Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

sexta-feira, maio 12, 2006

Hoje, por instruções e fé a nosso Apóstolo vamos estar compartilhando um tema sumamente interessante. A temática para o dia de hoje é “A Graça, a Ciência de Deus para tratar com o ser humano”.

Vamos a carta do apóstolo Paulo aos Romanos capítulo 12, verso 3. Quando o tenham digam: ABA PAI. “Digo, pois, pela graça a que me é dada, a cada qual que está entre vós, que não tenham mais alto conceito de si que o que deve ter, se não que pense de si com cordura, conforme a medida de fé que Deus repartiu a cada um.”

O Senhor me dizia que fizesse uma correção. O dizia: quando fala aqui “a medida de fé”, temos que compreender que a fé é um dom, quer dizer que a fé é equivalente e igual para todos. Assim que quando falamos o término de fé temos que entender que é um dom, e Ele repartiu esse dom para todos. Mas, dizia: O fato de que tenhamos o mesmo dom de fé não altera a medida de cada crente. Cada crente possui uma medida, possui uma qualidade de espírito, uma personalidade espiritual. Então, a graça vem para manifestar essa medida que há em teu espírito.

O Senhor me dizia que nós possuímos uma responsabilidade, uma responsabilidade por causa de que temos uma medida, e Ele nos tem chamado a entender esta palavra. E Ele me dizia que a responsabilidade é comermos este pacto, tragarmos este pacto. Porque a graça é a ciência que Ele nos tem dado para minimizar nossa humanidade, e manifestar nosso homem espiritual.

Ou seja, todos nós estamos esperando que ocorra algo bem maravilhoso com nosso corpo. Tu sabes quem o vai fazer? A graça. Então, portanto, nós temos uma responsabilidade com relação a palavra porque é a palavra que vai matando diariamente esta humanidade. Isso é o que te molesta a ti? Qual é a única situação tua? Tua humanidade? Pois, então, o que tu tem que fazer é ser exposto a palavra da graça porque é ela que tem as ferramentas para ir matando diariamente esta humanidade, de tal maneira que a medida espiritual de teu homem seja manifestado. (Aplausos)

Agora, por que é necessário que esta humanidade cesse? Pois, porque esta humanidade está bem fastigada. Por exemplo, o Senhor me dava este verso.

Olhe em Segunda carta aos Coríntios capítulo 7, verso 1. Porque é necessário que esta humanidade morra diariamente. “Assim que, amados, posto que temos tais promessas, limpemo-nos de toda contaminação da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor do Senhor.”

Então, o Senhor me dizia: - mas, quando é que você viu um espírito que se contamina? Nenhum espírito se contamina, se a habitação espiritual é intocável, está perfeita com uma só oferta. Mas, quando um ser humano obtém informação religiosa legalista essa informação religiosa legalista vai criando umas contaminações que se vai materializar em sua vida diária. A lei, o sistema religioso, Moisés, o que traz é uma data; a cultura, teu país, tua família traz uma informação que quando vem a ti, faz ficar em ti uma falsa personalidade, uma falsa medida.

Então, tu andas conduzido na vida entendendo: -Ah, esse Rafa aí-. Rapaz, Rafael foi formado por contaminação da carne e do espírito, informações doutrinais, religiosas, familiares, culturais, socio-política; e isso há formado uma personalidade. Então, tu andas na vida entendendo que esse é tu, mas em sí, isso não é você, isso é uma mentira. Isso é uma personalidade formada, uma medida formada.

Se fosse de uma família que era bem, que se acreditava que era grande coisa, pois esse indivíduo se forma crendo que é grande coisa na vida. Então, se tu foi criado em situações de escassez materiais, pois tende a ser formada com una personalidade de que não merece nada. Esses são falsos conceitos, por causa das contaminações da carne e do espírito, de informação. Isso são mentiras. Nós vivemos em mundo cheio de mentira. Tudo é mentira.

O único que é verdade é o que Deus disse sobre ti. Então o que Deus disse sobre ti é que tu tem uma classe de medida maravilhosa que Paulo o chama um tesouro. Mas para tirar esse tesouro tem que matar toda a mentira que você creu, que tu recebeste em teu espírito, e pela qual te conduziste na vida.

Então, a graça é a ciência de Deus para matar essa mentira, essa contaminação, e que possa sair à luz a verdadeira personalidade de teu homem espiritual. O Apóstolo me dizia: quando alguém tem informação legalista, religiosa, falsa contamina e cria conceitos que desviam tua verdadeira medida. Desvia-te de tua verdadeira medida.

Então, como limparmos dessas contaminações? O Senhor dizia: -Isto é um processo que inclui dois aspectos principais: Primeiro é essencial, é que tu emprestes teu ouvido. Por isso Paulo pôs como fundamento, a fé vem, não é que vem, é que é ativada por fazer, por jejuar, por acender velas? Ah? Vem por que? Não é por fazer? Quer dizer que mais importante que tu tem é o ouvido. O mais importante que tu tem é o ouvido. Essa é a boca de teu homem espiritual, o ouvido.

Olhe, se essa é a boca de teu homem espiritual, quantos de vocês andaram em jejuns? Tem que andar desnutrido. Uma pessoa que não dá o ouvido a graça, então anda desnutrido. Porque por onde tu te alimentas é pelo que tu ouve. ALÔ!

Segundo, o Senhor me dizia: - Há que congregar. Há que congregar porque onde você ouve a ciência da graça é na congregação. Porque não é escutando qualquer palavra, é a palavra da graça e apostolado. Por issso Paulo dizia: “Não deixeis de congregar como alguns tem por costume”, tomar levianamente o congregar.

Diga-me tu? Tu deixarias de comer um dia? Tu não deixa de comer um dia porque tu sabe que isso é necessário para tua vivência. Pois em teu homem espiritual é da mesma maneira. Tu não podes tomar levianamente o deixai de congregar porque aí é onde a ciência, a palavra inefável vem alimentar teu homem espiritual para tirar tua identidade espiritual. Ai, Pai!

O Senhor dizia que a descontaminação é um processo que no fim vai destacar ou destapar quem tu é realmente.

De fato, vamos ver isto na Primeira carta aos Coríntios capítulo 3, verso 12. Já temos todos? “E se sobre este fundamento alguém edificar ouro, prata, pedras preciosas…” Não vamos a falar dos outros porque não são daqui. Verso 13, “A obra de cada um será manifesta; porque o dia a declarará, pois pelo fogo será revelada; e a obra de cada um qual seja, o fogo a provará.”

O Senhor dizia: a idéia de Deus é que através da ciência possa tirar a medida de quem realmente é você. E essa medida se manifesta, e Paulo a caracteriza, como pessoas que possuem uma qualidade de ouro, de prata ou pedras preciosas.

Ou seja, quem é você? O Apóstolo dizia: - eu não sei quem você é. Mas, tu possas, se tu estás aqui ou tu não estás observando, você possui uma dessas três medidas; você é ouro, você é prata, ou você é pedra preciosa. Agora, o fogo é quem vai mostrar quem você é, a graça, a palavra é quem vai destacar, destapar quem realmente é esse aparato que está detrás desse véu tão precioso.

Olhe, com razão Paulo dizia que daqui em diante a ninguém, conhecemos segundo... Porque é que a carne está contaminada. Então, há que olhar sempre, e de fato é uma educação, tratar sempre de olhar mais além do véu para ver a preciosidade do tesouro que há aí escondido, que pode ser um ouro, uma prata ou uma pedra preciosa. Imagina, por você conhecer a alguém em carne, e está lastimando a um ouro que esta aí dentro.

O Apóstolo me dizia: O fogo é o fator que ele utiliza para tirar tua medida, para te provar. Qual é o fim?

O fim é Efésios capítulo 4, verso 12. Olha o fim, que é o que Deus está perseguindo.

De fato, o Apóstolo nos dizia um exemplo. Olha, o Apóstolo mencionava que há pessoas que são iluminadas, mas há três fatores principais que impedem que essa pessoa se manifeste e desertem. Há três fatores que fazem que um abençoado que tenha sido iluminado, ele gostou da palavra, mas quando é confrontado com esses três fatores, é como que o fogo lhe dá e parece que não havia boa medida. Porque só a boa medida de ouro, prata, e pedras preciosas que resistem ao fogo.

Por isso é que Deus não pode se dar ao luxo de ter alguém aqui que não seja de boa medida. Então, o que Ele faz, é colocar fogo, e mete fogo. Então, imediatamente, você ver um abençoado iluminado, tremendo, e depois você se pergunta a Deus, que houve com fulano de tal? –eu não sei, mas se não está parece que se lhe deu fogo.

Agora, se está, o que está o fogo lhe vai seguir dando para tirar o tipo de medida que é. Para ver se é um ourinho, uma pratinha, ou pedra preciosa. Não, aqui realmente é onde o fogo nunca se apaga. Este é o verdadeiro inferno. Ha! Ha! Ha! (Aplausos)

Bom, olham, há três fatores principais: Primeiro, o Senhor me dizia: - Olha, quando um crente é exposto a ver algo, um anjo lhe da o privilégio de ver algo, isso vem a ser para esse crente um fogo. E aí, em base a atitude desse crente, com relação a isso que está vendo, manifesta que tipo de qualidade e, que tipo de medida possui.

Por exemplo, um crente que vê alguém desnudo e começa a dizer, a julgar antes de tempo, manifesta uma medida frouxa. Tu sabes por que? Porque está violando o princípio de que você não pode conhecer a ninguém segundo o véu. Ou seja, você está suposto a ver, mas não ver; saber, mas não saber. E então, quando te perguntam: - Viste a Rafael? - A quem? A quem? Quando? Não, eu não estava ali.

Olha, tu sabe o que dizem os Salmos, diz que mesmo jurando por um engano seu, nem por isso muda.. Ou seja, que ainda que tu tomes uma mentira, e por ela tu caias como mentiroso, tu preferes fazer isso, mas não danificar a teu próximo. Tu não o expõe porque tu prefere honrar o Evangelho que desnudar a um irmão, a um abençoado. (Aplausos)

Olhe, é assim, em que ordem disse, isso é pedra preciosa, isso é kilate a máxima potência. Mas, quando tu vires algo, e exposto, um anjo te dá o privilégio de ver e tu dizes: - Viu fulano de tal. Rapaz. Aí houve fogueira, cinzas, rapaz.

Segundo, o Apóstolo dizia: quando tu ouve algo. -Escutaste de…? –Pastor, e o problema não é escutar? Não, o problema não é escutar porque as vezes não se pode evitar a escutar. Mas, pode evitar passar a diante. Às vezes tu não pode evitar uma conversação que comece, mas pode evitar que termine. Ou seja, não ser participante de algo que sabe que não está edificando. Não, é que eu não gosto, tu sabe, mas me enterti. –Não, eu também me enterti, mas a palavra inefável me disse hoje que não me convém, porque posso ser participante de estar insultando um ouro, uma prata, ou uma pedra preciosa.

Então, Paulo me disse: Tem que se limpar. Portanto, como temos tais promessas, limpemo-nos de toda contaminação da carne e do espírito. Então, vem alguém que vem trazer-me uma contaminação, eu devo discernir com que espírito vem. Porque o problema é que quando tu come uma contaminação, tu tem dois problemas. Tú sabes quais são? Que já está dentro de ti, e a realidade do que escutaste, então, agora tu tem que estar levando cativo. Se não tivesse escutado não tinha que estar levando cativo.

Terceiro, as coisas que tu experimentas em tua vida pessoal. Ou seja, Deus vai utilizar, os anjos vão utilizar as circunstâncias da vida, não a lei, não a religião, esqueceste da lei, esqueceste da religião. Os anjos vão utilizar as circunstâncias da vida para tirar a medida de quem você é. E como tu reages frente a essas circunstâncias da vida, vão dizer quem es tu.

Vamos ver o fim, Efésios capítulo 4, verso 12. “A fim de aperfeiçoar aos santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos, alguns, todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, um varão perfeito, a medida da estatura da plenitude de Cristo”.

Esse é fim. Ou seja, Deus está empenhado em te levar, a me levar a sua medida, a sua plenitude. Então, Ele nos dizia nestes dias passados: O mesmo que começou, que foi Ele, vai terminar. (Aplausos)!

Então, Ele vai utilizar o fogo para estabilizar tua vida, e para tirar o melhor de ti. Isso é o que Ele vai utilizar, o fogo. Fogo pela manhã, fogo ao meio dia, fogo pela tarde, fogo no outro dia.

O Apóstolo dizia: Às vezes há pessoas que eu não posso confiar nelas e tenho que me limitar na minha liberdade gloriosa, por causa da debilidade da fé desse indivíduo. Não é que a fé é débil. Não. É que é um débil na fé. Eu tenho que cuidar por causa do débil na fé. Porque não sei que medida é nesse abençoado. ¡ALÔ! DIGA: ABA, agora.

Olha, na história, o Senhor me dizia: na história, Ele sempre trabalhou com medidas, Sempre Deus trabalhou com medidas.

Por exemplo, vamos a Marcos capítulo 4, verso 23, para ver este exemplo. ¡ABA PAI! “Se alguém tem ouvido para ouvir, ouça. Lhes digo também: Olha o que ouvis; porque com a medida com que medis, será medido, e ainda se vos acrescentará. Porque ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, ainda o que tem lhe será tirado”.

Então, e importante que, saiba ouvir. Ai, Pai!

Olha Lucas capítulo 13, verso 20 e 21. “E voltou a dizer: A que comparareis o reino de Deus? É semelhante a lavadura, que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até que tudo ficou fermentado”.

E essa medida, em quantas medidas fermentou? Três medidas diferentes. Nesta terra, no Governo de Deus há três medidas. Que medida é a tua? Não sabemos. Que medida eu sou? Eu não sei. Mas é que podemos estar seguros, e que Deus há proposto descobrir quem você é; E Ele não vai descansar até tirar a medida de quem é você. (Aplausos)

Por isso é que o Apóstolo tem dito: Olhe, quando eu escuto algo que me dizem de alguém, eu me detenho, penso e espero, não tomo decisões às pressas. Porque eu sei que estou tratando com mentira. Essa não é sua verdadeira medida, não ves que estamos brigando aqui com contaminações, com formações falsas, personalidades criadas por situações. Eu tenho a paciência para esperar, porque eu sei que há uma medida aí. Qual é? Não sei, mas eu sei que é boa. E como é uma mentira, amanhã se resolve. Como é uma mentira, em una semana se resolve. ALÔ!

Olha Mateus capítulo 13, verso 8, falando do semeador. “Mas parte caiu em boa terra, e deu fruto, um a cem por um, outro a sessenta, e outro a trinta por um”.

Três medidas. Três medidas: cento, sessenta, e trinta por um. Uma dessas medidas é você, Ouro, prata, ou pedras preciosas.

João no livro histórico, pôs de outra maneira. Olha João capítulo 15, verso 2, e logo o verso 5. “Todo ramo que em mim não leva fruto, o tirará; e todo aquele que leva fruto, primeiro, todo aquele que leva fruto o limpará, para que leve, que, ou seja, leva fruto, segunda medida, mais fruto. E, terceira medida, verso 5, eu sou a vida, vos os ramos o que permanece em mim, e eu nele, este leva muito fruto.” Fruto, mais fruto, muito fruto; três medidas.

Que medida é você? Eu não sei. Mas, a palavra, a graça e o apostolado é o veículo, o meio que Deus mesmo tem proposto para descobrir quem é você.. E o meio que Ele tem utilizado para manifestar a medida, a qualidade de medida que você é, são as circunstâncias da vida. Por isso é que tu deves respeitar tudo o que chega a tua vida. Tudo que se aproxime de tua vida deves respeitá-lo. E tua atitude frente a essas situações da vida são as que vão dizer muito de tua medida.

- Pastor, mas eu tenho razão quando me sucedem coisas e eu tenho razão para cair em cima. Seguro que sim, com um taco tamanho 44. Tem muita razão. De pronto não muita revelação. Porque essa oportunidade é a formação de um anjo para ti, e tu sempre, as coisas da vida têm que olhar de acordo ao que Deus quer fazer contigo e não com o que está ocorrendo com o outro. Porque se o outro possui uma medida triste, pobre e abandonada, tu vai perder tempo com uma situação que é incurável. Ou seja, tu vai perder tuas energias em tratar de produzir uma medida em um indivíduo que não está aí. Então, em que tú deves inverter teu esforço, em descubrir quem você é. (Aplausos)

Vou pelejar para tratar de mudar o cachorro e pôr nele o gato. Não, vai seguir sendo cachorro. Tu não podes ajudar nisso. O que tem que apreciar: -O anjo me trouxe este projeto, tremendo. ABA PAI! Olhe, dói na carne. E, muitas coisas na vida doem porque são formações, porque é uma formação de 35, 40 anos. Tu sabe o que é descobrir que o pecado não existe depois de 50 anos crendo que existe? Isso dói. Te traz gozo, mas da mesma maneira são formações, descontaminação.

Então, quando tu se confrontas: -Ah, tremendo projeto. Vai-te chocar no momento porque nem uma disciplina no presente é boa. Todas as disciplinas entenda-se, ensinamento tem seu conflito com nosso homem interior porque são mortes. Estamos tratando de matar teu intelecto, de matar tua carne, de matar teus interesses. Estamos tratando, imagina, o projeto de Deus contigo, com um aparato é que como eu. Um “boricua”(natural de Porto Rico) aí mal formado, contra. Bom, minha esposa lhe pode dizer isso. Imagina, são anos.

Então, que sucede, o projeto de Deus é brigar comigo, e Ele vai utilizar 20.000 situações até alcançar o que queira. E essa é a promessa, que o que começou, Ele não vai descansar até terminá-la. Assim que, nos convém aprender, porque como queira Ele vai terminar. Ou seja, isto é a boa, a boa. (Aplausos)

Porque tu sabes o que Deus persegue, que o tesouro saia. Isso é tudo. O que Ele está buscando é que o tesouro saia, que já não andemos na mentira, se não na realidade do que somos no homem interior, descobrir essa medida maravilhosa. ABA PAI!

O Apóstolo dizia que Deus para tirar sua medida, Ele não utiliza a lei se não as situações da vida. Por isso, é importante, sumamente importante esta expressão bíblica em Hebreus capítulo 13, verso 9. “Não vos deixeis levar por doutrinas diversas e estranhas; porque boa coisa é afirmar o coração com graça”. Com que?

Preste atenção, por isso é importante afirmar o coração, o homem interior com a graça, se equipar deste conhecimento. Porque é a graça que te vai levar a descobrir quem tu és, o fenômeno que está aí dentro.

E o Apóstolo dizia: Se não o afirma com graça vai ficar a deriva. Porque se não te afirmas com graça o outro que te resta é ir arrastado pelas contaminações de tua carne, que não é boa. E a graça o que quer é terminar com as contaminações de tua carne para que tu andes na medida de teu espírito. Mas se tu não te afirmas com graça, vai a deriva, vai ser um zero a esquerda sendo arrastado pela contaminação com a mentira de tua carne, pensando que é uma porcaria, que tu não é nada, que tu é um pecador, que o diabo vai ficar contigo, que tudo te vai mal.

Mas se te afirmas com graça, já não caminhas pela contaminação da mentira, se não que começas a caminhar pelo que a graça diz de ti, que és um abençoado com toda as benções, que estás perfeito com uma só oferta, que és próspero, que tudo é teu, que não te falta nada, que não há quem se meta contigo, que tu tens anjos que te servem, que tu és cabeça, que tu não és cauda, que você não é qualquer pessoa porque Ele não faz porcaria. (Aplausos)!

Pelo menos sabemos, que somos ouro, ou prata, ou pedras preciosas; e tudo é bom. A tua medida é boa. E você não tem inveja da medida do outro, porque a medida do outro é do outro, e a tua é a tua, o que sabemos é que se estamos aqui possuímos boa medida, somos bom terreno. (Aplausos)

Concluo com isto. O Apóstolo dizia: a graça, a palavra, este Ministério é uma honra de Deus onde Ele mesmo tirará o melhor de ti mesmo, digo, o que é, melhor disso, quem tu és. Deus vai mostrar a luz quem é você.

Te atreves a receber a palavra? Pois, eu declaro a melhor noite para ti. Declaro que nossa humanidade danificada morra, e sai à realidade do que é nosso espírito.

Nenhum comentário: