entender? Ou seja, posso falar com vocês assim? – De irmão para irmão. Ou seja, que LUGAR tem a VERDADE em tua vida? Até que ponto. Ou você está julgando a RELIGIÃO? Ou você fica sempre de lado?, como um jovem que seguia Jesus de longe. A história dizia que havia um jovem que o seguia de longe, não se aproximava. E um dia o agarraram (e lhe perguntaram):
Você é um dos dele?
(Respondeu) – Eu não.
E largou a roupa, e se foi desnudo.
Se foi sem cobertura, se..... Ou, você é dos que estão aí, de pé (e declara) –Não, isto eu creio, dou minha vida por isto. Ou você está (assim) –Não, estou estudando para ver...ver onde descubro um erro.
Agora, eu falo com aqueles que creram nesta palavra, com aqueles que não se vendem por um prato de lentilhas. Se isto é a palavra da tua vida, se isto é o fundamento e FIRME âncora de tua alma (de tua vida), então, você tem que semear nisto, porque onde está teu coração aí é que está teu bolso. Teu tesouro vai estar onde estiver teu coração, e se teu tesouro não está aqui, teu coração tampouco.
Teu corpo está aqui, mas teu coração não está aqui. Porque teu coração vai estar onde estiver tuas cédulas, não vê que teu coração se interessa por onde estão os interesses. – Você sabe porque eu lhes falo assim? –Porque o SENHOR chegou. O SENHOR chegou, então há que fazer esta palavra correr. Digo, cada um em sua área. Cada um em sua área. Há que fazer esta palavra correr.
Me dizia o Apóstolo, muitas pessoas neste ministério NÃO são OCIOSAS, são DILIGENTES. Veja um Edward Orellana, (um Bispo Edward Orellana) em seu país, por todos os campos, para cima e para baixo. Ele vive de um lado para o outro buscando apresentar a IMAGEM, e ali, dá um seminário, e lá, baixou outro sinal de Telegracia, isso é NÃO ser OCIOSO.
Me dizia meu Apóstolo: -Pedro Kele (do Brasil), Bispos que estão entregues a esta palavra. Tomás Flores em Cuba, a visão dele é que toda Cuba seja cheia desta palavra de graça. Eu dou testemunho dessa visão que ele tem.
Eu, quando vou a Cuba é para aprender. Eu não vou a Cuba para dar, eu vou para RECEBER. A um retiro, eu vou a um retiro em Cuba. Porque estar ao lado de Tomás Flores é… não vê que ele creu, veja, ele crê que o Senhor CHEGOU. E ele se entregou por completo a esta palavra. Não lhe importa negócios, não lhe importa o Governo, não lhe importa nada, a ele, o que importa é que a PALAVRA CORRA…
Cada um em sua área. Veja nosso amado chefe de segurança de nosso Apóstolo, Lázaro Seijo, um homem que tem compromissos em seu trabalho, mas quando é para viajar com o Apóstolo, isso é PRIMEIRO que ele se dedica . E ele viaja com o Apóstolo, e ele traz as pessoas da segurança, e paga suas passagens, o Apóstolo não lhe paga as passagens, pelo contrário é ele quem paga as passagens. E paga o hotel, e paga ao Apóstolo, e depois que termina toda a convenção, vai e semeia ao Apóstolo. Veja! Está cumprindo seu ministério.
E quando ele não está, ele veja, ele está correndo de um lugar para outro, porque na semana que vem tem que sair com o Apóstolo, e então está rapidamente em seus negócios para deixar tudo pronto, e sair de viagem. Assim que, os que lhe escrevem, isto é um parêntesis, os que escrevem a Lázaro Seijo, se não lhe responde na sexta-feira é que está de viagem, espere até que regresse na segunda-feira. Não lhe mande outro correio, espere.
Diligencia, não ser OCIOSO, se DEUS te chamou em uma área do ministério, ainda que não é para viajar com o Apóstolo, (ainda que não é segurança); porém o melhor é ensinar a palavra, repartir, falar de pessoa a pessoa. Ou o melhor é convidar alguém para estar em sua casa, e pôr um CD. Ou compartilhar com alguém, lhe testificar. A idéia é, igreja, se você crê que o SENHOR chegou, pois, diga isto...
Diga, não guarde para ti!... Porque isso é o que as pessoas estão esperando, que o Senhor chegue, e se acabe tudo isso, pois já chegou… E chegou, e está ENSINANDO!
Então, o bispo, (neste caso os bispos) necessitamos ser diligentes em apresentar a palavra, apresentar o calqueo. Há uma ordem. Veja, eu lembro, porque se agora nosso Apóstolo está pregando na IMAGEM, nos toca como pastores e bispos, apresentar essa imagem com EXCELENCIA.
Eu lembro, com minha esposa Delmy no Equador, nós quando íamos a reunião com o Bispo Diógenes (Barros), pois, nos sentávamos ali, porque não há, quando é um calqueo ao vivo, há que se sentar para receber instruções.
O pastor não vai aí para dar anúncios, nem dizer, veja, nem pregar uma mensagem, é sentar para receber instruções de Papai… Então, nas quartas-feiras, chegávamos bem vestidinhos, sentávamos na primeira fila, e quando começava Martita (Roca) ou Omar (Ortiz) a cantar, ficávamos todos de pé e começávamos a cantar.
Porque tem que se dá importância a essa reunião ao vivo, não vê que Deus está falando aí. E isto digo pelos Bispos e pastores, como apresentar a imagem em seus paízes. Não é só apresentar a IMAGEM, e se pôr a tomar café, ou a falar por aí, não, quando começa a REUNIÃO dos DEUSES, todo mundo de pé, cantando e dando importância a reunião, porque é aí que Deus nos vai falar, nos vai ministrar. Estará nos dando instruções.
É sumamente importante isso. Então, eu digo isto porque cada um em sua área tem que ser DILIGENTE. Os pastores, os bispos, os músicos, os diáconos, os empresários, as donas de casa, os esposos, os pais, cada um, não sejais OCIOSOS nisso, porque há que AMAR o que DEUS AMA.
A primeira parte é aos OCIOSOS, admoestando aos ociosos.
Número dois: Aos de POUCO ÂNIMO.
Veja como diz o versículo 14 outra vez. Primeira carta a tessalonicenses 5: 14. Diz: “Também vos rogamos, irmãos, que admoesteis aos ociosos,…”
Já dissemos isso, sim ou não?
Agora o “B”. “… que alenteis aos de pouco…”
Quê? –Aos de POUCO ÂNIMO. São pessoas que atravessam por situações, e é como se o forno lhes tirasse o ar. Você sabe que as vezes há forno que te tiram o ar. As vezes há situações em tua vida que estás declarando uma semana (declarando) –Estou reinando em vida. E a outra semana estás: (O Bispo de Bispos faz gestos de cansaço e expressa) Estás buscando ar, porque não encontra ar.
Nos passa isso, sim ou não? Então, para que congregamos? –Para alentar (consolar) aos de pouco ânimo. (E lhes dizemos):
–Tranqüila irmã, há anjos contigo.
(A outro deus, animamos assim) –Tranqüilo irmão, tudo está bem.
E você vem aqui meio tonto com as situações de casa, e quando ouves a palavra, e ouve o louvor, (expressas) –Aba Pai, sim, eu recebo…
Verdade que sim?, Nos alentamos (nos consolamos) uns aos outros.
E veja como diz verso 15. “Vede que ninguém pague a outro mal por mal; antes segui o bem uns para com outros, e para com todos”.
Então, isto é uma palavra aos que estão com pouco ÂNIMO.
Veja: “ regozijai-vos sempre”.
Veja, ainda que não entendas pelo que está passando, não se espera que você entenda nesse momento. Verdade que você gostaria de entender nesse momento por que está passando por isso? (Você pergunta)
E por quê SENHOR? –Anjo porque estás me metendo nisso?
Verdade que você gostaria de saber aí mesmo? Mas não tens que entender aí mesmo. Ao melhor não é aí que tens que entender, ao melhor é quinze anos depois. Digo, eu não recebo, mas pode ser. Ou ao melhor é outro dia, mas enquanto não chega (diz o verso) estai sempre ALEGRES (regozijai-vos sempre).
Ainda que você não entenda, ainda que não entendas. Há veja, umas bases que você sim deve entender, número 1: Que você caminha em OBRAS preparadas de antemão; que aos que DEUS ama TODAS as coisas lhe ajudam para bem. Que o Senhor sustém tua MÃO. Que o que começou em ti a boa obra vai APERFEIÇOAR. Quando você entender tudo isso, e passar por situações, ainda que te sacudas um pouco, esse parâmetro que você tem, esse FUNDAMENTO vai te manter caminhando.
Mesmo que não entenda, veja, DIVIDE. Se há algo que você não entende por que está passando, ou seu filho está passando, põe no DEPARTAMENTO de ESPERA. Não seja obstinado em querer que DEUS te explique (e dizer)
–Não, tu explica-me hoje, o que está acontecendo aqui?
Nãoooooo, e se ele não quiser explicar hoje? – Porque o que ele quer é que te deleites, e depois de deleitar-te, então ele explica. Mas o que você quer é que ele explique primeiro, para depois então se deleitar, assim qualquer um.
Nãoooooo… Não, não, ainda que não te EXPLIQUE (diz o verso):
“Estai sempre gozosos. (regozijai-vos sempre) Orai sem cessar.” (Que significa) – Confessar sem CESSAR todo o tempo. Você não notou que os que estão com pouco ânimo o primeiro que cai é a CONFISSÃO.
Você nos há...Eu tive momentos assim, minha mente quer CONFESSAR mas minha boca NÃO pode. E eu quero confessar, mas é que não posso, não me sai nem um Aba Pai. Você, eu tenho passado por isso. Difícil, então, eu tenho que buscar a MANEIRA de uffff… porque as vezes, se não posso pela palavra, eu, ligo a música (e expressa) - Alô! (Me sacudo um pouco) Alô, reinando em vida! Até que caio no … Me entende?
Digo, faço, ou ponho a rádio, a televisão, ou faço algo, porque aí não posso ficar, aí estou travado. Pois tenho que sair (expressa) - Vamos dar uma voltinha, vamos dar uma voltinha… (Aplausos)
E busco a maneira, até que agarro a carne pelo RABO (e lhe diz)
Vais te SUBMETER porque aqui reino eu, eu REINO em VIDA, he, he, he, he. (Aplausos)
Alentai (consolai) aos de pouco ÂNIMO. Os esposos com as esposas, com os filhos, tranqüilos, tudo está bem… se você vê assim, põem um filmezinho aí, algo. Sim, um filme te entretém, porque é a carne que está mal, verdade? Pois, dá-lhe algo. (Aplausos)
Dê algo para a carne… Veja, eu tenho estado tão em carne, que não quero escutar um calqueo; veja como a carne se opõe. E em minha mente diz: - Não, escuta aqui. – Não quero. - A você não tem acontecido isso? Ou é a minha só? – Ahhh… A quantos tem acontecido isso? E eu sei que tenho anjos, eu sei que estou abençoado, mas não quero escutar, nem quero confessar.
Eu quero ir para a piscina, ou quero ir dar uma volta, verdade? Porque é que a carne se opõe.
Pois, então, como eu já entendo isso, já não pelejo muito, lhe dou o que quer. Digo, com CONTROLE. Você sabe, não… Eu não deixo que me governe. Mas deixo que vá, e (grune) Rrrrrrrrrrr… rrrrr e morde, e faça… até que depois guauuuuu… a domino e já… (Aplausos) he, he, he, he…
Diz o verso 18 (Primeira a Tessalonicenses 5) Verso 18.
“Daí graças em…” - Quê? Veja. “Dai graças…” Olhe, você se atreve a dar graças em tudo? Você tem que ter REVELAÇÃO para chegar a isso.
(Por exemplo): O que você espera em uma viagem, sair e ficar no avião. –Ah. Que você esperava um cheque hoje, e não te deram. (Tua atitude deve ser de dar)
-Graças, dou graças, anjo, tudo está bem. Ah… (Aplausos)
Veja: ”Daí graças em tudo, porque esta é a vontade de Deus…”
Diga: Esta é a VONTADE de Deus.
No apagues o espírito, não apagueis o espírito. Alô! Esse espírito está em ti, está VIVO. Bem, o espírito de PAPAI está em ti, não o apague. Não o contriste. Esse espírito é fiel assim como tua carne é fiel, o ESPÍRITO é FIEL. Assim como a carne se opõe, o espírito também se OPÕE a tua CARNE.
Então, falamos de dois grupos: Os OCIOSOS, os de POUCO ÂNIMO...
E o terceiro e último, diz: “… sustenhais aos débeis,…”
O verso 14 outra vez. Diz: “… que admoesteis aos ociosos, que alenteis aos de pouco ânimo, que sustenhais aos débeis,…” – Quantos são DÉBEIS?
Me dizia o Apóstolo: -Carlos, sabes por quê há que sustentar aos DÉBEIS?
Porque muitos de nós fomos criados em um ambiente religioso, de proibições, de mandamentos humanos: Não proves, não toques, não manuseies; então quando chegamos a REVELAÇÃO desta poderosa palavra de graça, e de que o Senhor chegou, que NÃO há DIABO, que NÃO há PECADO, que NÃO há INFERNO, que NÃO há CONDENAÇÃO, então, essa “panela de pressão” que estava aí, por anos, quando chega isso huuuuup…
Então, como você não foi ensinado desde pequeno como administrar a LIBERDADE, como domina-la. Como leva-la cativa, e (entender) que tudo me é lícito, porém nem tudo me convém; e como a você NÃO se ENSINOU isso, chegas a graça, te LIBERAM e então, alô!
Você sabe, (se vai de boca e expressa) – Eu cheguei ao REINO e nenhuma CONDENAÇÃO há para mim, eu sou LIVRE… SALVO SEMPRE SALVO. E isso é CERTO, mas o que acontece? Que os que temos passado por essas circunstancias necessitamos ser expostos à LIBERDADE. A criança é ensinada quando é exposta à LIBERDADE.
Por exemplo: Quando o papai os castiga, e repreende, e proíbe, essa criança não aprende por ele mesmo, aprende o que o papai lhe disse. Mas quando tem 16 anos, quando já tem 18 (maior de idade), diz:
Eu vou fazer o que me der vontade.
Então, ele mesmo tem que experimentar até chegar, e até onde não chegar. Assim ocorre na IGREJA, muitos de nós fomos criados no sistema religioso, e quando chegamos a graça (expressamos)
Alô!... Quê glória.
Me entende... e então, mas os pastores e os irmãos temos que sustentar os débeis, porque há pessoas DÉBEIS. Por exemplo: Há pessoas que podem e quase sempre as pessoas débeis são as mais firmes que estão na palavra. Por isso você veja, Paulo dizia: Os mais DÉBEIS há que COBRI-LOS com mais decoro. Porque os mais débeis são as pessoas que SACAM a tua medida. Paulo dizia que os DÉBEIS são os mais necessários.
Eu lembro de uma vez que começando o pastorado neste ministério eu dizia:
Senhor, trazei-me gente, (faz gesto de um beijo e diz) de qualidade… gente “primorosa”, gente profissional, gente bonita.
E então o Senhor me dizia: - E como vou te levar isso, se você não sabe lidar com os que eu tenho te dado.
Porque eu dizia: - Não me traga “fulano” que me dá muitos problemas.
Eu em minha mente queria que “cicrano e fulano” não viesse mais, porque eram muito débeis, e manchariam a igreja. E eu dizia: - Senhor, trazei-me os de bom testemunho, os limpos, os de reputação.
Eu não sabia o que estava dizendo. Hoje eu digo, para minha vergonha o digo, pois eu não sabia o que estava orando. Essa gente que eu não queria que ESTIVESSEM era os que eu necessitava, esses eram os que estavam tirando a minha medida. Quando eu entendi isso (disse): - Trazei-me mais desses…
Trazei-me mais desses que esses são os que eu quero … (Aplausos)
Veja, há muitos pastores que se desviaram desta palavra por causa de alguns DÉBEIS. Então, esses pastores não souberam SUSTENTAR aos DÉBEIS. (Eles diziam) – Não, como isto vai ser a verdade, se veja o que aconteceu a “fulano”. Veja como vive “cicrano”.
Não, é que, lembre-se que na GRAÇA há uma LIBERDADE e há que deixar que cada pessoa experimente a LIBERDADE para que cada um leve sua própria carga. Ou vais estar tu levando a carga dos demais? – Ah.
(Ou vai estar proibindo, e dizer) –Não, aqui não se pode fazer isto, aqui não…
Não, aqui cada um, é o que é, o que é permissivo para ti, para mim não é; e o que é escandaloso para ti, para mim é puro e muito normal. Por isso não se pode pôr um PARÂMETRO, aqui CADA UM levará sua própria carga. Mas há que dar espaço, há que dar tempo, para que a pessoa amadureça. Temos cometido ERROS, quem não comete erros? Fiiiiiiiii…. Porém aprendemos.
Me dizia o Apóstolo: Carlos, eu mesmo tenho cometido ERROS!, Porém tenho aprendido. E dou graças que me deram, que a cobertura me deu essa LIBERDADE - para dentro dessa liberdade eu aprender com meus erros. E nos corrigimos.
Quando é que você sabe que algo não te convém?
Quando provas. Enquanto não provas, dizes: - Alô!... Me convém? Mas se já PROVASTE dizes: -Não me convém.
Mas se é por proibição ou por um mandamento, então já não há lugar para que a pessoa prove. - Me faço ENTENDER?
Isso é o que faz a GRAÇA, por isso é que a graça parece tão estranha para o sistema, parece condenação; porque PARECE, porém NÃO é, é de SALVAÇÃO. Isto é de salvação.
Então, eu estou falando hoje com a família da FÉ, estou falando com os que já creram nesta palavra, e os que entenderam que o SENHOR CHEGOU. E se você , se você entendeu que o SENHOR CHEGOU, pois então, nada pode mover você daqui. Nada. E se passar por situações de carne, dê graças a DEUS, isso tinha que acontecer havia que tirar isso que estava escondido aí. Cedo ou tarde ia sair, porque isso era uma “panela de pressão” aí.
Sabe de uma coisa IGREJA, eu vinha falando com o Apóstolo das diferentes etapas do ministério (de Creciendo en Gracia) Lembram de quando abandonamos o rudimento do batismo em água? Escandalizou-se o povo! E se foram, um montão. Quando deixamos aos..., que ficamos com a doutrina de Paulo, e deixamos a doutrina dos apóstolos … uffff… isso foi outro “revolú”(reboliço). E assim até a última revelação que JESUS CRISTO HOMEM chegou. E sabe o que aconteceu com esta última REVELAÇÃO? Sabe o que temos visto nestes últimos meses a nível internacional?
Que em vez das pessoas irem embora, há CRESCIDO, as pessoas agora estão mais firmes que nunca. (Aplausos)
Veja, os que crêem que Creciendo en Gracia sucumbiu, agora é que estamos começando, porque faltava esse último “clic” aí. Agora a igreja, o ministério (por todas as partes) está mais FIRME que NUNCA… Então, a esses que entenderam que o Senhor CHEGOU … NÃO sejam OCIOSOS.
Nãooooo. Não, isso não se aplica, há que falar desta palavra, há que falar a TEMPO e FORA de tempo. Eu vou semear nisto Apóstolo, esta palavra corre. E vou lhe dizer uma coisa, há muitos de vocês que estão aí sentados, e um dia sairão a seus países. E serão enviados a diferentes LUGARES, porque isto NÃO EXPLODIU ainda, isto ainda está como ladrão, o SENHOR como LADRÃO na noite; mas veja:
Um dia esta PALAVRA de graça explodirá de uma forma tal que aqui o que, até os câmeras, os professores das crianças tem que ir pastorear, aqui...Todo mundo. Porque vai fazer falta pastores e pastoras. Gente que ponha a IMAGEM. Por isso estão te preparando aí.
Você pensou que estava perdendo tempo aí? - Rapaz! Estão te FORMANDO, estão ensinando a você como SUPORTAR ao DÉBIL. Alentar (consolar) aos de POUCO ÂNIMO, porque vais ter que fazer com uma congregação.
(Você pode dizer) –Não, eu não sou pastor.
Isso dizia eu, este que aqui está. Eu dizia: -Não, eu não sou pastor.
E veja onde me têm. Assim que… alô! Onde está teu coração? O que representa a VERDADE para ti? Até que ponto (até que ponto) você chega com esta palavra de graça? Não podemos nos dar o luxo de ter gente OCIOSA aqui. Há gente que pensa que o Apóstolo não faz nada, he!... O Apóstolo já pela manhã está aí... Telefone, na mente, chamando, viagens, correndo de um lado para o outro. Aqui não se pode ser OCIOSO há que SEMEAR TUDO.
Veja, o Apóstolo me comprou uma casa faz um tempo, e comprou outra para Rafael (Encarnación) umas casonas…! Depois teve que vende-las para que a palavra corresse.
E você acha que nós vamos estar sujeitos a uma casa? (os dois lhe disseram) –Venda-as Apóstolo… Se isso é teve. Uma casa a mim (e dizer) já cheguei, esta é a casa… Ah?
Ou eu vim aqui por uma casa? Se tudo é meu. Como que uma casa? Tudo é meu. Eu não estou sujeito a uma casa. E você sabe quantas casas o Apóstolo (tem tido) e quando as recebe (ao tempo) o anjo lhe diz:
Há que vende-la para SEMEAR em tal país.
E já a vende e compra outra, e quando desfruta, há que vende-la também. E assim está. Porque veja, já chegamos a um ponto que isso não vai ficar aí, isso vai seguir parindo. E há que seguir INVESTINDO, já que o neném não tem cinco anos, quantos anos têm o neném? -19 anos… Ohhhhh. 19 anos, como come (aos) 19 anos!...
Aqui, veja, não nos apegamos a NADA. Não me interessa nem casa, nem carro, nem relógio, nada. Temos sido ensinados a viver em abundancia e a viver em escassez.
Não nos interessa outra coisa que não seja que a PALAVRA CORRA e seja glorificada em outro... (Aplausos)
E se essa é a atitude de meu Apóstolo, essa é a minha atitude. E é a tua também. Aqui pastores ventrudos NÃO cabem. Empresários ventrudos NÃO cabem, colaboradores ventrudos NÃO cabem. Pois é que não cabem!... E não é porque nós os expulsamos, nós os saldamos: -Olá abençoado. É a cobertura, e aqui há que estar… Porque é que alguns confundem (e dizem) –Não, é que eu estou em GRAÇA, eu estou no repouso, lá o Apóstolo que faça. Nãoooooo… Não confunda repouso com VAGABUNDAGEM.
Veja, este ministério é … eu o tenho na mente, eu não posso me desprender, isto é na mente todo o tempo. Eu me levanto pela manhã, e é na mente, aí. Entro na Internet, chamando o Apóstolo (José Luís de Jesús), chamando a Rafael (Encarnación), (a) Martín (Guío), e correr… há que atender, e graças a Deus pela Internet!… Ai Pai!... (Se dirige a Álvaro Albarracín, Diretor de Internet e lhe diz) -Álvaro que glória a Internet… porque na Internet eu posso atender, eu posso acertar milhares de coisas em horas. Tenho reuniões através da Internet.
Mas, onde Deus lhe pôs, não seja OCIOSO, produza. Faça que a palavra corra. O crescimento Deus dá, mas ainda que seja você semeie “grãozinho ”. Como crerão se não há quem lhes pregue? Tem que haver um “instrumento ” que fale, um instrumento que leve esta palavra.
Eu recebo IGREJA, eu recebo que você entendeu o coração, o SENTIR de nosso Apóstolo esta noite. Eu recebo que você é HUMILDE para dizer: - Se eu fui chamado para isto, e se me foi dada a honra e o privilégio de ser ILUMINADO, e entendo que o SENHOR chegou, eu quero fazer que esta PALAVRA CORRA.
Eu felicito aos que têm feito isso, eu felicito aos que têm investido.
Veja, Leonel Martínez, um homem, empresário em Venezuela, sabe o que fez? Comprou 22 decodificadores para as empresas a cabo e já esgotaram, mandou pedir mais 15.
(O Bispo) Rafael Encarnación, (Rafael Encarnación) está em Houston e o que ele tem na mente é livrar o Apóstolo da carga econômica, e já enviou um cheque de 3 mil dólares, não tem nem um mês alí. Porque isso é o que ele quer, colaborar com o Apóstolo nisso. Pois onde Deus te pôs, seja diligente. Faça com AMOR, teu TRABALHO no SENHOR não é em vão, há recompensa para isso.
Sabe por quê deve faze-lo assim? Porque já TU SABES que o SENHOR CHEGOU… Tu és um BEM AVENTURADO. (Aplausos)
Te declaro abençoado com todas as bênçãos. Vamos estar em pé. Diga a quem está do seu lado: JÁ CHEGOU O SENHOR E EU RECEBO SUA ADMOESTAÇÃO.
E esta admoestação, veja, sabe o porque desta admoestação? Porque já CHEGOU, mas vem a transformação. Isto é para os que vão receber a transformação do CORPO.
Diga: Eu recebo.
Aba Pai.
Admoestações em sua VINDA.
E vamos começar com a primeira carta aos Tessalonicenses. Primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses capítulos 5, verso 14 ao 23. – O tem? Vamos esperar um segundinho mais, por causa do telão. Primeira a Tessalonicenses 5: 14. Podemos começar então em Bíblia, veja tua Bíblia aí. - Já? – Ok. Obrigado. Diz:
“Também vos rogamos, irmãos, que admoesteis aos ociosos, atenteis aos de pouco ânimo, que sustenteis aos débeis, que sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém pague a outro mal por mal; antes segui sempre o bem uns para com outros, e para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Dai graças em tudo, porque esta é a vontade de Deus para convosco em Cristo Jesus”.
“No apagueis o Espírito. Não menosprezeis as profecias. Examinai tudo; retende o bom. Abstende-vos de toda espécie de mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique por completo; e todo vosso ser, espírito, alma e corpo, seja guardado irrepreensível para a vinda de nosso SENHOR JESUS CRISTO”.
Há que entender que Paulo está falando com um grupo de pessoas que conhecem a VINDA do Senhor. Conhecem que o SENHOR viria como LADRÃO na NOITE. Estou falando hoje, vou falar hoje com a família da FÉ. HÁ momentos que falamos do sistema, identificamos, mas hoje falamos à FAMILIA da FÉ, aos que entenderam a VINDA do SENHOR.
Os que entenderam que o Senhor chegaria como LADRÃO na NOITE. Porque o capítulo 5 – nos primeiros versos – fala disso (de que o dia do SENHOR será como LADRÃO na NOITE) E depois de falar da vinda do Senhor, então começa a EXORTAR, o que temos lido.
Quer dizer que estamos falando a pessoas que conhecem da VINDA do SENHOR. Lembre-se que a vinda do Senhor tem DUAS manifestações. Primeiro: Como LADRÃO, e logo a TRANSFORMAÇÃO. A vinda do Senhor em transformação. Porém primeiro é: A vinda do Senhor como LADRÃO. Ensinando, julgando, lembram? Dividindo. ELE NÃO vai transformar o corpo se primeiro não transformar a MENTE.
Agora, para aqueles que já creram que o Senhor já chegou, (o Senhor já está) então, Paulo lhes diz: (E vamos dividir o tema, hoje, em três partes), simples, o dividiu o Apóstolo (JOSÉ LUIS DE JESÚS MIRANDA) Três partes. Diz o verso 14 outra vez.
Leiamos o verso 14 (de 1ª. a Tessalonicenses 5), para entender a primeira parte. Diz:
“Também vos rogamos, irmãos, que admoesteis a….” - quem? (os OCIOSOS) –Essa é a primeira parte: Os OCIOSOS. – O que é OCIOSIDADE?
O que é uma pessoa ociosa? Me dizia o Apóstolo: Uma pessoa que toma levianamente seu chamado. Por exemplo: Se nós entendemos, vejam para que entendam o contexto deste verso, não está falando de pessoas que simplesmente ficam em sua casa sem fazer nada, que não trabalham, que vivem de estórias, do que seja. Não só é circunscrito a isso.
Veja o contexto (falando dos que já entenderam a vinda do SENHOR) os que já entendem que o SENHOR chegou como LADRÃO. Que já está na terra. Que já está DIVIDINDO, que já está JULGANDO, que já está sacando as INTENÇÕES do coração. Que já está soando a TROMBETA, que já está aclarando o oculto. Que já está pregando sem relação com o PECADO, está CONFIRMANDO. Os que já temos entendido tudo isso, há uma admoestação para nós de que NÃO sejamos OCIOSOS.
Em quê? –OCIOSOS em não fazer que a palavra corra. (Alguém poderia argumentar) –Não, como já, eu sei que tudo isto está predestinado … e como esses são os anjos que trazem, pois, eu fico em minha casa com esta verdade tão gloriosa. Eu a como e desfruto só em minha casa.
Nãoooo… Veja, quando você recebe esta palavra, há um CHAMADO. Você não pode ficar com algo tão rico, tão saboroso, você sabe o que é saber que DEUS chegou? Que o Senhor CHEGOU! E você ficar tranqüilo em sua casa. Que os demais se ferem, e não faze-lo saber a seus familiares, a seus amigos, a seus entes queridos!
NÃO, por isso Paulo diz: ADMOESTANDO aos OCIOSOS.
Nãooooo. Anuncie, faça com que a palavra corra. Veja o que fez este irmão lá em Vero Beach. Duplicou centenas de CD’s, porque ele já sabe que Jesus Cristo chegou. Digo, as pessoas não estão esperando isso? - Ah? Não estão esperando…?
Veja, saí de um círculo religioso chamado Os Adventistas do Sétimo Dia, e qual é a pregação dos adventistas? Aí mesmo, a palavra diz: Adventista, esperam o advento (esperam a vinda do SENHOR)
Então, para os adventistas a vinda do Senhor é o maior que há. Aí tudo é consumado. Para os Testemunhas de Jeová (os que esperam o reino) é também o maior. Pois quando você lhes explica que JESUS CRISTO chegou, os salvaste de um montão de problemas.
Veja, é que as pessoas esperam como uma vinda assim …nas NUVENS, catastrófica dessas apocalípticas que se abrem os céus e desce um laser assim, huuuuuuu…. Nãooooo, NÃO é uma vinda APOCALIPTICA, é uma vinda em REVELAÇÃO onde ele chegaria e ninguém saberia que estava entre o povo. Caminharia e andaria entre eles.
Então, você já sabe, você já foi iluminado. Você foi SUPER ABENÇOADO, porque te elegeram para entender esta palavra. Então, a admoestação do Apóstolo Paulo e a de meu Pai, a de nosso Pai na FÉ, nosso Apóstolo (José Luís de Jesús) é: -Não sejas OCIOSO com isto… Isto é para levar longe. Isto há que falar, isto há que compartilhar.
Ou seja, por exemplo: Se você considera o congregar como algo leviano e trivial, e não lhe dá a importância devida, você está sendo ocioso nessa área.
O que representa para você vir aqui as quartas-feiras? –Vida, para mim é VIDA. E eu venho de Orlando (Flórida) eu venho de Orlando toda quarta-feira com minha esposa. Mas isto é vida, e eu venho com temor e tremor, porque estar aqui não é “qualquer coisa ”. – Você sabe o que é levar o que Papai diz, ao mundo? E se eu falhar nisso… Liquidado, tenho que… é como o sacerdote que entrava no Lugar SANTÍSSIMO aí… me entendem?
Agora, seja aqui, ou sentado, é vida, ou detrás da câmera pela Internet é VIDA para mim. – E para você? – Por isso é que você tira tempo, mas o congregar é importante, porque a VINDA do SENHOR em sua primeira etapa é SALVANDO tua mente. E necessário lhe dar tempo. Isso não é assim: Abracadabra e já te curei, nos vamos… Não, isso é: Senta-te e escuta.
E para isso tens que organizar teu itinerário, os empresários, os que trabalham têm que … para beneficio de você mesmo e de sua família. Para beneficio de sua empresa, para beneficio de seu trabalho, para beneficio de sua saúde… da saúde de sua FAMILIA. Porque esta palavra é a que nos salva, a LOUCURA da pregação. Digo, se você entendeu que Jesus Cristo chegou.
Porque se NÃO chegou, para que perder tempo? – Ah, com doutrinas de CONFUSÃO? – Não, melhor esperar em minha casa até que chegue. Mas já CHEGOU! Então, não, já CHEGOU, tudo o que eu esperava em minha vida já se manifestou, (o Senhor chegou…Tua atitude deve ser) – Eu vou na quarta-feira...Eu vou no domingo …
Entendem o que é OCIOSO nesta área que estamos falando? DILIGENTES em compartilhar a palavra, em semear. Ou seja, se você tem crido nesta palavra de coração, e que produziu mudanças (até na face se nota isso) Você nota que produziu mudanças que te levam. Enquanto outros sucumbem, você reina em vida.
Então, como não SEMEAR neste MINISTÉRIO… Ou seja: Dá-me, dá-me, dá-me e não… és, recebes a palavra porém não há diligencia, és ocioso na semeadura.
Me faço entender? Ou seja, posso falar com vocês assim? – De irmão para irmão. Ou seja, que LUGAR tem a VERDADE em tua vida? Até que ponto. Ou você está julgando a RELIGIÃO? Ou você fica sempre de lado?, como um jovem que seguia Jesus de longe. A história dizia que havia um jovem que o seguia de longe, não se aproximava. E um dia o agarraram (e lhe perguntaram):
Você é um dos dele?
(Respondeu) – Eu não.
E largou a roupa, e se foi desnudo.
Se foi sem cobertura, se..... Ou, você é dos que estão aí, de pé (e declara) –Não, isto eu creio, dou minha vida por isto. Ou você está (assim) –Não, estou estudando para ver...ver onde descubro um erro.
Agora, eu falo com aqueles que creram nesta palavra, com aqueles que não se vendem por um prato de lentilhas. Se isto é a palavra da tua vida, se isto é o fundamento e FIRME âncora de tua alma (de tua vida), então, você tem que semear nisto, porque onde está teu coração aí é que está teu bolso. Teu tesouro vai estar onde estiver teu coração, e se teu tesouro não está aqui, teu coração tampouco.
Teu corpo está aqui, mas teu coração não está aqui. Porque teu coração vai estar onde estiver tuas cédulas, não vê que teu coração se interessa por onde estão os interesses. – Você sabe porque eu lhes falo assim? –Porque o SENHOR chegou. O SENHOR chegou, então há que fazer esta palavra correr. Digo, cada um em sua área. Cada um em sua área. Há que fazer esta palavra correr.
Me dizia o Apóstolo, muitas pessoas neste ministério NÃO são OCIOSAS, são DILIGENTES. Veja um Edward Orellana, (um Bispo Edward Orellana) em seu país, por todos os campos, para cima e para baixo. Ele vive de um lado para o outro buscando apresentar a IMAGEM, e ali, dá um seminário, e lá, baixou outro sinal de Telegracia, isso é NÃO ser OCIOSO.
Me dizia meu Apóstolo: -Pedro Kele (do Brasil), Bispos que estão entregues a esta palavra. Tomás Flores em Cuba, a visão dele é que toda Cuba seja cheia desta palavra de graça. Eu dou testemunho dessa visão que ele tem.
Eu, quando vou a Cuba é para aprender. Eu não vou a Cuba para dar, eu vou para RECEBER. A um retiro, eu vou a um retiro em Cuba. Porque estar ao lado de Tomás Flores é… não vê que ele creu, veja, ele crê que o Senhor CHEGOU. E ele se entregou por completo a esta palavra. Não lhe importa negócios, não lhe importa o Governo, não lhe importa nada, a ele, o que importa é que a PALAVRA CORRA…
Cada um em sua área. Veja nosso amado chefe de segurança de nosso Apóstolo, Lázaro Seijo, um homem que tem compromissos em seu trabalho, mas quando é para viajar com o Apóstolo, isso é PRIMEIRO que ele se dedica . E ele viaja com o Apóstolo, e ele traz as pessoas da segurança, e paga suas passagens, o Apóstolo não lhe paga as passagens, pelo contrário é ele quem paga as passagens. E paga o hotel, e paga ao Apóstolo, e depois que termina toda a convenção, vai e semeia ao Apóstolo. Veja! Está cumprindo seu ministério.
E quando ele não está, ele veja, ele está correndo de um lugar para outro, porque na semana que vem tem que sair com o Apóstolo, e então está rapidamente em seus negócios para deixar tudo pronto, e sair de viagem. Assim que, os que lhe escrevem, isto é um parêntesis, os que escrevem a Lázaro Seijo, se não lhe responde na sexta-feira é que está de viagem, espere até que regresse na segunda-feira. Não lhe mande outro correio, espere.
Diligencia, não ser OCIOSO, se DEUS te chamou em uma área do ministério, ainda que não é para viajar com o Apóstolo, (ainda que não é segurança); porém o melhor é ensinar a palavra, repartir, falar de pessoa a pessoa. Ou o melhor é convidar alguém para estar em sua casa, e pôr um CD. Ou compartilhar com alguém, lhe testificar. A idéia é, igreja, se você crê que o SENHOR chegou, pois, diga isto...
Diga, não guarde para ti!... Porque isso é o que as pessoas estão esperando, que o Senhor chegue, e se acabe tudo isso, pois já chegou… E chegou, e está ENSINANDO!
Então, o bispo, (neste caso os bispos) necessitamos ser diligentes em apresentar a palavra, apresentar o calqueo. Há uma ordem. Veja, eu lembro, porque se agora nosso Apóstolo está pregando na IMAGEM, nos toca como pastores e bispos, apresentar essa imagem com EXCELENCIA.
Eu lembro, com minha esposa Delmy no Equador, nós quando íamos a reunião com o Bispo Diógenes (Barros), pois, nos sentávamos ali, porque não há, quando é um calqueo ao vivo, há que se sentar para receber instruções.
O pastor não vai aí para dar anúncios, nem dizer, veja, nem pregar uma mensagem, é sentar para receber instruções de Papai… Então, nas quartas-feiras, chegávamos bem vestidinhos, sentávamos na primeira fila, e quando começava Martita (Roca) ou Omar (Ortiz) a cantar, ficávamos todos de pé e começávamos a cantar.
Porque tem que se dá importância a essa reunião ao vivo, não vê que Deus está falando aí. E isto digo pelos Bispos e pastores, como apresentar a imagem em seus paízes. Não é só apresentar a IMAGEM, e se pôr a tomar café, ou a falar por aí, não, quando começa a REUNIÃO dos DEUSES, todo mundo de pé, cantando e dando importância a reunião, porque é aí que Deus nos vai falar, nos vai ministrar. Estará nos dando instruções.
É sumamente importante isso. Então, eu digo isto porque cada um em sua área tem que ser DILIGENTE. Os pastores, os bispos, os músicos, os diáconos, os empresários, as donas de casa, os esposos, os pais, cada um, não sejais OCIOSOS nisso, porque há que AMAR o que DEUS AMA.
A primeira parte é aos OCIOSOS, admoestando aos ociosos.
Número dois: Aos de POUCO ÂNIMO.
Veja como diz o versículo 14 outra vez. Primeira carta a tessalonicenses 5: 14. Diz: “Também vos rogamos, irmãos, que admoesteis aos ociosos,…”
Já dissemos isso, sim ou não?
Agora o “B”. “… que alenteis aos de pouco…”
Quê? –Aos de POUCO ÂNIMO. São pessoas que atravessam por situações, e é como se o forno lhes tirasse o ar. Você sabe que as vezes há forno que te tiram o ar. As vezes há situações em tua vida que estás declarando uma semana (declarando) –Estou reinando em vida. E a outra semana estás: (O Bispo de Bispos faz gestos de cansaço e expressa) Estás buscando ar, porque não encontra ar.
Nos passa isso, sim ou não? Então, para que congregamos? –Para alentar (consolar) aos de pouco ânimo. (E lhes dizemos):
–Tranqüila irmã, há anjos contigo.
(A outro deus, animamos assim) –Tranqüilo irmão, tudo está bem.
E você vem aqui meio tonto com as situações de casa, e quando ouves a palavra, e ouve o louvor, (expressas) –Aba Pai, sim, eu recebo…
Verdade que sim?, Nos alentamos (nos consolamos) uns aos outros.
E veja como diz verso 15. “Vede que ninguém pague a outro mal por mal; antes segui o bem uns para com outros, e para com todos”.
Então, isto é uma palavra aos que estão com pouco ÂNIMO.
Veja: “ regozijai-vos sempre”.
Veja, ainda que não entendas pelo que está passando, não se espera que você entenda nesse momento. Verdade que você gostaria de entender nesse momento por que está passando por isso? (Você pergunta)
E por quê SENHOR? –Anjo porque estás me metendo nisso?
Verdade que você gostaria de saber aí mesmo? Mas não tens que entender aí mesmo. Ao melhor não é aí que tens que entender, ao melhor é quinze anos depois. Digo, eu não recebo, mas pode ser. Ou ao melhor é outro dia, mas enquanto não chega (diz o verso) estai sempre ALEGRES (regozijai-vos sempre).
Ainda que você não entenda, ainda que não entendas. Há veja, umas bases que você sim deve entender, número 1: Que você caminha em OBRAS preparadas de antemão; que aos que DEUS ama TODAS as coisas lhe ajudam para bem. Que o Senhor sustém tua MÃO. Que o que começou em ti a boa obra vai APERFEIÇOAR. Quando você entender tudo isso, e passar por situações, ainda que te sacudas um pouco, esse parâmetro que você tem, esse FUNDAMENTO vai te manter caminhando.
Mesmo que não entenda, veja, DIVIDE. Se há algo que você não entende por que está passando, ou seu filho está passando, põe no DEPARTAMENTO de ESPERA. Não seja obstinado em querer que DEUS te explique (e dizer)
–Não, tu explica-me hoje, o que está acontecendo aqui?
Nãoooooo, e se ele não quiser explicar hoje? – Porque o que ele quer é que te deleites, e depois de deleitar-te, então ele explica. Mas o que você quer é que ele explique primeiro, para depois então se deleitar, assim qualquer um.
Nãoooooo… Não, não, ainda que não te EXPLIQUE (diz o verso):
“Estai sempre gozosos. (regozijai-vos sempre) Orai sem cessar.” (Que significa) – Confessar sem CESSAR todo o tempo. Você não notou que os que estão com pouco ânimo o primeiro que cai é a CONFISSÃO.
Você nos há...Eu tive momentos assim, minha mente quer CONFESSAR mas minha boca NÃO pode. E eu quero confessar, mas é que não posso, não me sai nem um Aba Pai. Você, eu tenho passado por isso. Difícil, então, eu tenho que buscar a MANEIRA de uffff… porque as vezes, se não posso pela palavra, eu, ligo a música (e expressa) - Alô! (Me sacudo um pouco) Alô, reinando em vida! Até que caio no … Me entende?
Digo, faço, ou ponho a rádio, a televisão, ou faço algo, porque aí não posso ficar, aí estou travado. Pois tenho que sair (expressa) - Vamos dar uma voltinha, vamos dar uma voltinha… (Aplausos)
E busco a maneira, até que agarro a carne pelo RABO (e lhe diz)
Vais te SUBMETER porque aqui reino eu, eu REINO em VIDA, he, he, he, he. (Aplausos)
Alentai (consolai) aos de pouco ÂNIMO. Os esposos com as esposas, com os filhos, tranqüilos, tudo está bem… se você vê assim, põem um filmezinho aí, algo. Sim, um filme te entretém, porque é a carne que está mal, verdade? Pois, dá-lhe algo. (Aplausos)
Dê algo para a carne… Veja, eu tenho estado tão em carne, que não quero escutar um calqueo; veja como a carne se opõe. E em minha mente diz: - Não, escuta aqui. – Não quero. - A você não tem acontecido isso? Ou é a minha só? – Ahhh… A quantos tem acontecido isso? E eu sei que tenho anjos, eu sei que estou abençoado, mas não quero escutar, nem quero confessar.
Eu quero ir para a piscina, ou quero ir dar uma volta, verdade? Porque é que a carne se opõe.
Pois, então, como eu já entendo isso, já não pelejo muito, lhe dou o que quer. Digo, com CONTROLE. Você sabe, não… Eu não deixo que me governe. Mas deixo que vá, e (grune) Rrrrrrrrrrr… rrrrr e morde, e faça… até que depois guauuuuu… a domino e já… (Aplausos) he, he, he, he…
Diz o verso 18 (Primeira a Tessalonicenses 5) Verso 18.
“Daí graças em…” - Quê? Veja. “Dai graças…” Olhe, você se atreve a dar graças em tudo? Você tem que ter REVELAÇÃO para chegar a isso.
(Por exemplo): O que você espera em uma viagem, sair e ficar no avião. –Ah. Que você esperava um cheque hoje, e não te deram. (Tua atitude deve ser de dar)
-Graças, dou graças, anjo, tudo está bem. Ah… (Aplausos)
Veja: ”Daí graças em tudo, porque esta é a vontade de Deus…”
Diga: Esta é a VONTADE de Deus.
No apagues o espírito, não apagueis o espírito. Alô! Esse espírito está em ti, está VIVO. Bem, o espírito de PAPAI está em ti, não o apague. Não o contriste. Esse espírito é fiel assim como tua carne é fiel, o ESPÍRITO é FIEL. Assim como a carne se opõe, o espírito também se OPÕE a tua CARNE.
Então, falamos de dois grupos: Os OCIOSOS, os de POUCO ÂNIMO...
E o terceiro e último, diz: “… sustenhais aos débeis,…”
O verso 14 outra vez. Diz: “… que admoesteis aos ociosos, que alenteis aos de pouco ânimo, que sustenhais aos débeis,…” – Quantos são DÉBEIS?
Me dizia o Apóstolo: -Carlos, sabes por quê há que sustentar aos DÉBEIS?
Porque muitos de nós fomos criados em um ambiente religioso, de proibições, de mandamentos humanos: Não proves, não toques, não manuseies; então quando chegamos a REVELAÇÃO desta poderosa palavra de graça, e de que o Senhor chegou, que NÃO há DIABO, que NÃO há PECADO, que NÃO há INFERNO, que NÃO há CONDENAÇÃO, então, essa “panela de pressão” que estava aí, por anos, quando chega isso huuuuup…
Então, como você não foi ensinado desde pequeno como administrar a LIBERDADE, como domina-la. Como leva-la cativa, e (entender) que tudo me é lícito, porém nem tudo me convém; e como a você NÃO se ENSINOU isso, chegas a graça, te LIBERAM e então, alô!
Você sabe, (se vai de boca e expressa) – Eu cheguei ao REINO e nenhuma CONDENAÇÃO há para mim, eu sou LIVRE… SALVO SEMPRE SALVO. E isso é CERTO, mas o que acontece? Que os que temos passado por essas circunstancias necessitamos ser expostos à LIBERDADE. A criança é ensinada quando é exposta à LIBERDADE.
Por exemplo: Quando o papai os castiga, e repreende, e proíbe, essa criança não aprende por ele mesmo, aprende o que o papai lhe disse. Mas quando tem 16 anos, quando já tem 18 (maior de idade), diz:
Eu vou fazer o que me der vontade.
Então, ele mesmo tem que experimentar até chegar, e até onde não chegar. Assim ocorre na IGREJA, muitos de nós fomos criados no sistema religioso, e quando chegamos a graça (expressamos)
Alô!... Quê glória.
Me entende... e então, mas os pastores e os irmãos temos que sustentar os débeis, porque há pessoas DÉBEIS. Por exemplo: Há pessoas que podem e quase sempre as pessoas débeis são as mais firmes que estão na palavra. Por isso você veja, Paulo dizia: Os mais DÉBEIS há que COBRI-LOS com mais decoro. Porque os mais débeis são as pessoas que SACAM a tua medida. Paulo dizia que os DÉBEIS são os mais necessários.
Eu lembro de uma vez que começando o pastorado neste ministério eu dizia:
Senhor, trazei-me gente, (faz gesto de um beijo e diz) de qualidade… gente “primorosa”, gente profissional, gente bonita.
E então o Senhor me dizia: - E como vou te levar isso, se você não sabe lidar com os que eu tenho te dado.
Porque eu dizia: - Não me traga “fulano” que me dá muitos problemas.
Eu em minha mente queria que “cicrano e fulano” não viesse mais, porque eram muito débeis, e manchariam a igreja. E eu dizia: - Senhor, trazei-me os de bom testemunho, os limpos, os de reputação.
Eu não sabia o que estava dizendo. Hoje eu digo, para minha vergonha o digo, pois eu não sabia o que estava orando. Essa gente que eu não queria que ESTIVESSEM era os que eu necessitava, esses eram os que estavam tirando a minha medida. Quando eu entendi isso (disse): - Trazei-me mais desses…
Trazei-me mais desses que esses são os que eu quero … (Aplausos)
Veja, há muitos pastores que se desviaram desta palavra por causa de alguns DÉBEIS. Então, esses pastores não souberam SUSTENTAR aos DÉBEIS. (Eles diziam) – Não, como isto vai ser a verdade, se veja o que aconteceu a “fulano”. Veja como vive “cicrano”.
Não, é que, lembre-se que na GRAÇA há uma LIBERDADE e há que deixar que cada pessoa experimente a LIBERDADE para que cada um leve sua própria carga. Ou vais estar tu levando a carga dos demais? – Ah.
(Ou vai estar proibindo, e dizer) –Não, aqui não se pode fazer isto, aqui não…
Não, aqui cada um, é o que é, o que é permissivo para ti, para mim não é; e o que é escandaloso para ti, para mim é puro e muito normal. Por isso não se pode pôr um PARÂMETRO, aqui CADA UM levará sua própria carga. Mas há que dar espaço, há que dar tempo, para que a pessoa amadureça. Temos cometido ERROS, quem não comete erros? Fiiiiiiiii…. Porém aprendemos.
Me dizia o Apóstolo: Carlos, eu mesmo tenho cometido ERROS!, Porém tenho aprendido. E dou graças que me deram, que a cobertura me deu essa LIBERDADE - para dentro dessa liberdade eu aprender com meus erros. E nos corrigimos.
Quando é que você sabe que algo não te convém?
Quando provas. Enquanto não provas, dizes: - Alô!... Me convém? Mas se já PROVASTE dizes: -Não me convém.
Mas se é por proibição ou por um mandamento, então já não há lugar para que a pessoa prove. - Me faço ENTENDER?
Isso é o que faz a GRAÇA, por isso é que a graça parece tão estranha para o sistema, parece condenação; porque PARECE, porém NÃO é, é de SALVAÇÃO. Isto é de salvação.
Então, eu estou falando hoje com a família da FÉ, estou falando com os que já creram nesta palavra, e os que entenderam que o SENHOR CHEGOU. E se você , se você entendeu que o SENHOR CHEGOU, pois então, nada pode mover você daqui. Nada. E se passar por situações de carne, dê graças a DEUS, isso tinha que acontecer havia que tirar isso que estava escondido aí. Cedo ou tarde ia sair, porque isso era uma “panela de pressão” aí.
Sabe de uma coisa IGREJA, eu vinha falando com o Apóstolo das diferentes etapas do ministério (de Creciendo en Gracia) Lembram de quando abandonamos o rudimento do batismo em água? Escandalizou-se o povo! E se foram, um montão. Quando deixamos aos..., que ficamos com a doutrina de Paulo, e deixamos a doutrina dos apóstolos … uffff… isso foi outro “revolú”(reboliço). E assim até a última revelação que JESUS CRISTO HOMEM chegou. E sabe o que aconteceu com esta última REVELAÇÃO? Sabe o que temos visto nestes últimos meses a nível internacional?
Que em vez das pessoas irem embora, há CRESCIDO, as pessoas agora estão mais firmes que nunca. (Aplausos)
Veja, os que crêem que Creciendo en Gracia sucumbiu, agora é que estamos começando, porque faltava esse último “clic” aí. Agora a igreja, o ministério (por todas as partes) está mais FIRME que NUNCA… Então, a esses que entenderam que o Senhor CHEGOU … NÃO sejam OCIOSOS.
Nãooooo. Não, isso não se aplica, há que falar desta palavra, há que falar a TEMPO e FORA de tempo. Eu vou semear nisto Apóstolo, esta palavra corre. E vou lhe dizer uma coisa, há muitos de vocês que estão aí sentados, e um dia sairão a seus países. E serão enviados a diferentes LUGARES, porque isto NÃO EXPLODIU ainda, isto ainda está como ladrão, o SENHOR como LADRÃO na noite; mas veja:
Um dia esta PALAVRA de graça explodirá de uma forma tal que aqui o que, até os câmeras, os professores das crianças tem que ir pastorear, aqui...Todo mundo. Porque vai fazer falta pastores e pastoras. Gente que ponha a IMAGEM. Por isso estão te preparando aí.
Você pensou que estava perdendo tempo aí? - Rapaz! Estão te FORMANDO, estão ensinando a você como SUPORTAR ao DÉBIL. Alentar (consolar) aos de POUCO ÂNIMO, porque vais ter que fazer com uma congregação.
(Você pode dizer) –Não, eu não sou pastor.
Isso dizia eu, este que aqui está. Eu dizia: -Não, eu não sou pastor.
E veja onde me têm. Assim que… alô! Onde está teu coração? O que representa a VERDADE para ti? Até que ponto (até que ponto) você chega com esta palavra de graça? Não podemos nos dar o luxo de ter gente OCIOSA aqui. Há gente que pensa que o Apóstolo não faz nada, he!... O Apóstolo já pela manhã está aí... Telefone, na mente, chamando, viagens, correndo de um lado para o outro. Aqui não se pode ser OCIOSO há que SEMEAR TUDO.
Veja, o Apóstolo me comprou uma casa faz um tempo, e comprou outra para Rafael (Encarnación) umas casonas…! Depois teve que vende-las para que a palavra corresse.
E você acha que nós vamos estar sujeitos a uma casa? (os dois lhe disseram) –Venda-as Apóstolo… Se isso é teve. Uma casa a mim (e dizer) já cheguei, esta é a casa… Ah?
Ou eu vim aqui por uma casa? Se tudo é meu. Como que uma casa? Tudo é meu. Eu não estou sujeito a uma casa. E você sabe quantas casas o Apóstolo (tem tido) e quando as recebe (ao tempo) o anjo lhe diz:
Há que vende-la para SEMEAR em tal país.
E já a vende e compra outra, e quando desfruta, há que vende-la também. E assim está. Porque veja, já chegamos a um ponto que isso não vai ficar aí, isso vai seguir parindo. E há que seguir INVESTINDO, já que o neném não tem cinco anos, quantos anos têm o neném? -19 anos… Ohhhhh. 19 anos, como come (aos) 19 anos!...
Aqui, veja, não nos apegamos a NADA. Não me interessa nem casa, nem carro, nem relógio, nada. Temos sido ensinados a viver em abundancia e a viver em escassez.
Não nos interessa outra coisa que não seja que a PALAVRA CORRA e seja glorificada em outro... (Aplausos)
E se essa é a atitude de meu Apóstolo, essa é a minha atitude. E é a tua também. Aqui pastores ventrudos NÃO cabem. Empresários ventrudos NÃO cabem, colaboradores ventrudos NÃO cabem. Pois é que não cabem!... E não é porque nós os expulsamos, nós os saldamos: -Olá abençoado. É a cobertura, e aqui há que estar… Porque é que alguns confundem (e dizem) –Não, é que eu estou em GRAÇA, eu estou no repouso, lá o Apóstolo que faça. Nãoooooo… Não confunda repouso com VAGABUNDAGEM.
Veja, este ministério é … eu o tenho na mente, eu não posso me desprender, isto é na mente todo o tempo. Eu me levanto pela manhã, e é na mente, aí. Entro na Internet, chamando o Apóstolo (José Luís de Jesús), chamando a Rafael (Encarnación), (a) Martín (Guío), e correr… há que atender, e graças a Deus pela Internet!… Ai Pai!... (Se dirige a Álvaro Albarracín, Diretor de Internet e lhe diz) -Álvaro que glória a Internet… porque na Internet eu posso atender, eu posso acertar milhares de coisas em horas. Tenho reuniões através da Internet.
Mas, onde Deus lhe pôs, não seja OCIOSO, produza. Faça que a palavra corra. O crescimento Deus dá, mas ainda que seja você semeie “grãozinho ”. Como crerão se não há quem lhes pregue? Tem que haver um “instrumento ” que fale, um instrumento que leve esta palavra.
Eu recebo IGREJA, eu recebo que você entendeu o coração, o SENTIR de nosso Apóstolo esta noite. Eu recebo que você é HUMILDE para dizer: - Se eu fui chamado para isto, e se me foi dada a honra e o privilégio de ser ILUMINADO, e entendo que o SENHOR chegou, eu quero fazer que esta PALAVRA CORRA.
Eu felicito aos que têm feito isso, eu felicito aos que têm investido.
Veja, Leonel Martínez, um homem, empresário em Venezuela, sabe o que fez? Comprou 22 decodificadores para as empresas a cabo e já esgotaram, mandou pedir mais 15.
(O Bispo) Rafael Encarnación, (Rafael Encarnación) está em Houston e o que ele tem na mente é livrar o Apóstolo da carga econômica, e já enviou um cheque de 3 mil dólares, não tem nem um mês alí. Porque isso é o que ele quer, colaborar com o Apóstolo nisso. Pois onde Deus te pôs, seja diligente. Faça com AMOR, teu TRABALHO no SENHOR não é em vão, há recompensa para isso.
Sabe por quê deve faze-lo assim? Porque já TU SABES que o SENHOR CHEGOU… Tu és um BEM AVENTURADO. (Aplausos)
Te declaro abençoado com todas as bênçãos. Vamos estar em pé. Diga a quem está do seu lado: JÁ CHEGOU O SENHOR E EU RECEBO SUA ADMOESTAÇÃO.
E esta admoestação, veja, sabe o porque desta admoestação? Porque já CHEGOU, mas vem a transformação. Isto é para os que vão receber a transformação do CORPO.
Diga: Eu recebo.
Aba Pai.

Nenhum comentário:
Postar um comentário