
Bem, então, vamos ao conselho da palavra do Senhor.
Vamos falar hoje de algo que desapareceu por 2000 anos, desapareceu; e se encontra em Lucas, livro histórico de Lucas capítulo 18, verso 7. “E será que Deus não fará justiça a seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Se demorará em responder-lhes? Digo-vos que cedo lhes fará justiça”. Olhe, esse “cedo” demorou 2000 anos. Diz: “Mas quando vier o Filho do Homem, achará fé na terra?”.
Você sabe que o Senhor não achou fé na terra, o que achou foi religiões baseadas em obras. Porque este ministério significa a vinda do Senhor. Então, quando veio o Senhor achou fé? Não, não achou fé. Encontrou religiões misturadas. Mas, fé não achou.
E vamos ver em Romanos o que é fé, Romanos capítulo 1. Tome nota destes versos, por favor. Livro a Roma. Digo, se o Senhor tivesse achado fé, tivesse encontrado as pessoas dizendo: Abençoados. Mas, encontrou-os dizendo: Deus te abençoe Isso não é fé. Deus te abençoe é uma expressão futura: Que Deus te abençoe. Não estás abençoado, que Deus te abençoe, portanto, isso não é fé. Achou pecado, quando ele tirou pecado faz 2000 anos. Achou as pessoas crendo num diabo que destruiu faz 2000 anos. Quer dizer que o Senhor veio e não achou fé.
Vamos ver o que é fé em Romanos, capítulo 1. Fé tem duas manifestações. Por exemplo, há pessoas que têm um bom ânimo de fé como para serem sãos. Às vezes o Senhor via que tinham fé para serem sãos. Mas também fé é a fé que professamos, ou seja, que ela tem duas manifestações. Manifestação de bom ânimo e manifestação do que cremos, de crença.
Por exemplo, aí mesmo em Romanos 1:8, diz: “Primeiramente dou graças a Deus mediante Jesus Cristo com respeito a todos vocês, de que vossa fé se divulga por todo o mundo”. Ou seja, aqui não é uma fé para curas. Não é uma fé para confessar um milagre, não é uma fé para confessar prosperidade. Aqui a fé se manifesta para divulgar-se por todo o mundo, na expressão doutrinal.
Agora, olha o que diz o verso 17 desse capítulo 1 (Romanos). “Porque no evangelho a justiça de Deus se revela por fé e para fé, como está escrito: Mas o justo pela fé viverá”. Mas, veja bem esse termo: “se revela por fé e para fé”. Você sabe, porque a fé tem duas manifestações: manifesta-se em bom ânimo, que te dá bom ânimo; mas logo te segue conduzindo numa crença das coisas que ensina através da doutrina. Por isso é que é por fé e para fé. Porque a fé tem duas manifestações: Bom ânimo e ao mesmo tempo uma doutrina estabelecida em tua vida. No evangelho, o que é justo para Deus é que existam essas duas manifestações em tua vida.
Agora, aí mesmo em Romanos 9, olha o que aconteceu ao povo de Israel. Romanos 9, no verso 30. Olha o que diz dos judeus. “Que, pois, diremos? Que os gentios, que não buscavam a justiça, atingiram a justiça, quer dizer, a justiça que é por fé; mas Israel, que buscava uma lei de justiça, não a atingiu. Por quê? Porque buscavam a ela não por fé, senão como por obras da lei, pois tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Eis aqui ponho em Sião pedra de tropeço e rocha de escândalo”. Esse é Jesús de Nazaré, essa é a pedra de tropeço. Diz: “E o que crer nele, não será envergonhado”.
Então, eles buscavam uma justiça, e parecia que era de fé, mas, em si era uma justiça por obras. Que é o que ensinam todos os evangélicos hoje; os católicos. Tudo isso são obras. Eles não estão em fé. Se estivessem em fé teriam um vocabulário de fé. Mas eles a misturaram em tal forma que saíram da fé.
Por isso em Segunda aos Corintios, vamos seguir adiante, porque estas são cartas que o apóstolo segue falando. Segunda carta aos Corintios, passe Romanos, Primeira aos Corintios, Segunda aos Corintios, no capítulo 3 veja o que aconteceu, capítulo 3, verso 12. Estamos falando agora de um povo que não nos entende a nós. É um povo que nos persegue, é um povo que fala mal de nós, é um povo que nos vê a nós como hereges. Mas aqui está a razão por que é que nos vêem como hereges.
Olha o que diz o capítulo 3, verso 12 (Segunda aos Corintios). “Assim que, tendo tal esperança, usamos de muita franqueza; e não como Moisés, que punha um véu sobre seu rosto, para que os filhos de Israel não fixassem a vista no fim daquilo que tinha de ser abolido. Mas o entendimento deles se embotou; porque até o dia de hoje, quando lêem o antigo pacto, permanecem com o mesmo véu não descoberto, o qual por Cristo é tirado. E ainda até o dia de hoje, quando lêem a Moisés, o véu está posto sobre a mente, sobre o coração deles. Mas quando se converterem ao Senhor, o véu será tirado. Porque o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade”.
Que foi que aconteceu a você? Que você se converteu ao Senhor. Por quê? Porque puseste os olhos em Cristo, após a cruz, não antes da cruz. Todo esse sistema evangélico de onde você vem e eu venho, aí há um tipo de conversão, mas é uma conversão com véu, por isso não têm ciência. Eles se converteram e têm zelo, e suas vidas mudam, mas, é um zelo sem ciência. Então, têm um véu que quando te escutam falar vêem ao diabo. Você não vê que você fala diferente? O que você fala se entende. O que eles falam não se entende.
Nestes dias eu estive ouvindo a rádio, Carlos me chamou e me disse: -Apóstolo estão falando de nós aí na rádio; e pus o programa. E havia um evangelista bastante conhecido, especialmente na ilha de Porto Rico, e então, ele dizia: -Olhe, estes de Creciendo en Gracia o que ensinam é calvinismo. O que me importa quem é Calvino? Você sabe. Aliás, eu tratei de estudar esse livro tantas vezes, e era que me dava sonho.
Mas Calvino não tinha nenhuma revelação, simplesmente, que ele disse: O justo pela fé viverá. Mas, ele se esqueceu: Por fé e para fé. Porque isto não é questão de você diga: -Por fé. Obrigado, Senhor. Mas, tens que seguir na mesma atitude: Por fé o resto das coisas é por fé, não é por obras.
E ele falava de nós, e dizia umas coisas. E eu dizia: -Senhor, como você pode permitir que um homem fale assim? Mas, falava feio de nós. Ah, e você sabe o que dizia? Falava muito bem. Dizia: -Ali todos são ricos-. (Aplausos).
Dizia: -Porque como as pessoas ricas têm má consciência, pois, entram nesses lugares porque ali eles se sentem aceitos. Mas, eu estou te falando de um líder já bem conhecido que leu a Bíblia ao direito e ao revés. Mas, o que acontece é que ele não se converteu ao Senhor. Como pode ser que um pastor seja um pregador, que guie massas, ore pelos enfermos, os enfermos são curados e não esteja convertido? Porque o diz aí: Tem um véu que não lhe deixa ver a realidade do que é esta salvação. Não podem ver, ponto.
Assim que, todo aquele que tem os olhos postos em Jesús de Nazaret e não traspassou a cruz… Você sabe que por isso é que nos criticam a nós? Pelo que se passou em Romanos 7:4. Aqui há bastantes visitas, vocês suportam ler o mesmo. Verdade?
Leia em Romanos 7:4, para que entenda por que é que nós somos diferentes. Romanos 7:4 é o mesmo tema, a fé, mas, em crença. Olha o que diz o verso 4. Oxalá. Eu recebo que você me entenda porque tirar o véu significa uma pessoa que acordou num mundo onde os demais andam adormecidos. Você sabe o que é você estar desperto num mundo onde todo o mundo está dormido? PRESTA-ME ATENÇÃO, porque o cruzar esta ponte que eu vou ler agora faz a diferença em qualquer vida.
Olha o que diz o verso 4. “Assim também vocês, irmãos meus, morrestes à lei mediante o corpo de Cristo…”. Que se chamou Jesús de Nazaret. O corpo de Jesus Cristo se chamou Jesus de Nazaré. Jesus de Nazaré era o véu e Jesus Cristo era o Deus que se meteu dentro do véu. Então diz que Deus se vestiu de carne para te colocar morto à lei E se você está morto à lei não pode ser achado morto em pecado. Essa é a idéia: “Eis aqui o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Pois, quando morreu, o tirou. Como o tirou? Através do corpo que ele levou à cruz. E então, uma vez ele morre, então você fica morto ao pecado. Ao você ficar morto ao pecado, então já não estás em pecado.
Agora, olha o que diz aí, que isto é um mistério. Perdoem que eu diga isto, mas isto é um mistério que foi revelado somente a mim em 2000 anos. Eu não conheço a ninguém que tenha explicado isto. E mais, nem Pablo o explica, porque Pablo o escreveu, mas eu não sei o que se passou que ninguém o via. E então, enquanto você não cruzar essa ponte, você não está convertido. Ainda que pertenças a uma igreja, a que seja, evangélica, de qualquer denominação.
Diz: “Para que sejais de outro”. Para você ser de outro tens que abandonar a Jesus de Nazaré. O corpo de Jesus Cristo se chamou Jesus de Nazaré, então ele o entregou para que você seja não de Jesus de Nazaré, do outro. Diga: EU NÃO SOU DE JESUS DE NAZARÉ, EU SOU DO OUTRO. Porque Deus me o pede que seja do outro. Não é um desejo meu, é porque Deus te pede.
Se você celebra a Semana Santa quando vem abril, você não é do outro, você está com Jesus de Nazaré. Se você se batiza, toma comunhões, santa ceias, se você ainda se abstém de alimentos; você não está com o outro. Você está em abstinências de alimentos e observâncias de cerimônias. Você não é do outro e não está convertido, e tens um véu posto. E você jura que vês, e não vês. Por isso os que se vão daqui falam pestes de nós, se não sabem o que estão falando, imagine você. O que se vai fazer? Estão cegos.
E diz aí: “Para que sejais de outro, do que…”. Do que o quê? “Do que ressuscitou dos mortos, a fim de que demos fruto para Deus”. Agora, imagine. Ninguém fora do Ministério Creciendo en Gracia, ninguém é do outro, senão que estão ainda com Jesus de Nazaré. Os católicos, os evangélicos, os mórmons, todos eles estão com Jesus de Nazaré, e eles pensam que isso é bom. Imagine, falar de Jesus de Nazaré, colocar um crucifixo. Você sabe o que é isso? Usar um crucifixo? Ter o Sagrado Coração de Jesus? Ir a missa, ter um rosário em casa? Um novenário?
Colômbia agora está cheio de novenários lá, recebi informação. Isso é estar sem dar fruto para Deus. Isso é não estar convertido ao Senhor, isso é estar com o véu. Jesus de Nazaré é sinônimo de véu. Quando diz aí: “Ainda estão com o mesmo véu”, pois ainda estão com Jesus de Nazaré. Como diz? Como diz?
Bem, vamos procurar a Hebreus, para vê-lo em branco e preto. Hebreus. Em Hebreus sim que o diz clarinho. 10:19 (Hebreus). Como eu gostaria de explicar isto ao mundo, ah? E como vamos fazê-lo? Bem, estamos fazendo, não? ESTAMOS fazendo. Mas, toma tempo, toma um tempo, toma anos conseguir isto. Diz: “Assim que, irmãos, tendo liberdade para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus Cristo, pelo caminho novo e vivo que ele nos abriu através do véu, isto é…”. Quê? Olhe, estará claro isto? Olhe, os entendidos resplandecem. “Que ele nos abriu através do véu, isto é, de sua carne”. Sua carne é o véu, então Paulo diz que quando lêem a Bíblia estão com o mesmo véu. Ou seja, estão com Jesus de Nazaré.
E as pessoas pensam que isso é bom. Juro-te que eles pensam que isso é bom, ter um crucifixo, ter um santuário por aí com San Lázaro. Eles juram que tudo isso é bom, e estão velados. Olhe, que bonito seria se de repente uma avalanche de pessoas dissessem: Tiraram-me o véu. Que lindo seria tirar o véu de alguém. Olhe, que neste natal vocês tirem o véu de alguém. Isso seria um presente de natal tremendo. Porque há pessoas que dizem: -Não, ninguém me tira isso, ninguém. Eu sigo com o menino Deus. Eu sigo com Jesus de Nazaré-.
Com o menino Deus? Foi Jesus de Nazaré que após 30 anos é que a coisa ficou boa, imagine com o menino Deus. Nisso você não tem nada. O menino Deus, oração ao menino Deus. Ele aí não podia fazer nada por ti, ainda não tinha crescido em graça, imagine, nem em conhecimento.
Mesmo já grande, de 30 a 33 anos, ele mesmo te diz: -Não ponhas os olhos em mim. Não os ponhas que depois que eu ressuscitar, não mais me verão nesta humilhação-. O mundo, o que está fazendo é humilhar a Deus apresentando a Jesús de Nazaré, apresentando as sete palavras, apresentando a via-crúcis. Tudo isso é humilhando a Deus, porque ele veio para que você esteja morto à lei. Uma vez ele morre e ressuscita diz: -Não me conheçam mais assim. Por favor, não me mostrem mais assim.
Essa é uma das revelações maiores que eu pude ter conhecido, que eu não entendo nem como o aprendi. Isso me chegou assim, e eu disse: -Ai, Pai. Agora sim que fiquei louco-. Porque a mim me diziam que eu estava louco antes disto, imagine. Após isto foi tremendo.
Então, a lei não é de fé, e a idéia é que você ande na fé crença e na fé atitude. Vamos ver o que diz Gálatas sobre a fé.
Gálatas, capítulo 3. No verso 12, que diz. “E a lei…”. O que diz? A lei não é de quê? Quantas pessoas estão guardando o Sábado hoje, guardando a lei? Os Adventistas do Sétimo Dia. A lei não é de quê. E sem fé? Se não tens fé, não chegas. Aliás, por isso o Senhor diz: Achará fé na terra quando ele voltar? Não. O que achou foi pessoas em lei, em misturas, em misturas de tradições.
“A lei não é de fé, senão que diz: O que fizer estas coisas viverá por elas...”. Isso é obras. “Cristo nos libertou da maldição da lei, feito por nós maldição (porque está escrito: Maldito todo aquele que é pendurado num madeiro), para que em Cristo Jesus a bênção de Abraham atingisse aos gentios a fim de que pela fé recebêssemos a promessa do Espírito”.
Irmãos, falo em termos humanos: Um pacto, ainda que seja de homem, uma vez ratificado ninguém o invalida, nem lhe adiciona. Agora bem, a Abraham foram feitas as promessas, e a sua semente. Não diz: E as sementes, como se falasse de muitos, senão como de um: E a tua semente, a qual é Cristo.
Isto, pois, digo: O pacto previamente ratificado por Deus para com Cristo, a lei que veio quatrocentos trinta anos depois, não o ab-roga, para invalidar a promessa. Porque se a herança é pela lei, já não é pela promessa, mas, Deus a concedeu a Abraham mediante a promessa”.
Então, dissemos que a lei não é de fé, e dissemos que a fé não aumenta. Não vá orar incorreto agora. A fé não aumenta nem diminui. Isso está inteiro em ti. Agora, o que acontece é que cresce com conhecimento. A fé cresce com conhecimento, mas nem aumenta nem diminui porque é um dom, e o dom vem com toda a capacidade. Uma vez que isso nasça contigo, está contigo para sempre. Porque há pessoas que nascem sem isto. Diz: “A fé não é de todos”.
E isso sim que é um problema, que você se encontre uma pessoa que não tem o dom de crer. Porque há pessoas que têm a fé, mas ela está fora da posição correta por falta de revelação e por ainda não terem lhe tirado o véu. Mas se não tem este dom integrado com ele... Porque você nasce com este dom. Ou seja, desde pequeno você traz o dom integrado contigo, e eventualmente, num momento de tua vida, ainda que não vá a uma igreja, vai se manifestar. Ainda que você morra essa fé num momento dado, na viagem ao paraíso aí te agarra e te encontras com o dom integrado. Porque isso você não pode adquirir, isso já vem contigo.
Podemos ver isso em Efésios 2:8, por se há alguma visita que queira verificar isso. Efésios, capítulo 2 verso 8. Todos encontraram? “Porque por graça sois salvos por meio da…”. Quê? “E isto não vem de vós, pois é dom de Deus”. É o quê? Ou seja, para você ser salvo é por meio da fé. E logo te diz que isso você não o podes fabricar. Porque você sabe que há igrejas que dizem: -Irmãos, passem a frente e seja salvo-. Como quem diz: Fabrique o dom em você para ser salvo. Isso já vem com você.
Por isso aqui nós não fazemos apelos, porque isso já está em ti. Nós o que fazemos é que falamos a palavra e o vamos alimentando. E aí sentadinho, você diz: -Wow. Que tremendo-. E vai se interessando, e vais crescendo em graça. Agora, há igrejas que usam o termo: -Passe a frente para receber ao Senhor-. Mas é que você não pode passar à frente a receber ao Senhor, porque o Senhor já te recebeu desde que você era pequeno.
Não perdemos tempo chamando gente à frente. Porque por isso é que pensam que podem deixá-lo. Porque passam a recebê-lo e logo dizem: -OK. Adeus. Não vou mais à igreja, e já, já não o tenho-. Não. Esse dom vem integrado contigo. A única coisa é que se ativa nesta forma: Romanos 10:17.
Romanos 10, verso 17. Veja bem que isso é um dom que vem integrado com todos os predestinados, com todos os escolhidos já vem integrado neles. Podem estar numa igreja Católica, Testemunha de Jeová; podem estar onde estejam, esse dom está dentro da pessoa. Seu espírito é um espírito escolhido, mas logo Paulo diz que se ativa nesta forma.
Diz: “Assim que a fé é pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus”. Ou seja, essa fé não sai lendo. Podem te dar uma Bíblia e você diz: -Olhe, tome para que tenhas a fé-. Não. Diz que sai pelo ouvir, ao ouvir, não lendo, não com a vista é ouvindo. Tão logo você ouve a alguém que teve o véu tirado, seja a mim seja a qualquer dos bispos, dos pastores deste ministério, eles indiretamente comigo geram pessoas. Mas tem que ser que fale já sendo iluminado, que ele já esteja convertido ao Senhor. Porque se não, não lhes funciona, ao contrário, pode te confundir.
Agora, essa fé se ativa, quando se ativa, aí você começa uma nova atitude. A fé te traz novas metas, te realiza como pessoa e onde você vê as coisas um pouco obscuras por enquanto a fé te ilumina e te diz: -Não, não, não. Olhe do outro lado-, e te faz encontrar diferentes ângulos em seguida. E então, em fé, você vem e diz: -Pai, eu recebo isto. Eu não recebo isto. Não recebo isto que estou pensando. Anulo, levo cativo a estes pensamentos. Pai, eu digo que vai ser assim-. E então, a fé vai te conduzindo, porque essa é a atitude de ânimo de uma pessoa que possui o dom da fé. Tens que confessar diferente. Você não vai confessar como as pessoas por aí confessam de que isto está mal, de que vais fracassar. Não podes, porque é que não estás confessando o espírito do que mora em ti.
Olhe, ainda antes de você escutar esta palavra, ainda desde pequeno, você sabe que teve momentos em tua vida, quando criança, quando menina, que esse dom te falava. E isso é uma pequena voz que te dava advertências. A única coisa é que não estava ativada de todo. Agora, quando já você chega a um lugar como este, já te exige. Já não podes ficar para trás, agora tens que... Porque Deus está esperando um pouco de ti. Deus quer fazer algo em tua vida, quer te utilizar, quer que estejas realizado como pessoa e vai demandar de ti. Quando pequenos são circunstâncias, quando jovem te acontecem coisas, e Deus te cuidava e tudo mais. Mas, agora, Deus está te exigindo, e te exige.
Agora, esta fé não é de todos, porque só as ovelhas ouvem a voz. Agora, os lobos não, e há lobos, a Bíblia diz que há lobos. Paulo diz isso lá em Segunda a Tessalonicenses, se quiser procurar comigo. Segunda carta a Tessalonicenses capítulo 3, para nos manter provando tudo o que está escrito, para que você confie e saibas em que estás pondo essa fé que está em ti Capítulo 3, verso 12.
Bueno, o verso 1 diz: “Pelo demais irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor corra e seja glorificada, assim como foi entre vocês”. Aí iluminou, não? “E para que sejamos livrados de homens perversos e maus; porque a fé não é de todos”. Não é de quê? Isso sim que é triste, verdade que sim? E quando ele diz: “Ser livrado de homens maus e perversos”; estava falando dos apóstolos, especialmente, de Pedro. Quiçá não todos, mas de Pedro ainda que seja, o chefe do grupo.
“Homens maus e perversos, porque a fé não é de todos”. E isso é triste, mas é uma realidade, nem todos vão ser salvos. Isso não deve te pôr triste, é triste mencioná-lo, mas o importante é que você seja um salvo. O importante é que você tenha esse dom e que os teus. Porque às vezes não chegaram, não querem vir, situações, mas são. E você tem familiares que por enquanto quando escutam isto ficam bravos.
Hoje alguém ligou para a rádio. Verdade? Que disse: -Olhe, eu tive um tipo de problema com isto tão tremendo, mas levo 16 anos escutando-. Somente agora é que ligou. Estará aqui presente? Estará aqui presente o que chamou hoje? Tremendo depoimento. –Agora, agora, após 16 anos-. Você sabe todas as vezes que se protegeu de mim fazendo assim, mas não podia evitar seguir ouvindo. Ele gostava, você sabe? Gostava. E nos perseguiu por todas as emissoras que temos estado. Mas parece que ultimamente disse: -Não agüento mais-, e ligou hoje.
Olhe, quantos mais estarão assim? Olhe, às vezes demoram anos em chegar aqui. O importante é que cheguem. O importante é que cheguem, seja agora, seja depois, seja o ano que vem. Não há pressa. Ficaríamos encantados em vê-los a todos, não? Mas eu recebo que você é uma ovelha, e que você tem esse dom contigo, e que esse dom não te falhará. Que você vai seguir confessando a palavra e te manténs sem naufragar na fé. Não podes naufragar. Tens que te manter firme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário