Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

segunda-feira, agosto 27, 2007

CRIMES SEXUAIS DE SACERDOTES CATÓLICOS SAEM À LUZ - matérias de FOLHA ON LINE


EUA vão reabrir 42 casos de abuso sexual envolvendo sacerdotes Uma juíza federal dos Estados Unidos determinou nesta sexta-feira o início imediato dos julgamentos de 42 casos de abuso sexual atribuídos a sacerdotes da diocese católica de San Diego (Califórnia), segundo informou a imprensa americana.
Cinco julgamentos tiveram que ser suspensos em fevereiro, quando a diocese declarou falência um dia antes de o primeiro começar.

A decisão da juíza Louise DeCarl Adler representa uma vitória para mais de 100 pessoas que denunciaram ter sido abusadas por parte de padres da diocese.

Os advogados das vítimas argumentaram que a reabertura dos processos era a única maneira de conseguir um acordo com a diocese. Há mais de três anos se arrastam as negociações em tribunais estaduais e federais.

A diocese de San Diego se declarou em quebra em fevereiro, depois do fracasso das negociações para resolver as queixas por abusos sexuais. São cerca de 150 denúncias de abuso, que datam da década de 1950 e afetam 60 sacerdotes. Os valores exigidos em indenização chegariam a cerca de US$ 200 milhões.

O bispo de San Diego, Robert Brom, disse então que tomou a decisão porque ceder às exigências dos litigantes teria significado a ruína da diocese.

Com cerca de 1 milhão de fiéis, a diocese de San Diego foi a quinta dos EUA a se declarar em quebra devido a denúncias de abusos sexuais.

22/08/2007 - 02h00

Padre denuncia pedofilia e quebra do voto de castidade na Colômbia
Da Efe, em Bogotá
O sacerdote colombiano Germán Robledo Ángel denunciou nesta terça-feira que colegas seus em Cali cometeram atos de pedofilia e desrespeitaram o voto de castidade.

São aberrações que acontecem há 10 anos, avisou Robledo à imprensa de Bogotá e Cali. Os serviços sexuais são pagos com o dinheiro doado pelos fiéis, acrescentou o sacerdote.

Robledo disse à rede de TV Canal Caracol que ouviu denúncias de rapazes garantindo que o pároco da Catedral de Cali, Fred Potes, paga para ter relações homossexuais. A igreja se transformou num antro de sodomia, acusou.

Em outra entrevista, falando à rede de Caracol Radio, Robledo disse que há cerca de seis casos conhecidos de sacerdotes que têm amantes e filhos e até denúncias de que não pagam a alimentação das crianças.

Em dezembro, Robledo renunciou à Presidência do Tribunal Eclesiástico de Cali, cargo que exerceu durante 23 anos, com uma carta ao arcebispo da cidade, Juan Francisco Sarasti. Ele alegou que seu superior não ofereceu respostas aos relatórios que enviou sobre a situação.

Em resposta, segundo o padre, Sarasti agradeceu pela sua preocupação com a disciplina eclesiástica, mas também disse que era muito difícil comprovar as denúncias.

Sarasti disse à imprensa colombiana que os fatos estão sendo investigados.

Mais uma notícia

14/08/2007 - 09h00

Para vítima de abuso sexual, Vaticano é "omisso" VALQUÍRIA REY
Da BBC Brasil, em Roma

Abusado sexualmente por um padre católico durante seis anos, o ex-seminarista Marco Marchese afirma que o Vaticano é omisso e não faz nada pelas vítimas dos religiosos pedófilos.

"Não existe nem um pedido de desculpas. A única coisa que a Igreja Católica faz por aqueles que sofrem nas mãos dos sacerdotes pedófilos é pagar", disse à BBC Brasil Marchese, de 25 anos, que criou uma associação para defender vítimas de pedofilia na Itália.

"Mesmo assim, só faz isso quando a Justiça determina a indenização. Se a vítima não recorre aos tribunais, não recebe nada."

Marchese diz ter sido violentado por Don Bruno Puleo dos 12 aos 18 anos num seminário de Agrigento, no sul do país. Ele conta que o padre dizia que eles tinham uma relação única, que o que faziam não era pecado e que não era necessário confessar.

Um comentário:

waltervicentelima@hotmail.com disse...

estudei em uma escola que a educação era orientada pelo padre da paroquia e sofri horrores os castigo que era me imposto pelo vigario da igreija que mantinha escola pois estespadres não excuta o que prega além de serem idolatras cultuam idolos e escultura e falam de santos feito pala mão do homem pois o papa é um chefe de estado igual a quaquer presidente de paises o vaaticano é um estado tem corpo diplomatico e tudo deus não deu a seu filho jesus estatos de presidencial que o papa tem hoje.