Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5

terça-feira, dezembro 27, 2005

(Apóstolo Dr. José Luis de Jesús Miranda)
Você sabe o que é um espelho? Vamos rapidinho ao evangelho. Não vamos à Escritura, nem à História, nem ao Evangelho da Circuncisão, vamos ao Evangelho de Paulo, o da incircuncisão. Encontra-se em Primeira carta aos Coríntios, capítulo 13, no verso 12, veja o que diz aí o apóstolo. Quando o tenhamos todos, digamos a Papai Deus: ABA PAI! Encontraram, então? Mas, eu ouço páginas, quer dizer que não o têm. Quando eu não ouvir nenhuma página se mover é que vocês o têm. Sim? Agora, a movem suave assim.

Verso 12, diz: “Agora vemos por espelho”. Como diz? Agora o quê? “Agora vemos por espelho”, claramente? Como? “Obscuramente; mas então, veremos cara a cara. Agora conheço em parte, mas então conhecerei como fui conhecido”. Veja bem, o apóstolo Paulo em sua manifestação como apóstolo, ele disse: Irmão olhe, esta revelação, este fundamento que eu escrevo eu o vejo como por um espelho, o vejo obscuramente. Apóstolo, então, o apóstolo não o via claramente? Não, o apóstolo via o fundamento que ele estabeleceu e ele dizia: Olhe, eu o vejo como por um espelho, obscuramente. E por quê ele disse: Obscuramente? Porque os espelhos de antes eram obscuros, não se havia inventado os espelhos de agora, eram de metais polidos. Tudo o que podia brilhar para poder se olhar, mais ou menos, mas, se via como? Obscuro.

E então, na manifestação de Paulo, ainda que Paulo tenha sido o homem que Deus escolheu para pôr o fundamento, mas estava meio obscuro. Ele mesmo o viu obscuro, ele não o viu claramente, ele o viu obscuro e disse: Olhe, por agora, vemos obscuramente. Agora, vai chegar um momento onde se verá claramente. E sabem o que eu pensava? Que quando se iria ver claramente era quando eu fosse ao céu, por lá, quando a pessoa morresse, então, veria claramente. Não! Paulo diz que vem um momento na história onde se manifesta o evangelho que se iria ver claramente.

Então, o fundamento, o espelho daqueles dias, você tem memória quando Pedro disse: Irmãos, as coisas que Deus revelou a Paulo, algumas são difíceis de compreender. Verdade, que Pedro disse isso? Pois, certamente, para Pedro eram difíceis. Era para Paulo e estavam obscuras, imagine para Pedro. Mas, as via difíceis, e então, dizia: Os quais, alguns as torcem. Ele era um dos que torcia, certamente, aquele que não entende, torce. E até Paulo o viu obscuro. De fato, os apóstolos da circuncisão, os apóstolos de Jesus de Nazaré não o viram claro. Bem, foi Paulo e o viu obscuro, imagine você, os apóstolos. Se Paulo o viu obscuro, como o veriam os apóstolos? Negro, não viam nada.


Imagine, olhe, Apolo que era um semeador, a esse tiveram que ir uns amiguinhos de Paulo ajudar-lhe a mostrar a ele o caminho. Priscila e Áquila lhe disseram: Venha cá Apolo. Agora, se os apóstolos não entendiam, Paulo o via obscuro, como o viu Apolo? Obscuríssimo. Ninguém viu o fundamento claro. Você sabe por quê? Porque não estava claro. Então, Paulo o compara com um espelho daqueles tempos. E por quê não estava claro? Não podia estar claro, porque o ambiente fronteiriço da mudança de pacto era muito forte. Eu creio que ali no Texas há um ambiente fronteiriço, onde, se você vive desta rua para cá, você fala diferente. E então, se vive lá é México, e se está aqui ainda que seja México, é Estados Unidos. Então, as pessoas que vivem ali têm uma linguagem fronteiriça. É como aqui em Miami, dizem: Olhe, dá-me um “bipiazo”. Um bipiazo? O que é isso? Isso é um spanglish (união de espanhol e inglês). Formam-se fronteiras.

E então, o que acontece? É que na mudança de pacto, Moisés estava tão impregnado na mente das pessoas que Paulo vendo seu fundamento obscuro, imagine você como os demais o viam? Estava em obscuridade, as pessoas estavam em trevas, as pessoas continuavam falando como Moisés. Os apóstolos seguiram mesclando com Moisés. Tudo, tudo era uma mescla de pactos, como nos escreveu o da Internet, que ele o que vê é uma mescla de pactos, judaísmo mesclado com gentilismo. E as pessoas vêem como? Obscuramente.

Bem, eu, faz já muitos anos atrás quando estava no sistema, eu via obscuro. Por quê nos criticam? Porque os que nos interpretam estão em obscuridade, estão em trevas. Uma pessoa que não tem véu, que está claro, quando me escuta, diz: Isso é o que eu andava buscando. Mas, o que acontece é que há obscuridade. Você não vê que o apóstolo Paulo diz, diga: PAULO. Preste atenção, que eu falo em específico e com Bíblia. Para me pegar... Por quê você pensa que nenhum pastor pode me confrontar? Porque para me confrontar, você tem que ter Bíblia. Oh, é fácil dizer: Por aí anda um falso. Tenham cuidado que as falsas doutrinas... Mas, prove-me com Bíblia. Não têm... Não conhecem Bíblia, como vão me pôr à prova? (Aplausos).

Eles lançam cortinas de fumaça. Você sabe o que é cortina de fumaça? “Tenham cuidado”. Assustando, pobrezinhos. Tanto dano que lhes têm feito. E então, agora que chega a verdade, lhes dizem: Tenham cuidado. Olhe, isso é como eu quando estava no catolicismo que havia uma senhora evangélica que me falava, e então, minha mãe, ignorante, imagine, me dizia: Olhe, tenha cuidado com essa velha que isso é do diabo. E ainda que seja, aquela velhinha me comunicou a Bíblia que eu nunca a tinha lido em minha vida. É verdade que me levou a um legalismo que por pouco me mata, mas, ainda que seja me deu um empurrãozinho. Verdade? Ainda que seja me levou à Bíblia e entrei ao pentecostalismo e depois, eu tratei uns quantos, mas, seguia cego.

Você sabe por quê? Porque Paulo disse, olhe, Paulo disse: Que o deus deste século, não do século vindouro, o deus deste século. Quando Paulo falava em seu tempo, naquele século, o deus daquele século era Moisés. Moisés lhe cegou o entendimento, porque a lei cega. Os mandamentos dão cegueira e não te deixa ver claramente. Por isso, quando você entrou a este ministério, olhe, como a que ligou para Martín nesta semana que lhe disse: Olhe, que tremendo. Eu estive escutando a rádio, que maravilhoso. E então, Martín vem e lhe diz: Isso não é nada, deixe que escute vários programas mais, que olhe, você vai estar livre. E lhe disse: Não, já estou livre com o primeiro. Mas, é que já são pessoas pensantes.

Há muitas pessoas que nos escutam que não pensam, suas mentes as têm como um carro que está em uma garagem por 10 anos sem ser ligado, e o seu motor se tranca. E quando vão ligar, bup, se descompõe. Mas, nem todo o que escuta e o que nos ouve tem o carro, ou a mente encerrada por 10 ou 15 anos, senão, que há pessoas que vão pensando e dizem: Mm! Não gosto disto. Eu desconfiava que havia algo melhor. E chega o momento que quando nos escuta a nós... Olhe, deixe-me te dizer porquê. Porque o nosso espelho é claro. Você sabe o que Paulo disse?

Vamos ler aí mesmo no capítulo 13 de Primeira carta aos Coríntios, veja o que diz, o verso 8. “O amor nunca deixa de ser; mas as profecias se acabarão, e cessarão as línguas, e a ciência acabará. Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o perfeito, então, o que é em parte se acabará. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, julgava como criança; mas, quando já fui homem, deixei o que era de criança”. Diz o apóstolo: Quando vier o perfeito. Agora, o que é o perfeito para o apóstolo? Alguém pode dizer: O perfeito é quando Cristo apareça e leve a igreja para o céu. Não! Isso não é o que Paulo estava falando. Paulo disse: Quando vier o perfeito. O que é o perfeito? A última trombeta. Ele disse: Olhe, na última trombeta tudo se aclarará porque terá um som certo. A trombeta soará. Sim, soará.

E então, o que acontece? É que o apóstolo Paulo andava com um espelho polido de metal e ele via obscuro, mas a mim não foi dado um de metal. Foi dado, olhe, me deram um espelho moderno. Você sabe esses espelhos de agora, modernos que põem luzes, e você vê até os poros, até os furinhos dos poros se vê. Verdade? (Aplausos). Pois, Paulo, olhe, Paulo profetizou de mim e disse: Quando vier o outro, ele, olhe, ele vai aclarar tudo muito claro. Porque Paulo mesmo não o tinha claro, eu o via obscuro. Até Paulo que escreveu o fundamento, há uma porção de coisas que Paulo não pôde explicar. Você não vê que a influência de Moisés era muito forte? Paulo o que fez foi que deixou aí escrito, codificado.

Mas, por exemplo: Paulo não disse que você era um anjo. Ele disse: Somos tesouros em vasos de barro. Sem dúvida, a mim, como o espelho está polido, eu o vejo clarinho: Certamente, somos anjos, que vivemos em um vaso de barro. Paulo não disse claramente o que aconteceu a Adão e quem foi Adão. Ele simplesmente disse: Olhem, o diabo veio a matar. Verdade, que disse assim? Que o diabo veio a matar? E o que disse Paulo em Romanos 5:12, que o pecado entrou ao mundo por um homem e nos matou. Um homem o quê? Nos matou; o pecado entrou ao mundo por um homem e esse homem o quê? Nos matou espiritualmente. E o que disse João do diabo? Disse que o diabo veio a quê? A matar.

Pois, Paulo não pôde colocar isso claro, mas, como eu estou em outra época... Levaram-me ao paraíso, onde Paulo foi, me levaram e começam a me explicar todas estas coisas. Isto eu não o estudo, eu não me mato estudando em um quarto buscando revelação. Não. Isto, às vezes, isso é comendo, ou às vezes, viajando, às vezes, de repente, olhe. E mais, sabe de onde tirei este calqueo? De Nelson Paredes que estava dando um testemunho, onde dizia: Olhe, irmãos, olhem, agora vemos claramente. E eu disse: Olhe, é verdade. Agora vemos claramente.

Nós, olhe, por exemplo, eu peguei nota aqui. Disse: O espelho do outro mostrou toda a verdade. Olhe, quando apareceu este espelho, esta revelação, os mistérios se aclararam. Por exemplo: Nós não dizemos: Deus te abençoe. Como nós dizemos? Por quê? Porque o espelho fala claramente. E qual é o teu espelho? O evangelho. Isto não estava escrito para os tempos antigos, o que existia era a Escritura. As epístolas de Paulo não estavam escritas, as epístolas de Paulo estavam na mente de Paulo e em papiros que Lucas lhe escrevia. Então, você não tinha o privilégio de dizer: Vamos buscar a Primeira aos Coríntios. Não, porque isso estava em papiros e a imprensa não estava inventada ainda, por isso é que ele via obscuro.

Mas então, o que acontece? É que para os tempos do Edificador, para os tempos do Outro, a imprensa já estava inventada e todo o mundo tem suas Bíblias e tem o evangelho, e agora, a mim é fácil. Eu digo: OK. Busque Primeira carta aos Coríntios, e imediatamente, você vai e o busca e diz: Olhe, aí o diz, é verdade. Por quê? Porque agora nós vemos claramente, o espelho nos foi dado, está escrito. O espelho está clarinho, não os diz aqui na palavra?

E então, veja, nós, quando este espelho começou a revelar, mudamos a saudação: Um! Espere aí. Não diga aleluia, que isso quer dizer: Pai, vem, e ele já veio. Diz que estamos completos, não, pois temos que dizer, abençoados. Olhe, já não dizemos: Deus te abençoe, dizemos: Abençoados. Já não dizemos: Aleluia, dizemos: ABA PAI!. Agora, dizemos, que com uma só oferta ele nos fez perfeitos para sempre. Por quê? Porque Paulo disse: Quando vier o perfeito. Iria haver uma mensagem que iria falar de perfeição. E quem fala de perfeição ao redor do mundo? Nós. De que você está perfeito, que você está completo, que não te falta nada?

Olhe, e quando chegou o espelho claro, vimos onde estava Satanás, destruído. Olhe, compreendemos que o pecado havia sido tirado. Você sabe que Paulo disse que quando Cristo viesse pela segunda vez, disse que viria sem relação com o pecado, e nós estamos sem relação com o pecado. Ah? Nós somos parte dessa vinda do Senhor que está se manifestando. Então, Paulo nunca mencionou o inferno, nunca o mencionou. Esse foi um tema que Paulo parece que quando foi ao paraíso, buscou um lugar quente para ver... Olhe, onde está bem quentinho por aqui? Uma parede quente. E notou que estava tudo fresquinho. Parece que um anjo lhe disse: Não, aqui não há fogo. E ele disse: Mas, é que lá dizem, lá na terra que há uma chama de fogo onde as pessoas vêm. Pois veja, será no outro lado? Mas aqui não há chamas. Aqui o que há é glória, aqui o que há é bênção, aqui o que há é anjos de proteção.

E então, compreendemos a diferença de Jesus de Nazaré, do Ressuscitado. Isso nunca se havia ensinado em 2000 anos, a diferença de antes da cruz e depois da cruz. Pela primeira vez compreendemos o que é eleição, predestinação. Compreendemos o que é o filho de perdição. Compreendemos que somos deuses. Compreendemos a posição de ricos. Você não tem que ter dinheiro no bolso para dizer que é rico. Você começa dizendo isso, e logo vai se manifestando. Verdade que sim? Compreendemos a relação entre Adão, ALÔ! Adão e Satanás: O mistério da iniqüidade. Compreendemos a relação do filho e do Pai, que são um só, mas, em mistério sabemos que Jesus Cristo é Deus. O mistério nos foi aclarado.

Agora, Paulo disse que quando viesse o perfeito, o que era em parte se acabaria. Você já não precisa de profecias. Verdade, que não? Aqui você não necessita de que te digam: Olhe, meu servo, o Senhor vai te abençoar grandemente. Você diz: Mas, se já me abençoou. Olhe, o Senhor vai te trazer riquezas. Mas, se já isso eu o tenho. Olhe, o Senhor vai te usar grandemente. Mas, se já está me usando grandemente. Sabemos.

Olhe, o que aconteceu a nós? Que nos foi dado um espelho claro. Verdade que sim? Olhe, me dá pena por Paulo, mas Paulo andava com um obscuro. Mas é assim, ele veio a pôr o fundamento. Não pôde convencer nem a uma pessoa. Morreu e disse: Todos me abandonaram, todos. Olhe, você sabe o que é isso? Não ficou nem somente um. Não ficou nem um com ele. A mim, algumas pessoas me abandonam, mas, me ficam tantos que nem se nota. Verdade que sim? Às vezes, dois ou três que se confundem por aí, e dizem bobagens e de repente você vê que se esfriam, mas, parece que nem se nota. Porque já somos tantos sobre a face da terra, que esta palavra não há quem a pare. Diga: EU VEJO CLARAMENTE. (Aplausos).

Esta palavra é tão preciosa, vamos terminar com Segunda carta aos Coríntios, para ver outra vez o espelho. Vamos ver o espelho brilhar no capítulo 3, verso 18. Diz: “Portanto...” Aí estamos todos? “Portanto, nós todos, olhando com o rosto descoberto como em um espelho a glória do Senhor”. Olhe, Paulo a via como em um espelho. E como era o espelho de Paulo? Obscuro. Olhe, e ele viu muita glória, mas diz que era como por um espelho, e não havia espelhos clarinhos para aqueles tempos. Quer dizer que quando ele disse: Olhe, a glória que eu vejo é como por espelho, e entendemos que o espelho de Paulo era obscuro.

Ah! Fui eu mesmo, imagine. Eu pensei que havia sido o diabo. Foi o diabo José Luis. Não, há lugares onde não têm espelho que lhes acontece algo e dizem: Te repreendo Satanás, começam a repreender. Não, pegou um demônio. O que aconteceu foi que meus dedos prenderam aqui.

Olhem, então: “Portanto, nós todos, olhando com o rosto descoberto como em um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. E até ele, eu o via obscuro. Mas, nós vamos de glória em glória. Olhe isto, e diz que quando vier o perfeito, nos conheceremos como fomos conhecidos. Quantos se conhecem aqui desde antes da fundação do mundo? Eu não tenho que ir ao céu para me conhecer como fui conhecido. Aqui na terra, como eu fui conhecido? Como anjo. Como eu fui conhecido? Olhe, sei que meu nome está escrito desde antes da fundação do mundo.

Quando você ouve os meninos em Cristo, eles dizem: Irmão, passe à frente para que teu nome seja escrito. Você já escutou isso? Se você aceitar ao Senhor hoje, teu nome será escrito no livro da vida. E é que estão vendo obscuramente, no obscuro, aí não há nem espelho. Imagine, quando Paulo diz que os nomes... Deus, não está escrevendo nomes novos no livro da vida. Ah? E muito menos apagando, porque há pessoas que dizem: Vão apagar o teu. Porque depois que te dizem que se você passar à frente o escrevem, se você se comporta mal, apagam. Eles têm apagadores e tudo, quer dizer, que eles vêem a Deus com um lápis bem grande: escreva, apague. Arrependeu-se, escreva. Comportou-se mal, apague. E Deus tem uma caderneta que quase está se rasgando o papel apagando nomes. NÃO! Teu nome, olhe, de antemão, debaixo do predeterminado conselho de Deus, Deus escreveu teu nome em seu livro e o que ele escreveu lá, hoje se manifesta e não há quem toque esse livro, porque esse livro é a tua vida. (Aplausos). ALÔ!

Pastor, e se não passo à frente, não escreve o meu? Ainda que não passe à frente, teu nome está escrito ali ainda. Você quer desprezar esta mensagem? Deus diz: É que não entende, mas, seu nomezinho está aí. Eu espero que em outro tempo ele compreenda e se dê conta que eu havia pensado nele. Deus é misericordioso, não estamos ameaçando a ninguém, a que tenha medo. Passa! Eu escutei a pregadores que dizem: Olhe irmão, passe à frente porque na última vez que eu dei uma mensagem e não passou à frente, quando o irmão saiu na rua, passou um carro e o atropelou e o matou e se foi ao inferno. Olhe, que enredo. Isso não é nem espelho polido, isso eu não sei nem o que é isso, isso é uma panela de grilos, rapaz. Quando os escolhidos do Senhor estão protegidos. Ou mate o carro ou não o mate, seu nome está escrito no livro da vida. (Aplausos). Deus tem a você seguro.

Apóstolo, e por quê você fala assim? Porque eu tenho um espelho polido, e com luzes. Como esses que usam as mulheres para se colocarem bonitas. Você já viu esses espelhinhos que as mulheres usam assim? Eu conheço, Josefina é louca por esses espelhos assim, e na parte de trás tem um aumento assim que você vê até teus poros, se vê por aí. Pois, o meu espelho tem assim. Eu vejo o evangelho clarinho, o vejo claro, o vejo de glória em glória, bem polidinho. Ah? (Aplausos).

A seu nome? Louvemos ao Senhor, e vamos dar graças ao Senhor.




Um comentário:

Unknown disse...

Aba Pai, que tremendo. Agora conhecemos como fomos conhecidos.