
O tema nesta noite leva por título:
“A Vida do ESPÍRITO nos dias de Jesus Cristo homem”.
E para isso, vamos começar em Hebreus, capítulo 6, verso 1.
Nosso Apóstolo (José Luis) esteve tocando nisto na semana passada e é daí que vamos partir. (Hebreus 6: 1), diz: “Portanto, deixando já os rudimentos da doutrina de Cristo, vamos adiante à perfeição; não lançando outra vez o fundamento de arrependimento de obras mortas, da fé em Deus,…”
(Verso 2): “…da doutrina de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno”. – O que Paulo disse que há que fazer com os rudimentos da DOUTRINA de Cristo? – Deixá-los, para ir à PERFEIÇÃO.
Agora, veja duas páginas adiante. Hebreus, capítulo 9, verso 9 ao 11. (Diz): “O qual é símbolo para o tempo presente, segundo o qual se apresentam ofertas e sacrifícios que não podem fazer perfeito quanto à consciência, ao que pratica esse culto,…”
(Verso 10): “… já que consiste só em comidas e bebidas, de diversas abluções, e ordenanças acerca da carne, impostas até o tempo de reformar as coisas. Mas estando já presente Cristo,…” Essas coisas eram necessárias, essas coisas eram impostas até o TEMPO de REFORMAR as coisas…
Então, Paulo está dizendo: - Vejam o que Cristo nos dias de sua carne praticou como “doutrina” (por exemplo): Batismos, imposição de mãos, arrependimento, juízo eterno, abluções quanto à carne, sacrifícios, não prove, não pegue, observâncias de dias de repouso; tudo isso que “compõe” a VIDA de Jesus nos dias de sua carne, Paulo disse que há que DEIXAR…
Paulo disse que estavam “IMPOSTAS” até o tempo de REFORMAR as coisas. (Diz o verso): “Porque estando já presente Cristo”, dando a entender, se Cristo está PRESENTE já NÃO há que seguir com isso.
Se Cristo está presente, já NÃO se vai seguir com isso porque ele nos vai ensinar a DEIXAR.
Então, tudo o que Jesus praticou nos dias de sua CARNE (33 anos) há que DEIXÁ-LO… para entrar na vida do ESPÍRITO.
Nós temos dito muitas vezes e repetimos: Cristianismo NÃO É fazer o que Jesus fez, porque Jesus NÃO foi CRISTÃO. Jesus foi JUDEU, Jesus observou todas as LEIS mosaicas, foi fiel, veio cumprir. Por isso, ele NÃO foi “cristão”. Um CRISTÃO não é um que cumpre tudo o que Jesus fez; um cristão é um que DEIXA de fazer o que Jesus fez, e crê no que ele fez que é imputado a mim pela FÉ.
Isso é CRISTIANISMO, aí começa a VIDA DO ESPÍRITO. – Você sabe onde começa a vida do Espírito? – Deixando os RUDIMENTOS. A vida do Espírito NÃO É (falar em línguas): - Hiramamaman hiraraba…
Isso NÃO é a vida do Espírito. Nãoooo… não se confunda; a vida do Espírito é - por isso Paulo disse -: “… deixando já os rudimentos (…) vamos adiante à…” quê? - (À PERFEIÇÃO). - Ali, essa é a vida do espírito, a perfeição.
Onde NÃO existe atividade de sua carne, onde seu CORPO não tem GLÓRIA; porque na vida de Jesus havia que usar o corpo, havia que fazer a carne ou obras da carne (obras da lei). Havia que sacrificar, havia que impor, havia que abster-se, tudo era com a CARNE.
Mas quando você deixa tudo o que se refere a CARNE, aí entras na VIDA do ESPÍRITO. Mas o mundo de hoje se confundiu dizendo que a VIDA do ESPÍRITO é viver a vida que Jesus (de Nazaré) viveu. Essa NÃO é a vida do espírito; essa é a vida do espírito de Jesus de Nazaré, mas NÃO a VIDA do ESPÍRITO de Jesus Cristo homem (nos dias de Jesus Cristo homem, nos dias do novo pacto).
Então, - por que é necessário deixar os RUDIMENTOS, deixar as coisas que eram impostas até o tempo indicado? Por quê? Para quê?
Vamos a Romanos, capítulo 4, verso 4 ao 6. Diz: “Mas ao que obra,…” - Ao que quê? - OBRA. “… não se lhe conta o salário como graça, senão como DÍVIDA;…”
Em outras palavras: Se você CUMPRE os “rudimentos da doutrina de Cristo”, você está em OBRAS. – Sim ou não? Como você pode impor mãos (e dizer):
- Não, isto é “pela fé”… (Você está usando o CORPO).
(Ou dizer): - Não, “pela fé” eu como a “santa ceia”… (E participa da ceia).
(Ou atreve-se a dizer): - Não, eu “pela fé” jejuo…
Você NÃO pode misturar a FÉ; ou é por OBRAS ou é por FÉ. Você não pode, essa foi a mentira, a contaminação de Tiago. (Já que ele em seu disparate dizia): - Não, não, sim, é por fé e OBRAS… Não pode… ou é por FÉ ou é por OBRAS.
Então, veja o que Paulo diz: “… ao que OBRA,…” Em outras palavras: Ao que cumpre estes rudimentos. (Segue o verso): “… não se lhe conta o salário como graça, senão …” (Que cai em dívida).
Agora, o outro lado da MOEDA, verso 5: “…mas o que NÃO obra,…” Em outras palavras: O que NÃO cumpre a doutrina que Jesus cumpriu nos dias de sua CARNE (Diz): “…o que NÃO obra, senão CRÊ naquele que justifica ao ímpio, sua fé lhe é contada por justiça”.
Agora, eu pergunto: - Em que grupo você quer estar, no que OBRA e o que se faz não se lhe conta como graça, senão como DÍVIDA; ou prefere estar no grupo que NÃO obra e que sua FÉ lhe é contada por JUSTIÇA? Isso está claro.
Agora, se você quer entrar no grupo dos que NÃO OBRAM, tem que deixar os RUDIMENTOS. Você tem que ABANDONAR, você tem que voltar atrás, deixar. Você tem que APOSTATAR disso… para poder entrar no grupo dos que NÃO obram.
Mas isso você NÃO faz assim por fazer (e expressar):
- Ah, vou deixar de OBRAR, já me cansei...
Não, porque a CARNE está habituada a isso; você necessita que Deus mesmo intervenha e seja quem lhe guie para lhe tirar do que Ele mesmo impôs. Porque foi Deus quem pôs a lei através de Moisés, e como Ele a impôs, então ele é o único que pode lhe tirar disso para que vivas pela FÉ.
Nenhum homem pôde por 2 mil anos, todo o sistema religioso, desde os CATÓLICOS até os espíritas … todo “organismo católico” cai embaixo do primeiro grupo dos que OBRAM. Todos OBRAM. Batizam, imposição de mãos, abstinências (não proves, não toques, os homens de um lado, as mulheres de outro, aqui não se usa calça, aqui não se bebe isto, aqui não se cumpre isto, não se celebra aquilo …).
Sempre há algo de CARNE e obram, então, o que fazem NÃO se lhe conta como graça, caem em DÍVIDA. E então, se estão obrando, NÃO é a vida do espírito, NÃO estão no espírito. Em outras palavras: Você esteve 30 anos de sua vida – se esteve no sistema 30 anos – ou 25, como estive eu na carne, NÃO estava vivendo a vida do espírito. Eu estava em DÍVIDA porque estava em obras.
Então, veja o que Paulo diz quanto ao que tem que fazer, que atitude deve ter para ABANDONAR isso. Vamos a Hebreus, capítulo 4, verso 10. (Diz): “Porque o que entrou em seu repouso, também repousou de suas OBRAS, como Deus das suas”.
Se você NÃO abandonou suas “OBRAS”, você NÃO entrou em seu “repouso”; e se você NÃO entrou em seu “repouso”, você está em DÍVIDA. Você NÃO agrada ao senhor, NÃO dá fruto para Deus… Me faço entender até aqui? Está simples. O que OBRA o que faz NÃO se lhe conta como graça (no se lhe imputa como justiça), e sim como dívida; e se OBRA, então NÃO entrou em seu REPOUSO, porque para entrar em seu repouso tem que REPOUSAR de suas (obras), tem que deixar obras, deixar rudimentos.
Veja, quando o Ministério Creciendo en Gracia deixou os RUDIMENTOS, porque isso foi paulatinamente. Quando se cumpriu, neste ministério, Hebreus 6:1, houve um dossel (uma cobertura de repouso)… eu não sei, os que estavam aqui para esse tempo, foi, se sentiu. Bom, CUMPRIU-se o que diz Hebreus 6: 1: “… deixando já os RUDIMENTOS (…) vamos adiante à perfeição;…” Imediatamente entramos em perfeição.
Porque Deus não necessita da atividade do seu CORPO nem de sua carne; isso é na verdade um ESTORVO para você chegar à perfeição. Se você tenta servir a Deus com seu corpo, seu corpo NÃO foi feito para isso… seu corpo foi feito para que, naturalmente, a vida de Jesus se manifeste nele, tem que aplicar isso, mas dentro desse CORPO habita a lei do pecado. Então, nesse corpo há uma lei que se OPÕE, e ainda que Cristo tenha morrido na cruz e tenha pago o preço e tirado o pecado e destruído o diabo, essa lei do pecado ainda cavalga em nossos membros; então, mas Deus o deixou ali predestinadamente para que você NÃO use isso para lhe servir …
Porque ele NÃO necessita NADA de sua carne; ele o que quer é – ainda que não tenha mudado esse corpo, o deixou assim – ele o que diz é: - Eu quero agora que você viva por FÉ, não faça NADA, não OBRE, porque se obra vai entrar em DÍVIDA, é melhor crer, porque o que crê, sua FÉ lhe é contada por justiça. Pela FÉ, sem obras você entra na MATURIDADE. Você entra na vida do espírito.
Então, o Apóstolo (José Luis) me dizia: - Carlos, neste ministério, o “crente” tem que MORRER. Neste ministério, somos declarados verdadeiramente MORTOS. E um MORTO não tem OBRAS. Um morto não tem OBRAS; porém viver assim não é fácil, há que renovar a mente, calqueo atrás de calqueo. Porque a carne, se você não aplicar a PALAVRA, tende a… como o carro quando se desalinha, que há que voltar a alinhá-lo e depois de um mês, e voltar… porque a CARNE se desvia.
A CARNE não é da FÉ, então, há que estar constantemente aplicando a PALAVRA para que possa abandonar as OBRAS e ficar na FÉ. Esse foi o problema dos gálatas, (quando Paulo lhes disse): - Por que se vocês começaram pelo espírito vão acabar agora na carne? O que aconteceu? Quem vos enfeitiçou? Vê… porque é que a igreja para poder manter-se na FÉ tem que ser escutando a JESUS CRISTO, (como disse Paulo): - Até que Cristo seja FORMADO em vós…
Então, se você quer – dizia o Apóstolo (José Luis) – se você quer que Deus lhe impute sua JUSTIÇA através da FÉ (quanto à vivência, quanto a ir à perfeição) você tem que deixar as OBRAS. Por isso, quando você chegou a este ministério e tentou aplicar OBRAS à FÉ, você se decepcionou.
Você NÃO pode misturar OBRAS com FÉ…
E o processo de MATURIDADE é que você se decepcione com suas OBRAS, e às vezes Deus permite que não tenha competência em sua CARNE para fazer OBRAS, para que se decepcione finalmente com isso. Sua carne NÃO tem nada que agrade a Deus, na carne não mora o bem, mas alguns, seja por influência religiosa ou por educação religiosa que tiveram, querem “AGRADAR” a Deus com uma “vida devota” na carne, de abstinências, de promessas, de proibições… Não pode.
Se você vive na CARNE, você vai cair em DÍVIDA, então, NÃO se aplica a justiça de Deus a você, não é um BENEFICIÁRIO da vida da FÉ. A vida do ESPÍRITO está ausente em você, porque tem a CARNE ativada.
Esse é todo o PROPÓSITO do Ministério Creciendo en Gracia, tirar-te das OBRAS e colocá-lo na FÉ.
Vejam que lindo é isto!…e por isto, recebemos perseguição, por isto, recebemos difamações, por isto, somos desprezados, porque queremos dizer ao mundo que ABANDONEM as OBRAS para ir à PERFEIÇÃO… Que NÃO obrem, senão que CREIAM para que sua FÉ lhe seja contada por “justiça”… Que entrem no REPOUSO de Deus, que é o mais lindo que há: o repouso de Deus… no REPOUSO de Deus, há limpa consciência, há PAZ, há SAÚDE, há PROSPERIDADE, há MATURIDADE, há COBERTURA angelical … Mas tem que ABANDONAR as OBRAS.
Então, a pergunta que me dizia o Apóstolo (José Luis): - Carlos, quando um CRENTE escuta isto diz: - O que farei? Já entendi que não é por OBRAS. Já entendi que é pela FÉ. O que eu faço? Como é que vivo a vida do ESPÍRITO? Como é que abandono às obras e como é que vivo pela FÉ? – Simples.
Romanos 7: 25. (Diz): “Graças dou a Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso”. Vejam que fácil: “Assim que, eu mesmo com a mente sirvo a lei de Deus, mas com a carne…” - A quê? – (A lei do pecado). – Com a carne, você serve a quem? - A Deus? - NÃO.
Esse jejum que você faz; essa abstinência; essa vigília; essa promessa; essa purificação, isso é para a LEI do PECADO. Isso NÃO é para Deus. A Deus, serve-se com a MENTE. E neste ministério, educamos você a SERVIR a Deus com a MENTE.
Diga: EU SIRVO A DEUS COM A MENTE.
A MENTE é suficiente para você desfrutar dos benefícios de Deus… a MENTE! (o espírito); por isso é que você pode usar a MENTE no trabalho, em um campo de futebol, no banco, no quarto, na viagem, onde você estiver, pode estar até mesmo no “INFERNO” (se existisse) e com a MENTE. Sim, porque você pode até estar vendo televisão (uma novela, um jogo de bola, um jogo de futebol) e (confessando): - Aba Pai, anjos, recebo que me ajudam…
- Aconteceu ou não aconteceu a você?... Pode estar cozinhando ali (e confessa): - Digo que isto está feito, eu recebo Papai…
Porque é com a MENTE… na MENTE não há limites. A MENTE não tem barreira, “porque o que se UNE ao Senhor, um espírito é com ELE”.
Então, isso é o que Deus quer: que sua MENTE se ative; porque se sua CARNE se ativa, sua mente se inutiliza… e se sua mente se TRANCAR, você é um pedaço de CARNE que vai ao trabalho, lhe pagam, e vai para casa, e vai às compras a Winn Dixie (supermercado) e volta para casa e volta como um ANIMAL (um cachorro). Não tem PROPÓSITOS, não muda, não RENOVA sua MENTE.
Você já viu pessoas que NÃO usam a MENTE e são ANIMAIS com duas pernas… com muito respeito, eu digo. Mas atuam assim…
Vejam, nós mesmos se não tivéssemos sido “REGENERADOS” pelo espírito, atuaríamos de igual maneira… Como é que reagiríamos contra os problemas da vida? - Como um ANIMAL. (Diríamos):
- Ummm, isto é meu… cuidado.
Reagiríamos como reage todo o mundo, o que nos livra é que servimos a Deus com a MENTE. E temos entendido que é por FÉ. Com a MENTE, você GOVERNA tudo… com a MENTE.
Porque na MENTE aí é onde o ESPÍRITO trabalha, em sua MENTE. Mas, veja, conseguir lhe divorciar de sua carne e CASAR-SE com sua MENTE, porque, entenda isto, a mente é você. NÃO é você que tem a MENTE, é que você é a MENTE, você é o espírito. Esse é você.
Então, quando você serve a Deus com o que você NÃO é, isso é uma FÉ “fingida”. Isso é FARISAÍSMO… (Deus disse):
- E eu não quero isso, eu quero você, sua carne NÃO… eu quero comunhão você, com seu espírito…
E então, aí é que você tem que… essa é a VIDA do ESPÍRITO. Observe que Jesus de Nazaré não viveu a vida do espírito – nos dias de Jesus de Nazaré – não era ele... Porque a vida do espírito de Jesus de Nazaré era por OBRAS (Jesus vivia por obras)…
Ele NÃO podia desfrutar desta perfeição porque NÃO estava nessa dispensação, por isso, tinha que estar “cumprindo”, tinha que ir a todas as “festas”, tinha que “guardar” o sábado, tinha que “impor” mãos, NÃO podia pregar o pacto Ele dizia: - Veja, por agora eu não lhes posso falar, mas quando vier o espírito da VERDADE... tranqüilos, mas eu não vos deixarei “órfãos”, eu virei a vós depois, mas agora NÃO; agora sigam assim, não digam a NINGUÉM quem sou eu …
Era um problema, nos dias de Jesus de Nazaré era um PROBLEMA. O que acontece é que como ele veio pagar um PREÇO, pois terminou e nos LIVROU do pecado, destruiu o diabo, tirou a lei, nos perdoou... mas essa NÃO é a vida do espírito, porque, para entrar na VIDA do ESPÍRITO, há que deixar as OBRAS da LEI. Não há tal coisa como: - Oh, eu sou uma pessoa que guarda o sábado e “vivo” na vida do “espírito”… Não, isso é… NÃO vai, ou é ou não é; e se é, tem que suspender IMEDIATAMENTE as OBRAS, porque não vai, NÃO se aplica.
Então, dizia-me o Apóstolo (José Luis):
“Na EDIFICAÇÃO da igreja, quando viessem os tempos do EDIFICADOR (os tempos de Jesus Cristo homem), fariam falta MORTOS”.
Os que iriam compor essa CIDADE do “Deus Vivo” seriam crentes MORTOS à carne e que serviriam a Deus com a MENTE.
Dizia-me o Apóstolo (José Luis): - Carlos, essa é a CIDADE do Deus VIVO.
Essa é a igreja… a igreja NÃO é CARNE, eu não estou vendo a igreja, eu estou FALANDO à igreja, mas eu não a estou vendo, eu estou vendo sua carne. Eu NÃO sou a igreja; digo, você não está vendo a igreja, você está escutando um MEMBRO da igreja. Mas a igreja é a “congregação” dos ESPÍRITOS justos feitos perfeitos, mas NÃO é a carne… (Aplausos).
Dizia-me o Apóstolo (José Luis): - Carlos, na EDIFICAÇÃO (nos tempos da edificação)… na edificação da igreja, NÃO pode haver OBRAS.
Por isso, neste ministério, nos CRITICAM, dizem: - Ali as pessoas não fazem NADA.
(A resposta a isto é): - Com muita honra.
(Também dizem): - Nesse ministério NÃO jejuam...
(Respondemos com amor): - Com muita honra, porque NÃO queremos ser achados em DÍVIDA …
(Expressam também): - Esse ministério não faz vigília…
(Nós, sabiamente, respondemos): - Enquanto vocês fazem vigílias, NÓS dormimos… Je, je, je, je…
Ah, e ainda que estejamos dormindo, VIGIAMOS, porque o ESPÍRITO sempre está disposto e presente em comunhão, alô!... (Aplausos).
(Aos religiosos lhes dizemos): - Você não, você está em vigília e está dormindo. Você diz que está vigiando (porque está de vigília), mas está DORMINDO por dentro, tem o ESPÍRITO “dormindo”; porque se está em OBRAS, tem o espírito “dormindo”…
Heee, por isso é que Paulo disse “não apagueis o espírito”, e como você o apaga? Lançando-lhe água? – Não... com OBRAS, você apaga o espírito.
Igreja, você não se deu conta, escute-me bem… e os BISPOS e PASTORES têm que entender isto: Você não se deu conta de como nosso Apóstolo (José Luis de Jesús Miranda), cuidadosamente, nos ensinou a NÃO viver por OBRAS… ele tem um empenho, um tremendo empenho é o que ele tem; e NÃO se importa que o critiquem e o chamem de libertino (…) não IMPORTA.
O assunto é: NÃO OBRES… (Alguém ao ver esse empenho diria): - E por quê? Por que está contra o sistema e tem raiz de amargura?...
(Respondemos): - Não é porque essa é a PALAVRA, é a VERDADE.
(Ela diz): - Mas aquele que NÃO obra, senão crê, sua FÉ lhe é contada por JUSTIÇA.
Nós não temos nenhum problema de identidade, (como dizem muitos):
- Não, é que é um ministério de “complexados”…
- Complexados?... (…) a quem estamos buscando? Se temos tudo, somos RICOS, somos deuses; o que queremos é OBEDECER ao evangelho e queremos obedecer sua palavra para DESFRUTAR do repouso de Deus. Este é o repouso de Deus, o que você e eu VIVEMOS… (Aplausos).
Diga a quem está a seu lado: EU ESTOU NO REPOUSO DE DEUS.
Diga a quem está do seu lado: DEUS USA GENTE “MORTA”…
Olha, você lembra desse corinho que cantava o Pastor Miguel (Ángel Velásquez): “¯Dios, usa gente muertaaaa…Sencillamente muerta… ¯
Estamos mortos. Se você está VIVO, não se pode usar você. Mas quando você diz: - Eu me declaro MORTO, isso é passado (por fogo), isso é provado. Porque isso que você disse tem tanto PODER que você tem que experimentar; por isso, tudo o que sai por tua boca tem que JULGÁ-LO. Você DESTRÓI ou EDIFICA com sua boca...
Quando você diz: - Eu recebo…
Isso tem tanto (poder), isso vai com tua mente aí (eu recebo) que o MUNDO espiritual todo tem que acomodar-se a essa CONFISSÃO, porque foi o espírito que confessou. E então, você vai passar pelo que compreende essa “confissão”, porque essa é a VIDA do ESPÍRITO. Então, as coisas que vão acontecer a você vão tentar TIRÁ-LO da fé para que entres em OBRAS, mas se você se mantiver na FÉ, aí é que lhe é fortalecido o “espírito”, e isso se chama MATURIDADE, ali você vai crescendo e não é uma pessoa “movida” por todo vento de doutrina, tem os sentidos exercitados no discernimento do BEM e do MAL.
Veja o fato de NÃO jejuarmos, de que não guardemos o sábado, o fato de NÃO cumprirmos nenhum dos mandamentos do velho pacto, de que NÃO façamos NADA de OBRAS, de que estejamos em REPOUSO quanto ao pacto, é o tipo da VIDA de REPOUSO do ESPÍRITO. Em outras palavras: Ao entrar no repouso dos rudimentos, APRENDEMOS - por esse meio - a repousar de nossas OBRAS.
Por exemplo: Quando você tem um “problema” em sua família por causa de repousar da doutrina dos rudimentos de Cristo, e você deixou as obras e entrou na fé, essa fé vai lhe ajudar a viver no REPOUSO.
Em outras palavras: Obedecer à doutrina te ajuda em sua vivência e você a aplica em seu trabalho, em seus negócios, em seu matrimonio, em suas relações de trabalho…
Diga: EU ESTOU MORTO.
Dizia-me o Apóstolo (José Luis): - Se você DEIXA as OBRAS, vai entrar na PERFEIÇÃO. Essa é a VIDA do ESPÍRITO.
Agora, me dizia o Apóstolo (José Luis): - Carlos, o que é a APOSTASIA? Preste atenção, que quando Cristo morreu e ressuscitou, então ascendeu (subiu) e revelou ao Apóstolo Paulo – lembrem o que nosso Apóstolo (José Luis) falou na quarta-feira passada (revelou ao nosso Apóstolo): as 14 epístolas – então, quando Paulo se foi, ele disse: - Depois de minha PARTIDA vão entrar no meio de vós, o quê?... LOBOS VORAZES…
Então, o que são LOBOS VORAZES? De que se compõe uma apostasia? – A apostasia é uma VIDA, é uma atividade diária de OBRAS. E me dizia o Apóstolo (José Luis): - Carlos, a APOSTASIA necessitou (precisou) dos rudimentos da doutrina de Cristo para PERMANECER…
A APOSTASIA se alimenta da “doutrina de Jesus” nos dias de sua carne…
Uma pessoa que faz o que Jesus fez ANTES da cruz – se você faz hoje - (ainda que ele tenha feito antes da cruz), se você hoje faz essa atividade, chama-se APOSTASIA. Então, quando Paulo morre, a apostasia se SUSTENTOU (o que sustentou a apostasia de pé foram os rudimentos da DOUTRINA de CRISTO). Porém, isso estava PREDESTINADO assim, por isso é que se você tira os RUDIMENTOS se acaba a apostasia… se você sai, se você deixa os rudimentos, IMEDIATAMENTE vai à perfeição. Porém, NÃO estava ASSINALADO que sairiam da apostasia, estava PREDESTINADO e PROFETIZADO que permanecesse a apostasia.
E a “espinha dorsal” da apostasia são os RUDIMENTOS da doutrina de Cristo, o chamado “cristianismo” de hoje, todo o mundo, todos esses cristãos “pensam” que são CRISTÃOS…
Eles são APÓSTATAS, NÃO são cristãos. Cristão é deixar isso para entrar a ser cristão… Estamos de acordo? Faço-me entender?
Então, quando Paulo morre, os apóstolos ficam vivos e Deus predestinadamente permite que os APÓSTOLOS continuem pregando o evangelho da circuncisão que é composto dos rudimentos da doutrina de Cristo para que PERMANEÇAM em quê?... Na APOSTASIA. Porque era necessário que antes da VINDA do Senhor houvesse apostasia.
Porque o Senhor NÃO viria sem que antes viesse a apostasia; e para haver apostasia tem que haver OBRAS, estamos claros?...
Agora, se você tira as OBRAS e você tira os RUDIMENTOS da doutrina de Cristo, o que acontece à apostasia? – Acabou-se. Já não há apostasia, estão me seguindo? Então, se deixam – me dizia o Apóstolo – sim, se deixam os rudimentos de Cristo, se DEIXA a APOSTASIA. Termina a apostasia.
Primeira carta a Timóteo, capítulo 4, verso 1. (Diz): “Mas o Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns apostatarão da (lei)…”
- De quê? – (Da FÉ). – Quem pregou a FÉ? – Paulo.
Então: “… nos últimos tempos (são os tempos depois da morte de Paulo) alguns apostatarão da FÉ,…” – Como é que você apostata da FÉ?
- Entrando em OBRAS.
Se você vive por OBRAS, você é um apóstata da FÉ. Se você vive pela FÉ, é um apóstata de Moisés… você lembra que criticavam a Paulo porque apostatava (ensinava a apostatar) de Moisés e de seus costumes. Igualzinho a nós; porém, o que se aparta da FÉ apostata.
- E como é que se aparta da FÉ? (Diz o verso): “… escutando a espíritos enganadores e a doutrinas…” de quê? – Doutrinas de “demônios”.
Dizia-me o Apóstolo (José Luis): - Carlos, o que pregou e o que praticou DOUTRINAS de DEMÔNIOS foi Jesus de Nazaré. – Onde na Bíblia você vê a grande, a maior manifestação demoníaca da história? Quando? – Durante os três anos de ministério de Jesus de Nazaré.
Porque ele veio para destruir isso, e eles (os demônios) sabiam (o diabo sabia), por isso lhe dizia: - Por que vens nos atormentar antes do tempo, se estamos a primeiro de mês?... Faltam dois meses. (Diziam): - Por que vem nos destruir? Ah, há um tempo, mas te adiantastes…
Então, Jesus, veja, me dizia o Apóstolo (José Luis): - Carlos, a PRÁTICA de “expulsar” demônios criou a DOUTRINA. Então, uma pessoa que FAZ hoje o que Jesus fez está em DOUTRINA de DEMÔNIOS. Então, ao estar em “doutrina de demônios”, está apartado da FÉ. - Por que você acha que nós estamos… por que você acha que o ministério foi protestar nesse último protesto (nos Estados Unidos) contra a imposição de mãos... por que é que, como é que você vai EXPULSAR um demônio se o demônio, o diabo foi destruído através da cruz (de sua morte na cruz)?
E destruiu PUBLICAMENTE aos principados e potestades, triunfando sobre eles na cruz. Mas hoje, quando você está expulsando “demônios”, você está levando a igreja a APOSTATAR da FÉ. - Estamos falando em espanhol clarinho?... Está simples isso?
Então, Cristo praticou a DOUTRINA de DEMÔNIOS, porque foi ele quem EXPULSOU demônios… porque ao praticar isso (expulsar demônios) se constituiu em uma DOUTRINA. Cristo teve que tratar com esta doutrina; hoje, isto te aparta da FÉ. (Como por exemplo, praticar): Abstinência; doutrina de demônios; não prove; não toque; não manuseie…
Na VIDA do ESPÍRITO – dizia-me o Apóstolo - NÃO se usa a imposição de mãos para MILAGRES… isso de que: - Receba o milagre…
Não vai, na vida do espírito NÃO há imposição de mãos.
Agora, na VIDA do ESPÍRITO há MILAGRES, porém imposição NÃO, por eles (os religiosos) dizem: - Não, eles NÃO impõem as mãos, não crêem em milagres …
Como é que não cremos nos MILAGRES?... Eu sou um milagre, você é um milagre. E mais, aqui se MANIFESTAM mais milagres que lá (no sistema religioso)… e sem IMPOR as mãos, (é) pela FÉ. O que acontece é que eles esperam ficar enfermos para depois pedir (ao Senhor): - Ajuda-me, cura-me…
Nós NÃO, nós fomos ensinados a (confessar) MEDICINA PREVENTIVA. Nós NÃO esperamos ficar enfermos, nós nos declaramos CURADOS pela manhã quando despertamos (confessamos):
- Corpo submeta-se... Coração submeta-se (declaramos também): - A vida de Jesus…
Isso é FÉ. Não faz falta a IMPOSIÇÃO de MÃOS; então, na vida do espírito há sinais, mas é com a MENTE, não é com a mão (porque a usam para dizer): - Receba, zuuuu… aí vai…
- Por que eu joguei água em você, vai ficar curado? – Não, é na MENTE. Que lindo é isso, verdade? Não há barreiras em sua mente aí, (senão que expressas): - Digo…
Então, tem que entender que o DIABO foi DESTRUÍDO para que não entre em doutrina de demônios; porque se você pensa que o diabo está de pé vai querer “LUTAR” com ele… vai começar a “REPREENDÊ-LO”.
E se for assim, você sai da FÉ porque já APOSTATOU.
Tem que ENTENDER que o que há em sua CARNE – NÃO é que o diabo está possuindo-a – é que são DESEJOS ENGANOSOS.
Veja Efésios 4:22. (Diz): “Quanto à passada maneira de viver, despojai-vos do velho homem, que está viciado conforme os desejos enganosos,…”
Não espere que o VELHO HOMEM tenha se convertido… (senão que) houve uma CONVERSÃO em sua MENTE (em seu espírito); mas o VELHO HOMEM ainda ESTÁ viciado… veja, e vai te chegar com “sonhos”. De repente, você se deita tranqüilo (expressando): - Ai, que glória…! E pela manhã (tem) um sonho que te revoluciona, um tipo de “novela”… ou um filme desses de drama, desses de explodir as veias… E se você dá vida a isso, vai cair enredado em um DESEJO ENGANOSO, isso é da carne. Isso NÃO é a VERDADE, isso é um “sonho” (não é real). O que acontece é que a CARNE tem a “habilidade” de formar em você uma película assim, veja, (em um dois por três), e mais, se come muito tarde, (antes de dormir)… Ja, ja, ja…
Veja, para que te venha sonhos maus, você NÃO tem que JEJUAR, isso chega a você, isso você não tem que empurrar… je, je, je. Mas tem que saber como é TRATAR com os DESEJOS ENGANOSOS; veja, tudo é na MENTE.
Veja, Segunda carta aos Corintios 10:3 ao 5. (Diz): “Pois ainda que andemos na carne, NÃO militamos segundo a carne; porque as armas de nossa milícia não são carnais,…” – Não são o quê? - (Carnais). Não saem da CARNE.
(Diz): “… senão poderosas em Deus para a destruição de fortalezas,…” isso é na MENTE. “… derrubando…” – o quê? - (ARGUMENTOS). – Onde é isso?
- Na MENTE.
“… derrubando argumentos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo,…” Veja, tudo é aqui (aponta para a MENTE).
O problema é aqui (na MENTE). Então, se você NÃO serve a Deus com a mente e não tem essa “cozinha” (dizia nosso Apóstolo no Brasil):
- Tenha a cozinha LIMPA…
Você já viu pessoas que têm a cozinha “suja”, comem e a deixam assim… e chegam as baratas e chega o… ah? Chegam insetos e quanta coisa…
Não, a cozinha é, veja… (Assinalando a MENTE), não vê que esse é o prato para comer, essa é a MENTE. A COZINHA, tudo o que chegue a você (diz) – Ei, um momentinho, que tenho que limpar isso, não vai. Fora... isso eu NÃO recebo porque me estraga a cozinha.
Que lindo é você entrar e ver uma COZINHA limpa… dá gosto comer e sentar-se. Pois sua MENTE é sua COZINHA. Tua mente aí, tem que LIMPAR essa mente “derrubando argumentos” porque a CARNE não está glorificada ainda; a carne vai se opor ao espírito. Por isso você tem que JULGAR, quando lhe vem um desejo (um dardo) NÃO tome decisões apressadas, ESPERA REPOUSA…
Dá uma voltinha, deixa isso esfriar… tome um cafezinho, um suquinho, ligue a televisão, ou uma cervejinha para que se … acalme, he… um pouquinho de vinho para que …e depois, olhe então depois (dizes): - E o que eu faço com isto?....
E você vai ver que nessa voltinha o ANJO fala a você, fala a você. Porque o espírito está em você, o espírito dá TESTEMUNHO a teu espírito. Os que somos guiados pelo espírito de Deus; porém para ser GUIADO pelo espírito você tem que abandonar as OBRAS, SOLTE isso já… decepcione-se de suas OBRAS, decepcione-se de sua CARNE. Deve chegar um momento que se canse de sua carne. (Expressar dela): - Não quero mais…
Para que entres no espírito, porque a carne NÃO – estou falando quanto a servir a Deus – mas a carne tem que tratá-la bem, porque, caso contrário, se revela também …
Dê a ela um pouquinho, você sabe, é como quando você tem um CACHORRO raivoso… que, se você o “prende” no pátio, o tem amarrado ali… não leva-o a caminhar para que se sinta (e diga): - Estou livre …
Porém, está AMARRADO, mas está caminhando, mas está (amarrado)… je, je, je. Ou o solta dentro de um lugar que está (cercado) - que se sinta bem - (então o cachorro dirá): -Rrrrrrrrrr… estou livre…
Não, tem barreira ali, je, je, je, je…
Veja, a esta CARNE há que saber como tratá-la, se você a amarra (prende) muito se EXPLODE por algum lado, e faz… sim, quando sua carne lhe pedir algo (diga-lhe): - Depois falamos disso … tranqüilo.
E assim vai lhe cansando, porque se você disser: - NÃO…
(A CARNE) continua procurando a maneira de lhe fazer… esta CARNE é tremenda.
Você tem que dizer: - Sim, mas vamos esperar.
Enganá-la porque ela te ENGANA, engana-a você...
(Ela te diz): - Não, que eu quero isso…
(Você lhe diz): - Falamos agorinha, tranqüila, me deixa terminar isto.
E você vai ver que a vai, veja, tratando; porque vivemos na CARNE, a única coisa é que NÃO militamos segundo ela, porém vivemos nela, e que tê-la bem, tratá-la, digo, o melhor possível. Boa comida, descanso, tratar de lhe vestir o melhor possível, para que ela se sinta, me entende…?
Porém, você já sabe que não vai, a carne NÃO vai, eu não sou isso, a única coisa é que estou tratando-a assim, para que me leve bem, porque esse é o veículo, mas que lindo é viver na MENTE, verdade?... isto é tremendo, rapaz…! Ja, ja, ja, ja… (Aplausos).
(…) Segunda carta aos Coríntios 4, verso 7. Aí está: “Mas temos este (tesouro)…” Veja como fala de seu espírito (de sua MENTE). – O que é a tua MENTE? (Um TESOURO). - Guauuu…!
“Mas temos este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós,…” - Que inteligente é Papai!... Hum.
- Você sabe por que ele pôs o TESOURO no vaso de BARRO? – Para que você não seja jactancioso. Ele deu um TESOURO a você, porém o pôs em um corpo de “humi” (que significa): De “humilhação”, para que NÃO te jactes e digas: - Ei, o bom é de Papai… (Para que a excelência seja dele, e não minha). Viu que INTELIGENTE é o SENHOR. Ele te dá um TESOURO (e diz): -Toma isto que é o mais lindo…
Porém, vou lhe pôr em um vaso de barro.
E depois diz: - Não quero que VIVA por OBRAS, NÃO me use o barro, vive pelo TESOURO (pela fé). Entra no repouso.
(Você pode dizer): - Mas este corpo me está molestando…
(A resposta é): - Tranqüilo, repousa, não por obras, por FÉ. (Deus te diz): Sirva-me com a mente, levando cativo todo argumento à obediência a Cristo…
Chega um momento igreja, que quando você APRENDE isto, aprende até.
- como disse Papi (Apóstolo José Luis) - a CAPEAR (a tourear a carne)… (Faz gestos de um toureiro): - Epa, heeeee….Heeeee….
Aprende… porque é com a MENTE. E veja o verso 13 (…).
Segunda carta aos Corintios 4: 13 ao 17. “Mas tendo o mesmo espírito de fé, conforme ao que está escrito: Cri, pelo qual falei, nós também cremos, pelo que também falamos,…”
“… sabendo que o que ressuscitou ao Senhor Jesus, a nós também nos ressuscitará com Jesus, e nos apresentará juntamente convosco”.
Igreja, quero terminar com isto: Os que deixaram as OBRAS da CARNE (as obras da lei) entraram à PERFEIÇÃO. Vivem na vida do Espírito (pela FÉ).
E quando você vive pela FÉ, aprende a servir a Deus com a MENTE, e você se CURA com a MENTE. Porque em sua mente há PODER. Diz: “A carne para nada aproveita, o Espírito é o que dá (VIDA)”. Há vida em teu ESPÍRITO. E quando você CRÊ (cri pelo qual falei), essa vida que está em teu espírito se manifesta em seu corpo mortal.
Esse é o verso que estou tentando conseguir da Segunda carta aos Coríntios, diz que “a vida de Jesus se manifesta”. Vamos buscar esse verso, porque senão, sem esse verso, o menu fica COXO.
Segunda carta aos Coríntios 4:10. Esse era o verso. (Diz): “… levando no corpo sempre…” (no trabalho, na lanchonete, no banco…). “… sempre por todas as partes a morte…” – Como é que se leva a morte de Jesus?
Como alguém que leva a “cruz” (no ombro), ele crê que o levar a “cruz” é levá-la fisicamente. Não, você a leva aqui veja (na MENTE).
(Diz): “… levando no corpo sempre por todas as partes a morte de Jesus, para que também a VIDA de Jesus se manifeste em nossos corpos. Porque nós que vivemos, sempre estamos entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste…”
- Em nossa o quê? (Em nossos corpos). Nós estamos sempre entregues, a quê? - À morte. Há que andar MORTO sempre para que a vida de Jesus se manifeste em seu CORPO.
Dizia-me o Apóstolo (José Luis): - Carlos, às vezes você declara CURA e não se manifesta imediatamente. Não espere (quando confessar) “Estou curado” que ali mesmo (se manifeste)… NÃO, digo, pode ser ou não pode ser… e você NÃO pode se decepcionar se não ocorrer. Você DECLAROU e você espera.
(Você diz): - Isto é no tempo de Papai… eu retenho minha confissão.
Ah, e me dizia o Apóstolo (José Luis): - E também penso do outro lado: E se Deus não quiser… e se chegou meu tempo (de partir do corpo)… Alô!
Sim, porque, por mais que você CONFESSE, chegou a hora, chegou. Porém, um maduro diz: - Bom, eu retenho minha CONFISSÃO e estou CURADO, mas também vivo no decreto.
Olhe, há que estar MORTO para dizer isso… (para “morrer” há que estar MORTO; porque se você estiver VIVO, a morte não será fácil, mas se estás morto diz): - Tranqüilo, entre na NUVEM de TESTEMUNHAS (se for o tempo).
O que quero lhe dizer é que quando entras em FÉ não é de um só pensamento, você dá lugar ao DECRETO.
(Por isso, o maduro diz): - Bom, algum propósito há, tranqüilo, eu sei que já estou curado…
Você sustenta (a confissão), o “menino (em Cristo, diz): - O que está acontecendo que não me responde, venho confessando e ainda estou enfermo”...!
Não, tranqüilo, você sustenta a CONFISSÃO, e um dia, o dia que você menos esperar, de repente, está assim (e expressas): - Adeus, mas… o que aconteceu?
Ali mesmo se lhe manifestou (a cura).
Termino com este verso que Papai (Apóstolo José Luis) nos trouxe: Isaías 33: 24 (…). “Não dirá o morador: Estou enfermo;…” Veja, ESTOU. Estou é uma po-si-ção.
(É como dizer): - ESTOU abençoado com todas as bênçãos, é uma posição. ESTOU morto ao pecado; pois chegaria um povo – disse Isaías - que NÃO dirá: Estou enfermo. – Quantos são os que NÃO dizem ESTOU enfermo? Somos esse povo? Não dizemos isso… E o que é que DIZEMOS?
- Isto é uma LEVE tribulação momentânea, eu ESTOU curado, NÃO estou enfermo.
O médico disse que estou, mas eu NÃO recebo: isso é temporário. A vida de Jesus se manifesta em meu corpo mortal, e em tua MENTE você caminha em SAÚDE; ainda que em teu corpo esteja sofrendo sintomas – como você não o serve com o corpo, você serve a Deus com MENTE – em sua mente você tem certeza de que está CURADO e que a VIDA de Jesus se manifesta em teu corpo mortal.
Ponha-se de pé igreja, e diga: ESTOU CURADO.
(Diga a quem está do seu lado): ESTOU CURADO E NÃO VIVO POR OBRAS, VIVO POR FÉ.
Assim é que nos curamos aqui. Veja, assim nos curamos, assim prosperamos. Tudo o que você necessita, veja, é com a MENTE e você fala… ah, e não tem que gritar: - Ayyyyyyy… estou curadoooo…
Não, (tranqüilinho, com domínio próprio você diz): - Estou curado.
Ah e não tem que orar muitas vezes (expressando): - Ore por mim irmão, agora, ore você por mim irmão, ore você por mim… porque quanto mais orar, mais poder…
Nãoooo… (Você agora só deve confessar): - Digo que estou CURADO… E já.
Porque essa palavra tem PODER…
Declaro que você é um ABENÇOADO com todas as bênçãos, boa noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário