Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Gálatas, capítulo 4, verso 16. Vamos ver o que o Espírito de graça tem para nós nesta noite. Livro aos gálatas, esta é uma igreja que Paulo começou quando perdeu uma viagem por causa de uma enfermidade que tinha nos olhos. Parece que a visão que teve lhe queimou a vista. Esse Paulo teve uma visão tremenda, ah? No caminho a Damasco o impacto daquela luz afetou os olhos por um tempo e saíam como umas escaminhas, umas coisinhas assim que tinha que não podia escrever legível. Mas, ele começou esta igreja, e logo passaram os da circuncisão e deram uma viagem por lá e estragaram a aquela congregação. Porque Paulo não estraga nada, Paulo conserta as coisas. Mas o problema era os que vinham depois. Então, ele se expressa desta forma.
Veja como diz no verso 16 de Gálatas, capítulo 4. Diz. Eu disse 16? Ah, vá. Sim, sim. É o 19, me perdoem, sim? Ainda que podemos ler do 16 em diante. Olhe, sim, vamos lê-lo desde o 16. isso é, olhe. “Fiz-me, pois, vosso inimigo, por dizer-lhes a verdade? Têm zelo por vós, mas não para bem, senão, que querem apartar-vos de nós para que vós tenhais zelo por eles. Bom é mostrar zelo no bem sempre, e não somente quando estou presente convosco. Filhinhos meus, por quem volto a sofrer dores de parto, até que Moisés seja formado em vós”.
O que é que a mensagem de Paulo faz? Forma o quê? E o que acontece se formam a Cristo por dentro em você? Digo, se a ti, te formam a Cristo por dentro, o que você é? Um Cristo. Qual era a meta de Paulo? Formar a quê? Olhe, estas palestras que eu estou dando parecem umas palestras... Alguém poderia dizer: Mas, por quê não fala dos problemas que estão acontecendo agora mesmo? As lutas, as pessoas que estão se matando, as pessoas que estão usando drogas...? O tema muda. Não! Não podemos mudar o tema, abençoado. Porque este tema tem um propósito: Vão formando a Cristo em tua vida.
Por isso é que se formamos a Cristo não tem que te proibir nada, porque Cristo em ti diz: Isso não. Isto sim. Por isso é que no evangelho não se pode proibir. Por isso foi que Paulo disse: Olhe, a mim todas as coisas me são lícitas. Eu posso fazer tudo. Pois certamente que sim, se Cristo estava formado nele... Agora, imagine você, se Cristo é formado em ti, tem que orar por ti para saúde? Quem ora por ti? Tu mesmo. Se, estão formando a Cristo em ti! Olhe, você sabe que a meta de Deus é: Cada semente dá fruto por seu gênero. Verdade? A manga dá manga e assim por diante, o milho dá milho, pois, Cristo dá cristos. Porque Cristo mora em ti!
Agora, o problema é que a igreja está cheia de crentes sem serem formados. Deformados. Igrejas cheias de crentes, olhe, e louvam a Deus e gritam: Aleluia! Alegram-se e você jura que isso é o mais espiritual que há. Porém, Cristo não está formado. Porque para formar a Cristo, tem que te falar como eu estou te falando. Não se pode gritar muito. Tem que te explicar detidamente para que o teu entendimento vá sendo o quê? Formado. Para você formar algo, precisa dar tempo. Você não forma algo gritando: Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Não, porque, imagine você. Cristo não é formado em você. Tem que pegar a tua mente e te pôr a pensar para formar.
Olhe, você sabe o que é formar a Cristo? Você sabe por quê Deus deu a Paulo uma mensagem que forma a Cristo? Porque se não formamos a Cristo dentro de ti, a carne vai ganhar a peleja. Você não está vendo que a força humana e a sabedoria humana não vão te ajudar? E você é uma pessoa que está em debilidade. E a meta de Cristo é que você seja bem débil em carne e bem forte por dentro. Imagine você, Cristo formado aí, e você um débil em carne. E então, como você é débil em carne, não se jacta, senão, que com humildade... Ah, e és humilde, se torna humilde e és carinhoso com os irmãos. E ao que você vê em debilidade, o conhecimento de Cristo, evita que você o critique. Porque como Cristo foi formado e Cristo tem misericórdia pelos demais. ALÔ! Você está me ouvindo? Então, não tem que pedir a você e nem gritar contigo; Comporte-se bem. Não, mas, se Cristo está aí... Como é que você vai dizer a Cristo que se comporte bem?
Você sabe, que a mensagem de Paulo era, olhe, diz: “Filhinhos meus, por quem volto a sofrer dores de parto, até que, olhe, até que Cristo seja formado em vós”. Ou seja, que eram filhinhos, os gálatas eram filhinhos, mas Cristo não estava formado. É como uma mãe que dá à luz uma criança e a criança não é formada. E a mãe quer que fale, e a criança não fala. E a mãe quer que aprenda e a criança não aprende, e então, a mãe quer formar esse filho e não pode, porque está enfermo. Mas, é seu filho, e então, Paulo diz: Olhem, eu sou como um pai e como uma mãe para a igreja. Eu quis formar a Cristo em vós.
Agora, eu vou lhes fazer uma pergunta. Olhe, preste atenção, porque estamos falando do Mistério da Iniqüidade. Isto nunca, isto é um tipo de aula universitária que eu estou te dando. Isto nunca havia sido dito em 2000 anos. Ouça isto. O que é o que impede? O que é que evita que Cristo seja formado em ti? Alguém pode dizer: O diabo. Não. Alguém pode dizer: Deixar de orar. Deixar de ler a Bíblia, (tem que lê-la muito, em graça). Que estão me vigiando, irmãos inimigos meus. Não. O ingrediente mais perigoso, olhe isto, o ingrediente mais perigoso foi algo que foi útil antes e agora não é útil.
Gálatas, estamos em Gálatas, capítulo 2, verso 14, veja o que diz. Prepare-se porque esta é uma mensagem, olhe, que podem até tratar de me matar, o que eu vou te dizer agora. Assim de tão sério que é esta mensagem que estamos falando nesta noite. Veja o que diz, verso 14, “Mas quando vi que não andavam retamente conforme à verdade do evangelho, disse a Pedro diante de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por quê obrigas aos gentios a...” Quê? Então, o teu pior inimigo é o judaísmo. Ai, Pai! Senhor! Mas, se Paulo foi judeu. Por isso é que Paulo servia a Deus contra a lei, porque a lei era o que evitava que Cristo fosse formado em ti. Algo que era bom. Isso era o que havia que cumprir antes, a lei de Moisés.
Esse é o problema dos apóstolos, que os apóstolos viram a Cristo caminhando obedecendo a Moisés. Porque Cristo teve que caminhar na lei, porque ninguém havia podido cumprir a lei. Então, Cristo veio morrer para pôr fim à lei para tirar o judaísmo e estabelecer o cristianismo. Então, com graça Cristo é formado em ti, mas se você se mete em judaísmo, que é o que Pedro fazia... Por isso é que Paulo disse a ele: Pedro, tu estás de condenar. Como é que você vai meter a Moisés aos gentios? Se isso é exatamente... Por isso é que está sofrendo dores de parto. Este é o contexto do capítulo 4, que acabamos de ler.
Apóstolo, então, algo que era bom antes, agora não serve? Você não vê que a lei introduziu para que o pecado abundasse, então, se te metemos lei aumenta a debilidade, o judaísmo. Você sabe que a mim me dá pena dos grupos Messiânicos Cristãos, porque eles aceitaram o Messias, porém então, seguem, com Moisés. Então, Cristo não é formado neles, Cristo não lhes é de proveito.
Veja o que diz Gálatas, capítulo 5, verso 2. O que Paulo está atacando aqui como epidemia para um crente é o judaísmo. Veja o que diz o capítulo 5, verso 2. Diz: “Eis aqui, eu Paulo vos digo que se vos circuncidais, de nada...” Quê? E veja como diz: “E outra vez testifico a todo homem que se circuncida, que está obrigado a guardar...” Quê? “Toda a lei”. Verso 4, “De Cristo vos desligastes, os que pela lei vos justificais; da graça...” Quê? E então, o que é que acontecia a estes crentes? Que Paulo sofria dores de parto até que Cristo fosse formado. Por quê? Porque os apóstolos de Jesus Cristo lhe venderam, lhe apresentaram um evangelho de obras. Então, Paulo disse: Olhem, eu vou lhes dizer uma coisa, vocês estão em Cristo, mas, se vocês se circuncidam, então, de nada te serve Cristo. Você não está vendo que Cristo é uma ciência, isto é uma ciência que Deus usou. Deus deu a lei primeiro, mas, a lei não era o coração de Deus, diz que a lei foi acrescentada.
A mim me dá pena dos judeus, porque eles representaram esse pacto. E eu não tenho nada contra os judeus, mas, contra o judaísmo sim. Isso não serve, isso faz com que você seja um cristão deformado. E você sabe quantas pessoas há guardando o sábado hoje? Cristãos guardando o sábado. Cristãos observando a lei. Cristãos jejuando e repreendendo e fazendo tudo isso. Estão deformados. Por isso, você vê que nas famílias cristãs de hoje, você vê uns problemas tremendos. E diz: E qual é o problema dessa família? Pois, é que o esposo não vai à igreja, e a esposa vai, e os filhos não querem ir, e há um problema nessa casa. Pois certamente, não vê que lhe estão vendendo um produto que não lhes pertence? Está fazendo mal a eles.
Olhe, esta igreja da Galácia sofreu muitíssimo pelas hipocrisias. E mais, Paulo disse que eram tão maus, que vinham espiar a nossa liberdade. Por isso, você vê que a nós, nos criticam como libertinos. Você já notou? Porque esse é o mesmo espírito que eles têm, o espírito de lei. Oh sim, eles dizem: Não, essas pessoas não oram. E o que foi que eu fiz quando comecei aqui? Orando? O que acontece é que eu oro diferente, eu oro em ação de graças. Eu não oro pedindo. Não, porque como Cristo está formado em mim, eu digo: Graças Pai, porque tudo está bem. Vou eu agora me colocar a pedir? (Aplausos).
As pessoas confundiram o cristianismo com uma reunião para pedir, ou seja, as pessoas vão à igreja para pedir: Senhor, e dá-me isto. E Senhor, olhe, ajuda-me nisto. Senhor, olhe, e livra a Panchito, e livra a Paquita, e livra a Teresinha. Olhe, deixe de estar orando assim. O que você tem que fazer é formar a Cristo nos crentes, e logo não tem que orar mais por eles, se eles estão completos: “É Cristo em vós, a esperança de glória”. (Aplausos).
Por aí te dizem: Olhe, você tem que buscar muito a Deus. Tem que buscar a Deus. Olhe, tem que orar. Vigia, vigia porque o diabo está te vigiando. Rapaz, uma pessoa que tem a Cristo formado, mesmo se o diabo ainda existisse nem lhe preocupava, se ele é um Cristo. Você não está prestando atenção que se os problemas do mundo, que os problemas de lá... Essas pessoas o que precisam é que Cristo seja formado na mente delas. Os crentes de hoje não são formados. E você os vê que falam. Às vezes na rádio você escuta pessoas: Não, tem que buscar a Deus, porque Deus, que isto, que aquilo. Mas não dizem nada. Olhe, forma-me, não troque de tema. Não, olhe, que é bom buscar a Deus, porque o diabo... Mas, olhe, que o mundo, que são isto, e são aquilo. Então, você diz: Sim, mas forma-me, dá-me formação. Não, não, porque Cristo é bom e para sempre é sua misericórdia, isso eu já sei. Forma-me! Diga-me algo! (Aplausos).
Ou, às vezes dizem: Não, que tem um falso profeta por aí. Pois, diga quem é para que eu possa me cuidar dele. (Aplausos). E você vê essas pessoas que dizem: Que tem que ter cuidado, que olhe, que Cristo vem, porque, ouça as heresias. Formar a Cristo em você é uma heresia? Formar a Cristo em você é uma heresia? Eu sou um falso profeta que busco formar a Cristo em ti com a informação da graça? São crianças. Mas, e por quê então, me vêem como falso? Porque estão deformados. São cristãos mongólicos, que estão deformados. (Aplausos).
Olhe, aquele que me chama de falso tem que estar enfermo, se eu sou uma das pessoas que mais cuida da igreja. Ao contrário, eu tenho um cuidado, como aquela que nutre, como a mamãe, como o papai, velar pela igreja para que não ensine diferente doutrina, senão, que a graça de Deus te conduza passo a passo até que Cristo seja formado em tua vida. (Aplausos).
Olhe, e quando Cristo é formado em você, em seguida sai um sorriso. Olhe, me escreveu um rapaz de Boston e me disse: Olhe Apóstolo! Ah, e não o vi no Seminário de Boston, quer dizer que foi porque ele me viu na televisão. Ele não sabia que eu estava em Boston. Disse-me: Apóstolo olhe, a mim me chegaram uns tipos de provas, mas, eu já vinha assistindo ao programa de televisão, e eu tenho um tipo de vitória... Que se isto me chegasse a acontecer sem este conhecimento, eu não sei o que teria feito. Nelson Paredes que diz: Apóstolo, você sabe, que eu tenho que agasalhar os meus dentes. E eu digo: Por quê? Porque em Nova York faz muito frio e eu sempre estou rindo. Desde que eu conheci a esta palavra, eu sempre, não há nada que me atribule.
É que esta palavra te realiza, imagine você, se é Cristo formado em ti. O que pôde contra Cristo nos dias de sua carne? Rapaz, se até os ventos lhe obedeciam, até os ventos. Você sabe que em Bogotá é frio. Verdade? Quando eu chego lá, o chofer sempre me diz: Eu não sei o que acontece, que quando você chega aqui, em seguida sai o sol, a chuva vai embora. Testemunho dele, não fui eu quem disse a ele, ele mesmo disse isso. (Aplausos). Porque até os ventos nos obedecem. Bem, os ventos obedeciam a Cristo? Diziam: Quem é este que até os ventos lhe obedecem? Quem é este que faz os coxos caminhar? Pois, isso é o que nós estamos fazendo. Olhe, você sabe como é lindo: Formar a Cristo em ti. Olhe, porque se Cristo não é formado em ti, você vai ser um adoentado, sempre as debilidades: Ai irmão, ore por mim que, veja, que eu estou a 20 anos na igreja! E você diz: Vinte anos. E o que aconteceu? É que me deformaram, não estou formado. Pessoas pedindo oração. Às vezes você escuta esses programas de rádio: Olhe irmãos, ore por minha tia, e ora por aquele, e ore... Você não tem visto essas preces que fazem?
Quando uma igreja tem uma doutrina que forma a Cristo nos crentes, essa é uma igreja poderosa, é uma igreja saudável, é uma igreja que caminha com um sorriso, é uma igreja que sabe que o diabo foi destruído, que não tem que estar falando de tanto diabo, diabo e diabo. Você não viu essas pessoas falando do diabo? É uma igreja que entende o pacto. Você não está vendo que é como falar com Cristo? Bem, você fala comigo, e é como falar com Cristo. Você me escuta, e você diz: Olhe, como fala. Eu gosto do que ele diz. E mais,você às vezes diz: Eu sabia que isso era assim. Há pessoas que me escutam, olhe, lá em Massachusetts encontrei um pastor que passou por aqui acidentalmente. Então, teve que ficar aqui em Miami e viu um programa de televisão, um só e nada mais, e disse que o seu véu caiu, e me disse: Rapaz. O problema meu é que eu tinha um falso evangelho. Eu estava com a circuncisão. Tão pronto aquele programa me iluminou entendi todo o problema que eu tinha na igreja.
É que, olhe, o evangelho da circuncisão, o que os apóstolos pregavam é o pior inimigo de Cristo, a circuncisão, judaísmo. Olhe, que pena me dá com os judeus. Sinto dor, porque você sabe, bem, veja como Paulo diz: Olhe, eu lhes dou testemunho. Vamos a Romanos 10 para que você veja. Veja como Paulo fala deles, Romanos 10. Lá em Boston um dos pastores me disse: Apóstolo, eu sempre estou com o “combo”(uma promoção onde se incluem várias coisas no mesmo pacote). E eu disse: Com o combo? O que é isso? Pis, curado, próspero e abençoado. Um combo, verdade? Você sabe que às vezes você vai a um lugar e compra batatinhas, incluídas com tudo: O Combo. Disse-me: O meu é o combo. Está boa essa, verdade/ Dá-me um combo aí. Até os anjos te entendem. Você diz: Anjos, declaro o combo. O anjo diz: Eu já sei o que ele está tratando de dizer. (Aplausos).
Olhe, veja o que diz o verso 1. você tem que ter cuidado, porque há pessoas que, olhe, há pessoas que me escutam e são zelosos por Deus, igualzinho a eles. Veja verso 1 (Romanos 10). “Irmãos, certamente o desejo de meu coração, e minha oração a Deus por Israel, é para salvação. Porque eu lhes dou testemunho de que eles têm zelo de Deus, mas, não conforme a ciência. Porque ignorando a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus; porque o fim da lei é...” Quê? “Para justiça de todo aquele que crê”. Você não está vendo que a lei é o que te deforma? Olhe, Apóstolo, mas isso é um mistério, que Deus dá um pacto e agora não serve.
É assim. Há coisas que são boas. Olhe, a eletricidade é uma bênção. Agora mesmo, este microfone funciona com eletricidade, as luzes, a Internet, a eletricidade é uma bênção. Mas, você pega e põe a língua no receptáculo e o que é bênção, te mata. Olhe, a água é uma bênção. Verdade? Você se banha, se asseia, se fazem mil coisas. Fique dois ou três dias na água para você ver que os poros se abrem, se enchem de água, se inflam, pum, e explodem. A pele se arrebenta. Às vezes as coisas que são boas se convertem em más.
Por isso é que acusavam a Paulo, diziam: Este ensina a servir a Deus contra a lei. Por quê Paulo estava contra a lei? Porque isso é o que te deforma. Isso é o que produziu por 2000 anos, cristãos deformados. Por isso, quando nos escutam, dizem eles: Olhe, há umas doutrinas muito esquisitas por aí. É claro, se esta é a doutrina do coração de Papai Deus, que quer que você seja como Jesus Cristo foi na terra. Você não se conforma com isso? Eu me conformo com ser um Cristo andando aqui na terra. E isso de que eu tenho um corpo de debilidade, que se o revestirem de glória... ALÔ! Mas olhe, não tem que revesti-lo. Ao formar a Cristo em teu interior, você pensa como ele. Você tem uma voz.
Olhe, esta palavra da graça é uma doutrina que vai te agarrando e vai te agarrando e vai te agarrando e vai te formando. Diga: FORMANDO. E você não se dá conta porque é uma informação que você vai recebendo, e de repente, quando você vem a se dar conta no que há em teu homem interior é um crente que nada o move. O irmão Vélez que está por aqui, onde está Vélez? Já foi? Ah não, olhe ele ali. Ele me disse: Estou a 13 anos com você e não tem o que me mova disto. Olhe, que lindo ah? Estou a 13 anos aqui com você, aí, forme. É porque eu sei o que você está pregando. Olhe, terá feito bem esta palavra a Vélez? Fale com ele um momentinho para que você veja.
É que quando esta palavra te agarra, abençoado, te faz feliz. Você sabe o que é você ser feliz? Olhe, e depois te explica tudo. Pega teu passado e te diz: Olhe, aquilo, isto. Lembra disto? Verdade? Assim acontece com você? Olhe, isto. Isto é assim. Isto te colaborou para bem. Não permiti isto, por isto. Rapaz, e começa, e pega a tua vida e a desnuda completinha, e a põe aí a você clarinho, clarinho, clarinho. E você fica novinho, porque todas as tuas perguntas são respondidas. Diga: A GRAÇA É BOA. EU QUERO CRESCER EM GRAÇA. Tenha cuidado com Moisés, rapaz!
Você não vê, olhe, o Mistério da Iniqüidade, Deus acrescentou esse pacto, esse não era o coração de Deus. Diz que a lei foi acrescentada por causa das transgressões. E Paulo diz que é um pacto com defeito. Ah, e você sabe o que Paulo diz? Que se você ler esse pacto, ele te mata. Tem uma especialidade em produzir morte. Por isso você vê famílias cristãs que o que parecem é com mortos. Então, quando lhe cai a lei em cima, que a mulher não pode isto, e não pode ir aqui, e não pode ir à praia, e tudo é proibição, proibição, proibição, proibição, proibição. Bem, é que a lei era isso: Não mates. Não isto. Não aquilo. Não. Não. Não. Proibir. Você se lembra do tema: Proibido proibir? Pois aí não, aí é: É Permitido Proibir. Na lei?
E olhe isto, olhe isto: Todos os grupos cristãos, todos, até este dia, todos estão deformados com a lei de Moisés. Todos. E nós? O que aconteceu, Apóstolo? Pois, que por revelação, a mim me foi declarado este mistério, se não chegasse a ser por isto, porque eu estava deformado também. Eu estava a anos que eu via demônios até nas sombras. Dizia: Hum! Cuidado, te repreendo! E jogava a culpa no diabo por qualquer coisa: Isso é o diabo que está me vigiando. E se um filho meu caía pela escada: Isso é que não jejuei ontem. Isso foi porque não fui ao culto no domingo, aí está, olhe, o carro velho, a transmissão rota. Olhe, e tudo era uma maldição.
Você conhece pessoas assim? Que se passar um gato pela sua frente: Cuidado! Olhe, que hoje é 13 disto, e vivem por números, por sinais. Ou se entra um bicho na casa: Ai Pai! Isso é má sorte, espere. São supersticiosos, estão cheios de superstições, e não vivem tranqüilos. Ah, e pensam que podem se contaminar: Tenha cuidado com aquele, olhe, que, olhe...
Olhe, você sabe, ela tem que crescer como você e como eu, todos temos que crescer, mas quando você ama a alguém, pois, ainda que Cristo te curou, mas você não é quem está experimentando e você diz: Olhe, cuidado. Então, fomos até um médico e então, pois, começou a verificar. E eu disse: Eu não preciso de nada disso, mas veja, por amor a ti, para que você esteja tranqüila, vamos. E você sabe o que aconteceu? Que nos pegaram o exame dos dois e a ela encontraram enferma e a mim, bem. A ela, o médico disse: Não, não, tenho que receitar a você. A ele não, ele não tem nada. ALÔ! CRISTO EM NÓS. (Aplausos).
ALÔ! NÃO ENCONTROU NADA EM MIM. CRISTO EM VÓS. CRISTO EM TI. CRISTO EM TUA VIDA, EM TEU ESPÍRITO. DECLARA-TE AÍ ABENÇOADO.
Olhe, eu estava lhe dizendo: Você sabe que eu jogo enganos ao Senhor. Eu brinco com ele. Como ele é meu amigo, pois, eu o engano. Você sabe o que eu fiz com ele? Eu lhe disse: Senhor veja, eu não vou mais para médicos. E eu vou te dizer, porque eu falo com ele, especialmente, tenho que estar só. Porque se há outra pessoa a meu lado, é como se ele não me permitisse ser tão criança. Eu brinco com umas meninices, e digo: Senhor olhe, se eu morrer, pois, você sabe que eu não sou necessário. Tua palavra, eu já trabalhei, isto já não morre. Eu posso morrer amanhã e tudo está tranqüilo, Senhor. Ah, e você diz que morrer é lucro, assim que, se tu necessitas que eu me vá, tranqüilo.
Mas, então, você sabe, falar a ele assim, diz: Rapaz, José Luis, o que está acontecendo? Não me fales assim. E assim é que eu me curo. Viram? Agora, mas você tem que honrar as calças para dizer: Se você quiser eu morro. Como tu queiras. Eu vou já. Está tudo resolvido. Mas, quando você fala com ele assim ele diz: Pois, não. Não quero que você morra nada. Vou te dar vida. Mas, se você se põe a dizer: Senhor, olhe, não se esqueça de mim. Diz: Já vem aí um pidão, uns pedintes destes a pedir.
Imagine você, que vá um vizinho a tua casa: Olhe senhor, não seja mau, por favor, ajude-me que meus filhos estão passando fome. Mas, olhe, acalme-se. Explique-me. O que está acontecendo? Não, é que eu não comi a dois dias, nem meus filhos. Mas, acalme-se. Não grite comigo. Baixe a voz. Acalme-se. O que posso fazer? O que você necessita? Que olhe, que meus filhos têm fome. Pois, tome. O que se passa? Olhe, aqui tem. Já. Mas, não grite com Deus. Trate-o como a um amigo. Fale com ele.
Quando você tem alguma debilidade, uma situação, diga a ele: Senhor olhe, você sabe que isto a mim não me agrada, esta porcaria. Eu recebo, Senhor, recebo que me comporto melhor. Ajuda-me a entender. Não me deixe pelejar com meu marido. Não me deixe ofender a meu esposo, Senhor. Eu ponho o meu caráter em tuas mãos. Deixe-me apreciar e dar valor ao que puseste ao meu lado. Olhe, quando você fala com ele assim, rapaz. Ele se põe a chorar: Ai! José Luis, não me faça isso. Vá embora. Vá, porque está tudo resolvido. (Aplausos). ALÔ!
Isto é muito lindo. Olhe, você sabe o que Carlos me disse? Que há um homem no Brasil que disse: Diga ao Apóstolo que se isto é falso eu amo a falsidade. Rapaz, se estive uns 35 anos no sistema, imagine você. Ele sabe o que há lá e disse: Para lá eu não vou nem se for para buscar notas de cem. Depois eles me tomam na saída.
Olhe, vamos buscar em Colosensses, para ir terminando, que já estou levando 35 minutos e não é um bom proceder para os pastores, depois, eles demoram por lá... Estou tomando conta deles, aos pastores que demoram muito. Tem que ser de 35 a 40 minutos. Isso mesmo é o que demora em um restaurante, 40 minutos, enquanto te servem um cafezinho, mais ou menos, você come, paga, como uns 40 a 45 minutos. Pois então, aqui estamos no restaurante da graça e estamos comendo, olhe, estamos comendo a Cristo para que seja formado em nós.
Colosensses, capítulo 1, verso 26. Apertem os cintos com o que nós vamos ler. E os judaizantes, os messiânicos, os judeus que estejam me escutando, por favor, prestem atenção a isto. Veja como diz: “O mistério que havia estado oculto desde os tempos e eras, mas que agora foi manifestado a seus santos”. O mistério que estava o quê? Oculto? Isso é o que Paulo pregava? Imagine você, ele acrescentou a lei, mas, o mistério já estava. Olhe, você sabe o que é você ter algo e acrescentar algo? E dizer: Eu o faço depois. É como você ter uns sapatos novos e ir para um lugar, mas os velhos estão bem e você diz: Ah, depois eu os uso. E te dá mania, porque a pessoa quer usar os novos.
Com você já aconteceu isso? Que você gostaria de estrear imediatamente o que tem? Então, parece que Deus disse: Não, o mistério eu vou esconder e vou acrescentar a lei para que o pecado abunde, para que saibam o que é mau. Logo depois, em seu tempo, eu mesmo desço na pessoa de Jesus Cristo, resolvo este problema, e cumpro a lei, a tiro do meio e lhes revelo o mistério. Então, formou a Cristo dentro deles com o mistério. Você sabe o que é isso?
Veja como diz o verso 27. Esse mistério oculto, veja como diz. Diz: “Aos quais Deus quis...” Diga: DEUS QUIS. “Dar a conhecer as, ah, olhe, as riquezas da glória deste mistério...” Este é um mistério com riquezas. Olhe, veja. Que é o quê? “As riquezas da glória deste mistério entre os judeus...” Entre quem? E o que tem que fazer um judeu para entrar neste mistério? Vir aonde? Tem que vir aos gentios. Antes, os gentios iam até aos judeus. Agora, virou o omelete. Agora, Deus disse: Bem, judeus eu lhes dei o melhor por um tempo, vocês são o povo escolhido para trazer um ministério de morte, e vocês menosprezaram muito aos gentios. Agora, eu viro o omelete, os desgarro da oliveira, e agora, vocês têm que ir até os gentios para aprender. Têm que ir até José Luis. José Luis é o apóstolo dos judeus e dos gentios. Vão aprender a graça para que entrem no mistério que esteve oculto, que é Cristo em vós, a esperança da glória.

Nenhum comentário: