Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, janeiro 10, 2006

Bem, temos um tema hoje de reforma total. Um tema maravilhoso.
E o tema é: “A Vida do Espírito”. Vamos começar com Romanos, 8, e aí desenvolveremos.

Você sabe o que acontece, irmão? É que, deixe-me acrescentar este comentário. Há pastores que não se conformam com o propósito de que a igreja avance, senão, que eles querem fazer o seu. Então, se você está buscando o teu ou se promover, aí é onde está a falha dos pastores. E então, a idéia aqui é pensar na amada, no outro, não em ti. Se pensas em ti, não estás qualificado. –Si sou eu, eu vou fazer assim-, mas, às vezes, isso é ventre.

Mas, quando o fazemos corretamenteo, pois, todos nos beneficiamos, incluindo o pastor. Fica mais fácil, a igreja cresce, se edifica, os anjos te trazem mais gente para que te escutem. Mas, se os anjos não estão te levando ninguém, é porque, para quê levá-los aí? Se vão perder o tempo. Ele os tira de você porque é ele quem move isso. Os anjos são os que fazem o convite. Você se recorda da parábola dos convidados? Que os anjos saíram pelo caminho e convidaram? Assim que, isso é bem importante.

Romanos 8, por favor: “A Vida do Espírito”; diz o verso 3. “Porque o que era impossível para a lei”. Era o quê? Impossível? Difícil? Ou seja, que a lei de Moises, o velho pacto, lhe era “impossivel”, fazer algo por ti. E, você sabe quantas pessoas estão vivendo conforme à lei hoje? Parece que não leram aí: “IMPOSSIVEL”.

Há pessoas que ainda estão empenhados: -Não, é que a lei de Moises. Que temos que guardar a lei. Que a lei é boa. Que é boa para ti. Que devemos honrar, guardar o Sábado, porque a lei-. Mas, se é que te diz aqui: “Que o que era impossível para a lei”. Por quê? Porque a lei, você a guarda com o quê? Com a carne. Não é com o espírito. Você necessita do corpo.

Diz aqui: “Porque o que era impossível para a lei, porquanto era débil...”. Por quê? Porque a carne é o veiculo para poder servir à lei.

Diz: “Deus, enviando a seu Filho em semelhança de carne de pecado e a causa do pecado...”. O que fez ao pecado? Condenou-o em tua carne.

Note o que ele fez ao pecado: O pecado era quem funcionava em tua carne; te condenava, te separava de Deus, pegava tua consciência e a destruía. Pois, então, ele pegou o que era pecado em ti, ele veio, pegou e condenou, mas, em tua própria carne. Ou seja, que a manifestação daquilo que era pecado, ainda está, mas, como está condenado, não pode te separar de Deus.

Isso é como você pegar a um indivíduo e em vez de matá-lo, lhe dá uma condenação de prisão perpetua. Diz a ele: -OK. Olhe, não vamos te matar. E o indivíduo: -Melhor me matar. Dizem a ele: -Não, não. Vamos te condenar, 100 anos de cárcere. E se o indivíduo tem 40 anos, diz: -Eu não vou durar isso tudo. Então, o homem está vivo, mas, não pode funcionar, não pode causar danos porque está preso.

Então, Deus, tratou o pecado desta forma: -OK. Não vou tirar a tua carne. As tuas intenções de debilidade, eu vou deixá-las aí, mas, vou te condenar para que não o separe mais de minha presença. ALÔ! (Aplausos).

É como uma vacina. Quando inventam uma vacina, pegam os próprios vírus da enfermidade e fazem um anti-corpo e injetam em você. Injetam em ti o mesmo, mas, em forma de”anti”; e já não pode te causar danos. Pois, foi isso que Deus fez, pegou ao pecado e o condenou. Disse: -OK. Ponha a mão nele agora. Vamos. Afete-o-. Não pode fazer nada, mas, isto você tem que saber. Se você não sabe disso, isso te pega e te tritura.

Veja como estão as igrejas por aí, assustados. –Cristo vem e eu fico. Se Cristo te encontrar em pecado, você fica. Mas, em que pecado, se o pecado está condenado aonde estava causando danos antes?

Você entendeu isto? Pois, vamos-nos. Terminamos o serviço.

Você sabe que nenhum pastor, nem padre, ninguém entendeu. Esses cinco minutos que eu te epliquei, isso não se entendeu. Se o tivessem entendido, não pregariam condenação. Porque a condenação que estão pregando, Cristo já fez; o pecado foi condenado em tua própria carne. Está liquidado, não pode te afetar.

Mas, vamos seguir lendo. Diz: “Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos conforme à carne, senão, conforme...”. A quê? O que é andar conforme ao Espírito? Interpretar o que eu acabo de interpretar a você. Se você anda conforme a carne, então, você diz: -Não, não, não, irmãos, olhe, o pecado ainda te separa da presença de Deus. Mas,s e andar conforme ao Espírito, pois, entendeste o Espírito: -Não, o pecado já não pode contra mim, porque Cristo o condenou na carne-.

Ou seja, que andar conforme ao Espírito não é que uma mulher ande assim sem jóias e toda que parece uma bruxa, sem se enfeitar e que o homem não possa usar algum anel, alguma coisinha porque é pecado? Porque é assim que a religião pensa. Fazem votos de pobreza e castigam sua carne: -Não, agora eu tenho que andar com umas “gringolas”(como viseiras de burro), postas, para não olhar para lá porque eu ando no Espírito-. Não, isso é andar conforme a um idiota por aí. Porque as igrejas inventam muito com isso.

Diz, verso 5: “Porque os que são da carne...”. O que fazem? “Pensam nas coisas da carne; mas, os que são do Espírito, nas coisas do Espírito”. Você pensa nas coisas do Espírito? Isso é o que fazemos aqui. Eu estou te convidando a pensar nas coisas do Espírito para que te vejas conforme ao Espírito e possas viver.

Diz: “Porque o ocupar-se da carne é morte”. Claro, você se ocupa de tua carne, e trata, e trata, e não vai para lado nenhum. Sobes em uma escada rolante de aeroporto ao contrário. Não avanças.

Diz: “Mas, o ocupar-se do Espírito é...”. Quê? Por isso é que nesta igreja, a pessoa sai daqui: -Rapaz, glória a Deus-. E sempre estás pensando nas coisas do Espírito, porque te dá vida e te dá o quê? Paz. Você sabe o que é paz? Ausência de tensões. Tira tuas tensões. Você não está vendo que pensar nas coisas do Espírito, isso dá vida? Porque é bem fácil. É fácil. Diga: É FÁCIL. “Meu jugo e leve e fácil de levar”. Agora, a carne não, a carne... Fufff! Leva você.

Verso 7. “Porquanto os designios da carne são inimizade contra Deus”. Se você interpreta na carne, você está em inimizade contra Deus. Você sabe quantas pessoas nos vêem pela televisão, por tv à cabo, por todas as partes e dizem: Isso não é assim? Porque eles não sabem pensar, não pensam no Espírito, então, estão em inimizade contra Deus. Porque Deus fez um plano e eles estão fabricando o deles com suas obras e esforços; e Deus já preparou seu plano.

Vamos continuar. “Porque não se sujeitam à lei de Deus, nem tampouco podem; e os que vivem segundo a carne não podem...”. Quê? E você sabe o que é viver segundo a carne? Aí não diz: Andar na carne. É “os que vivem segundo a carne”, ou seja, os que interpretam a Deus conforme às leis das obras, nunca vão agradar a Deus. Você sempre os vê frustrados, e se acercam a Deus e seguem buscando: -Ai, que eu ando buscando! Eu quero me acercar a Deus. Eu não sinto que Deus me ama, eu sinto que tenho falhado. Por minha culpa, por minha culpa-. E jejuam, bem, e nunca chegam. –E, Deus te abençoe, irmão. –Ai, sim que me abençoe porque não estou abençoado. Bem, é um problema. “Não podem agradar a Deus”.

Diz: “Mas vós não viveis segundo a carne, segundo a lei, senão, segundo o Espírito, se é que o Espírito de Deus mora em vós. E se alguém não tem o Espírito de Cristo, não é dele. Mas, se Cristo está me vós, o corpo, o corpo de pecado, o corpo onde está a carne, em verdade está, posicional, está morto por causa do pecado”. Por quê? Porque o pecado não pode jamais te separar de Deus.

“Mas, o espírito vive por causa da justiça. E se o Espírito daquele que levantou a Jesus dos mortos mora em vós, o que levantou a Cristo Jesus dos mortos, também vivificará vossos corpos mortais por seu Espírito que mora em vós”.

Aqui fala de três terminologias: fala dos que pensam, dos que se ocupam e dos que vivem segundo o Espírito. Vce pensa conforme ao pacto da graça, e logo, te ocupas em seguir crescendo nesse conhecimento, e logo, vives por esse conhecimento. Conseqüentemente, então, uma vez que você aprenda isso, então, o fruto do Espírito, o fruto do Espírito, não teu. Não é o teu fruto. Ou seja, os que são de Cristo já vêm iluminados em seu espírito e pensam nas coisas do Espírito.

Veja o que diz em Romanos, 7:22, aí mesmo, é pertinho. “Porque, segundo o homem interior, que é o espírito, verdade? Eu me deleito em...”. Quê? “Mas, vejo outra lei em meus membros, que se rebela contra a lei de minha mente, e que me leva cativo à lei do pecado que está em meus membros. Miserável de mim! Quem me livrará deste corpo de morte?”.

E a resposta está: “Graças dou a Deus, por Jesus Cristo, Senhor nosso. Assim que, eu mesmo, com o espírito, com a mente, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, a...”. Quê? Se você vai pela carne, a que lei serves? À lei do pecado. Você sempre se encontra em pecado. Com a carne você não vai chegar a lado nenhum.

E quero fazer uma nota aclaratória: TODAS AS RELIGIOES, TODAS AS RELIGIOES SERVEM A DEUS COM A CARNE, E NÃO COM A MENTE. –E, por quê? Você os acusa? Não! É que eu sei disso, porque eu escuto como eles me criticam. Porque ainda que seja uma só igreja em 30 países que me dissesse: -Olhe, nós pensamos igual a você. Mas, eu não encontrei ninguém até agora. Pois, então, é porque não há.

Digo, se eu tivesse encontrado a alguém para dizer: -OK. O que é que você pensa? –Bem, não, eu penso que você tem que matar as obras da carne. –Matá-las? Mas, se Cristo as matou faz 2000 anos, e você as está matando agora? Diz que o corpo na verdade está o quê? Pois, se está morto, se Cristo está em ti é como se você viesse já iluminado de fábrica.

Imagine que você esteja acostumado a ter os relógios antigos, que você tinha que dar-lhes corda. E então, te deram de presente um relógio e você diz: -Tem que dar corda nele-, e de repente você olha e já está trabalhando. Ou, essas calculadoras, você já viu essas calculadoras que não funcionam e têm como se fosse um véu que você o tira assim e de repente a bateria se ativa? Pois, assim é você. Você já vem ativado com o Espírito de Cristo em ti. Então, tão logo eu tiro o teu véu assim, a bateria faz, a mente se ativa. (Aplausos).

Você não tem que fazer nada, você já vem iluminado. Por isso é que diz: Os que têm o Espírito de Cristo. Não é algo que você vá fazer. Diz: O fruto do Espírito, não é o teu fruto. É que os que são de Cristo já vêm iluminados. O que acontece é que como você não tem conhecimento, pois, digo, não tinhas, mas, há muita gente que me escuta que ao não ter o conhecimento, eles estão perdidos. Porque é que eles têm o véu posto, não sentem a bateria funcionando. Mas, aqui te tiramos o..., te fazemos assim e te iluminados, e uma vez que fiques iluminado... Esse é o testemunho de vocês.

Então, veja o que diz o verso 12. “Assim que, irmãos, somos devedores, não à carne, para que vivamos conforme à carne; porque se viveis conforme à carne...”. O que diz? “Mas, se pelo Espírito fizerdes morrer as obras da carne...”. O que diz?

Você sabe que antes de eu ter este conhecimento, pois, eu pertencia a um sistema onde me ensinaram a me acercar a Deus através de obras. Pois, eu jejuava, e jejuava, e jejuava, e lia a Bíblia, e me ajoelhava, e orava, e me sentia muito bem enquanto fizesse assim. Mas, o que aconteceu? É que se passavam os meses e isso se debilitava em mim, e então, tornava a tentar. Vinha um pregador desses fogosos, e me estimulava. –Olhe, irmãos, que o diabo está solto, e há que ter cuidado que Cristo vem e já está às portas, e chega r você fica-. Bem, e então, pois, eu tornava outra vez. –Wow! Agora sim. Satanás, te tenho, te tenho, te tenho, te tenho-.

Mas, entaom o que acontece? Passam-se circunstancias na vida, a uma pessoa acontecem mil coisas, a mente, pensamentos, família, mudanças, mudanças de trabalho, mudanças de casa, situações, de repente, pois, a bateria parece que se esgotava. Era uma bateria dessas que não recebia carga, sabe? E então, tinha que voltar outra vez às obras, e a luta, e a dedicação, e bem, e obra, e obra, e obra, e obra. Mas, o que se passa? Que chega o momento que passam os anos assim e você desconfia. Você diz: -Olhe, mas, isto como que... Isto é uma caixa com furos por baixo. Porque eu encho e se esvazia, encho e esvazia. Aqui tem que haver algo que não está muito claro.

Por isso, quando você me escutou, você disse: -Se isto não é... Porque é que a pessoa se cansa. A religião cansa. Você não vê que a religião não te dá a receita correta? Não te dão o verdadeiro evangelho, o da incircuncisão. O que te dão é o da circuncisão, que vai contaminado com obras. E um pouquinho de levedura... Tem que ser pura graça. Não pode estar pela metade: -Bem, não, eu entendo um pouquinho disso, mas, gosto também da minha igreja. Assim isto não funciona. Ou tudo, ou nada. Ou sim, ou sim.

Diz, verso 14. “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus. Pois não, recebestes o espírito de escravidão para estar outra vez em temor, senão, que haveis recebido o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aleluia!”. Você sabe que as pessoas não entendem por quê nós dizemos: ABA PAI!? Pois, claro. Se eles estão em escravidão. Eles dizem: Aleluia. E eles pensam que dizendo: Aleluia; é algo lindo. Porque, “Aleluia” é uma palavra linda, mas, não está conforme ao Espírito. O “Aleluia” é da carne. Então, “ABA PAI!”, é os que recebem o espirito de quê? De adoção, que já não és órfão.

Por isso é que temos um sistema órfão. Não têm pai. Necessitam de um pai. Eu sou o Papai, mas, não querem entender. (Aplausos).

Eu sou o pai, porque eu sou o único que ensina assim. Olhe, que eu tenho buscado com calma. –Olhe, será que é que eu... Mas, é que eu procuro e leio, e tenho passado, e ninguém; ninguém quer ensinar assim. Ao não ensinar assim, pois, têm os filhos em “aleluia”. Procure todas as igrejas, todas dizem: Aleluia. Agora, por quê eles dizem: Aleluia? Para que os que são entendidos saibam: -Aqui, a estas pessoas acontece algo-. Eles têm os sintomas. Esses são os sintomas.

Você vê alguém enfermo, pois diz: -Está enfermo. Está “aleluia”. Porque é que te demonstra por seu vocabulário. Em alguma forma a pessoa tem que entender como eles estão.

Agora, veja, olhe o que diz João, 6:63. Quando João era editor, não quando escrevia, senão, quando editava. Porque João teve um tempo que escreveu bem, mas, logo se pôs a escrever seus próprios livros depois, e aí encontrou problema. Mas, veja, e em si não foi João. Em minha Bíblia está em letra vermelha, dando a entender que foi Jesus quem disse isso nos dias de sua carne.

Veja bem o que diz João, capítulo 6, verso 63. O que diz? Veja ali o que diz, no telão. Em qualquer das duas: “O espírito...”. Agora, “espírito” está aí com “e” maiúsculo, ou “e” minúsculo?

Eu imagino que os interpretes de teologia, imagino indo agora ao grego ou ao hebraico dizendo: -É que ele não sabe que em grego “espírito” é com a mesma letra. Não é maiúscula e nem minúscula-. Mas, no espanhol não, e como eu falo espanhol, o que me importa a mim o grego? (Aplausos).

É que eles são cabeçudos. Deixam-se levar, sabe? Eles são ratões de biblioteca. Ou seja, a Bíblia em espanhol quando fala do Espírito de Deus, o põe com “E” maiúsculo; e quando de teu espírito, o põe com “e” minúsculo para que você entenda de que espírito está falando.

Então, diz aí: “O espírito, ou seja, teu espírito, daí é que sai a vida, o espírito é que dá vida”. Porque está falando do contraste com a carne. “A carne…”. ”Para quê? “As palavras que eu vos tenho dito são espirito e...”. Quê? “E são vida”.

Agora, veja o outro problema, o proximo verso. “Mas, há alguns que não crêem”. E mais, naquele tempo, que naquele tempo era: -Não, não, o espirito nada, é olho por olho e dente por dente. Há que pagar um preço. Não podes beber vinho. Tens que cumprir o voto nazareno-. E então, as proibições. Mas, Jesus já vinha advertindo: -Olhem, o espírito é o que dá vida, a carne, daí não te sai nada.

Olhe, quando você utiliza tua carne para servir a Deus por meio de teus esforços: -Não, eu penso. –Ah, tu pensas? –Não, eu penso que as coisas devem ser assim. –E, quem te disse que há Bíblia para respaldar isso que você pensa? –Não, não, é que é lógica. –E, quem te disse que tua lógica está respaldada pela verdade? –Bem, é que a pessoa imagina: Se me porto mal, pois, tem que me vir mal. –E, o que tu vais fazer quando o evangelho diz: Se és infiel, ele permanece fiel?

Isso não é lógico: “Se somos infieis, ele permanece fiel”. Naturalmente, você não pode pegar isso, sabe? Como se fosse um cartão de crédito. –Ah, bem, pois, espere aí. Aqui a idéia é ser infiel-. Não, o que diz é que auando isso acontece, ele sabe de onde sai isso, de tua carne. E, perdoe-me, essas são as obras da carne, não as tuas obras. São as obras da carne, porque você não é carne, você é espírito. (Aplausos).

Naturalmente, não são tuas obras, são as obras de tua carne. Mas, você é responsável pelas obras de tua carne, porque esse veiculo é dirigido por você. O automóvel não é teu, mas, te foi emprestado e enquanto você o dirigir, tens que assegurá-lo. Porque se o arranhas, ou dá uma batidinha, olhe, isso cabe a você. Faça um seguro. Assegure-o.

Note que, aqui nada é teu. Tudo é do espírito. Se você é um escolhido desde antes da fundação do mundo, se você é um predestinado, um escolhido por Deus, você já vem com o pacote integrado em teu espírito. E não se tem que te pedir nada, porque isso brota em você sozinho. Sai sozinho.

Você pensa que você tem que se esforçar para amar? Isso brota. Você pensa que você tem que se esforçar para desejar que teu próximo esteja bem? Isso sai. Você gostaria que todas as famílias estivessem bem? Verdade, que a você dói quando te dizem: Olhe, fulano de tal perdeu o emprego, vão tomar o carro dele, a casa? Verdade que te dá dor? E você diz: -Se eu tivesse provisão, eu o daria logo em seguida.

Esse é o amor ao próximo. Esse é o maior mandamento, o vilculo perfeito é o amor. Você não tem que dize: -Senhor, dá-me amor. Isso é um erro. Isso já está contigo. Bem, foi derramado em nós, em nossas mentes. Por isso, ser cristão é fácil no novo pacto, porque isso já vem integrado contigo.

Agora, as obras da carne, vamos ver as obras da carne, Gálatas, capítulo 5 e com isso terminamos. Olhe, que pouquinho tempo, são 09:15h e nada mais. Parece que vou acelerado.

Gálatas, capítulo 5, vamos começar pelo Espírito, o verso 22. “Mas, o fruto do Espírito”. Todos encontraram? Gálatas 5:22. “Mas, o fruto...”. Teu? Aqui está falando do Espírito de Deus. o fruto do Espírito de Deus em teu espírito vai se manifestar assim, olhe. “É amor”. Para isso você não tem que fazer muito esforço. Isso brota. “Gozo”. Não alegria. A alegria é um par de traguinhos, e depois vem dor de cabeça, e muitos erros. Mas, gozo, isso você se levanta... ♫Eu me levanto de manhã... Ah? Mas não as obras da carne, o gozo. ha! ha! ha! Isso brota. Isso é um gozo permanente, que a sociedade estragou em ti por circunstâncias, por todos os crimes que se cometeram em 2000 anos, abusos de religião, de interpretações, de más decisões.

Mas, isso está em teu espírito, jamais digas: -Senhor, dá-me amor. Melhor que digas: -Senhor, que se manifeste o amor-; porque isso já está em ti. Você não está abençoado com todas as bênçãos? Pois, estás abençoado com todas as bênçãos e não tem amor? E não tens fé? Tu estás completo, abençoado. Colossenses 2:10 diz que você tem tudo. Não peças nada, se já tens tudo. Diga: EU TENHO TUDO. EU ESTOU COMPLETO. EU TENHO AMOR, MUITO AMOR, E GOZO. E o gozo cura a qualquer um. Olhe, com todos esses atributos, rapaz, você economiza um montão em cirurgia.

Diz: “Paz”. Se tens amor e tens gozo, logo te vem essa paz que governa. “Paciência”. –Senhor, dá-,e paciência-. Vai te dizer: -Rapaz, olhe, não diz aí “os frutos”, é “o”. Ou seja, o fruto traz todo esse pacotinho. Já está cozinhado. Tem todos os condimentos aí. Não é que você tem aqui: -Olhe, tenho amor aqui, paz, me falta isto. Não. Mas, a paciência não me chegou-. Não, não, está –Ai, Apóstolo, é que eu não tenho paciência-. Você é quem diz, não tens, jamais a verás.

“Paciência, benignidade”. Creio que benignidade em ingles é “long suffering”. Ou seja, que agüentas. Podes agüentar situações, e não te desesperas e nem sais pelejando, nem gritando, senão que, sou benigno.

“Bondade”. –Ai, Senhor, dá-me fé-. Diz que vem integrado no pacote, que isso já está em ti. “Mansidão”. Olhe, você sabe que quem não tem mansidão manifestada, que mal é tratar com pessoas que não são mansas! Ofendem, como queira, vão te dar um beliscão a qualquer momento.

Imagine que a ti, te digam: -Olhe, este é uma ovelhinha que eu te trouxe aqui-. E então, você começa a acariciá-la: -Olhe, que peludinha. Olhe, que branquinha-. E de repente, te faz: -Shauun! –Ah... E de repente te arranca um pedaço da pele, sabe? E em vez de dizer: Beeeee! De repente, faz: Grrrrrr!

Por issoé que Paulo diz: -E se alguém não tem o Espírito de Cristo, por mais que trate, vai acabar mordendo, porque não é ovelha. Diga: EU SOU OVELHA, E ESTOU DEMONSTRANDO. ESTÁ SE MANIFESTANDO EM MIM QUE SOU UMA OVELHA. Digo, as esposas se calem, não falem; ou os esposos, sabem?

Digo, o que acontece é que nós, às vezes, nos portamos como lobinhos, mas, alguém que te conhece, diz: -Não, eu o conheço, é que está passando por tribulações, está passando por uma etapa de insegurança, ou é uma ovelhinha que seus pais a lastimaram muito, lhe deram insegurança quando era pequemo, e então, está chegando aqui para ser disciplinado, corrigido. Então, os complexos vai indo embora e começa a perdoar aos papais, e começa a perdoar o semi-ambiente, onde se criou.

Isso é um processo. Por isso é que vem a disciplina de Deus. Deus te pega e começa a te falar, e então, a pessoa que você era há 6 meses atrás, de repente, por causa da palavra que é quem atua, a palavra vai atuando e vai te limpando e separando. De repente, a tua conduta começa a ter variações, e então, você diz: -Olhe, eu estou surpreso com a mudança que fulano teve. Estou surpreso com a calma. Olhe, agora lhe vem tribulações e antes virava um “ocho”(conturbado), agora, como que: -Hei, não recebo-. O idioma, o vejo como se estivesse levando cativo os pensamentos.

Se a você não está passando isso, você não está crescendo em graça. Porque Creciendo en Gracia vai... Olhe, em espiral. Segue, e segue, e segue. Bem, eu sigo crescendo. Eu estava dizendo a Álvaro hoje que eu não posso me escutar aquilo que eu prego porque se eu me escuto, começo a pregar disso e estaria 6 meses pregando acerca do mesmo. Porque quando eu falo e eu me escuto, pois, então, me saem mais mensagens do mesmo. Então, eu trato de não me escutar para que Deus me dê revelação nova. Porque se ficar aí escutando: -Olhe, não disse isto, não disse aquilo. Mas, isso se vai dizer depois porque nós vamos de glória em glória.

Eu falei dacarne e do espírito aqui uma porção de vezes. Mas hoje vem com outro ângulo. E não te desesperes, e sejam pacientes uns com os outros, porque é que nós somos pessoas que fomos bem abusadas, e não conhecemos nossos valores até que se manifestam certas coisas.

Por isso, você vê que às vezes há relações que se rompem, porque estão como que trancadas, estão congeladas, e há que colocálas ao sol para que deixem o congelado e se vejam com são. Porque há pessoas que as circunstancias e as opiniões dos demais as congelam, e ficam aí trancados: -Não, não, olhe. E têm um medo que os vejam. Mas então, Deus busca meios: -Vamos por aqui a ver se, se descongela por aqui, senão, o descongelo por aqui. Mas, a verdadeira personalidade tem que sair.

Deus está tratando contigo. Este processo de ensino, Creciendo en Gracia não é um serviço. Agora, eu te garanto que se você fica aqui ouvindo por um tempo, ah, e você não se dá conta, as mudanças que vêm a tua vida são tão permanentes. Quantos dão testemunho disso aqui? Olhe, porque é que a pessoa vai...

Por isso é necessário o uso dos sentidos no conhecimento do bem e do mal. Por isso um rapaz, você lhe proíbe e lhe proíbe, e lhe proíbe e lhe proíbe, não o deixa crescer. A mãe e o pai tem que conduzir ao rapaz lentamente, lhe vão soltando a corda para que lê eva; mas não pode ser tudo “regaño”(ralhando). –Não, não-; porque o estás congelando. Conduzindo-o sendo congelado e se ele se descongela de repente com a idade de 18 ou 21, vai sair correndo.

Agora, se a mãe e o pai deixam a proibição e educam, e falam, e tratam com ele: -Não, agora não, depois-, com calma. O rapaz vai sedesenvolvendo e quando tiver 21 anos, já não tem os apetites soltos, senão, que os tem governados.

Por isso, esses pais que são tão estritos com os filhos sofrem umas decepções tremendas. Dizem: -Mas, se este rapazinho não jogava nem uma pedra, eu não sei. Esta menina, era caladinha e de repente, fuá! Saiu voando-. Mas, imagine, é que você o tinha aí... E isto é um processo de ensino.

Diga: O ESPIRITO DA VIDA, A CARNE PARA NA..., NA... Para quê? Nada? O que é nada? Zero. Zero à esquerda?

Assim que, esses que você vê que são fortes em carne. Aqui não é carne e nem inteligência, aqui é “fazendo ele em vós”. Amém? (Aplausos).

Por isso aqui ninguém se jacta em relaçao a ninguem. Dizem a você: -Olhe, veja que tremendo você é. –Olhe, pela graça de Deus. Você sabe o difícil que fica para mim todos os nomes e títulos que vocês me dão? E eu digo: -Se eles soubessem? Bem, eu sei que vocês sabem, mas, são tão maus que me dizem. E eu tenho: -Ai, Pai, que problema encontrei aqui, imagine. Porque é que isto é tudo pela graça. Ele é quem produz em nós o querer como o fazer. Ele é tudo.

A carne para quê? E, aonda você vive? Em um corpo de carne, imagine. Você se lembra da velha expressão daquela velhinha que passou a frente? E passou e se colocou ali, e então começou a dizer: -Senhor, faz-me nada. Olhe, que humilde. –Senhor, faz-me nada. Até que se acercou um irmão e em boa forma lhe disse: -Irmã, ele não tem que faze-la nada, você é nada. Como Deus vai fazer nada do que é nada? Se você é nada, digo, em carne; porque em espírito, ALÔ! Em espírito estás cheio de vida. (Aplausos).

Se separamos a ti de tua carne, e não podemos cortá-la, porque você iria à nuvem. Mas, se te separamos no entendimento, então, logramos grandes coisas contigo. Porque você não vai tratar de impressionar a ninguém, senão, que você diz: -Não, o que eu sou, sou, e quero fazer o que é correto, e não quero créditos de mais e nem de menos. Tampouco de menos porque, ALÔ! Simplesmente, quero a realidade, em branco e negro, aí. Sem tapumes e sem nada. Eu o que quero é, o que está prá ti ninguém tira de você. (Aplausos).

Então diz: “Mansidão, temperança; contra tais coisas não há...”. Quê? Ou seja, a lei não foi dada para o justo.

Os que são de Cristo o quê? Isso é o que tu querias ler, o próximo verso? Que bom está. “Os que são de Cristo, já..”. Quê? Vão? Já. Olhe, os que são de Cristo sem mover um dedo sua carne já está crucificada. Romanos, 6:6, diz que nosso velho homem foi crucificado juntamente com ele. Já. Por isso, estas obras que vamos ler agora não te afetam.

Não, não, vamos para a carne agora. Verso 16. “Digo, pois: Andai no Espírito, e não satisfaçais os desejos da carne. Porque o desejo da carne, que não é você, é algo que foi acrescentado a teu espírito, é contra o Espírito, e o do Espírito contra a carne; e estes, porque são dois, se opõem entre si, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. E manifestas são as obras, tuas? Da carne…”.

Conseqüentemente, tuas, porque você vive em carne. “Que são, adultério”. Adulterio é quando uma pessoa sai com outra sendo casada. Mas, nos que são de Cristo, como já crucificaram sua carne, eles pagam conseqüências terrenais, mas, como seu corpo está morto, crucificado juntamente com ele, esse adulterio não é contado diante de Deus, senão, diante dos homens. Divida! Tens que dividir porque se não, estás liquidado. Porque se fores à carne, na carne, Jesus disse: Te digo que não somente tens que fazê-lo, com tão somente desejar em teu coração, já cometeste adultério.

Assim que, os que pensam em carne que não são adúlteros, já adulteraram um montão de vezes. Cada vez que você vê um artista desses que “te cai super...”. Cada vez que você vê a esse artista, os esposos sabem quem é o artista favorito, e as esposas sabem qual é. Pois, se é por carne, anote aí um adultério. Digo, esta noite, porque os que você cometeu, não entras ao reino dos céus.

Eu sei qual é o de Josefina. Quando elas falam de Chayanne, faz: Rinn! E eu digo: -Olhe, calma-. Quantas mais podem adulterar aqui com ele? Cuidado. Quem? Jennifer López? Quem disse? Ah não, eu não. Isso é, lá Marc Anthony. Eu não.

Diz: “As obras da carne são: adultério, fornicação...”. Quantos vivem aqui com alguém e não são casados? Não levante a mão, por favor. “Imundícia”. Que feio está, verdade? Mas, às vezes, você é meio imundo. “Lascívia”. Uii! “Idolatria”. Quem quer idolatrar a um boneco aqui agora? Quem quer ir diante de uma virgem e começar: Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores? Pecadores? Adeus, mas, se o corpo está morto. –Não, mas eu sigo sendo pecador. –Mas, se o corpo foi crucificado juntamente com ele. –Sim, mas, rogai por nós, pecadores. Quem quer idolatrar a um rosário? Você não quer fazer isso.

De fato, o espiritual não quer fazer nada que seja mal. Mas, aquele que está em Cristo, por issoé que diz, depois que te dá esse detalhe de obras da carne, diz: Mas, te digo uma coisa, me é necessário escrever assim por causa da sociedade, e por causa dos lobos, mas, as ovelhas já crucificaram a carne e a eles não se imputa nenhum pecado desses.

Digo, isso é o que diz o evangelho da incircuncisão. Se teu esposo falhou contigo, ou tua esposa falhou, você não vai gostar disto. Diz: -Não gostei disso. Eu queria que isso lhe caísse em cima-. Mas, é que se é uma abençoada, não lhe cai. Digo, é assim ou não é assim?

Por isso é que o mundo religioso não combina conosco. Você não está vendo que eles preferem sua opinião antes da opinião de Deus? E a mim, o que importa é a opinião de Deus. Se Deus diz, já, eu creio!

Há umas tantas mais aqui, olhe, veja. Diz: “Feitiçarias”. Quem quer se meter em feitiçaria agora? Cortar o pescoço de uma galinha para regar sangue? “Inimizades”. Quem gosta de perder amizades? Ai, meu Deus. E mais, a mim me dói quando outros perdem amizades. Outros, não eu. Porque é que aquele que está em Cristo não gosta disso: “Inimizades, pleitos, ciúmes”. Ui! Ciúmes é uma obra da carne terrível. “Iras”. Ira te tira dos eixos, rapaz, te leva.

“Contendas”. Olhe, quem quer ser contencioso aqui? Contendas? Você sabe tudo o que te rouba uma contenda? –Olhe, que disse. Pois, que não lhe diga. Que eu disse. Não, mas, foi que eu liguei. Não, mas, é que ela ligou primeiro-. E começa: -Não. Olhe, mas Oxalá não vá se ofender. Eu não quis dizer isto. –Sim, mas ela pensa que você disse. Ai, essas contendas. Que mau é isso.

Verdade, que você odeia isso? Se você não odeia estas coisas é porque gosta. Ninguém gosta disso. Uma ovelha não gosta disso. Isso é alfarrobas. Isso não é pasto fresco, isso é alfarroba. Isso nenhum de nós gosta. Digo, e alguns de nós comemos alfarrobas, mas, não gostamos. O filho pródigo se foi: -Um! Não gosto disto. Deixe-me regressar à casa de meu Pai.

Porque aquele que é ovelha retorna ao bom, sempre. Sempre gosta da bondade, não gosta de lastimar aos demais. Não gosta de usar os demais para beneficio próprio. Prefere antes se ferir que utilizar a outro e ferir a outra pessoa. Se dá uma batida e é culpado: -Em verdade eu sou culpado. Como eu vou dizer que não é minha culpa, se eu sei que eu sou culpado?-. Porque isso você vai pagar mais tarde.

É como uma vez, cometeram um erro. Eu faço sempre depósitos da igreja de 10, de 15 mil, de 8 mil mas, não um deposito de $150 dolares. Eu não faço isso. Porque eu digo: -É melhor esperar que cheguem outras semeaduras e as deposito. Mas, um dia, para sair de um cheque, porque eu o encontrei e ele havia sido extraviado e a pessoa deveria estar esperando para conferi-lo em sua conta. Eu disse: -Deixe-me fazer esse depósito de $150 dolares.

Porém, a moça, como eu sempre faço depósitos grandes, pôs $15.000 dolares. Eu nem me deu conta. Peguei o recibo, e peguei o avião, e segui para onde ia. E de repente, pois, eu vi que o talão de cheques: -Olhe, mas... Qualquer outro teria dito: -Anjos. ABA! Olhe, eu, se fosse o banco, eu diria: -Eu mereço-. M as, eu digo: -Alguem tem que estar chorando com isto, e é aquela que fez o deposito para mim-. Você se lembra do Commerce Bank? Que depois mudou de nome?

Quando eu regressei, e passei pelo banco e falei com a gerente: -Olhe, aqui houve um erro, e esta moça deve estar sofrendo. –Ai, rapaz, você nem sabe. Quando aquela moça, porque quase a demitiram.Ela mesma ia se demitir, não agüentava a consciência. E quando ela soube, ela pulou o mostrador que por pouco cai de boca para me abraçar: -Olhe, graças, por favor.

Mas, eu não pensei nos $15.000. EU, os $15.000, eu os posso utilizar, rapaz, para este evangelho, poderia. Se houvesse sido Trump, esqueça, que jamais o saberia, eu o deixaria aí, ou alguém que tivesse dinheiro suficiente assim. Mas, quando é uma caixa e te dá dinheiro demais, lembre-se que isso será descontado dela.

Digo, e se tu és ovelha, digo, se tu és ovelha, ouça-me, tu tens que ter sentimentos. Eu disse: -Caramba, vão cobrar dela. Saberá Deus ela ganha $200 dolarezinhos e já os tem comprometidos, e me deu $100 de mais. Olhe, isto vai parti-la pela metade.

Digo, aquele que é ovelha sempre pensa nos demais. Eu não sei. Ainda que seja, eu sou assim. E olhe, eu fui mal. Quando eu era jovem, eu fazia, mas, quando fui iluminado que meu véu foi tirado, que tiraram o plástico que ativa a calculadores e faz: bip! Bip! Daí não posso lastimar a ninguém, isso me dói. Porque eu me coloco no lugar da outra pessoa. E Paulo me disse que tratemos aos demais como superiores a nós mesmos. Diga: ABA, agora.

“Heresias”. Heresias são os que estão nos interpretando. “Invejas, homicídios, bebedices”. Olhe, quando passamos da conta nos tragos, entramos no território bebedice. Quantas vezes, às vezes a pessoa... ALÔ! Que bom que nosso velho homem já foi crucificado. “Orgias” Uuu!

“Ë coisas semelhantes a estas; acerca das quais vos admoesto, como já vos disse antes, que os que, facen,…”. Às vezes, a pessoa faz uma coisa, e diz: Mmmm! Não gostei disto. Isto não torno a fazer. Mas, prática, já é: deleite.com. Sabe? Venha mais, Venha mais.

Diz: “Não herdarão, a salvação, o reino...”. O reino. Salvação e reino são duas coisas diferentes.

Mas, logo, que bom o verso 24. “Mas, os que são de Cristo, crucificaram a carne com suas paixões e desejos”.

Assim que, abençoados, vamos estar em pé e repitam comigo: EU TENHO EVIDENCIA DE QUE SOU OVELHA, PORTANTO, EM MEU ESPIRITO HÁ VIDA, E ESSA VIDA EU A PONHO EM MINHA BOCA. E ESSA VIDA ME DÁ VIDA. E ESSA VIDA ME SANA. ESSA VIDA ME PROSPERA. ESSA VIDA ME CONDUZ POR OBRAS, NÃO MINHAS, AS PREPARADAS DE ANTEMAO. E DIGO QUE SOU MAIS QUE VENCEDOR, E ESTOU BEM, E ESTOU CURADO, PRÓSPERO.

De verdade? Você crê? Diga: EU RECEBO. EU RECEBO. Abençoados com todas as bênçãos.

Nenhum comentário: