Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

quinta-feira, agosto 10, 2006

A MISSÃO DA IGREJA


Bem, então, vamos à palavra, a que atua em nós, os crentes. Vamos a Efésios capítulo 3, verso 10. São poucos os versos que nós vamos usar, mas os que usar, trate de entendê-los, leia-os detidamente. Estamos todos? Efésios 3, verso 10.

Esta é a missão da igreja. A igreja tem uma missão, e esta é a missão definida do que deve ser uma igreja. Se você visita a uma igreja e ela não está fazendo isto, então, você não está visitando a uma igreja, te enganaram. A missão da igreja é o que nós vamos ler agora.

Diz o apóstolo: “Para que a multiforme sabedoria de Deus seja agora dada a conhecer por meio de, anjos voando...”. Por meio de quê? Ou seja, a igreja é a agência que comunica a multiforme o quê? Sabedoria de Deus.

Diga-me uma coisa: Há sabedoria em te dizer que o diabo está te vigiando? Há sabedoria em que você possa terminar no inferno? Há sabedoria, que Papai Deus ande com um chicote buscando para te dar chicotadas e fazer com que o teu neném caia pelas escadas e ganhe um corte na cabeça? Aí não há sabedoria. Em que você tenha que subir por uma escada de joelhos, subir até que o teu corpo sangre; ou colocar pedrinhas dentro dos sapatos para que caminhes com bastante comodidade?

A igreja, a missão da igreja, se você está visitando uma igreja, seja pela Internet, ou pelo programa de televisão que está sendo gravado agora, ou nós que estamos aqui; se nessa igreja o pastor fica todo o tempo chamando a tua atenção, gritando, o pastor se passa falando de problemas da comunidade, ou falando do governo, ou de política, essa igreja é uma igreja cega, perdeu a visão. A visão é comunicar a multiforme o quê? O que significa multiforme? As muitas formas de aplicar esta sabedoria. Conduzir a você a uma vida próspera, a uma vida correta, a uma vida de gozo; é multiforme. Dar-te a esperança que você está esperando de que este corpo vai ser transformado; quando este corrupto se vestir de incorrupção...

A igreja existe para comunicar coisas assim, mas para comunicar chamados maltratos e tristezas, ah, e más noticias sobre juízos que vêm, que o mundo vai explodir em pedaços, em chamas e que as pessoas estarão morrendo, e se afogando... Não! Isso acontece. Isso acontece todos os dias por aí, pelos povos que não têm ordem e não têm uma boa ciência em seus governos, pois, isso acontece. Olhe, como estão, as notícias como estão? Mas, a igreja não é para estar falando disso. Para isso existe a CNN, ABC, Canal 23, 53, 41, 2, 4, 6 (cadeias e canais de televisão); mas a igreja...

Temos que estar claros, que quando viemos à igreja é a falar da multiforme sabedoria de Deus, e essa multiforme sabedoria você tem que ter os olhos do entendimento bem iluminados. Diga comigo: MEUS OLHOS ESTÃO ILUMINADOS, E SERÃO MAIS ILUMINADOS PARA EU ME APROVEITAR DA MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS.

Essa multiforme sabedoria diz, olhe onde se dá isso: “Por meio da igreja a...”. Quem? “Aos principados e potestades nos lugares celestiais”. Volto e repito, se diz: “lugares celestiais”, está falando de lugares do céu, não está falando do céu, senão, de lugares do céu. O céu tem muitos lugares, e parte desses lugares celestiais é onde está a igreja. E se ela se chama de igreja, tem cabelo, corpo, facções. E se ela dá a conhecer a sabedoria, tem que haver alguém que a ensine, tem que haver uma boca que fale. Quer dizer que lugares celestiais é aonde? Aqui. E aqui estão o quê? Os principados e as potestades.

O que acontece é que quando as pessoas lêem “principados e potestades”, eles pensam em uma agência de demônios, estilo “Star Wars” (Guerra das Galáxias); esse filme, com uns raios laser que estão te vigiando. Quando se fala de “principados e potestades”, as pessoas imaginam um filme desses de Drácula, “Friday, the 13th” (Sexta-feira 13). Imaginam como uns chifres, e coisas semelhantes. Verdade que sim? Que as pessoas pensam isso, quando diz: Principados e potestades?

Há principados e potestades boas, e há principados e potestades de maldade, más; mas essas são pessoas, são gente com corpo. Aqui é que está tudo o que Deus faz, está aqui na Terra. Você não pode imaginar nada para lá. Lá em cima é o paraíso, e mais nada. E sabe quem está fora de nosso alcance? Os que morreram, que são escolhidos, que Paulo disse que estão na nuvem de testemunhas, que são uma nuvem de testemunhas, que se passam ouvindo as informações. Olhe, estão todos loucos agora mesmo ali dizendo: -Rapaz, essa CONVENÇÃO, como eu gostaria de ter corpo para estar nessa Convenção-.

Eu fico imaginando que Abraão, nosso bisavô, deve estar dizendo: -Eu sabia que isto era por fé, que isto iria chegar-. E eu imagino que Paulo disse: -Olhe, eu não pude ganhar nem a um para a graça, mas veja como José Luis o está fazendo-. Olhe! (Aplausos). Lá dão notícias.

E você sabe que tem que ser assim. Eu estou certo de que Paulo disse: -Olhe, ele está falando da multiforme sabedoria, o que eu escrevi há 2000 anos, ele o está repetindo hoje e o está ensinando-. Essa nuvem de testemunhas está atenta a tudo o que se passa aqui na Terra. Você não está vendo que a verdadeira identidade é espírito? O que acontece é que eles saíram do corpo. Ao sair do corpo não se vêem, mas estão presentes. Dizem deles: “A grande nuvem de testemunhas”. Aí está esse familiar teu que morreu. Ele está ali também, a única coisa é que ele está aprendendo comigo porque não aprendeu em outro lado. E você está pegando a melhor parte porque você está aprendendo aqui, aqui, para que reines em vida.

Então, quando falamos de “principados e potestades nos lugares celestiais”, estamos falando da missão da Igreja. Qual é uma das funções da igreja? Primeira carta aos Corintios capítulo 2, verso 9, bem, vamos começar pelo verso 6 e terminemos no 9.

“Sem dúvida, falamos...”. Essa sabedoria? Essa multiforme sabedoria entre os que alcançaram maturidade…”. Quê? Como quem diz: Se você não alcançou maturidade, não se pode falar contigo. Você sabe por quê os teus familiares não te entendem? Porque é que eles não são maduros. Eles não amadureceram. Mas, entre os que alcançaram maturidade, com esses sim, se pode falar. Olhe aqui como nós falamos disto, e todos nós entendemos. Quantos entendem? Olhe só, que bom. Porque você foi iluminado. Porque a missão da igreja se cumpriu em ti, e segue se cumprindo em ti.

Diz: “E sabedoria, não deste século”. Está o século vindouro, e está este século. Quando a palavra de Deus diz: “Este século”, o escreveram ali porque os escritores estão falando “este século”, mas, “o vindouro” era depois da cruz. Depois que Cristo ressuscitou, então, aquele século termina e começa um novo século, que é o novo século onde não há demônios, onde não há pecado, onde não conhecemos a ninguém conforme à carne, onde podemos viver vidas prósperas.

Agora, os príncipes daquele século, diz que eles não entenderam. Diz: “E sabedoria, não deste século e nem dos príncipes deste século, que perecem”. O que foi que disse o apóstolo Paulo a respeito de Moisés? Que isso era um pacto o quê? Que perecia? Então, diz: “A sabedoria daqueles príncipes perecia”. E quem eram esses príncipes? Os apóstolos. Os judeus, os crentes, as sinagogas daqueles dias, esses eram os príncipes. Por isso é que diz: “E não sabedoria desta que Moisés está ensinando, porque essa perece”. Esse foi um pacto que perecia. Estamos aqui? Sim?

Senão, diz que esta sabedoria, olhe qual é. “Mas falamos sabedoria de Deus em...”. Quê? “A sabedoria oculta”. Essa somente Paulo ensinava. “A qual Deus predestinou...”. Para quem? Para os predestinados. Se Deus te predestinou, teve que te predestinar também uma sabedoria. “A que Deus predestinou antes dos séculos para nossa glória, a que nenhum dos príncipes deste...”. Quê? Diga: ANTES DA CRUZ. Esses são códigos que você tem que aprender, porque senão, passa por cima: -Bem, séculos-, e você não entende. Sim. Se você não entende... Essas letrinhas pequenas são as que escondem a revelação porque quando falada desse século, volto e repito, era antes da cruz. Depois que Cristo ressuscita, aqueles séculos terminaram e começou novos séculos.

Diz “A que nenhum dos príncipes deste século conheceu; porque se a tivessem conhecido, nunca teriam crucificado ao Senhor da glória”. Em outras palavras, Paulo está falando das vidas que viveram no século antes de Cristo morrer. E então, Paulo as identifica: -Dos príncipes deste século, onde eu estou vivendo-, porque ele não havia morrido. Já depois que ele morreu, e toda aquela gente morreu, então, já começa outro século. Eles ficaram depois que Cristo morreu e ressuscitou, eles ainda estavam com vida, e então, ele diz assim.

Diz: “Antes bem, como está...”. Como está o quê? “Coisas que olho não viu, nem ouvido ouviu, nem subiram, a mente, no coração do homem, são as que Deus preparou...”. Para quem? E como você saber se tu o amas? Porque todo mundo diz que ama a Deus. Todo mundo diz que ama a Deus. Mas, a melhor forma de você saber se o ama é quando você ama o que ele ama, que é esta palavra da graça. Se você não gosta disso que eu estou falando nesta noite, você não ama a Papai Deus, porque não ama ao que ele te diz.

Você sabe que há muita gente que diz: -Eu amo a Deus a minha maneira-. Todo o mundo, os índios amam a Deus, quando não conheciam, o deus sol, o deus lua. Todo o mundo é incuravelmente religioso. O ser humano nasceu para crer, mas o importante é que você creia na sabedoria predestinada, a que Deus revelou, essas que olho não viu e nem ouvido ouviu. Isto é uma coisa maravilhosa. O que acontece é que você esteve tão afastado por tanto tempo, vivendo no mundo secular, que a você se faz difícil crer no que eu posso te dizer agora nos próximos minutos. Que Deus vai pegar o teu corpo e vai te dar um tratamento. Porque diz que depois da ressurreição você não vai morrer mais. Diz: “E não morrerão jamais”. Então, se não vão morrer mais, é melhor que te ajeitem bem esse corpo.

Você sabe o que é isso? Viver para sempre? Isso são coisas que olho não viu. E que não vão ver, olhe, não haverá cemitérios porque ninguém morrerá. E não vai haver hospitais porque as pessoas não adoecerão. Nem cárceres. Olhe, isso sim que é coisa que olho... Porque os teus olhos o que viram foi desastre. Olhe, “nem ouvido ouviu, nem subiram”. Não lhe sobe. A mim sobe.

Veja o que diz o verso 10. A Paulo subiu, o que acontece é que ele não pôde conseguir nada. Veja o que diz o verso 10. “Mas Deus no-las revelou pelo Espírito; porque o Espírito tudo esquadrinha, até mesmo o profundo de Deus”. E o que eu estou te dizendo agora tem base. De fato, eu devo me sentar a... Porque isto eu faço assim bem brevemente, mas as coisas que vêm são maravilhosas. São maravilhosas. (Aplausos).

Quando se acabar todo o conselho de Deus, aí vem, e eu vou estar vivo para ver isso (Aplausos). E eu creio que todos aqui vão estar vivos para ver isso. (Aplausos).

Isso vai ser algo maravilhoso. Paulo diz: “Mas Deus no-las revelou a nós”. –“Isso que olho não viu e nem ouvido”, a mim ele me revelou-. Mas, o que acontece é que lhe calaram a boca. Quem foi? Os religiosos: Pedro, João, Tiago. Todos os apóstolos de Jesus Cristo disseram: -Essa mensagem não convém-. Por isso foi que ele disse: -Olhe, rapaz, todos me abandonaram. Todos-. Você sabe o que é isso? Com uma mensagem como esta, e o abandonaram, pela influência de Moisés, pela influência da religião daqueles dias, era tão forte, durou tanto. O judaísmo foi tão profundo, impactou tanto à comunidade.

Bem que ainda a você isso faz danos. Ainda você se sente que é um pecador, que Papai Deus está enviando gente ao inferno. A que inferno? Se o inferno era o crematório da cidade nos tempos de Jerusalém? Por isso, quando você lê a Pedro, primeira e segunda de Pedro diz que Deus pegou aos anjos e os lançou ao inferno. Ao inferno? Aos anjos? Olhe, e quer dizer que os anjos estão perdendo também? Esse Pedro é um fenômeno.

Olhe, o dano, a podridão religiosa que te venderam, você dá pena, meu amor. Tem que lavar esse teu cérebro, tem que esfregá-lo assim com a mangueira de pressão, pos causa de tantos danos que fizeram ao mundo. Por isso é que eu reluzo como um pássaro raro para todos estes pastores, e me chamam: Apóstata. Anticristo. A besta. Não têm outro nome para me chamar, por quê? Porque eles estão tão cegos, que quando ouvem a multiforme sabedoria de Deus, chamam a isso de maldade. (Aplausos).

A cegueira é grande. E veja, e Deus necessita de mulheres com saias, e homens com calças compridas. Nós não necessitamos de gente religiosa aqui, com sentimento de que: -Ai, que lindo. Que lindo-. Não! Você tem que ter mais do que isso. Tem que ter saias bem postas. –Não, espere aí. Isto é a palavra de Deus-. Mulheres que se levantem a pregar esta palavra, a ensiná-la, a conseguir algo. Homens, zelosos pela palavra. (Aplausos).

Olhe, que se o Senhor não vier e você morrer, que se escreva algo lindo de ti. Porque veja, no cemitério aí todos os dias passam. Você sabe quantas casas fúnebres há aqui? Uma porção. Americanas, cubanas, hispanas, de quantas nacionalidades há, e todas estão cheias, e todas estão cheias de negócio. E o que fazem é estar vendendo flores, e vendendo velas, e vem o padre fazer o quê? A orar por esse espírito que se vai para ver se passa na prova, ou para limpar o caminho dele. Sabe o engano que há de todos estes homens maus e perversos? Olhe, e não dizem a verdade às pessoas.

E então, ali te enterram e todo aquele que te odiou e falava mal de ti, naquele dia vai ali a falar bem de ti: -Ai, eu o queria muito. Em verdade, olhe-. Depois que se passou falando mal de ti, agora porque estás morto. Ah, e os pastores que diziam a você: -Você vai para o inferno-. Agora, quando você morre no acidente, ou no que seja, eles dizem: -Esta alma que recebeu a Cristo em mil novecentos e tal-. Agora está salvo. Agora... O tratou como a um diabo enquanto estava na congregação, falando besteira a você, e agora, que morreu, está salvo. (Aplausos).

São os culpados da pobreza. Olhe, se tua família, você está enviando dinheiro a teu país, porque eles têm necessidade, é por culpa de Roma, destes pastores, sacerdotes. Eles são os culpados. Eles são os culpados por todos esses delinqüentes que há nos cárceres. E depois vão lá falar a eles mais lixo também, depois que os puseram presos. Porque uma criança quando se levanta, e você o educa bem, e diz a ele quem é ele, a criança jamais será um delinqüente. Ele pode passar por provas, mas, delinqüente não, ele não vai terminar numa prisão. Por isso é que temos que reformar. Temos que comunicar aos principados e potestades a verdade Deus. Tem que dizer a eles. (Aplausos).

Quem dera que me tivessem dito desde quando eu era pequeno tudo o que eu sei agora. E as crianças o melhor que têm é uma memória. As crianças se lembram de tudo. Têm uma inteligência tremenda. Imagine, e minha mamãe dizendo: -Meu filho, você tem que fazer a primeira comunhão. Você se confessou? Se você não se confessar... E você aprendeu as estações? –As estações?

Você sabe a perda de tempo, pegar uma criança e fazer isso com ela? E depois ficar apresentando quadros de Satanás assim, com um tridente... Um monstro assim. E Cristo “arresmilladito” assim (com uma cara feia), todo jogado ali; e Satanás, aí... A Cristo eles põem todo cheio de espinhos chorando, com o sangue assim, como um afeminadinho assim, bem afeminadinho assim. E então, a Satanás assim, com uns músculos aí. E isso vai desde pequeno.

Você põe a criança na igreja, e nas protestantes também, esses quadrinhos, que apresentam a todos os crentes com uma bata larga, uma barba, tem que ter barba porque senão, não qualifica e umas sandálias. Então, apresentam isso às crianças, e isso é judaísmo. Então, as mulheres vestidas como se vestem nessas áreas da Ásia. E então, isso vai afetando a mente da criança, o vai traumatizando a ser judeu, a se meter com Moisés. Tire-o dali. Não o leves à igreja. É melhor levá-lo a Disney World (parque de diversões), e se não podes, leve-os à praia, leve-os a qualquer lugar, menos à igreja. Tem que tirar a todas essas crianças das igrejas, porque vão estragá-los.

“Comunicando aos principados e potestades a multiforme sabedoria de Deus”. Isso é o que nós fazemos. Essa é a missão da igreja: Comunicar, multiforme sabedoria; de muitas formas.

Olhe, eu estou aqui, quantos já estão? 17, 18, já me esqueço; e eu ensino isso de uma forma ou de outra, e depois de dizer por um ano, o Senhor vem e me diz: -Repita isso, que tem que...-. Você sabe o que é medida apertada? Você já viu quando você pega um pote e enche de farinha, mas você quer colocar mais? Como é? Você aperta? E então, é como se coubesse um pouquinho mais, verdade? Pois, assim é a palavra, assim é que tem que fazer com ela em tua mente. Você já conhece? Pois, olhe, agora vamos a..., medida apertada. Assim o chamava a Bíblia: “Medida apertada”.

Por 17, 18 anos, falando esta palavra que sempre está em outra glória, não cansa. Por aí os pastores me dizem: -Olhe, e quando se acabarem esses 14 livrinhos aí, o que você vai fazer? Porque você sabe que os livros de Paulo, às vezes é uma página. E dizem: -Isso você o ensina em 6 meses. E depois, de quê vais falar? Hum! Rapaz, esses 14 livros. Isso está cheio. Olhe, esse corte que eu te dei de: “século” e “século vindouro”.

Busque a Hebreus capítulo 9, para que você veja o que aconteceu com os séculos. Hebreus, rapidinho, que o tempo já está me traindo. Que isso é outro rudimento, que um dia vai acabar, o tempo. Paulo era tão fanático de que o tempo era um rudimento que um dia ele pregou e já estava há tantas horas pregando que havia um rapaz que se chamava Eutico e dormiu, e caiu do terceiro andar. Ele os fazia ficarem tontos. Metia 3 horas de ensino, imagine.

Hebreus 9, verso 26. Diga: ESTOU ILUMINADO, ENTENDO O QUE LEIO E NÃO RETORNA VAZIO. ISSO ME AJUDA. Diz: “De outra maneira teria sido necessário...”. Verso 26. “Padecer muitas vezes...”. Está falando aqui de Cristo quando morreu na cruz. “Padecer muitas vezes desde o princípio do mundo; mas agora, na consumação dos…”. Quê? O que aconteceu aos séculos? Quando foram consumados? Quando ele morreu.

Então, quando em Efésios 6:12 diz que não temos luta contra sangue e carne, senão contra principados e potestades deste século; era antes da cruz. E o que ficou depois da cruz, que foram os apóstolos e os ensinos judaicos que prejudicaram tanto, que não creram em Paulo. Paulo o deixou plasmado, escrito. O deixou escrito, mas não ganhou nem a um, a ninguém.

O Ministério Creciendo en Gracia está aberto a 2000 anos. Eu o peguei sem nem um membro, de fato, eu fui o primeiro membro. Eu fui o primeiro cristão, depois de Paulo, eu fui o primeiro que creu. (Aplausos).

Olhe, as igrejas estavam cheias, mas o Ministério Creciendo en Gracia não tinha nem a um. Bem, diz que Jesus Cristo crescia em graça e em conhecimento, de maneira que ele foi o primeiro. Quem incorporou a este ministério foi ele. Porque diz que a criança crescia em graça e em conhecimento. E o que fazemos nós? Crescendo em graça e em conhecimento.

Então, diz aqui que, “Na consumação dos séculos, se apresentou uma vez para sempre pelo sacrifício de si mesmo para...”. Mover o pecado. (A congregação grita: Aniquilá-lo). Para assustá-lo? PARA ANIQUILÁ-LO. Terá conseguido aniquilá-lo? “Eis aqui o Cordeiro de Deus que faz o quê?”. E quando ele morreu, o que fez? Aniquilou?

Então, de que pecado Roma está falando e todos estes batistas, protestantes, pentecostais, que todos os domingos te falam de pecado? Essa é a pregação deles. Tire o pecado dos assuntos deles, e eles não poderão falar uma só palavra. Porque eles não podem pregar se não têm um exemplo. –Deixe-me ver como eu faço para que todo mundo passe à frente. Vou levá-los à culpabilidade, para que digam que a minha mensagem ficou boa. Para ajudar à amada, porque eu sou um pastor evangelista, e o meu é alcançar, ganhar “almas” para o Senhor-.

Tire isso deles. Diga a eles: -Olhe, o pecado foi aniquilado-. Dizem: Como? E a maldade que está por aí? –Não, isso é obra da carne. Mas para ser pecado a lei de Moisés tem que estar presente-. “Porque o pecado sem a lei está morto”. Então, esta é a sabedoria, a multiforme, que tem que revelar a eles.

Estes pastores, eu te digo uma coisa, eu não sei o que Papai Deus vai fazer com eles. Mas eu espero que pouco a pouco vão se endireitando, ajeitando ou, olhe, eu não sei o que Deus vai fazer a essas pessoas. (Dizem desde a congregação: -Que morram-). Ou, que morram. Sim, eles estão mais bem mortos do que vivos, porque vivos eles falam. Depois de tudo, se são salvos, pois, vão para o paraíso, vão para a nuvem de testemunhas. Que aprendam lá, já que não querem aprender aqui, que aprendam lá. (Aplausos).

Digo, o evangelho diz. ALÔ! O evangelho diz. ALÔ! O evangelho diz: “Que ele padeceu uma vez para aniquilar o pecado”. Assim que, não me chame de pecador. Que base você usa para chamar alguém de pecador? –Ou, o que acontece é que estamos acostumados a chamar de pecador aos que se comportam mal-. Ah bem, isso é um costume, isso não é uma evidência bíblica, isso é uma opinião como disse Rafa, uma opinião. Mas, porque é uma opinião não quer dizer que seja verdade. Não! Comportar-se mal é uma coisa, e ser pecador é outra, porque quando você fala de pecado, você está falando transgressão contra Deus. E as transgressões contra Deus se acabaram. Ele morreu e fez a paz conosco. “Por quem temos entrada a esta graça na qual estamos firmes”.

Assim que, a missão da igreja continua. Tem que dar a conhecer a sabedoria predestinada.

Nenhum comentário: