Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Bem, hoje, por instruções de nosso Apóstolo, temos um tema sumamente interessante, é a segunda parte do tema que ele começou a desenvolver na Quarta-feira passada. O tema: “A Vida do Espírito Parte II”.

Carta do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 8, versos 5. Vamos neste primeiro ponto estar falando de: Os que são da carne.

Romanos, capítulo 8, verso 5. Todos encontraram? “Porque os que são da carne pensam nas coisas da carne; mas, os que são do Espírito, nas coisas do Espirito”.

O Apóstolo dizia: Note a expressão característica dos que são da carne. Os que são da carne se caracterizam por, fazer? Por pensar nas coisas da carne. Não é fazer.

O Apóstolo nos dizia: Ainda que seja um escolhido, se não está iluminado é da carne, opera em coisas da carne; ainda que seja um escolhido. O que faz a diferença em um escolhido é seu entendimento. Então, ainda que seja um escolhido, se ele pensa nas coisas da carne, está dando evidência de que não é iluminado.

Por exemplo, notemos no capitulo anterior; Romanos, capítulo 7, verso 5. “Porque enquanto estávamos na carne, as paixões pecaminosas que eram pela lei operavam em nossos membros dando fruto para morte”.

O Apóstolo dizia: -Note, como Paulo se inclui dentro desse grupo. Mas, ele faz uma ressalva: Enquanto estávamos... Aonde? Então, cabe outra pergunta: -Mas, Paulo, e onde você está agora?

Quando Paulo, que é onde nosso Apóstolo quer edificar hoje, utiliza esse termo “pensam na carne”, está falando de um estado mental naqueles que utilizam a carne como um meio de agradar a Deus. E toda pessoa que utiliza a carne como um meio de agradar a Deus, não pode lhe agradar, é impossível.

Agora, está falando de um estado mental, não de um estado físico, em termos de ação: Enquanto estávamos na carne. Então, Paulo, o que era? Um legalista. Paulo era um conhecedor da circuncisão, guardava a circuncisão. E nesse exercício, ele estava em um estado mental de servir ao Senhor, com quê? Com o Espírito? Não, com a carne. Agora, isso possuía umas implicações.

Por exemplo, o Apóstolo dizia: Quando você vê a uma pessoa orando muito, jejuando muito, se batizando, pode ser um dizimista, que dá muito dízimo, note que não agrada a Deus por estar servindo a Deus na carne. Uma pessoa que serve a Deus na carne, simplesmente, o que faz é que com seu corpo tratar de agradar ao Senhor. E com sua carne, você não pode agradar ao Senhor, isso é um estado mental.

Note o que Paulo dizia: -Os que pensam em quê? Nas coisas da carne. E o que são coisas da carne? Batismo, é coisa da carne. Jejuar, é coisa da carne. Ajoelhar-se, é coisa da carne. Ungir com óleo, isso é coisa da carne.

Então, os que pensam nas coisas da carne, não podem agradar ao Senhor. Pensar nas coisas da carne não é uma ação física, isso começa na mente como um meio de serviço ao Senhor.

Por exemplo, quantos de nós têm familiares que amam ao Senhor? Todos nós, temos familiares que amam ao Senhor. Mas, por quê não se dão conosco? Porque quando eles servem ao Senhor, servem com a carne. O que significa isso? Que em sua mente, eles dizem: -Se eu jejuo, com esse jejum, eu agrado ao Senhor. Se eu oro duas horas, com essa oração, eu agrado ao Senhor. Se eu unjo com óleo pelas noites, os demônios não entram.

Em si, em sua mente eles pensam nas obras da carne. E nenhuma pessoa que pense em obras da carne pode agradar a Deus, é impossível. O Apóstolo dizia: -Isso é como colocar diesel a um veículo de gasolina comum-. Explode. Não podes caminhar, não pode funcionar.

Veja outro exemplo em Romanos, capítulo 8, no verso 8. Todos encontraram? “E os que vivem segundo a carne não...”. Quê? “Não podem agradar a Deus”.

O Apóstolo dizia: -Isto não é um mau comportamento, senão, uma forma de pensar-. Ou seja, não é uma conduta, é uma forma de pensamento.

Bem, o verso que lemos anteriormente, o verso 5. Vamos repassar novamente. Diz: “Porque os que são da carne pensam…”. Em quê? Então, aonde começa tudo? No pensamento.

E esse pensamento, logo, você o leva ao verso 8. “E os que vivem...”. Uma vez que você pensa, e você diz: -Não, com esta forma de serviço, eu vou agradar a Deus. Então, agora Paulo te diz: “E os que vivem segundo, esse pensamento, não podem agradar a Deus”.

É impossível agradar a Deus, porque está vivendo em carne, está pensando em carne e por conseguinte, vivem em carne. E isso não tem a ver com o resultado de uma conduta.

-Pastor, quer dizer que se eu sou um abençoado, entendido, e em minha conduta me porto mal, eu posso estar agradando a Deus? Ou seja, Deus não me imputa a maldade, nem pecado? Não, Deus, a você não imputa pecado. Você sabe por quê? Porque já lançou fora o corpo pecaminoso carnal na circuncisão de Jesus Cristo.

Ou seja, você pode ser um abençoado iluminado, e ser encontrado em uma ação de carne, e agradar a Deus. E você pode ser uma pessoa bem decente que ama a Jesus Cristo, mas, que em seu pensamento você diz: -Se eu jejuo, com isto vou agradar ao Senhor-. E não está lha agradando. ALÔ! Porque você está utilizando o pensamento de obrar como um meio de se acercar ao Senhor, e isso é impossível. Que problema, ah?

Diz que não podem agradar a Deus. Você sabe como estão todas as religiões em todas as partes do mundo vivendo dessa maneira? Pensando e vivendo segundo a carne. Tudo começa na mente. Mas, imagine, se você pudesse agradar a ele por meio de uma conduta, sabe o que implica isso? Que então, a salvação é por obras. E a salvação não é por obras.

O Apóstolo nos deixou umas palavras científicas que eu gostaria de compartilhá-las com vocês literalmente.

Veja, a primeira delas: “O problema dos apóstolos era que serviam a Deus na carne. Ou seja, a forma de serviço deles para se aproximarem de Deus como meio de justificação própria, era por obras. Portanto, eles não podiam agradar ao Senhor”.

E todo o sistema religioso que imita a eles, como vai estar ante ao Senhor? Da mesma maneira.

Segundo: “Pensar nas coisas da carne e fazer as coisas da carne são duas coisas diferentes. Você pode pensar em termos religiosos, nas obras da carne e não estar agradando a ele. Mas, você pode ser encontrado em uma obra da carne, mas, porquanto você não utiliza a carne como um meio de justificação, você pode ser encontrado agradando a ele”.

Você pode agradar no aspecto em que você entende que ele já tirou o pecado. E ainda que você seja encontrado em uma falha de carne, como você entende que não há pecado, agrada a ele que você entenda que não há pecado. Ainda que seja encontrado em uma obra de carne. Mas, você pode em tua mente dizer: -Com este jejum, eu vou me aproximar a agradar ao Senhor. E o Senhor te diz: -Não me agrada, por melhor que você se porte em tua carne, como um meio de justificação própria.

Você diz: -Vou me portar bem para chegar. E o Senhor diz: -Não gosto. Porque estás utilizando tua obra como um meio de se aproximar ao Senhor. E por meio da lei, das obras, ninguém pode se justificar ante sua presença. Eu me fiz entender?

Quarto ponto: “Quando pensas na carne te vês desejando chegar ao céu. Uma pessoa que pensa na carne, se vê com um desejo de chegar ao céu. Mas, quando você pensa no Espírito, você se vê desfrutando dos lugares celestiais”.

Cinco: “Quando vês na carne, vês a José Luis De Jesús. Mas, quando andas no Espírito, você vê ao Apóstolo e Sumo Sacerdote de nossa confissão, Jesus Cristo”. (Aplausos).

Olhe, isso é como você por anos estar escutando esta ciência, então, você fecha os olhos e começas a dizer: -Ah, que palavra preciosa essa que Deus está me falando. Olhe, abençoado, predestinado, escolhido-, e o lê. –Esse é Deus mesmo me falando, rapaz. Deus mesmo falando a mim: Passado de morte a vida. Mmm! O diabo destruído, isso é Deus me falando. E eu não via isto, rapaz. Não, não, eu era um legalista, mas Deus me falou, me iluminou os olhos de meu entendimento. Hoje reino em vida.

Você sabe qual é o problema? Quando você abre os olhos e escutas de onde veio essa voz. Você não tinha problemas, enquanto você tinha os olhos fechados e escutavas a trombeta. Dizias: -Ah, que lindo está isto, rapaz. Abençoado com todas as bênçãos. Esse é o próprio Deus-. Mas, quando você abriu os olhos, viu a José Luis. –Ah, eu pensava que era Deus. ALÔ! Pegou o “cotte” (corte)?

Sim, você sabe qual é o problema das pessoas? Quando abrem os olhos e vêem o véu, e não atravessam o véu. Mas, enquanto você escutava a mensagem, você dizia: -Esse é o próprio Deus, e está escrito. Eu recebo. Assim é-. Mas, quando você abre os olhos, dizes: -Ah, mas, eu pensava que era Deus. O que acontece é...

Mas, o que Deus necessitava para falar? Uma boca. Deus necessita de uma boca para falar. E, para ele poder falar aqui na terra, o que ele necessita? Um corpo. Deus não fala sem corpo. Nesta dispensação, onde existe tempo e espaço, Deus que estabeleceu umas leis, que os espíritos não podem andar caminhando por aí soltos e “realengos”(desgovernados). Há leis estabelecidas que ele mesmo pôs nesta terra para um espírito poder estar e se manifestar com matéria, tempo e espaço necessita de um corpo. ALÔ! Quando você anda no Espírito, você diz: É Deus; quando andas na carne, dizes: Ah, é José Luis. Diga: ABA, agora.

Vamos ao segundo ponto: Os benefícios dos iluminados.

Romanos, capítulo 8, verso 26. Vamos ver os benefícios de uma pessoa que já foi iluminada, por conseguinte anda no Espírito. O que é andar no Espírito? Pois, pensar nas coisas do Espírito. O que é pensar nas coisas do Espírito? Andar de joelhos? Não, porque joelho é carne. Ë colocar as palavras do Espírito, o evangelho em tua mente. Se quem obra em carne começa pensando nas obras da carne, então, aquele que anda no Espírito, como começa? Pensando nas coisas do Espírito. Então, caminhar no Espírito é pensar o evangelho, colocá-lo em tua cabeça e eventualmente, lançá-lo por tua boca.

Veja os benefícios, verso 26. “E de igual maneira, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza; pois não sabemos pedir como convém, porém, o proprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

O Apóstolo dizia: -Olhe, quando você anda no Espírito, que você possui a palavra em tua boca, você pensa no Espírito, pensa no evangelho, o expõe por tua boca, o próprio Espírito está comprometido em interceder por ti, em te cobrir, em te guardar.

Isso é um benefício de andar no Espírito. O próprio Espírito que está em ti, o que se une ao Senhor, entenda-se então, o próprio Espírito, cobertura de nosso Pai, de nosso Apóstolo que está em nós, ele mesmo nos cobre, nos guarda e nos dirige.

Porém, então, havia um segundo benefício. O Apóstolo dizia, mostrando o verso 28. Quando o Espírito, então, não nos cobre, há propósito, e dentro desses propósitos se aplica o verso 28. “E sabemos que aos que amam a Deus, algumas cosas…”. Quantas? São todas aquelas que o Espírito não te cobriu. Quando o Espírito não te cobre, todo o demais te ajuda para bem. Porque há ensino e formação para tua vida.

“E sabemos que aos que amam a Deus, todas as coisas lhes ajudam para bem, isto é, aos que conforme a seu propósito são chamados”. Olhe, isso é um tipo de benefício. Quer dizer que nos convém andar em Espírito? Convém caminhar no Espírito, entenda-se, com o evangelho em nosso pensamento, em nossos lábios; porque isso é o que vai ativar o benefício para nós.

Veja o verso 31. Outro benefício dos iluminados: “Que, pois, diremos a isto? Se Deus é por nós...”. Olhe, mas é por nós, se o Espírito intercedeu ou se nos obra para bem, segue sendo Deus.

“Se Deus é por nós, quem será contra nós? Ele, que não poupou nem a seu próprio Filho, senão, que o entregou por todos nós, como não nos dará também...”. Com quem? Quantas coisas? “Todas as coisas? Quem acusará aos escolhidos de Deus? Olhe, aos escolhidos de quem?

Deus é quem justifica. Quem te condenará? Cristo foi quem morreu; mais ainda, o que ressuscitou, e que além do mais está à destra de Deus”. Não é que está no “troninho”. Destra de Deus o que significa é: máxima autoridade. Isso é o que significa destra.

“Quem também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo ou espada? Como está escrito: Por causa de ti somos mortos todo o tempo; somos contados como ovelhas para o matadouro”.

“Antes, em todas estas coisas somos, vencedores…”. Somos o quê? Por quê “mais que vencedores?”. Porque ele pagou o preço e nós recebemos os benefícios. Ele morreu e ressuscitou, e dois mil anos depois, agora estamos nós reinando em vida, completos, mortos ao pecado, e não fizemos nada. “Antes, em todas estas coisas, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou”.

E aqui está nossa segurança: “Pelo qual estou seguro de que nem a morte...”. Olhe, a morte é tua. Ou seja, se vais embora, vá, porque a morte é tua. Mas, a vida também é tua e é mais excelente.

Veja, “Nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem potestades, nem o presente, nem o porvir”. Há pessoas que sempre estão atentas: -Não, mas, é que as coisas estão más. Esqueça. O quê? Mas, se o que vem é melhor e é teu também.

“Nem o presente, nem o porvir”. –Pastor, é que você não sabe pelo que estou passando-. Tranqüilo, Bobby. O que estás passando em tua terapia para ti e é boa, se caminhas no Espírito. Se caminhas em carne, não. Vais ver que se está caindo o mundo. Mas, se andas no Espírito, essa coisa “preta e feia” que se vê, é o melhor que está para ti porque é tua. Mas, o futuro, o porvir, ainda é melhor e é teu também. (Aplausos). Digo, se andas no Espírito.

Olhe, “Nem o presente, nem o porvir, nem o alto, nem o profundo, nem nenhuma outra coisa criada poderá nos separar do amor de Deus, que é em nosso Apóstolo, Senhor nosso”. Ha! Ha! Ha (Aplausos).

Você tem que confessar isso. Tens que confessar isso e confessar sem medo, porque até agora não vimos alguém que se separe do Apóstolo e que as coisas lhe vão bem. Todo aquele que se separa do Apóstolo vai mal. ALÔ! Digo, isto é para os iluminados, os que andam no Espírito. E de fato, é um privilégio maravilhoso ser iluminado.

Veja o que diz Efésios, capítulo 1, verso 18. “Iluminando os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual é a esperança a que ele vos chamou, e quais as riquezas da glória de sua herança nos santos, e qual a supereminente grandeza de seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação do poder de sua força, a qual operou em Cristo, ressussitando-o dos mortos e assentando-o a sua destra...”. Aonde? Aonde?

E então, depois, Paulo escreve (Efésios 2:6): “E nos fez assentar...”. Com quem? “Juntamente com ele nos lugares celestiais”.

Então, quando uma pessoa anda na carne, você a vê com o desejo de um dia chegar ao paraíso. –Não, eu sei que no além vai ser uma glória tremenda. E mais, rápido Senhor. Vem. Leva-nos daqui-, a doutrina do escapismo. –Quero sair daqui. As coisas estão tão más e eu estou tão... Bip! Que o que eu quero é que você avance e venha e me tire desta terra.

Você sabe por quê? Porque ele está caminhando na carne. Mas, quando você caminha no Espírito, e seus olhos estão iluminados, você entende as riquezas da glória de sua herança nos santos. E então, você compreende que ele o fez assentar nos lugares celestiais juntamente com ele, e você não tem que ir ao paraíso, quando está com ele assentado aqui em lugares celestiais. Que paraíso, que nada, se no paraíso estão escutando o que se diz aqui embaixo. (Aplausos).

-Eu quero ir ao paraíso. Para quê? Para que quando chegues lá em cima se inteirar de que Deus está aqui embaixo? Você sabe o que é isso? –Não, cheguei à nuvem, rapaz, estou ali com toda a nuvem de testemunhas-. E então, você vê a todos os que estão ali atentos à terra. –O que se passou lá embaixo? –Olhe, Mas, e você não veio de lá? Você não acaba de ficar enteirado de que ele está assentado juntamente com a igreja nos lugares celestiais? (Aplausos).

Por isso é que é nuvem de testemunhas, não vê que eles o que fazem é aprender as instruções de nosso Pai aqui na terra?

O Apóstolo nos dava um exemplo de duas mulheres, dois pactos: uma escrava, uma livre; uma da carne, e outra da promessa.

Vamos ver isso em Gálatas, capítulo 4, verso 21. No evangelho, carta do apóstolo Paulo aos Gálatas, capítulo 4, verso 21. “Dizei-me, os que quereis estar sob a lei, ou sob a carne: não haveis ouvido a lei? Porque está escrito que Abraão teve dois filhos; um da escrava, o outro da...”. Quem? Escrava e livre. “Mas, o da escrava nasceu segundo, o espírito…”. Segundo o quê? “A carne; mas o da livre, pela promessa. O qual é...”. Quê? “Uma alegoria, pois estas mulheres são os dois...”. Quê? “Dois pactos”. Um de carne e outro de espírito.

“Um provém do monte Sinai, o qual dá filhos para, liberdade, para escravidão; este é Agar. Porque Agar é o monte Sinai na Arábia...”. E o que se deu no Monte Sinai? A lei. Esse é o pacto da escravidão, o pacto de carne. E produz filhos para quê? Quer dizer que todo aquele que vive de acordo com a lei, entenda-se, de acordo à carne, que pensa, vive, o que pensa é de carne, está em quê? Em escravidão. Todo aquele que cumpre a Moisés anda em escravidão.

“Mas a Jerusalém de cima, a qual é mãe de todos nós...”. Ela é o quê? “Livre. Porque está escrito: Regozija-te, oh estéril, tu que não dás a luz; prorrompe em júbilo e clama, tu que não tens dores de parto; porque mais são os filhos da desolada, do que a quem tem marido. Assim que, esta é a aplicação, assim que, irmãos, nós, como Isaque, somos filhos de...”. Quem? Diga: EU SOU FILHO DA PROMESSA.

“Mas, como então o que havia nascido segundo a carne perseguia ao que havia nascido segundo o Espírito, assim também agora”. Você é perseguido pelo que confessa? Se te perseguem é porque você é do Espírito. E você sabe quem é que te persegue? Filhos de escravidão. Filhos que andam em carne. Que pensam e vivem em carne. Esses são os que perseguem a nosso Apóstolo, a este ministério. Porque alguém que é filho e que anda no Espírito não nos persegue, ao contrário, se submete e se une a esta ciência, porque é um iluminado.

Não está vendo que o escravo fica com raiva? –Olhe, eu aqui pagando o preço. Rapaz, eu jejuo 7 dias por semana. Eu faço vigília até as 3 da manhã, até a quarta, a quinta e a sexta vigília. E eu visito todos os hospitais, e eu levo panfletos, e eu, sabe? Unjo-me com óleo. E eu entro na corrente de oração, e eu faço muitos terços. Todos os dias, às 5 da manha, eu me levanto: Pai nosso que estás nos céus, e Ave Maria, mãe de Deus rogai por nós. E eu, sabe? Banho-me e ponho “Arrasa con to, e echa pa’cá, y vete para allá”.(como banho de sal grosso...). E eu faço uma série de rudimentos e de ritos. Eu castigo meu corpo. Eu acendo velinhas.

E agora vem esta gente, abençoados, e a dizer que com uma oferta sem fazer nada estão feitos perfeitos para sempre. Sabe o que é isso? (Aplausos). Isso tem que ser do diabo. Eu aqui pagando o preço, e eles dizendo: -Não, tudo obra para bem. Somos mais que vencedores. Você sabe por quê? Porque eles invejam a liberdade que eles vêem naqueles que andam no Espírito. Sabe por quê? Porque eles estão encarcerados. ALÔ! Olhe, estamos lendo em espanhol?

Diz, verso 28. “Assim que irmãos, nós, como Isaque, somos filhos da promessa. Mas, como então, aquele que havia nascido segundo a carne perseguia ao que havia nascido segundo o Espírito, assim também agora. Mas, o que diz a Escritura? Lança fora a escrava e a seu filho, porque não herdará o filho da escrava com o filho da livre. De maneira, irmãos, que não somos filhos da escrava, senão, da livre. De maneira, irmãos, que não somos filhos da escrava, senão, da livre”.

Diga: EU SOU FILHO DA LIVRE. Somos da livre. (Aplausos).

Como você conhece uma pessoa que é filho de Agar, que está escravo? Quer ver em Tiago? Veja, Tiago, capítulo 2, verso 24. Vamos a Tiaguinho. “Vós vedes, pois, que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé”.

Justificado por quê? Pelas obras? Mas, os que vivem de acordo à carne, podem agradar-lhe? Não podem? Então, Tiago, estava agradando ao Senhor? Não, porque ele vivia de acordo às obras da carne.

Agora, o que diz Paulo com respeito a este princípio. Veja, Romanos, 3:28. Porque aqui o que Tiago está falando é de obras, de carne, por conseguinte, de escravidão.

Agora, veja o que diz Paulo em Romanos, 3:28. “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”. Então, o que Paulo está falando é que aquele que anda no Espírito, anda em fé e se anda em fé, anda na liberdade gloriosa dos filhos do Senhor.

O Apóstolo dava outro exemplo: Os gálatas começaram andando no Espírito, mas, um dia chegaram os apóstolos com sua influência, e suas doutrinas, e os arrastaram até escravizá-los. E Paulo teve que lhes dizer: -Gálatas, “zánganos”-.(bobos). É a traduçao “boricua”(natural de Porto Rico). –Gálatas, estúpidos, quem vos enfeitiçou? Depois de haver começado no Espírito, vão terminar agora na carne?

O Apóstolo dizia: Os que se vão, podem terminar como os filhos de Agar, em escravidão. E de fato, temos visto aqui. Toda pessoa que se separou, desligado desta fonte, caiu em escravidão, caiu nas obras da carne, e não está reinando, ainda que diga: Reino em vida. MENTIROSO! Não reina em vida. Sem esta ciêcia, você não pode reinar em vida. Está fora de cobertura.

Concluímos com Romanos, 7:6. “Mas, agora estamos livres da lei, por estarmos mortos para aquela a que estávamos sujeitos, de modo que sirvamos debaixo do regime novo do Espírito e não sob o regime velho da letra, ou da carne”.

Olhe, diga: EU NÃO SOU DA CARNE. Somos de um regime, um governo novo, o do Espírito. Se você está nesse regime, quer dizer que você é livre, quer dizer que tudo te resulta para bem, quer dizer que você pensa no Espírito, você fala do Espírito, e por conseguinte, os benefícios desta grande cobertura te acompanham. ALÔ! (Aplausos).

Olhe, você se atreve a receber a palavra? Diga: EU SOU DO ESPÍRITO. SOU DA LIVRE E, PORTANTO, EU ANDO EM LIBERDADE E ESTOU PROSPERO, E ESTOU CURADO, E TUDO ME OBRA PARA BEM. ANDO EM LIMPA CONSCIÊNCIA, ANDO EM PROSPERIDADE, EM SAÚDE, SOU ABENÇOADO, SOU ESCOLHIDO. TENHO ANJOS, E NINGUÉM, NINGUÉM, PODE SE METER COMIGO, PORQUE MEU ANJO ME PROTEGE, ME CUIDA, ME SANA, ME DISCIPLINA, ME GUARDA, ME EDUCA, ME CONDUZ DE GLÓRIA EM GLÓRIA, E EU RECEBO E CREIO. E AMANHÃ VAI SER MELHOR. O MELHOR ESTÁ POR CHEGAR.

Diga a quem está a teu lado: O MELHOR ESTÁ POR CHEGAR, ABENÇOADO. NÃO TE CONFORMES, NÃO TE CONFORMES A ESTE SÉCULO. O MELHOR ESTÁ POR CHEGAR.

Nenhum comentário: