Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, agosto 22, 2006


Bem, pois vamos para a comida, para a ceia. Vamos tomar a santa ceia? Vamos tomar a santa ceia de Creciendo en Gracia. O tema de hoje é "Caminhando em Obras de Antemão". Busquemos à Efésios, capítulo 2, verso 10. Este é o calcando, o calqueo que sai para todas as nações, capítulo 2, verso 10. Estamos todos aí? Sim? Capítulo 2, verso 10, ABA PAI! "Porque somos feitura sua…" Somos o quê? "FEITURA SUA". "…criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas." Este é um termo que nós utilizamos muito, que às vezes, te perguntam: - Irmão, como você está -? – Reinando em vida. Abençoado com todas as bençãos e caminhando em obras preparadas de antemão --. É verdade que dizemos isso muitas vezes? E é assim. Essas boas obras, eh, nós não somos salvos por boas obras, mas para boas obras. O verso anterior, o 8 o explica, "Porque pela graça, sois salvos por meio da fé…” e onde é que diz que não é por obras? O 9, como estava longe de mim, "não por obras, para que ninguém…” Quê? Mas, somos salvos para boas obras, ou seja, nós devemos ser encontrados em boas obras. Não é assim? Se somos feitura sua e somos escolhidos por ele, cada um de nós aqui tem umas boas obras preparadas de antemão.
Você sabe que eu às vezes, tenho tido, tenho visto pessoas que têm aprendido assim, e aprendem e falam igualzinho à você, porém, eu tenho notado que prejudicam os demais. E às vezes, tenho visto que deixam de vir ao ministério e às vezes, não são vistos em boas obras, maltratam aos irmãos, falam muito duro com os irmãos. Nos ministérios, entram de tudo, uma vez em Miami, eu vi que chegou um homem com uma posição tremenda e então, ele ia conhecendo aos irmãos que tinham mais dinheiro, que estavam mais bem situados. E eu notava que ele só falava com esse tipo de pessoas e em um descuido, como nós não nos acostumamos a estar falando e murmurando dos demais, foi tarde. Quando eu vim saber, havia apanhado emprestado grandes quantidades de dinheiro mais ou menos de oito ou nove pessoas. E mentia, porém, quando você o via: - Abençoado com todas as bençãos. E, como está tua família? E, como está isto…-? E como tratava bem. Quer dizer que isso é, eu não sei se era um abençoado, porém, vamos dá-lo o benefício da dúvida, como dizemos nos Estados Unidos, dar-lhe o benefício da dúvida para ver se é. Porque como nós não temos letreiros se somos lobos, ou se somos ovelhas, pois então, nas igrejas, entram lobos também. A única coisa, é que para esses lobos, não há boas obras. Ainda que as boas obras também seja conhecer este pacto, conhecer este pacto também é uma boa obra. Que você conheça a graça, essa é uma das melhores obras que você e eu podemos conhecer. Que fomos predestinados, conhecidos desde antes da fundação do mundo, livres do diabo, livres de tradições, essas são boas obras.
De fato, em Gálatas, se voltarmos ao livro anterior, à Efésios, aqui há uma boa obra à parte da que mencionou Martín, no verso 10, do capítulo 6 de Gálatas. Veja o que diz: "Assim que, tendo oportunidade, façamos bem à todos e principalmente aos da família da fé.” Então, devemos ter bem claro, que nós fomos escolhidos e somos feitura sua. Ele é o Pai de nossos espíritos e cada um de nós temos boas obras que ele preparou de antemão. Uma dessas boas obras, às vezes, são os ministérios e as coisas que fazemos que Deus nos chama a fazer na igreja, seja o que seja. Agora, da mesma maneira que há pessoas que Deus predestina e lhes destina essas boas obras, também há pessoas que nascem para as obras más. Que doloroso é isso! Verdade que sim? Você diz: - Mas, Deus é injusto -?
Vamos ver um deles, vamos ver em João, capítulo 17, verso 12, o livro histórico de João, antes de Atos, capítulo 17, no verso 12. O Senhor falando disse: "Quando estava com eles no mundo, eu os guardava em teu nome; aos que me deste, eu os guardei e nenhum deles se perdeu, senão o filho de perdição, para que a Escritura …" Quê? Você sabe que Satanás foi filho de Deus, não sabe? Sim, porque Deus o criou. Todo aquele que Deus cria, é filho dele, a única coisa, é que ele criou filhos de perdição e filhos de salvação. Como diz lá em Romanos 9:21, que da mesma massa ele fez vasos para se perderem e vasos para serem salvos. E você não pode debater com isso, porque isto é para que a Escritura se cumprisse. Uma das coisas, à mim sempre me têm dito: - Esses temas que você inventa -. Por exemplo, o tema: As Duas Sementes, a mim me têm dito: - De onde você tirou esse tema -? E eu tenho dito à eles: - Você gostaria de saber de onde eu tirei? Você respeitaria de onde eu tirei isso -? – Bem, depende, se você estiver torcendo a Escritura…--. E eu lhes digo: - Não, mas você quer saber de onde eu tirei? Papai Deus me disse -. – Ah, então Papai Deus fala contigo --? E eu lhes disse: - Sim e com você também -. Em Gênesis 3:15, não precisam ir até lá, mas Deus do céu disse à Eva, - Veja Eva, eu porei inimizade entre a tua semente e a serpente -. Deus disse ou não?
Então, o tema de As Duas Sementes, teve razão em se chamar assim? Mas, se é Deus quem está dizendo. Você sabe que há pregadores que têm a ousadia de dizer: - Esse tema de As Duas Sementes, eu não, eu não o recebo. Deus criou todo mundo e todos têm a oportunidade de exercer o seu livre arbítrio, de serem salvos, aqueles que quiserem -. Porém, como é que uma semente que não serve poderá exercer o seu livre arbítrio? Número 1: há lobos e há ovelhas. Uma ovelha não pode ouvir sua voz, e ele claramente, verdade que ele disse? – Minhas ovelhas…, minhas ovelhas ouvem a minha voz -. Têm ouvidos para ouvir, mas há pessoas que por mais que você as explique, por mais que você se porte bem com elas, por mais que espere por elas, por mais paciente que você seja jamais irão entender, porque não são ovelhas. Digo, e você não pode, ou seja, isto se diz como doutrina, mas você não pode aplicar isso à ninguém. Porque ele não tem um letreiro que identifique, você tem que esperar. Imagine o apóstolo Paulo, se você chegasse até ao apóstolo e dissesse: - Esse, esse é um lobo, rapaz -, porque ele perseguia aos crentes, obrigava-os a blasfemar, mandou matar Estevão. Ou seja, que você não pode dizer:- Meu esposo, esse meu esposo é um lobo…, nesta semana eu me separo dele -, porque ele pode ser uma ovelha se comportando como lobo, porém, é ovelha. O problema é que às vezes, há lobos que se portam como ovelhas, isso sim é que é perigoso. Verdade que sim? Há pessoas que às vezes você as vê tão delicadinhas e carinhosas e, ah, que lindo! Porém, por dentro, Huiii! Por dentro! De repente te dão uma patada assim, um arranhão e você diz: - Olhe, uma ovelha não arranha -.
Então, Deus neste mundo, tem abençoados para boas obras e amaldiçoados para as obras más. Judas fez o que tinha que fazer. Por isso, tem que se agradecer à Judas, porque ele cumpriu, cumpriu o que tinha que fazer. De fato, Jesus uma vez, lhe chamou de amigo, verdade? A Pedro, disse: - Afasta-te de mim, Satanás – e a Judas disse: - Este sim é que sabe fazer o que lhe mandaram fazer -. Sim, porque Pedro disse: - Bom mestre, não vá à cruz -, imagine. De maneira que, Judas estava se portando melhor porque disse: - Essa sim é que vai me vender e eu preciso passar por isto -, imagine!
Então, vamos ver outra obra má, Romanos 9, um exemplo, porque há muitos na bíblia, mas o apóstolo usa o verso 17 de Romanos 9, carta aos romanos. "Porque a Escritura diz à Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que meu nome seja anunciado por toda a terra. De maneira que de quem quer, tem misericórdia e ao que quer endurecer, endurece. Porém tu, me dirás: Por quê pois, age assim? Quem jamais resistiu à sua vontade?” Bem, por aí você segue lendo e vai encontrar que Deus faz os vasos como ele quer. Você não pode se incomodar com isso, de que hajam homens maus, o que acontece é que você tem que se cuidar deles. Você não tem que estar pelejando com Deus, porque isso é injusto, - Por quê não derramou sangue por todo mundo? Por quê fez homens que não podem crer -? Porque ele, em sua vontade, tinha esse projeto. O que você tem que averiguar, é quem você é. Que você conheça a tua identidade e que você ama ao Senhor Jesus Cristo e que tratas de cuidar para se portar bem. Verdade que sim? Você é assim? Sim, eu trato de comportar-me sempre bem, porém, às vezes, se acontece de eu errar, eu digo: - Pois, o que vou fazer? Condenar-me? Entrar em sentimento de culpa -? Você deve é tratar de se portar o melhor possível, e quando se safa, tem que ter misericórdia com você e voltar a se vestir disso e fazer as coisas da melhor maneira possível. Assim somos todos os seres humanos.
Vamos buscar agora, o perdão, deixe-me ler este verso: Romanos 9:11. É bem interessante, Romanos 9:11. Diz: "(pois ainda não haviam nascido, nem haviam feito nem o bem e nem o mal, para que o propósito de Deus conforme …" A quê? "…a eleição, permanecesse, não pelas obras, senão…" Por quê? "…pelo que chama." Em outras palavras, que a mamãe, em seu ventre, tem um bebezinho e se é ovelha, faça o bem o faça o mal, ele não é salvo porque fez o bem ou fez o mal, ele é salvo pela eleição, pelo chamado.
Vamos agora, aí mesmo à Romanos 8:28, que é um verso que você ouve muito. Este verso, quando acontece algo com você, o remédio, o alívio é “Tudo coopera para o bem”. Verdade que sim? Você diz: - Esqueça, tudo coopera para o bem -, e entrou de cabeça e perdeu um braço e, - tudo coopera para o bem -. Porém, vamos ler, veja o que diz: "E sabemos que aos amam à Deus…” Quantas coisas? "…todas as coisas cooperam para o bem…" Porém, logo há uma explicação: "…isto é, aos que conforme seu propósito, são chamados.” Imagine que um pastor tenha um filho e sua mamãe lhe ponha na cabeça: - Você tem que ser pastor como teu papai -, E ele não tenha sido chamado à pastorear. Ou imagine um médico que tem um filho e a mamãe lhe põe na cabeça: - Você tem que seguir o caminho de teu pai -. Você tem visto essas famílias que são assim? Oh, e fabricaram o médico, na Escola de Medicina tal e esse médico, é um perigo. A cada tempo, opera uma que não tem que operar e a cada momento, estão reclamando no hospital onde trabalha, porque ele é um mau doutor, não tem mãos de doutor, não tem delicadeza, não tem dedicação. Só operou a um paciente, por dinheiro, logo, nem o chama e nem o consulta: - O quê me importa? Eu já cobrei -. Há muitos médicos assim, nos Estados Unidos existem de montão, doutores e doutoras e é dinheiro e dinheiro e dinheiro, e não se importam com o paciente. Por quê? Porque ele não tem, Deus não o chamou para exercer isso e Deus é que põe todos esses dons na terra. Imagine um advogado que estudou para ser advogado e todos os seus clientes são declarados culpados. Os culpados e os inocentes, todos vão presos porque o homem não tem chamado para isso. Ele tinha chamado para carpinteiro, ou para dar marteladas, ou para vender automóveis, ou não sei, para qualquer outra coisa, menos advogado.
Uma vez veio um homem para reparar a grama e para fazer um sem número de trabalhos e logo ficou tudo excelente, ah, e ele vinha pessoalmente com os seus trabalhadores e fez um trabalho bem lindo. E então, quando ele se foi, uma pessoa me disse: - Você sabia que ele é o filho de fulano de tal? E ele estudou uma profissão e não a exerce, ele fica feliz em trabalhar com áreas verdes, com jardins, com coisas assim. Palmas, ele planta uma palma e nasce, porque tem uma mão santa para semear. Porém, como advogado, não defendia um caso -. Então, olhe para mim, uma vez um homem me disse: - Olhe, como ser um bom pastor? Ou seja, como é que você faz? Assim, estar calmo, falar com as pessoas, fazer com que elas prestem atenção, durar uma hora falando e manter as pessoas com atenção e ter paz com todos na congregação? Ou seja, como é que se faz isso -? E eu lhe disse: - Veja, eu tenho bastante experiência porque já faço isso há muitos anos. Eu posso te dizer -. E então, ele começou a tomar nota, veja, e anotava, e nunca pastoreou uma igreja, não conseguiu até agora. Essa experiência que estou te dizendo aconteceu mais ou menos há treze anos e eu lhe expliquei todos os detalhes que eu havia aprendido, mas, para ele, não funcionou. Imagine que você goste de ser pastor mas que não tenha o chamado. Você crê que todas as coisas vão cooperar para o teu bem? Porque aí, diz que TUDO, que os que amam à Deus TUDO coopera para o seu bem, porém, é conforme ao propósito que foi chamado. Bem, e então, um pastor que Deus chama para pastorear e que o põe no lugar em que ele tem que estar, ele vai cometer erros, mas, como ele está chamado para ali, tudo coopera para o seu bem, e com esses erros, aprende. E então, se um dia está noutra igreja, esses erros ele não comete mais. Os pastores bons são como as vacas, uma vez me disseram que as vacas só tropeçam uma vez em um determinado lugar e que depois não voltam à cometer esse tipo de erro. Que bom exemplo usei para um pastor! Verdade que sim? Porém, foi o único que me veio à mente, vês, assim que…
Então, é verdade, tudo coopera para o nosso bem, conforme ao propósito. Por exemplo, às vezes, eu ouço: - Irmão, como está -? – Reinando em vida, em obras de antemão, tudo coopera para o meu bem, em repouso --. Porém, há que se ter cuidado com isso, eu chamaria à isto de “falsos repousos”. Imagine uma pessoa que passa o tempo todo maquinando e tramando coisas aí e depois, - Não, eu estou em repouso -. Fazendo as coisas mal feitas, - Não eu estou em repouso, chamando as coisas que não são -. Porém, você não pode, porque isso é iniquidade. Pecado antes de Cristo, quando havia pecado, você precisava de corpo. Por exemplo, Satanás, quando começou à maquinar no céu, ele começou, entrou em contratações e maquinações, cometendo iniquidade. Iniquidade é o que você pensa, porém, para pecar, ele não tinha corpo, porque Satanás era um espírito que Deus criou, o criou espírito. Então, como ele já contratou, maquinou, cometeu iniquidade, pois, Deus então, usou o pó da terra e fez um homem, soprou e fez um corpo. Então, Deus o soprou e o colocou aí, nesse corpo. Eu não vou te dizer o nome dele, porque você não sabe nem quem é ele. Mas Deus o colocou em um corpo para que ele cometesse pecado, porque já havia cometido iniquidade. Agora, nós não estamos chamados à andar em iniquidade, nós estamos chamados à andar em repouso, porém, não um “falso repouso”.
Por exemplo, desde que eu conheci a graça verdadeiramente, eu me propus a não fazer nada para o Senhor, que não fosse da sua vontade. Por exemplo, eu não me atrevia ir, se eu estou vivendo em um lugar, eu dizia: - Ah, pois, eu vou para tal lugar, para pastorear -, eu não me atrevia. Eu tinha que esperar confirmação. Em tudo, até para me mover da minha casa para um outro lugar, confirmação. Para comprar um automóvel, confirmação. Para tudo, eu dizia: - Eu não quero fazer nada que Deus não tenha me colocado à fazer -. Sabe por quê? Porque se você está em um lugar que você duvida que deve estar ali, começam a te acontecer coisas e você se desespera porque você não está certo se essa é a vontade de Deus, porém, se você está certo, então você repousa. Veja, eu fui para Miami, porque Deus me chamou para Miami. E eu disse: - Bem, o Senhor já deve ter essa obra de antemão aí -. E passou um mês, dois meses, três meses, quatro meses, seis meses, um ano e eu comecei, - Ai Pai -! E os irmãos em Porto Rico, me diziam: - Como vai a obra em Miami -? Porém, como eu estava certo que ele me enviou para lá, eu dizia: - Chamando as coisas que não são, como se fossem, em repouso -, pois eu estava em um correto repouso. Mas imagine se eu tivesse maquinado, porque Miami é quente, porque lhe chamam de a capital do sol e que se eu já estivesse cansado de Porto Rico por alguma razão e eu quisesse mudar de ambiente, porque, por isto, pelas praias, por…, pelo que fosse. Imagine que tivesse maquinado ir para Miami eu mesmo e que me fizesse esperar por dois anos, como eu esperei, tranquilo.
Esperei dois anos para começar este ministério e isso era enfiado dentro da minha casa. Às vezes, me desesperava, você sabe. Às vezes, dizia: - Ffff! Deus meu, tanto tempo e quando for à Porto Rico no mês que vem, irão me perguntar outra vez, como vai a igreja? E tenho que continuar dizendo o mesmo, “chamando as coisas que não são, como se fossem –.” E eu imagino que te julgam, quando você confessa e não acontece nada. Eu imagino que os irmãos em Porto Rico, de vez em quando, diziam: - Olhe, esse conto de “chamando as coisas que não são, como se já fossem”. Então, toma um avião todos os sábados, vem prega para nós no domingo, vai embora na semana e depois volta -, porque eu ia semanalmente lá, para pregar. Então, a idéia era que Porto Rico, gerasse este ministério em Miami, então, eu como pastor de lá, eles me ajudavam economicamente para que eu pudesse vir à Miami levantar o Ministério Creciendo en Gracia. E então, eles supriam os gastos das viagens, supriam os gastos de minha família vivendo em Miami com cinco filhos e então, todos os meses que eu ia, graças à Deus que não havia uma junta. Se houvesse uma junta dessas de igreja. Você conhece essas igrejas que você tem que se reportar à um grupinho? Graças à Deus que o Ministério Creciendo en Gracia não tem esses grupinhos de mandões. Você sabe do que eu estou falando? Que Deus não trata com grupinhos, Deus trata com a igreja e com um pastor e o pastor faz como Deus diz e a igreja, se está bem educadinha, respalda isso ao pastor.
Pois então, como eu sabia que estava na vontade do Senhor, então, eu podia dizer: - Aqui em repouso, chamando as coisas que não são, como se fossem -. E me apegava com…, o quê ele é meu? Meu avô, Abraão, ele é o pai da fé, então, eu me apegava com Abraão que dizia: - E não se debilitou na fé, senão que ele continuou dizendo: Tenho um filho, tenho um filho, tenho um filho. Vai chegar, vai chegar -. Eu imagino que a família de Abraão, disse: - Este tipo está louco, este velho, com uma esposa estéril, vai ter um filho -? Porém, como Deus havia falado à ele, ele se manteve. Então, há repousos verdadeiros e repousos falsos. Por isso, você não pode olhar para o lado. Quando você está em uma igreja como Creciendo en Gracia, nunca se compare com ninguém. Porque você não sabe o tratamento que Deus está fazendo com essa pessoa, é um trato diferente. Deus trata com cada um de maneira diferente e uma vez que você aprenda isso, então você vai evitar muitos problemas. Ainda que às vezes, Deus permite problemas em seus escolhidos, às vezes, há problemas que você não entende, porém, se você está caminhando nessas obras de antemão e em obediência, eventualmente, tudo vai cooperar para o seu bem. Porque você tem sido obediente, você tem que procurar ter limpa consciência. A mensagem anterior era “Lavados os corpos com água pura, mantendo uma boa consciência”. Ou seja, se você maquina, se você comete iniquidade e maquina e começa à fazer coisinhas pessoais, - Vou fazer isto, para que quando o pastor chegue pense isto e faça isto – e maquina todo o seu caminho, pois então, você se põe à repousar. – Aqui, em repouso, tudo coopera para o meu bem -. Não, Deus também disciplina, Deus também corrige e Deus também açoita àquele que toma por filho. Agora, isso só você sabe, quando Deus o está disciplinando, você tem a evidência. Ninguém tem que dizer à você, você tem a evidência. – Tenho certeza de que Deus está me disciplinando nisto, nisto e naquilo -. O homem não pode te disciplinar, Deus pega a vida particular de cada um de nós e nos disciplina, nos corrige, porque à todo o que toma por filho, à esse, ele corrige e disciplina. E diz que todos temos sido participantes dessa disciplina.
De maneira que, como bons crentes, obedientes à um pacto, nós temos que saber o que é que estamos fazendo. Veja, por aí, há um livro que escreveram que pegou em todas as livrarias nos Estados Unidos e eu imagino que já esteja em espanhol, em português, em muitos idiomas. Há um livro que diz: “Um discípulo não nasce, senão, se faz”. Quantos já viram esse livro? Isso é um tremendo disparate, tremendo disparate, porque você não pode fazer isso. Se ele não nasce com esse chamado, você pode fabricar um discípulo, mas, ele não irá bem, porque se ele não tiver esse chamado, vai fracassar. Por exemplo, os seminários de hoje, fabricam pastores, há uns seminários que fabricam que te dizem como é que você tem que parar, como você tem que fazer e te explicam tudo. Porém, fazem vários anos, eu ouvi que fizeram umas estatísticas, em que renunciaram mais de mil e quinhentos pastores por ano, vinham renunciando. Alguns saíam para vender carros, outros iam vender móveis, outros iam e continuavam os estudos para uma outra profissão, porque não gostaram, fracassaram. É como você pegar um filho, uma filha e metê-la em um mosteiro desses para fazê-la monja, Ou para ser pároco, e depois esse homem ou essa mulher, começam a se destruir nesse convento, mas, lhes colocaram de cabeça nisto. Ou por complexo que tinha em sua mente, por causa de situações, ou por frustrações com um homem, com um noivado e diz: - Vou para o convento -, e então, essas pessoas sofrem. Você tem que andar em obras preparadas de antemão. Diga: EU ANDO EM OBRAS PREPARADAS DE ANTEMÃO.
Isso é o que mais te dá paz. O que mais dá o verdadeiro repouso, tranqüilidade, que você ande realizado como pessoa, é que você ande em obras que Deus preparou de antemão para você. O resto, pois, corremos risco, corremos perigo, Deus não te garante. Os anjos não vão te servir, porque dizem: - Ele não tem que estar aí. Ela não tem que estar nisso, eu não o pus aí -. Delicada, delicada posição para todos nós, porém, procuremos entrar nesse repouso. Assim diz a bíblia, “que nenhum caia em semelhante exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é mais cortante que toda espada de dois gumes e penetra até dividir a alma e discerne as intenções do coração”. Assim que, àquilo que Deus te chamou, faça, e faça da melhor maneira. Se Deus te chamou para fazer um negócio de recolher lixo, procura ter os caminhões bem pintados. Se Deus te chamou para cortar cabelos, procura cortar bem os cabelos e tratar bem aos clientes. Porém, faça bem feito, que você seja o melhor nisso que você está fazendo e você irá bem. Porém, não queira tratar de ser o que o outro é. Às vezes, a família, este irmão, porque este é doutor, porque este saiu, então, os demais começam a se sentir complexados. Como sofre uma família, verdade? Quando começa a comparar um irmão, com uma irmã, com o irmão e você os vê todos aí, essas divisões que há entre eles. E às vezes, os pais, são tão cabeções, que dão mais amor ao que tem uma posição que os demais aplaudem e maltratam àquele que não tem essa posição. – Você devia fazer como teu irmão e você devia estar como tua irmã -, então, começam a pôr uns marcos de referência que não são para você.
Eu passei por isso, imagine, eu quando era jovem, um delinqüente e não estudei, então, meus irmãos, se desenvolvendo. Então, você sabe que uma pessoa começa a se isolar porque se visitava a um tio, se visitava a um familiar, me diziam: - Por quê você não estuda? Olhe, um rapaz tão bom -. E sempre começavam, - você tem uns potenciais, que você pode chegar à isto -. Então, isso, o que faz, é te afundar mais, - posso chegar, porém, não tenho chegado. Posso chegar…-. Às vezes, o que os conselhos fazem, é maltratar famílias inteiras. HELLO! Que silêncio! Eu aprendi com meus filhos, a não… Bem, Cheo, Cheo uma vez, me disse: - Papai, você sabe que eu não quero ser pastor -. – Oh, não, não. Tranquilo, em nenhum momento te sugeri que fosse pastor --. – Não, não, é porque eu serei advogado -. – Ah não, pois, estuda para advogado e no que eu puder te ajudar…--, e estava estudando em Miami para ser advogado. Ele queria fazer uma carreira nas leis e me disse: - Você verá quando eu chegar aí nesse tribunal. Serei um dos melhores advogados de Miami. Se você é um bom pastor, eu serei um bom advogado -. E eu lhe disse: - Tranquilo Cheo, eu não te disse nada, ou seja, eu nunca te falei, nem disso te falei. Ao contrário, te tirei da igreja, para que você não pense assim -. Te tirei de toda essa religiosidade, de escolas dominicais e dessas coisas e lhe dei liberdade. Vive! Eu o aconselhava, porém, nunca lhe empurrei o pastorado e lhe respeitei isso e lhe demonstrei. – Você vai ser o que Deus disser que você será -. Nunca force um filho teu por causa de que um sobrinho, não o force à nada do que você viu naquela outra família. Se você é um complexado porque tem uma família em que aconteceu isto, então, pega o teu filho e começa a colocar-lhe coisas na cabeça. E o pobrezinho, não tem o talento para isso, ele não gosta, ele pode ser bom em outra coisa. Ajude-o, - Olhe, o que você decidir, eu vou te respaldar -. Pois, eu nunca pus Cheo à prova com fatos, - Você vai ser o que você quiser -.
Bem, e se foi, à estudar e com o que eu pude, o ajudei, com tudo e foi estudar. Mas começou a entender a graça, bem jovenzinho e se sentava sempre à frente à escutar-me falar de graça. E então, se pôs a pensar, porque a graça, te faz pensar, a religião, te idiotiza, sim? A religião, te faz um idiota, porque não deixa você pensar, mas a graça, como a graça se explica, o outro começa a dizer: - E por quê isto é assim -? Olhe, e um dia Cheo me chamou lá da escola. – Dad (pai) -. – Hei! Cheo, o que aconteceu --? – Ah rapaz, veja, porque Paulo, e Timóteo, e aquele, que a graça -. – E o quê você está me dizendo --? – Papai, eu quero trabalhar contigo -. E eu disse: - Deus, o quê aconteceu -? E disse: - Não, é que eu não posso me concentrar, fico, fico pensando e…-. Bem, e vocês vêem quem ele é. Cheo é um pregador tremendo, com uma revelação que eu mesmo, às vezes… Quando veio aqui em Bogotá, me disse: - O tema é este -. E eu disse: - Como que o tema é este -? – O tema é O Iníquo --. E eu lhe disse: - E quem é o iníquo para você -? E me disse: - Pedro -. E eu disse: - Ah, Cheo, espera, agüenta, agüenta. AGUENTA isso -. E me disse: - Papai, o que acontece é que você, você sempre foi um religioso, então ainda tem em você, muita contaminação. Porém, eu não, porque você me tirou de onde contaminam as pessoas, que é a escolinha dominical. Você me tirou a tempo e eu não tenho esse grau de contaminação. E para mim, é bem claro ver que esse Pedro…-, e vocês já sabem o que ele disse. Mas, se ele estivesse aí porque eu o tivesse colocado, você sabe o grau de frustração que teria esse rapaz? Estaria destruído e se você pega a um filho teu e o empurra para um lugar que ele não quer… Porém, como ele anda confuso ou confusa, ele, por receber o teu conselho e porque você é a mamãe, ou porque você é o papai e você o segue empurrando por aí, vai fazer um dano tremendo. HELLO! O que está acontecendo aqui? Não há améns? Não há nada, rapaz? (Aplausos)
O quê? Vocês estão pensando comigo? Estão pensando? Olhe Próspero, quem te disse que você tocaria saxofone? Ninguém, nasceu. Você gosta? Tomara que teu papai não veja este vídeo. Disse Próspero que o papai não, porém ele sim, e ele fez bem. Eu felicito a ele, não ao papai. Às vezes há que se felicitar aos filhos e não aos pais. Os pais tem que fazer isso bem, nesse aspecto, porque senão, imagine. Assim que, quantos desejam caminhar em boas obras preparadas de antemão? Sim, olhe, muitos, verdade que sim? (Aplausos)

Um comentário:

Unknown disse...

Aba Pai. Caminhamos em obras preparadas de antemão.